Divulgada imagem em alta resolução do novo caça furtivo Shenyang J-35 da China

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Foto em boa resolução do caça J-35 revelada em 2022

Foi divulgada uma fotografia de alta resolução do 3º protótipo do caça furtivo Shenyang J-35 da China, matrícula 350003.

É a imagem mais clara divulgada até agora do novo caça chinês que vai operar a bordo do novo porta-aviões Fujian, Type 003.

O J-35 é uma evolução do caça FC-31 apareceu pela primeira vez em forma de modelo em escala em 2011. Uma aeronave de demonstração voou em outubro de 2012.

A versão naval voou pela primeira vez em outubro de 2021.

Montagem do J-35 no convoo do Fujian

VEJA TAMBÉM:

Mais imagens do novo porta-aviões chinês ‘Fujian’, Type 003

De quantos porta-aviões a China precisa? Um analista diz que pelo menos seis

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Renan

Muito bonito, trem de pouso bem parrudo como deve ser em uma caça naval.
A China não está brincando..

JSilva

F-35 vs J-35, um combate entre duas aeronaves de 5° geração pode acabar se tornando um dogfighter, e aí vai dar trabalho diferenciar amigo de inimigo, principalmente se envolverem diversas aeronaves…

Salim

Visto que China e cópia descarada. Será que eles não tem nenhuma proposta aerodinâmica refinada?!!?!Da pra ver também algumas simplificacoes para evitar aspectos de produção difícil tecnicamente. Como sempre escrevo, vamos esperar equipamento China em batalha, o russo ja sabemos, o design e cópia, tem testar conteúdo, vide f5 iraniano.

Carlos Henrique Lucena

No período das grandes navegações, o ocidente copiou a China em quase tudo, hora de usar o bônus adquirido.

Tadeu Mendes

Nem a Russia e nem a China possuem essa tecnologia.

Last edited 1 ano atrás by Tadeu Mendes
Chris

Olha… As unicas coisas que eu reparei… Pelas fotos… Eh que o canopy parece comum… E tbem nao ha ceramica na parte interna do bocal da turbina…

O resto… Eh especulacao !

Tadeu Mendes

Mais um mockup para desfilar no carnaval chinês.

Ivo

Parece um F35 mais simples. Duvido que os dois motores sejam por se tratar de um caça naval. Foi o jeito que deu.

Paulo Brics

Dizer que parece um f-35 mais simples é um elogio pois a extrema complexidade do f-35 é o que o tornou uma jaca com ainda 800 e tantos problemas insolúveis.

Creio que como a China pôs
as mãos em quilos de terabites de informações secretas sobre o f-35, o maior diferencial do J-35 será justamente o fato de ser muito mais eficiente por não carregar os mesmos infindáveis problemas.

Douglas Rodrigues

A lista de 800 problemas inclui coisas bem simples de se resolver, com certeza, com poucas atualizações (é como atualizar o sistema operacional de um computador), pois se referem ao software que o F-35 carrega.
Enfim, é incrível como o F-35 tão problemático, continua sendo vendido mundo afora, será que o a soma de modelos caças que a China produz, tem potencial de chegar ao número de F-35 produzidos?

Paulo Brics

Rapaz, debater com fanboy é perda de tempo por questões óbvias. Vocês não raciocinam, apenas idolatram. Os próprios estadunidenses afirmaram que há problemas que jamais serão resolvidos e eles terão que conviver com isto. Os próprios estadunidenses afirmaram que querem apressar o 6G para se livrar do f-35 antes do previsto. Os próprios pilotos estadunidenses disseram que ele não é capaz de enfrentar caças 4.5G. “Ain, ele vende muito”. Problema dos trouxas que o compram. A plataforma tem muita sofisticação tecnológica mas é uma jaca voadora e como radares evoluem mais rapido que aeronaves, estes stealths já nascem datados. Só… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Paulo Brics
Adriano Madureira

“Os próprios pilotos estadunidenses disseram que ele não é capaz de enfrentar caças 4.5G. “Ain, ele vende muito”. Problema dos trouxas que o compram”. E até mesmo os trouxas não confiava muito nos sistemas do F-35,teve até uma matéria aqui no Aéreo. publicada, Os futuros operadores tinham certos temores quanto a aeronave e seu sistema chamado ALIS( Sistema de Informações Logísticas Autonômicas ). A Lockheed Martin recebeu um contrato multimilionário para trabalhar em um “firewall” que permitia aos operadores do F-35 Joint Strike Fighter evitar a transferência de informações potencialmente sensíveis que os sensores do jato e os computadores coletam… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Adriano Madureira
EduardoSP

Falou “estadunidense” já sabe o que vem pela frente.
Sabia que os mexicanos também são “estadunidenses” e nós também já fomos “estadunidenses”?

Tadeu Mendes

Você frequentou alguma escola na sua vida? Deixa de falar abobrinha.
Sua ignorância tecnológica é notável.

Tadeu Mendes

Nem de longe. A manufatura é a pedra no sapato tanto dos chinêses quanto dos russos.

Êles estão muito atrasados.

Heinz

 maior diferencial do J-35 será justamente o fato de ser muito mais eficiente por não carregar os mesmos infindáveis problemas.
Fonte: PCC

Thiago A.

Nesse caso deve ser afirmação do PCC brasileiro mesmo, porque nem as próprias autoridades chinesas acreditam nessa .

Tadeu Mendes

A jaca como você chama, está entrando e saindo da Ucrânia quase que diariamente. Os S-300 e 400 nem sabem o quê está voando pôr cima dêles.

Seria um espetáculo vêr êsse tronbôlho chinês encarar um F-35 em combate. Só existe três aeronaves stealth operando no mundo: F-35, F-22 e B-2. Mas já está chegando o Raider e o Aurora.

Nelson Junior

Achei que ele seria VSTOL… Mas pelas fotos não dá pra ver que possui tal capacidade

max

A China não vai desperdiçar dinheiro com isso, por que precisamos da STOVAL quando podemos ter um verdadeiro transportador de catapultas, algo que só é usado por países pequenos sem dinheiro, exceto os EUA? Para decolagem e pouso vertical, mais peso morto, mais consumo de combustível, menos reservas de combustível, raio de alcance mais curto, e não poder transportar mais armas.

Tadeu Mendes

Essa gente (chinêses e russos) só podem sonhar STOVL. Tecnologia muito além das capacidades dêles.

Last edited 1 ano atrás by Tadeu Mendes
Rui Chapéu

Ficou bonitão!

Rui Chapéu

Enquanto isso os europeu tão batendo cabeça se eles fazem o acordo do caça com caneta azul ou com caneta preta….

E os asiáticos já voando o terceiro/quarto modelo de caça stealth….

Maurício.

Stealth mesmo eu acho que por enquanto só o J-20 e esse aí no futuro, aquele coreano eu não considero stealth, nem baia ele tem, e eu acho que o Rafale, Eurofighter e até o Gripen com meteor dão conta do J-20, desse J-35 e do Coreano que esqueci o nome, não vamos subestimar os europeus, tecnologia eles tem, resta aprenderem a trabalharem em grupo.

Carlos Campos

difícil, o último avião comum europeu o A400 é mais problemático que o F35, até o motor não prestava, tem ideia do que é ter avião com motor imprestável, nem o F35 passou essa vergonha kkkk ainda bem que concertaram.

Thiago A.

As turbinas chinesas são o parâmetro de confiabilidade ? Pelo que foi divulgado o calcanhar de Aquiles do J-20 eram justamente suas turbinas pouco confiáveis e que compromentiam tanto o desempenho como a furtividade do mesmo . Se o problema será superado nos próximos caças que entrarão em produção veremos. Um caça de 5ā geração não é apenas o shape bonitinho e limpo. Muitos aqui falando bobagem mas quero ver quem aí teve acesso aos relatórios emitidos pelas autoridades chinesas sobre essas aeronaves. O F-35 é uma diva, vive sob os olofotes. Sobre os caças chineses é divulgado muito pouco.… Read more »

Carlos Campos

tu entendeu errado, falei da incapacidade Europeia de unir em prol de fazer aeronaves, sempre sai problemático e atrasado quando fazem junto, a Snecma pode fazer ótimos motores assim como RR. o problema é que UK e Fra num mesmo projeto iam se matar, e ia atrasar tudo, é uma briga de ego sem fim.

max

O motor chinês WS10 https://www.google.com/search?q=WS10&rlz=1C1AVFA_enTW996TW996&oq=WS10&aqs=chrome..69i57j0i512l9.1850j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8 Nos primeiros tempos, por medo da instabilidade do WS10, ele só era usado em caças bimotores como o J11, porque no caso de um motor quebrar, ainda havia um motor que poderia aguentar o vôo de volta ao aeroporto. O que isso significa? Numa etapa posterior, eles começaram a ser utilizados em caças monomotores como o J10. O que isso significa? A partir de 2022, o Paquistão começará a importar versões de exportação do J10 para uso. (o anterior JF17 do Paquistão insistia em usar motores russos em vez de motores chineses) O que isso… Read more »

Thiago A.

https://www.globalsecurity.org/military/world/china/ws15.htm” “It can be said that China’s engine technology is about 30 years behind the United States. The American F119 has a maximum diameter of 1.13 meters and a weight of 1360 kg. In such a small volume, it contains multiple components such as a 3-stage fan, a 6-stage high-pressure compressor, and a combustion chamber. It has to withstand the test of high temperature resistance during operation. In terms of service life, the service life of F119 is as high as 6,800 hours, while the service life of China’s turbofan 15 is only 3,600 hours, which is almost half that… Read more »

max

Você primeiro disse confiabilidade, mas minha resposta acabou não sendo válida. Agora é uma questão de tempo em uso? É triste. A China já está atrasada no tempo de desenvolvimento do motor, não há nada a dizer sobre isso. Porque antes não havia dinheiro, agora há dinheiro, então podemos gastar dinheiro e tempo para compensá-lo, mais os chineses são capazes e não preguiçosos. 3600 horas? Não sei se você está certo, afinal são apenas informações especulativas. Se você diz que só tem 360 horas, eu acharia que é muito curto. Mas 3600 horas, eu pessoalmente penso, são suficientes para o… Read more »

Thiago A.

Com certeza pode melhorar. Sem dúvidas, mas convenhamos que o caminho é longo . 10 anos nas melhores das hipóteses , com grandes investimentos e se eles forem extremamente capazes, irão alcançar o mesmo patamar de eficiência, confiabilidade e vida util. Pena que o tempo e a evolução dos sistemas não param, o oponente não irá ficar olhando e esperando você alcancalo. Quanto ao termo “confiabilidade ” está relacionado ao fato que as turbinas sofreram com o superaquecimento e a resistência dos materiais deixou muito a desejar. “The WS-15 engine designed for the J-20 exploded during a ground running test… Read more »

max

Você fala sobre o leste e eu falo sobre o oeste. De repente percebo que pareço estar perdendo meu tempo, portanto, se você se sente assim, que assim seja. Aconselho-o sinceramente a não ler relatórios escritos por outros que não sabem se estão certos ou errados, mas olhar os fatos conforme eles acontecem e tirar suas próprias conclusões. Como os três exemplos em minha primeira resposta a você, use fatos objetivos para deduzir a conclusão correta. São 3600 horas e 7200 horas os únicos fatores que importam em uma guerra entre dois países? A quantidade de empuxo? É este o… Read more »

Last edited 1 ano atrás by max
Thiago A.

“Aconselho-o sinceramente a não ler relatórios escritos por outros que não sabem se estão certos ou errados, mas olhar os fatos conforme eles acontecem e tirar suas próprias conclusões.” Então você tem acesso a informações de primeira mão que eu não tenho, como a maioria dos mortais, eu me baseio em relatórios, análises e dados divulgados por analistas, sites do setor ou instituições dos diretos interessados. “São 3600 horas e 7200 horas os únicos fatores que importam em uma guerra entre dois países?” Você fugiu do tema. Ninguém mencionou ” guerra”, derrota ou algo do tipo. A minha consideração tinha… Read more »

max

Eu não tenho informações em primeira mão. Deixe-me pegar os três exemplos que mencionei. Todas elas são notícias muito comuns, mas quando se olha para elas juntas, pode-se deduzir algo correto.

Eu simplesmente não aceito um relatório pelo valor facial, eu o tomo com uma pitada de sal.
Eu mesmo prefiro olhar os fatos nas notícias, conectar os pontos e fazer as inferências corretas.

rui mendes

Pois é assim que tem que ser, pôr o pontos nos iiis, antes do início da fase de produção, e é para caça de 6 geração, não de quinta geração. ”Os asiáticos já voando o 3 ou 4 modelo de caça stealth” onde??? Tirando o J20 não estou a ver mais nenhum, e os Europeus voar também voam, em 2030, a Europa terá perto de 600 F35, que sendo Norte-Americano, os Europeus entraram no projecto, com dinheiro e para lá de a BaeSistems ter sido parceira da Lockeed Martin e da Northrop Gruman. Depois ainda, a Europa têm os melhores… Read more »

Thiago A.

Causa perdida. Isso é vontade de alguns de aparecer e passar vexame em público. Só eles viram esses caças de 5ª, eu vi algumas aeronaves em desenvolvimento com um shape que agrega algum nível de furtividade mas empregando turbinas e tecnologia embarcada de 4ª geração no máximo e olhe lá.

Lana alves

Esse crescimento militar chinês vai moer as exportações russas de armas.
Sem dúvidas a China vai comer grande parte dessas exportações.

Rui Chapéu

A russia vai ter que se contentar em vender requentado da guerra fria…

Tudo que é novo e importante tipo drones, NVG, aviões modernos e etc.. eles não tem.

Só tem os S-400 e alguma outra coisa que é projeto de mais de 30 anos atrás atualizado.

Daqui uns 15-20 anos capaz de até o Brasil exportar mais que os russos em equipamentos militares.

Ramon

A Rússia vai perder o lugar de segunda maior potência militar para os chineses, a china está investindo em equipamentos novos modernos e em grande quantidade, já os russos estão a anos moendo os equipamentos soviéticos de 40-50 anos atrás, a turminha do chapéu de alumínio não gosta que fale isso, mas em quatro meses os russos perderam um EB inteiro na Ucrânia e vão perder mais, e ainda falo a possível vitória na Ucrânia vai ser amarga.

Eduardo Angelo Pasin

Já perdeu

Jaime

-copia mas muda um pouco
-ok (nota mental: trocar F por J)

Allan Lemos

Esperando os “especialistas” de plantāo virem aqui falar que o caça nāo presta porque nāo tem “Made in USA” escrito na fuselagem.

Nei

Continue esperando.

J-20

Já apareceu

pangloss

Acho que você foi o primeiro a escrever isso.

Airton

Eu acho engraçado como em tão pouco tempo depois do lançamento do F35 a China tbm conseguiu lançar seu Cacá furtivo, sendo que outros países ainda estão engatinhando.

Isso me fez até lembrar a história de quando a China desviou todo o tráfego da internet. Vide matéria abaixo de 2010 👇

https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2010/11/china-sequestrou-trafego-da-internet-por-18-minutos-mostra-relatorio.html

Fernando

A China poderia criar alguma coisa que não parece uma cópia, acho que é o próximo passo.

Slow 🇧🇷

Oque importa é cumprir seu papel .

Se fosse fácil todo mundo copiava ..

Romão

“Não importa a cor do gato, importa que ele coma o rato”.
Deng Xiao Ping

Tomcat4,4

Ficou bonito o bicho hein, tubeiras bacanas tbm e trens de pouso parrudos.

Luiz Trindade

Esse é um caso claro de espionagem. É uma cópia mal lavada do F-35C. Rapaz… Acho que os EUA dormiram até roncar no ponto!

Marcos Silva

Os reis da cópia mesmo…
Se colocar um circulo em volta da estrela vira a insgnia americana….
Mas que é bonito isso é!

Carlos Campos

otári@ é quem não copia kkkkk

Leonardo

Só não deu mesmo pra copiar o motor do F-35… rsrsrsr

Alberto

Já está utilizando motor chinês, como o J-20, acredito que vc não é norte-americano, inveja é coisa feia…rsrsrs

Carlos Campos

Ô lá na FAB, ainda apoio a aquisição da fuselagem para um projeto brasileiro.

Andreo Tomaz

Podem até falar que é cópia e que a qualidade é muito inferior do que os caças dos EUA, porém isso é um caminho natural. Copia-se, faz engenharia reversa, aprende e tenta replicar; logo mais vai se estar desenvolvendo suas próprias armas de forma independente e com características próprias. E se for ver, a indústria automobilísica da China fez exatamente isso, começou com cópias baratas e agora desenvolve carros que são usados no ocidente, muitos dos modelos da chevrolet são elaborados na China. A indústria naval chinesa é a maior do mundo. Logo mais, essa expertise será extendida para a… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Andreo Tomaz
Material arquivo

Concordo com seu pensamento.
Apenas quero frisar: “muitos dos modelos da chevrolet são elaborados na China”.
Na verdade os modelos são desenvolvidos pela Chevrolet na China. China é o país, Chevrolet é uma empresa. É desenvolvido lá por diversos fatores, principalmente escala de mercado.
A China investiu muito em ciência, hoje é lotada de engenheiros, físicos, químicos etc…
Aqui no Brasil o presidente em 4 anos não visitou 1 universidades, para piorar ataca as universidades públicas (consideradas as melhores).
Aqui estamos lascados!

Luiz Blower

Dois pontos curiosos no Cockpit: 1) Essa abertura pela frente é bem incomum né? Não lembro de outro caça moderno com essa configuração. 2) Ele tem um cockpit sem “visão de ré” como é muito característico no F-16 e no F-22… o F-35 não tem mas sempre imaginei que fosse pela versão VTOL que tem uma corcunda atrás para o motor de elevação… mas o J-35 não tem motor de elevação… curioso.

max

Meu palpite é que provavelmente era um tanque maior para estender o raio operacional. Olhando para trás, a parte da visão não é tão importante, pois o design e a tecnologia moderna podem compensar isso, ou talvez a função e o design não sejam para luta de cães, mas para lutar com o BVR.

DSC

“…Essa abertura pela frente é bem incomum né? Não lembro de outro caça moderno com essa configuração.
…”

Esse método de abrir/fechar o canopy é copiado do F-35:
https://youtu.be/Cwatl_MLBaA

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Nilton L Junior

O J-35 voa e a cachorrada late.

Cesar floriano

Olha o BRICS aí, o Brasil tem q fazer parcerias para trazer coisas boa para o país, sei lá acho q o Brasil tomou um chapéu com os Gripen, pq a Suécia estava querendo vender a preço de banana para outros países e para o Brasil o caça custou muitoooo cara, podem alegar q foi feito transferência de tecnologia, contudo isso só é uma conversa para boi dormir.

Nelson Brockes

Acho que já vi esse avião em algum outro lugar…

max
Observador

Até o logo da marinha eles copiaram…