F-39E Gripen

Colaboração Real: Desde sua criação na década de 1970, o 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) tem como uma de suas principais atividades realizar a defesa aérea do Brasil por meio da utilização das aeronaves de caça na Força Aérea Brasileira.

E, neste último episódio da 4ª temporada, você verá qual será o papel e quais serão as atividades exercidas pelo esquadrão na implementação do Gripen na aviação de caça do Brasil.

DIVULGAÇÃO: Saab / Publicis Consultants

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos Silva

Quando chegam as jabiracas que estão na Suécia afinal????

Ivan herrera

Dizem que mês que vem chegam mais duas vamos aguardar, até 2030 quem sabe as 40 aeronaves estejam no Brasil

Vítor

Tomara, 7 de setembro é logo alí… rs
De qualquer forma entendo ser importante termos ao menos as 6 primeiras aeronaves para acelerar o emprego e doutrina da nova aeronave junto com os simuladores.

Camargoer.

Olá Marcos. Segundo uma reportagem aqui no “Aéreo” de maio/2022, seriam entregues 6 aeronaves este ano. https://www.aereo.jor.br/2022/05/24/segundo-lote-de-cacas-gripen-da-fab-sera-de-26-unidades/ Sabemos que duas delas estão prontas e estocadas na Suécia (ninguém explicou isso até agora). Pelo que lembro, a FAB já “recebeu” estas duas aeronaves. Suponho que o problema são as instalações da Anápolis que estão atrasadas. Há alguma semanas, a FAB inaugurou um prédio vazio que será a sede do esquadrão. Pelo menos, as fotos que eu vi eram de um prédio vazio. Portanto, para cumprir este cronograma, seria necessário concluir duas aeronaves.

Rinaldo Nery

Camargo, você está enganado. O que está ¨vazio¨ é a sala do simulador! Naquela sala, havia um simulador de F-103, no qual ¨brinquei¨ em uma oportunidade. É a sala que dividia as instalações do 1°GDA e as do 2°/6° GAV. Trabalhei alguns anos naquele prédio. O resto do prédio, está bem completo, mobiliado, funcionando e bem, obrigado!

Camargoer.

Olá Rinaldo. Obrigado. Havia entendido que o prédio era novo. Valeu.

Rinaldo Nery

Decisão mais que acertada indicar um piloto operacional de Gripen e Jaguar pra comandar o 1° GDA. Os oficiais do Esquadrão terão muito trabalho pela frente, além de uma oportunidade ímpar em serem pioneiros. ¨Linköping Boys¨. E a modernização dos E-99 veio na hora certa. Farão, como sempre fizemos, um grande parceria.

Vítor

Concordo! Uma pena que o cronograma de entrega atrasou devido a dificuldade financeira que o Brasil passa.

Camargoer.

Olá Vitor. A gente sabe que o capitalismo apresenta ciclos de expansão e recessão, alguns tão curtos quanto alguns meses outros mais longos como 3 ou 4 anos. Crises fiscais também são situações pontuais nos regimes econômicos. O que o pais está passando é muito mais grave que uma crise fiscal ou um período de recessão.

Tomcat4,4

Coronel ,em algum momento, com esta modernização da máquina (E-99), deu vontade de dar uma pilotadinha só pra conferir ???rs

Rinaldo Nery

Eu nem entrei num ainda p ver como ficou! Se forem a Pirassununga dia 21/08 vou conferir. Não fui ao Maryba ano passado, em Anápolis.

Fabio

Descobre se o Gripen também estará em Pirassununga também, as redes sociais estão com comentários bloqueados 🤐

Camargoer.

Olá RInaldo. A FAB tem uma sala de treinamento que simula o E99? Ou o treinamento é feito diretamente nas aeronaves?

Rinaldo Nery

Simulador era na Flight Safety, nos EUA. Treinei em Houston, Dallas e Saint Louis. Agora tem um em Curitiba, na EPA.
Tem que ser full fligth simulator, classe D. Não uma ¨sala¨.

Camargoer.

Olá Rinaldo. DIgo sobre a operação dos consoles de radar e sensores.

Rinaldo Nery

Tem uma estação de planejamento, treinamento e debriefing na 1a Esquadrilha. Do Erieye.

Camargoer.

Valeu.

Carlos Eduardo

Olá Cel Nery,

Tenho uma pergunta:

Cmt de esquadrão é posto de Ten. Cel. Creio que o Maj Gustavo deve ser promovido em seguida.
No entanto, e essa é minha dúvida, o tempo de comando pode ser maior que 2 anos, tendo em vista o início antecipado (Maj), ou pela conjuntura da implantação da aeronave?

Obrigado

Rinaldo Nery

Pascoto deve ser promovido em 31/08. Sim, se o COMPREP achar por bem pode estender o período de comando, com autorização do CMTAER. Não pela assunção como Maj, mas sim pelo processo de implantação. O Guardião 01 comandou por 4 anos.

Tomcat4,4

Tem pra ninguém na América Latina não, só dá FAB !!!

Aéreo

É como no futebol do Pará. Só dá Paysandu. Pobre Remo e Tuna Luso, não tem a menor chance.

Força Aérea

no Pará tem futebol? kkkkkk

Eduardo Angelo Pasin

Em temos de combate contra aeronaves não tem mesmo, só oque falta msm é um míssel anti- radiação.

Camargoer.

Olá a todos. A imagem do M41 é indissociável da imagem do EB. Aliás, acho que as fotos do M41 com aquele símbolo antigo do EB (um enorme círculo branco com o cruzeiro do sul dentro) se tornou a imagem clássica do golpe de 64. Um dos carros de combate mais esquisitos (na minha opinião) é M3 Lee. Às vezes eu acho legal, ás vezes eu acho horrível, ás vezes acho um clássico. E olha que sou fã de modelos estranhos, como o Lighting inglẽs, o bombardeiro Victor e o Citroen DS 1953.

Camargoer.

Opss…. errei o local… era para ser no “forte”….

Rinaldo Nery

¨Golpe de 64¨ era pra ser na VEJA, Foice de SP, Carta Capital, Brasil 247…

Marcos Borges

Não foi golpe, foi uma contra revolução.

Angelo

Calma, até 3022 vamos receber todas elas….