Foram divulgadas imagens do primeiro voo do novo caça naval stealth da China, baseado no FC-31/J-31.

O caça de quinta geração vai operar no novo porta-aviões Type 003 em construção atualmente pela China.

A Aviation Industry Corporation of China (AVIC) tinha anunciado no Zhuhai Air Show 2021 que o novo caça stealth embarcado seria apresentado ainda este ano.

O futuro caça de porta-aviões da PLA Navy (Marinha Chinesa), um desenvolvimento do FC-31, e já é chamado por alguns de J-35.

De acordo com as especificações da AVIC, o FC-31/J-31 tem um peso máximo de decolagem de 25 toneladas, para 8 toneladas de armas, com um alcance de combate de 1.200 quilômetros e uma velocidade máxima de Mach 1,8 ou 2.205 quilômetros por hora.

IMAGENS DO FC-31/J-31

FC-31/J-31

CONCEPÇÕES DA VERSÃO NAVAL DO FC-31/J-31

Concepção em 3D do FC-31/J-31 naval

Subscribe
Notify of
guest

126 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Eita!
Segundo lançamento em apenas uma semana.

José

Isso é o que sabemos!
Imagina o que está sendo desenvolvido e ainda não sabemos…

Antoniokings

Verdade!

Zeus

Prezado Kings! Vemos que fizeram um excelente uso das informações facilmente obtidas sobre o jabuti voador f-35.
“8 toneladas de armas, com um alcance de combate de 1.200 quilômetros e uma velocidade máxima de Mach 1,8”.
E sendo furtivo Isto já o torna o melhor projeto de caça naval da atualidade.

Certamente devem ter feito diversas correções e otimizações para evitar os erros que levaram o f-35 a inacreditáveis mais de mil problemas, agora “apenas” 800 e tantos!

Antoniokings

Prezado Zeus.

E com possibilidade de produção em números cada vez maiores, vistos as potencialidade orçamentárias e industriais chinesas.

Nilton L Junior

Prepara o lenço pq as lagrimas ainda não secaram.

João Vitor

Foram três na verdade porque o avião embarcado de alerta antecipado também foi visto voando.

Antoniokings

Devo ter esquecido desse.

SDS.

Kornet

Não vai demorar muito para aparecer um V/Stol.

Rafaelsrs

Olhei rápido e vi um f-35, impressão minha?

Roger

Lembra bastante, mas esse é maior e tem dois motores.

Rafaelsrs

Sim, impressionante como os chineses são “sagazes” em seus desenvolvimentos: Pegam o que funciona, se “inspiram” e vamos que vamos.
Olhei rápido e vi que era o F-35, depois vi as duas turbinas e já lembrou o F-22.
Aqueles céus do oriente vão ficar beeeem agitados!

Roger

Sim eles são bem inspirados, além de caças stealth, já colocaram robôs em Marte, constroem estação espacial, constroem usinas de fusão nuclear etc..

Eu queria que o Brasil também se inspirasse assim..

Heinz Guderian

Fizeram uma fusão do F-35 com o F-22.
Bom, se possui um recheio tecnológico equivale aos seus adversários americanos, eu não sei. Mas no quesito beleza, ele é um caça bem formoso, se podemos dizer assim.
Na verdade ele se parece muito com o KAI KF-21 Boramae, ou vice- versa.

Leandro Costa

Heinz, é notório e sabido por aqui que eu particularmente acho todas as aeronaves de 5a geração horrorosas hehehehe. Mas eu concordo que esse aí é um dos menos feios, talvez o menos feio deles hehehehe

J-20

Faz muito mais sentido que um J-20 naval. J-20, tendo um tamanho próximo de um Flanker, seria grande demais se você quer acomodar o máximo de aeronaves que seja possível.

Inimigo do Estado

Se tiver o mesmo nível de eletrônica do Pato-35B já bate este último, pois pelo menos é mais rápido e não tem medo de chuva, raio, calor, maresia, frio demais, frio de menos, ratos, baratas, etc.

Flanker

Sim, sim….esse daí já tá pronto…..completo.. …testado….aprovado…..ZERO problemas….NADA a corrigir….tem uns 5000 exemplares já operando……#SQN…….
Ao contrário dos EUA, onde se sabe até do parafuso da rebimboca da parafuseta que tem 1 mm de rosca menor do que deveria, da china não aparece um erro sequer……..nisso, até os russos são mais confiáveis, pois apresentam alguns dos problemas do Su-57, por exemplo……

Munhoz

O importante é o resultado, ele pode até não ser equivalente ao F 35, porem é interessante notar como eles já superaram os russos, e a situação é que a indústria bélica dos EUA querem ganhar $$, ou seja o que eles tiverem que inventar eles vão em frente, já com esse modelo chinês é provável que o processo seja menos custoso e burocrático

Avai2021

Da série: “eu odeio a América mas copio tudo deles”

Zorann

Você tem muita certeza de algo que vc nao conhece

Avai2021

Favor seja específico. Não conhece o que exatamente ?

Antoniokings

Inclusive o posto de maior potência do Mundo.

Andre

De acordo com o pc chinês, só em 2050. Mas o segundo lugar tomaram da Rússia há muito tempo já.

Antoniokings

Chineses são normalmente muito humildes.

‘Porque a economia chinesa deve passar a dos EUA em 2028, 5 anos antes do previsto.’
http://www.bbc.com/portuguese/internacional-55496970

Isso, é claro, depende do tipo de cálculo.

economia.estadao.com.br/noticias/geral,a-china-ja-e-a-maior-economia-do-mundo,70003478227

Andre

Somente em seu mundo de fantasias o simples fato de ter um pib maior faz do pais ser a principal potência. Mesmo assim, ainda faltam 7 anos…

Avai2021

Pelo menos o posto de maior poluidor do mundo eles tem atualmente. Maior potencia poluidora do planeta.

Flanker

Kkkkkkkkkkkkk….quantos org@smos tu teve ao escrever isso??? Kkkkkkkkkkkk

Antoniokings

Vejamos pelo lado positivo.
Dentro de alguns anos poderemos falar para nossos netos: ‘Assisti uma mudança significativa na História: A ascensão da nova maior potência do Mundo’.
Quanto vezes isso já aconteceu?
Não é?

Flanker

E tu ganha o que com isso, sujeito? Se os EUA são a maior potência do mundo ou vão acabar falidos, eu tô pouco me lixando….gosto dos EUA,? Gosto. Isso me faz escrever, para os EUA, algo parecido com a quantidade de comentários elogiosos, rasgação de seda e puxa-saquismo em níveis estratosféricos como os teus em relação a china? Além disso, tu tem um prazer doentio em criticar, desdenhar e desqualificar tudo que é do ocidente…….em suma, vc só reforça a definição de patológico que eu já lhe dei algumas vezes…..patético, em suma!!

Antoniokings

Já falei sobre isso.
O que ganhamos?
Novos ares. Novas relações sociais e econômicas.
Porque sabemos que os EUA oferecem para nós não está dando certo.
Basta ver a miséria em que sua periferia vive e que está aumentando a olhos vistos.
Miséria essa que está se espelhando dentro do próprio País.
Se eles não conseguem controlar a pobreza dentro de sua própria sociedade, que saiam.
Deixe oportunidades para outros.
Querendo eles ou não, é o que vai acontecer.
Portanto, que venham novos ares.

Avai2021

Novas relações sociais ????? Hello ?????
Você está falando da China. A segunda maior economia do planeta e maior compradora de produtos brasileiros. O que mais precisa???
Os EUA não tem que oferecer nada para nós. O Brasil que busque seu sucesso sem depender de a,b e c.
Voce jah visitou a China ? Os EUA ?
Você acha que na China tem menos pobres que EUA??
Viaje para estes países e ache a resposta …

Antoniokings

‘Pandemia aumenta fome nos EUA, problema que atinge 50 milhões de pessoas. ‘

noticias.uol.com.br/colunas/kennedy-alencar/2020/11/23/covid-e-boicote-de-trump-a-pacote-de-ajuda-aumentam-inseguranca-alimentar.htm

‘Erradicação da pobreza: Como a China conseguiu?’

correiobraziliense.com.br/opiniao/2021/05/4921996-artigo—–erradicacao-da-pobreza-como-a-china-conseguiu.html

No Brasil.
istoedinheiro.com.br/mais-de-116-milhoes-de-brasileiros-nao-tem-comida-suficiente-ou-passam-fome-diz-pesquisa/

Devo lembrar que a China tem 1,5 bilhão de pessoas, os EUA têm apenas 300 milhões e o Brasil cerca de 200 milhões..

Avai2021

Existem pobres nos EUA? Sim. Mas não se compara a pobres brasileiros e a pobres chineses. O pobre americano tem casa banheiro água encanado e carro. E ele tem comida e escola. Não misturar o conceito mendigo / morador de rua com pobre. Na Califórnia aonde tem muito morador de rua, vários são drogados, problema mental, etc. O estado americano provém para o pobre com vários programas sociais embora pouco conhecido e divulgado. Na China tem muita pobreza fora dos centros urbanos. E pobreza forte. Mas com o sucesso capitalista da China, tem-se melhorado a renda per capita ultrapassando o… Read more »

Antoniokings

Existem pobres nos EUA e existem miseráveis que estão passando fome.
Acho que vc não está entendo isso.
E para piorar, os Governos de lá, principalmente o anterior, achava isso natural, porque diminui os impostos dos ricos, tentou de todos os modos acabar com a assistência médica e social e ainda relutou em dar ajuda aos mais necessitados durante a pandemia.
Tipo de decisões que não queremos aqui.
Deixem os americanos com os graves problemas delas.
Só que deveriam nos esquecer.
Não estamos interessados em seus ‘valores’ e ‘soluções’.

Avai2021

Nao kings … você está errado. Eh muito difícil passar fome nos EUA. A grande maioria das cidades americanas tem programas sociais como: – 3 refeições e dormitório – saúde básica – eh soh chegar e utilizar inclusive ilegais E se eu te falar que em várias cidades o programa não eh útilizado totalmente. Você precisa sair da notícia da grande mídia e estudar os assuntos com mais profundidade. Você precisa entender estes programas municipais e estaduais nos EUA. Se falava do muro do trump não eh mesmo… veja como está a situação hoje. E o muro era apenas um… Read more »

Antoniokings

Avaí 2021

Cada País tem sua solução.
Agora, o que intriga é que como um País com o tamanho e potencialidades ainda tem enormes parcelas da população nessa situação.
E não é um País que saiu do subdesenvolvimento há poucos anos.
É um País que está há quase um Século com uma base econômica.
A maior de então.
É no mínimo estranho que nesse tempo todo não tenha conseguido estender o bem estar a toda sua população.

Avai2021

Capitalismo não eh perfeito. Kings na real e de coração : encare uma exposição cultural nestes países que você admira e que critica também. Você verá que o mundo não eh preto e branco … tem muitas cores no meio. E será de grande valia para sua visão de mundo. Vou tomar a liberdade de dividir algo pessoal. Meu primeiro emprego eu peguei meu $$ por 4 anos que poupei e me joguei para aprender inglês na Inglaterra. Fiquei em casa de imigrantes poloneses e meu colega de quarto foi um russo cujo pai trabalhou na fábrica de Migs. O… Read more »

Flanker

Eu acho que só tu e os outros doentes que odeiam o ocidente vêem essa influência dps EUA aqui. E, se essa influência é tudo isso, é porque nós deixamos!!!

Antoniokings

Veja a foto dessa reportagem e perceba os ‘drogados’ que estão pegando comida

istoe.com.br/pandemia-dispara-o-numero-de-criancas-que-passam-fome-nos-estados-unidos/

Flanker

Tu acredita, de forma honesta e séria, que nós rincões mais profundos da china, não existe camponeses que vivem como há 100 anos atrás? Tu acredita que a china ganha tanto dinheiro, vendendo barato e pagando salários dignos? Como ela consegue a proeza de produzir barato, vender barato pagar salários dignos e ganhar muito? Isso não existe! Esse lucro tem que sair de algum lugar. E o empregado da indústria que fabrica cacarecos e quinquilharias ganha um salário decente? Ora, por favor…..tô pode escrever um compêndio teorizando sobre como a china faz isso, mas não vai conseguir explicar.. ….

Coutinho

Antonio. Esqueça a midia tradicional para buscar informação do Brasil. Atualmente eles só publicam desinformação.

Flanker

E tu acha que com a china vai ser diferente? Ora, por favor…pensei que tua inteligência não fosse tão limitada…..
Qualquer país, incluindo o Brasil, só vai crescer e diminuir as desigualdades econômicas e sociais se tomar as rédeas do próprio destino, sem esperar nada dos outros….sem ter um malvado favorito que lhe guie…..e, se somos o desastre que somos hoje, e por culpa de nós mesmos, de ninguém mais. Só é dominado e subjugado quem se submete, se vende, se prostitui…..

Adriano RA

Lembremos que a ascenção de uma nova potência não garante supremacia política. A história está cheia de exemplos em que potencias em ascenção acabaram mal, e muito rapidamente em alguns casos. Não despreze o fato de os chineses serem incapazes de formar uma aliança a sua volta, simplesmente pelo fato de terem atrito com todos. Já os EUA sempre conseguiram formar grandes alianças e isso pode estrangular as novas aspirações chinesas.

WSilva

No jogo das superpotências, o novato é os EUA, a história dos EUA se resume a 500 anos, só a dinastia Han da China tem quase essa idade.

Eu já disse muitas vezes que a aliança de países com os EUA é superestimada, muitos estão em situação de quase refém. Os EUA tem um historico terrivel de abandonar seus ”parceiros” e de apunha-los pelas costas, os EUA fazem isso justamente porque sabem que muitos deles são obedientes e reféns.

José

Da série: “Quem me dera o Brasil ter ao menos meia dúzia”!

Matheus Augusto

Onde assino ? Kkk

Yuri Dogkove

Quem dera ter é um segundo lote de Gripen, porque caminha para que fique apenas nos 36…

João Vitor

Certíssimos, tem que copiar mesmo, isso é briga pelo primeiro lugar não um passeio…

Avai2021

Líder não cópia. Líder lidera. Quem cópia eh segundo. Pensamento de segundo, atitude de segundo.
A cópia apenas certifica o fato: de que se cópia de algo que eh bom, logo…

Zeus

Não inverta a verdade Mickey!

A China não odeia ninguém, mas os EUA os odeiam porque estão sendo suplantados por eles! Pelo menos eles tem uma razão.

E você que não é estadunidense, odeia a China por qual razão?
Por puxa saquismo subserviente pró eua? inveja? Infantilidade?

Flanker

É tu, odeia os EUA por que?? Porque eles são imperialistas e subjugam o mundo todo?? Engraçado, os países que têm um povo sério, empresários sérios, e políticos idem, andam por suas próprias pernas, tomam suas decisões e desenvolvem, adquirem e compram o que quiserem……e muitos e muitos desses países tem ótimas relações com os EUA. Só é subjugado quem se vende, se corrompe e se deixa dominar. O problema é que o brasileiro, via de regra, tem fixação em colocar todos os problemas só país na conta dos países imperialistas e usurpadores!! O problema é que vcs nunca são… Read more »

Avai2021

Terrível e decepcionante sua mensagem. Volta para a escola, e estude mais.

Avai2021

Favor falar com os muçulmanos presos ilegalmente em campos de reeducação.
Sabe como o chinês comum se refere a ocidental ? Big nose.
Se voce jah Visitou a china deve saber a razão ….
Caso não saiba, sugiro viajar mais e aprender ….

WSilva

Um Brasileiro colonizado por Portugal defender os EUA colonizado pela Inglaterra tentando ofender uma civilização de 4 mil anos, é isso mesmo que estou vendo?

Os EUA copiaram tudo da Europa, até o idioma, toma vergonha na cara rapaz. rs

Flanker

Vale pra ti, o mesmo que escrevi para o zeus…..

WSilva

Embora eu seja contra a torcida e simpatia cega por países, é aceitável você gostar de país A ou B, mas muitas crianças aí não somente querem torcer para A e B mas querem acima de tudo ofender, menosprezar C, é ai que mora o perigo, esse ódio irracional ou infantilidade tornam essas pessoas ignorantes geopoliticamente, por isso o debate no Brasil sobre geopolitica é infantil e juvenil, neguinho quer saber de torcer, não quer analisar com neutralidade.

Avai2021

Você eh um dos que mais disseminam o ódio ao ocidente. Inclusive até destratou outro membros estrangeiros do site por não saber debater.

WSilva

Eu espalho verdades, neutralidade e multipolaridade, já você entra num artigo sobre a China na tentativa de exaltar os EUA e menosprezar a China mostrando que além de alienado deve ser um juvenil que nunca leu nenhum livro sobre geopolítica ou sobre a China.

Meu caro, um conselho de amigo. Eu já fui tão lunático como você no passado, precisei aprender 2 idiomas, ler muitos livros para se ter um conhecimento razoável sobre o jogo das grandes potências, então pare de perder tempo com ofensas infantis e vá estudar, crescer intelectualmente espiritualmente.

Avai2021

Nao dah para engajar em debate com este nível raso. São poucos os vermelhos do site que se consegue ter uma troca de ideias saudável. A maioria são retrógrados, rancorosos, antigos, verdadeiros dinossauros. A amargura e azedume são marcas registradas. Modus operandis eh a ofensa pessoal. Não contemplam o win win. Sempre alguém tem que perder e que este alguém seja o ocidente. Se você for um pouco inteligente deve perceber a ironia na minha frase sobre a China copiar o americano. Ela eh balizada no fato de que vocês vermelhos do site alimentam o pensamento de que tudo americano… Read more »

WSilva

Você está expondo a sua limitação ao tentar ofender a China usando uma retórica obsoleta, imagine a humilhação num debate de alto nível você aparecer com esse argumento pífio? Será que você ainda não sacou que somente moleques ainda usam esse argumento? Não só contra a China mas qualquer país que tenha absorvido tecnologia de fora para criar sua base tecnológica?

Aqui na minha presença você não vai pagar de engraçadinho não, eu vou esfregar os fatos na sua cara e tu vai passar vergonha.

Flanker

Batam boca à vontade, não vou tomar partido de ninguém. Mas, já que tu leu bastante e aprendeu dois idiomas, faltou o português. Vírgulas, meu caro! Vírgulas!! Elas são muito importantes num texto. Sua presença, ou ausência, pode mudar completamente o sentido do que se quer expressar.
Agora, sigam com a discussão. Com vírgulas, por favor!

Last edited 2 anos atrás by Flanker
WSilva

Olha só a ponto chegamos, um indivíduo que digita “vc” e adiciona “…” feito um degenerado no final de suas frases quer arrumar problema com a minha pontuação. HAHA

Como se não bastasse, o maluco ainda EDITA o próprio comentário na tentativa de ocultar ou corrigir algum erro que cometeu e assim não ser humilhado.

Fraco demais!

Avai2021

Falta sexo e amor na sua vida. Soh pode. Muita intolerância promovida por você. Voce jah visitou a China ? Caso não; tem amigos nativos chineses ? Faz negócio com a China ? Posso lhe dizer que tenho muitos amigos chineses nativos e eu os adoro. E jah fui muitas vezes na China em diversas regiões – pobres / ricas. E temos conversas abertas sobre os desafios globais e não tem está intolerância que você expressa. Mas Então o elitismo da esquerda caviar implica que se falar 2 idiomas tem direito e sabedoria para debater ??? Voce escorraçou o Nostra… Read more »

WSilva

Quanto devaneio. Seu post inicial foi: ”Da série: “eu odeio a América mas copio tudo deles” Que tipo de pessoa letrada, viajada, culta e empreendedora utilizaria um argumento pífio e patético como esse num debate sobre geopolítica? Vou repetir, será que vocês ainda não sacaram que isso é argumento de MOLEQUE. Se você quer bancar o moleque engraçadinho num site decente como esse, vá fundo e seja feliz, agora não espere ser respeitado. E tem mais, eu vou esfregar na tua cara o quão copião o seu colonizado EUA é, muito mais do que a China. ”Saudades de pessoas que… Read more »

Avai2021

Sim e expliquei a razão do sarcasmo em post posterior. Sarcasmo ainda eh permitido no ocidente. E não fiquei bravo com nada. Apenas que você destila um ódio ao ocidente sem igual. Você aponta a história sangrenta ocidental, mas esquece como foi a unificação das dinastias chinesas, os massacres das dinastias chinesas nas tribos na Coreia, os massacres dos maias e incas com tribos menores, a escravidão de povos no Egito antigo, o massacre que Gengis khan promoveu, o que Stálin, Mao, Kmer vermelho fizeram entre outras conquistas sangrentas de nossa história. Mas para você apenas o ocidente eh malvado.… Read more »

WSilva

Onde é que disse que não houve massacres e tragédias no oriente? Vou repetir de novo, o oriente foi massacrado pelo ocidente e não o contrário, eu nunca vi um povo oriental massacrar e colonizar o outro lado do mundo. ”Ahhhhhhhh mas o oriente não teve chance, se tivesse faria o mesmo” Não trabalho com suposições. Houve tragédias entre orientais x orientais, é evidente que sim, assim como houve entre ocidentais x ocidentais, mas o ocidente foi além e por isso não adianta querer colocar os dois no mesmo pote, tá muito claro que o lado mais matador, oportunista e… Read more »

Avai2021

Na segunda guerra os japoneses cometeram atrocidades com os britânicos e americanos prisioneiros de guerra. Então a maldade humana eh inerente ao ser humano e não por sua corrente ideológica, genero ou religião. Por obra do destino o ocidente teve o upper hand e conquistou o mundo. Mas enfim, se o seu ponto eh a divisão mais igualitária de poder global, acredito que atualmente temos mais pessoas no mundo vivendo melhor, com mais saúde, maior riqueza, justiça e distribuição de renda que em qualquer outro período da história. Mas porque ??? Na minha opinião, pela disseminação do capitalismo, pela noção… Read more »

WSilva

Nem se compara, o que os ocidentais fizeram na China, Índia e África é a pior catástrofe da história do planeta ao lado do nazismo(outra cria ocidental). ”Na minha opinião, pela disseminação do capitalismo, pela noção de liberdade, respeito, valores democráticos e rule of law.” Eu nunca acreditei em valores universais, cada povo tem sua própria versão dos valores mencionados. Cada povo tem sua história, sua mentalidade, seus costumes e muitos não querem abrir mão disso em troca dos valores ocidentais, até porque o pacote de valores ocidentais não é somente esses que você mencionou, entra também religião, ideologias de… Read more »

Avai2021

Está claro seu posicionamento. Tenho divergências do caminho que você deseja. Mas segue o baile.

victor

Uzômi tão que tão…

sub urbano

Os americanos não vao conseguir acompanhar a China por muito tempo. O ritmo dos caras é frenético. Esperem para ver quando o país estiver todo na classe média em seu pleno potencial… Não vai ter pra ninguém. Lembrando que nada disso seria possivel sem o Partido Comunista no poder, precisamos de um tbm.

Antoniokings

Ainda mais que tem a Rússia ‘correndo por fora’.
Venho afirmando isso aqui há um bom tempo.
Os EUA não vão aguentar o ritmo.
Será a URSS do Século XXI

Heli

a URSS nao sabia fazer dinheiro, a China sabe.

Wellington Kramer

Que parte você quer do partido comunista? Provavelmente aquela que você fica vivo! É muito sem noção.

José

Já vi aqui em BH pessoal do MSTM e PT tomando bala de borracha
Trabalhador nunca vi levar tiro de borracha da ROTAM
Igual Partido Comunista Chiines
Não da tiro em pai de família que está trabalhando!

Cristiano de Aquino Campos

No caso, acho que ele se refere a estabilidade politica de um só partido que não fica em disputa de poder e dinheiro com outros 20 partidos e nunca leva nada a diante por mais do quê 2 mandatos.
Lá, quando o governo decide fazer algo, eles fazem. Planejamentos são feitos e executados.
Aqui se planeja, começa, para e depois começa tudo do zero.

João Vitor

Os EUA já não acompanham na verdade, vão injetar trilhões pra ver se pegam no tranco mas a China ainda está em aceleração e conta com um plano de metas seguido a risca por um governo altamente centralizado.

WSilva

O Brasil precisa seguir o seu próprio caminho, mas de fato a China hoje é exemplar, mas ela lá e nós aqui. O Brasil precisa ter bom transito com todos.

Renan

Foi muito bem o início, mas o final estragou tudo..
Por mais que acredites nessa possibilidade, não necessariamente o que funciona em um país automaticamente funcionará em outro.
Os EUA com sua política desastrosa de levar a “democracia e liberdade” mundo afora já provou isso.

Flanker

Se tu quer um partido comunista aqui no Brasil, pega um comunista ainda bebê e cria para ti…….eu quer extrema esquerda e extrema direita bem longe do Brasil…..

Zorann

Parabéns aos chineses.

E se fala muito do J-20, mas muito pouco do J-31. E o J-31 também está em produção.

carcara_br

Em uma das fotos tive a impressão dos motores terem a saída achatada ao estilo F-22. Falando em motores, qual será usado no j-31? Ws-10?

carcara_br

Grato!

Heli

calcanhar de Aquiles desse projeto, assim como do J20: motores.

Yuri Dogkove

Porque? Explique se de forma técnica, por favor… Se você diz que o calcanhar de Aquiles dos caças chineses são os motores, pelo fato de serem estrangeiros (importadores), então é melhor você começar a se preocupar com o caça sueco que o Brasil comprou, pois ele também usa motor estrangeiro, não é uma motor sueco não! Será que o calcanhar de Aquiles dos Gripen também são os motores? Repito: Explique de forma técnica sua afirmação.

J-20

Então eu explicarei: os motores que são usados no J-20 e J-31 ainda não são ideais porque não fornecem potência suficiente para os que os chineses projetaram para essas aeronaves. O plano para o J-20, por exemplo, é entregar um motor com 180kN de empuxo, mas até agora estão usando uma versão modificada do WS-10, que tem aproximadamente 150kN, enquanto o J-31 usa uma versão de engenharia reversa do RD-93, o WS-13. Até os WS-15 e WS-19 ficarem prontos e equiparem, respectivamente o J-20 e J-31, eles não terão 100% de suas capacidades de aceleração e carga.

Yuri Dogkove

Wikipédia: “The intended powerplant for J-20 is the Xian WS-15 with a thrust of 180 kN. The J-20 requires the WS-15 to supercruise.” O fato do motor utilizado não possibilitar um “supercruise” não torna a aeronave aquém do ideal! Se você se baseou nisso para fazer tal afirmação, lembre se: O F-35 não faz “supercruise”! E por acaso isso torna a aeronave ruim, que seus motores “não fornecem potência suficiente para os que os americanos projetaram para essas aeronaves”? E aí? 

J-20

E desde quando que eu falei que era ruim? Como eu disse, eles apenas não atendem as propostas que os próprios chineses impuseram ao seus programa. J-20 foi projetado para ter o supercruise e ele foi feito pensando em usar isso para suas missões. Já o F-35 não foi projetado para sustentar um voo supercruise, por isso não fazemos a mesma comparação com o J-20 não ter isso no momento.
Você precisa realmente aprender a ler e interpretar, porque está difícil.

Flanker

Onde vc viu saída achatada?

Andreo Tomaz

Embora seja bem semelhante ao F-35, acho que copiar é o primeiro passo para um país poder futuramente desenvolver suas armas com design próprio. Algo semelhante ocorreu na China com relação aos fabricantes de carros. No início a China copiava na cara dura o design de carros do ocidente, atualmente a China é que desenvolve desenhos de carros para fora.

Mariana

É impressão minha ou é de brinquedo esse da foto?

Rodrigo

Qual das fotos?
Se forem as últimas são apenas concepções artísticas, mas se estiver falando das primeiras, aparentemente são fotos reais do protótipo.
A cor diferente do habitual (ou falta de pintura) se deve justamente ao fato de ser um protótipo ainda em testes.

Nilton L Junior

Os Chineses precisam parar com essa mania de não divulgar seus novos caças.

Antoniokings

Verdade.
Está se tornando maçante.
kkkkk

SDS

Antunes 1980

Enquanto isso, os russos não conseguem desenvolver nem colocar em operação mais de 12 unidades de qualquer modelo stealth.

China engoliu a Rússia sem dó nem piedade.

Cristiano de Aquino Campos

Quem tem 3000 caças, 36000 tanques e 9000 ogivas nucleares não precisa ter pressa.

Matheus Augusto

Se ta falando da Rússia você deu uma exagerada legal hein.

J-20

Grande parte desse armamento é da era soviética e sem grandes atualizações. Eles precisam modernizar seus equipamentos convencionais.

Yuri Dogkove

Se vc soubesse o quanto de estrago faz uma ogiva nuclear da década de 70, jamais passaria tamanha vergonha fazendo esse comentário…

J-20

“grande parte” e sobre modernização, eu disse sobre eles modernizar seus equipamentos convencionais, como veículos, uma vez que seus mísseis ainda são os melhores do mundo.
Dos mais de 36000 MBT que eles tem, apenas alguns milhares são realmente modernos, como o T-72B3M, T-90, T-80 e T-14. O resto está quase abandonado em grandes depósitos, enferrujando e coletando poeira.
Quem passa vergonha é você por ter preguiça de ler e interpretar um simples comentário de duas sentenças. Eu não sei se isso é de nascença ou por viver em um país miserável como o Brasil.

Yuri Dogkove

O país não é miserável! Miseráveis são pessoas como você, de alma, de caráter! Ainda bem que você está bem longe, em Marte…

João Vitor

Rússia não tem isso de números aí não hein…

rodrigo

A Rússia esta bem longe desse números…

Flanker

A Rússia tem 3000 caças??? Quais os tipos deles? Nem vou falar dos tanques e ogivas nucleares…..

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Brummbär

Você simplesmente ignora o fato de que a maioria das aeronaves stealth chinesas, em operação, voam com motores russos…

Samuel R.

Vai haver mt pseudo iank , se roendo de raiva do êxito chinês

carvalho2008

Estamos de Outubro de 2021, e os prototipos fisicos já estão voando….

Romão

É… Parece que a China papou a Rússia mesmo.

Andre

Por muito já

Léo Neves

Em dinheiro e capacidade de produção com certeza já mas em qualidade de equipamentos e experiência tá longe.
Rússia está na frente dela ainda nas tecnologias mais complicadas.

Andre

os chineses já tem dezenas de aviões de 5 geração em operação. Os russos tem 1 entregue…

Brummbär

os chineses já tem dezenas de aviões de 5 geração em operação… dos quais a maioria precisa de motores russos para sair do chão, mas esse fato você é obrigado a esconder, afinal de contas sem omitir a REALIDADE vocês não conseguem sustentar as babosseiras que escrevem, não é mesmo?!

Andre

Talvez vc tenha ficado preso em uma caverna, sem acesso à informações, nos últimos anos, mas os j20 novos já estão saindo com motores chineses.

Por falar em motores russos, viu a fumaceira dos su30 nas fotos do exercício na Índia?

Brummbär

“dos quais a MAIORIA precisa de motores russos para sair do chão” O motivo pelo qual eu falei que a MAIORIA, e não todos, os aviões (de 5 geração) chineses precisam de motores russos para voar é porque, ao contrário do que você diz, eu não vivo em uma caverna, e sei muito bem que os J-20 já estão saindo com motores novos que muito provavelmente foram projetados com base em engenharia reversa de motores russos. Me diz aí André, se a China “papou” a Russia, então porque a maioria das aeronaves furtivas chinesas precisam de motores russos pra decolar?… Read more »

Andre

todos os novos saem de fabrica com motores chineses. TODOS.

Brummbär

Sim! Mas e o fato de que as primeiras unidades ainda utilizam motores russos?
E o fato que esses motores chineses foram projetados com base em engenharia reversa de motores russos?
Vamos lá André! Por que foge aos meus questionamentos?!
Se a China “papou” a Russia, então porque a maioria das aeronaves furtivas chinesas precisam de motores russos pra decolar?
Se a China deixou a Russia “comendo poeira”, então porque precisam fazer engenharia reversa em motores russos, para criar seus novos motores?

Hellen

A evolução chinesa é impressionante e quem não aceitar esta fadado ao fracasso !!!

Andre

Porta aviões é só um grande alvo flutuante…

Aeronaves furtivas? Uma tecnologia que já está obsoleta com os novos radares. É apenas um ralo de recursos.

As viúvas de Stalin devem estar se remoendo vendo o antigo feudo soviético deixar a Rússia comendo poeira.

José

Animal!
Se você estudar um pouco vai descobrir que Josef Stalin não era russo, ele era georgiano!
Fica a dica animal…
Estude mais!

Andre

Onde eu disse que ele era russo?

Faltou argumento e você inventou um?

Flanker

O que tem a ver uma coisa com a outra?? E Stalin governou o que? A Georgia ou a URSS, da qual a Rússia era a principal república?
Pelo teu mesmo raciocínio, Hitler não governou a Alemanha, visto que era austriaco……
Estude mais, animal……

Last edited 2 anos atrás by Flanker
WSilva

”As viúvas de Stalin devem estar se remoendo vendo o antigo feudo soviético deixar a Rússia comendo poeira.” China feudo soviético? Pelas minhas contas, os chineses só são dois mil anos mais antigos que os russos. Também não concordo que a China deixa a Rússia comendo poeira, um país é mais avançado que o outro em vários setores. Concordo menos ainda com a declaração ”Porta aviões é só um grande alvo flutuante…” Essa declaração só se sustenta em tempos de guerra, em tempos de paz e civilidade, porta aviões tem um papel fundamental, especialmente para países como a China que… Read more »

Adriano Madureira

Gostem ou não dos chineses, eles fazem o dever de casa deles…

Seja projeto por mérito próprio, seja cópia de um armamento estrangeiro, eles estão desenvolvendo sua indústria armamentista e dando preferência a elas, outros preferem ferrar a indústria local privilegiando as de fora.

Reinaldo Deprera

O F-35C ching-ling é bi-turbina, todo o resto é uma tentativa de imitação do F-35C.
Os chineses podem fazer isso porque esse tipo de sociedade só tem compromisso com atalho.

Save Ferris!