F-4E abate MiG-21 - Arte: Antonis (rOEN911) Karidis - neoras753@gmail.com

Sérgio Santana

O fim da Guerra dos Seis Dias de 1967 deixou as forças israelenses no lado leste do Canal de Suez e as forças egípcias no lado oeste, mas não houve acordo de paz, apenas um cessar-fogo informal. Em 8 de março de 1969, um frustrado presidente egípcio Gamal Abdel Nasser declarou o fim do cessar-fogo e iniciou a “guerra de atrito”. A artilharia egípcia iniciou um pesado bombardeio das posições das Forças de Defesa de Israel (IDF) no lado leste do canal com a esperança de forçar o governo israelense a concessões ou a uma retirada. A artilharia israelense não era páreo para os egípcios, então os israelenses responderam com pesados ​​ataques da sua Força Aérea contra a artilharia egípcia e posições militares ao longo do canal.

Os MiGs egípcios tentaram impedir os ataques, mas seus pilotos mal treinados foram dizimados pelos bem treinados israelenses que pilotavam os caças franceses Dassault Mirage IIICJ. Os egípcios começaram a mover mísseis terra-ar SA-2 “Guideline” soviéticos perto do canal para proteger sua artilharia, levando a Força Aérea Israelense a lançar uma série de ataques contra as localizações daqueles artefatos.

O “Fantasma” entra em cena

F-4E Phantom II
F-4E Phantom II

Em 5 de setembro de 1969, os primeiros McDonnell Douglas F-4E Phantom II chegaram a Israel vindos dos Estados Unidos. O Phantom – rapidamente apelidado de “Martelo” pela IAF – trouxe uma nova dimensão ao conflito ao assumir a maioria dos ataques aos locais de mísseis. No final de novembro de 1969, as posições de SA-2 foram neutralizadas e, nos quatro meses seguintes, os egípcios não tentaram avançar mais daqueles mísseis em direção ao canal.

Mas os egípcios não mostraram vontade de negociar. Israel intensificou a guerra aérea começando em janeiro de 1970 com a “Operação Pricha”, quando os Phantoms começaram a realizar bombardeios no Egito para atacar alvos estratégicos, como a sede do comando egípcio. Os israelenses esperavam que os ataques forçassem o presidente Nasser a deixar o cargo ou, no mínimo, o obrigassem a declarar um cessar-fogo.

Aqueles novos ataques foram muito prejudiciais e de fato ameaçaram o regime de Nasser. Mas surtiram o efeito contrário: em vez de atender às exigências israelenses, em 24 de janeiro Nasser voou para Moscou para pleitear — na verdade exigir — que seus patrocinadores soviéticos fornecessem ao Egito uma rede de defesa aérea confiável.

Uma grande derrota de seu principal estado cliente árabe era inaceitável para os soviéticos, então, a partir de março de 1970, a URSS enviou a 18ª Divisão Especial de Mísseis Antiaéreos para o Egito. A unidade foi equipada não apenas com as mais recentes versões do SA-2 mas também com o mais novo SA-3 “Pechora”. Além dos mísseis o efetivo também incluía três esquadrões do 135º Regimento de Aviação de Caça das Forças de Defesa Aérea equipados com o MiG-21MF “Fishbed-J”.

As unidades soviéticas de “Fishbed-J” estavam sediadas ao sul do Cairo e não compartilhavam bases aéreas com os egípcios, então havia pouca interação entre os pilotos russos e egípcios. Os soviéticos não se preocuparam em solicitar informações sobre as táticas israelenses de seus colegas egípcios, zombaram da coragem dos pilotos egípcios e menosprezaram suas habilidades de voo. Como poucos soviéticos falavam árabe, eles trouxeram seus próprios controladores de radar, o que facilitou para os muitos imigrantes de língua russa na inteligência israelense monitorar as transmissões de rádio soviéticas.

Caças MiG-21 decolam para uma missão

Os soviéticos entram no jogo e os israelenses reagem: a Operação Rimon 20

Depois que os soviéticos chegaram, o ministro da Defesa israelense, Moshe Dayan, ficou preocupado que o pessoal russo fosse morto nos ataques de penetração profunda dos Phantom e em abril de 1970 ele ordenou a interrupção de tais ataques e a Força Aérea de Israel voltou a atacar as novas baterias de mísseis terra-ar que se aproximavam do Canal de Suez.

Apesar dos repetidos ataques aos seus mísseis antiaéreos, os soviéticos avançaram lentamente as baterias daqueles mísseis para mais perto do canal e, em 30 de junho, aquele artefatos operados pelos soviéticos derrubaram dois Phantoms israelenses. Em julho, os SAM derrubaram mais dois F-4, matando o comandante Shmuel Hetz, líder do Esquadrão 201.

Enquanto os SAMs cobravam seu preço, a história do combate aéreo era diferente. Havia batalhas aéreas regulares sobre o Egito ao sul e a oeste da cidade de Suez, uma área apelidada de “Texas” pelos pilotos da IAF porque eles se intitulavam como pistoleiros no Velho Oeste (os pilotos da IAF preferiam confiar em seu canhão interno em vez de mísseis ar-ar). As batalhas resultaram em pesadas perdas egípcias, o que tornou os egípcios relutantes em enfrentar combatentes israelenses.

A chegada dos F-4 forneceu novas capacidades ar-ar – radar de longo alcance e mísseis guiados por radar AIM-7 Sparrow – que os Mirages não tinham. Para pegar os MiGs, os agressivos pilotos de caça israelenses começaram a montar armadilhas para os egípcios de codinome “Rimon” (romã), com os F-4 e Mirages trabalhando juntos. Uma dessas armadilhas envolveu o voo de aeronaves de transporte ou helicópteros para o Suez Canal.

E quando os MiGs foram lançados em direção a eles, caças israelenses voando abaixo do radar egípcio subiram e os interceptaram. Durante a Guerra de Atrito, cerca de 100 MiGs egípcios foram abatidos em combate aéreo contra a perda de apenas quatro Mirages, com dois pilotos saltando sobre território israelense.

Mirages e F-4 da Força Aérea Israelense (via Marshall Michel)

Em junho de 1970, a inteligência de rádio israelense informou que os pilotos soviéticos estavam começando a fazer patrulhas de combate para complementar os MiGs egípcios. Quando os MiGs soviéticos tentaram interceptar um voo de reconhecimento israelense sobre o Cairo, o Ministro da Defesa Moshe Dayan ordenou que sua Força Aérea interrompesse o contato sempre que aparecesse, para grande frustração dos pilotos israelenses.

Essa relutância israelense em confrontar os soviéticos parecia encorajá-los, e eles moveram suas baterias de SAM para cada vez mais perto do Canal de Suez. O chefe de gabinete das Forças de Defesa de Israel, Tenente-General Chaim Bar-Lev, e o comandante da IAF Brigadeiro-General Mordechai “Motti” Hod começaram a pressionar Dayan por ações mais agressivas contra os soviéticos. Em 25 de julho, a dinâmica mudou quando os MiGs soviéticos atacaram e danificaram um A-4 Skyhawk israelense que teve que fazer um pouso de emergência em uma base no deserto central do Sinai. Após o ataque aos Skyhawks, a primeira-ministra Golda Meir mudou de rumo e decidiu enfrentar os soviéticos.

A IAF desenvolveu uma operação, codificada como Rimon 20, na qual enviaria aeronaves aparentemente vulneráveis ​​ao espaço aéreo egípcio para induzir os soviéticos a atacar. O conceito foi semelhante em execução à Operação Bolo da Guerra do Vietnã, liderada pelo lendário piloto de caça da Força Aérea dos EUA, Coronel Robin Olds. A primeira parte do Rimon 20 simularia um voo de alta altitude de dois Mirage IIIs de fotorreconhecimento. Mas, em vez dos normais dois Mirages fotográficos desarmados, a força consistiria em quatro Mirages totalmente armados voando em formação apertada para dar a aparência de um voo de reconhecimento de dois aviões no radar soviético.

A segunda parte da operação consistiu em um voo de quatro F-4Es que simulariam uma missão de ataque ao solo de A-4 Skyhawks ao longo do canal. Enquanto isso, quatro Mirages voariam baixo sob a cobertura de radar soviético bem ao sul dos F-4 e mais quatro Mirages estariam em alerta de reação rápida na base aérea de Rephidim, no Sinai central.

Cada esquadrão participante foi instruído a preencher a força de ataque com seus melhores pilotos. Havia intensa competição nos esquadrões sobre quais pilotos iriam voar nas missões e, sob o olhar atento do comandante da IAF Hod e dos comandantes de ala, cada comandante de esquadrão escolhia os melhores pilotos.

Caças Mirage IIICJ da IAF – Arte: Antonis (rOEN911) Karidis – neoras753@gmail.com

O voo “isca” simulando as aeronaves de reconhecimento consistiria em quatro Mirages do Esquadrão 119 da base aérea de Tel Nof. O comandante do esquadrão, tenente-coronel Amos Amir, liderou o voo, Asher Snir foi o número dois, Avraham Salmon o número três e Avi Gilad o número quatro.

Os quatro F-4Es que voariam o perfil de ataque dos A-4 sobre o canal vieram do 69º Esquadrão da base aérea de Ramat David. Seus pilotos esperavam usar o radar de longo alcance dos Phantoms para localizar os MiGs e talvez lançar seus Sparrows. O grupo de quatro aviões seria liderado pelo comandante do esquadrão Avihu Ben-Nun. Seu número dois era o segundo vice-comandante de esquadrão, Aviem Sella; o terceiro foi o vice-comandante do esquadrão Ehud Hankin; e Uri Gil foi o número quatro. Como os F-4 foram usados ​​principalmente para ataque ao solo, as pontuações de vitória de seus pilotos não foram tão robustas quanto as 24 dos pilotos do Mirage no voo de isca – houve “apenas” sete abates de MiG pelas tripulações de F-4E Phantom II.

O voo de baixa altitude de quatro Mirages do Esquadrão 117 também veio de Ramat David, liderado pelo comandante do esquadrão Uri Even-Nir, com Itamar Neuner como número dois, Yehuda Koren como número três e Kobi Richter como número quatro. Uma esquadrilha reserva de Mirages do 101º Esquadrão, liderado pelo comandante do esquadrão Iftach Spector, ficaria em alerta em Refidim.

A operação foi agendada para 29 de julho e, no dia 27, os comandantes e líderes de voo voaram para Tel Aviv para o briefing geral da missão no aeródromo de Sde Dov. No briefing, Dayan disse ao grupo que eles iriam lutar contra os soviéticos e deixou claro que eles deveriam abater o maior número possível de MiGs. Ao mesmo tempo, o Brigadeiro-General Hod também enfatizou que enquanto os pilotos da IAF usariam seus voos táticos normais de quatro aeronaves, nos quais o primeiro membro do voo que avistasse os MiGs liderava o ataque, os pares deveriam permanecer juntos. Era fundamental que nenhuma aeronave israelense fosse abatida.

Dassault Mirage IIICJ

Quando a missão de 29 de julho foi adiada, muitos dos pilotos da IAF pensaram que o governo havia perdido a coragem, mas foi remarcada para o dia seguinte. Às 14h em 30 de julho, os quatro Mirage III totalmente armados do 119º Esquadrão decolaram e começaram a voar em um perfil de reconhecimento padrão, começando com um voo de baixa altitude para o espaço aéreo egípcio no extremo sul, na costa sul do Golfo de Suez, onde os MiGs soviéticos eram esperados. O Mirages então subiram para 35.000 pés (a altitude padrão para uma missão de fotorreconhecimento) e no rumo norte, em formação apertada para parecer um voo fotográfico de duas aeronaves no radar. Os caças franceses então continuaram voando na rota normal em direção à cidade de Suez, usando as chamadas de rádio de reconhecimento padrão.

Doze MiG-21MFs soviéticos morderam a isca e foram lançados de duas bases separadas para interceptar os Mirages de “reconhecimento”. Mais ou menos na mesma hora, os F-4 do Esquadrão 69 simulando um ataque de A-4 atingiram uma base de radar egípcia, e mais oito MiGs foram lançados de bases adicionais e enviados contra os supostos Skyhawk

Os controladores de radar de caça israelenses detectaram os MiGs. Os F-4Es começaram a se aproximar deles pelo leste, mas o voo baixo de quatro Mirages do Esquadrão 117 estava bem ao sul dos Phantoms em espera sobre o Sinai e enfrentando problemas. O líder e o número dois foram forçados a abortar com problemas nos motores, então Yehuda Koren e Kobi Richter, números três e quatro, entraram na luta como um par atrasado.

As duas primeiras formações de quatro MiG se aproximaram da isca de Mirages, indicativo de chamada Arbel, na trilha do oeste e os Mirages viraram para o leste para se aproximar dos MiGs da fronteira do Mar Vermelho entre Israel e Egito. Os MiGs estavam 20 milhas atrás deles quando os Mirages se aproximaram do Mar Vermelho e voltaram para o oeste. O líder do voo Amir chamou “Arbel, alijar tanques” quando os Phantoms também entraram na batalha, mas os F-4s tinham uma imagem de radar confusa, então eles entraram na luta sem disparar seus AIM-7s.

Avraham Salmon, número três no voo de isca, viu dois MiGs um pouco acima à sua esquerda às 11 horas, atrás de dois F-4. Ele se virou para atacá-los e disparou um AIM-9D Sidewinder em um dos MiGs, que foi destruído. Salmon chamou “Arbel Três abateu um!” e assistiu com surpresa quando o paraquedas do piloto do MiG abriu imediatamente e o russo começou sua lenta descida de 30.000 pés enquanto a batalha se desenrolava ao seu redor.

Enquanto isso, o par principal de iscas Mirage pilotado por Amir e Asher Snir foi atrás do segundo grupo de MiG-21. Snir viu dois MiGs quando eles passaram por cima e virou à esquerda para atacá-los, mas Amir ficou temporariamente cego pelo sol e perdeu de vista Snir, que foi atacado por um segundo MiG. Amir ouviu Snir chamar “Arbel Dois tem um abate” seguido de “Arbel Dois foi atingido, voltando, o avião está sob controle”, então ele tentou encontrar um MiG para si mesmo. O duelo rodopiante circulou o paraquedas caindo, e os israelenses usaram o paraquedas como um marcador para indicar sua posição – “Arbel Quatro está quatro quilômetros a oeste do paraquedas em direção ao norte a 17.000 …”

O par de F-4 de Ben-Nun e Sella voou pela luta tentando encontrar alvos enquanto usava sua velocidade para impedir que os MiGs se aproximassem por trás, mas Sella se viu a 15.000 pés com um MiG em sua cauda. Ele executou um tunneaux barril de alto G e facilmente forçou o MiG a ultrapassar e seguiu atrás do MiG enquanto ele descia em espiral de 15.000 pés. Depois de duas ou três voltas, a 2.000 pés Sella chegou a uma posição de tiro e lançou um AIM-9D. Pareceu atingir o MiG, mas quando a fumaça se dissipou, o caça ainda estava voando. Sella disparou um segundo Sidewinder, mas antes que ele chegasse, o MiG se partiu e o piloto soviético saltou.

F-4E abate MiG-21 – Arte: Antonis (rOEN911) Karidis – neoras753@gmail.com

Os dois Mirages do Esquadrão 117 pilotados por Koren e Richter entraram na luta a baixa altitude, depois alijaram seus tanques de combustível externos e subiram. Eles olharam para um céu cheio de aeronaves em manobra – F-4s, MiGs e Mirages – bem como rastros de mísseis entrecruzados. Avistando um grupo de quatro MiGs abaixo, eles mergulharam sobre eles, forçando as aeronaves inimigas a se espalharem em todas as direções. Os dois pilotos do Mirage escolheram um MiG solitário e o perseguiram. O piloto soviético manobrou descontroladamente enquanto descia, e Richter disparou um míssil Shafrir que falhou e não conseguiu fazer com que seu segundo Shafrir fosse lançado. Koren então tentou disparar seu Shafrir, mas não conseguiu um tom de míssil, então ele se aproximou para um ataque de canhão por trás e abaixo do MiG.

O líder do F-4, Ben-Nun, também viu o mesmo MiG, mas aparentemente não os Mirages, e os israelenses começaram uma perseguição em alta velocidade logo acima do deserto. Ben-Nun disparou um Sidewinder que explodiu, mas o MiG continuou voando em alta velocidade. Seu operador de radar, Shaul Levi, disse que ele tinha uma trava no MiG com o radar do Phantom e Ben-Nun disparou o AIM-7 Sparrow, que passou sobre o cockpit de Koren e destruiu o MiG.

Enquanto isso, após seu primeiro abate, Avraham Salmon foi atrás de um segundo MiG. Ele disparou um Sidewinder que detonou perto do MiG e depois se aproximou para um tiro de canhão quando Iftach Spector, que havia sido desviado do alerta em Refidim, se juntou à batalha. Spector estava logo atrás do Mirage de Salmon e disparou dois AIM-9Ds no MiG. Os mísseis passaram acima do cockpit de Salmon e explodiram atrás do MiG, mas parecia intacto e ainda foi capaz de acelerar. Salmon o seguiu e esvaziou seu canhão a longa distância, então, com pouco combustível, ele e Spector desistiram da perseguição.

A batalha terminou em menos de quatro minutos. Os Mirages de menor alcance tiveram que pousar em Rephidim para reabastecer, enquanto os F-4s do Esquadrão 69 retornaram a Ramat David, onde realizaram um sobrevoo de alta velocidade seguido por uma celebração pelo resto da base. Depois que os Mirages pousaram, Koren descobriu que seus Shafrirs haviam sido derrubados quando ele alijou seus tanques de combustível, e foi por isso que ele não conseguiu um tom de míssil enquanto perseguia o MiG voando baixo.

No final, os israelenses derrubaram cinco MiGs durante a batalha – dois por F-4 e três por Mirages. O quinto MiG que Salmon e Spector atiraram caiu no pouso, e os dois dividiram o crédito da vitória.

A “Operação Rimon 20” foi mantida em segredo por décadas, com os pilotos soviéticos que sobreviveram a ela sendo ameaçados de deportação para a Sibéria, caso o episódio fosse comentado até mesmo com colegas de esquadrão, enquanto pilotos israelenses também foram proibidos de discutir o engajamento e não puderam pintar as marcações de morte da bandeira russa em suas aeronaves.

Durante toda a missão e fazendo jus à sua fama de arma aérea altamente treinada, a então Força Aérea de Israel somente registrou leves danos em um dos seus Dassault Mirage IIICJ, pilotado por Asher Snir e inflingidos pela ação de Vladimir I. Ivlev, que anos mais tarde, já como instrutor, liderou um quarteto de interceptadores de longo alcance MiG-31 “Foxhound” no que pode ser considerada a primeira missão operacional do tipo, um deslocamento para as Ilhas Sakhalin, pouco tempo depois do abate, por um interceptador Sukhoi Su-15 “Flagon”, do Boeing 747-230 que executava o voo KAL 007 da Korean Air Lines, na noite de 30 de agosto de 1983. Mas esta é outra história…

Vitoriosos e abatidos da Operação Rimon 20

Israelenses

Nome Esquadrão Aeronave   Observações
Asher Snir 119 Mirage IIICJ Segundo Vice-comandante do Esquadrão. 1 abate, danificado pelo piloto soviético Vladimir Ivlev.
Avraham Salmon 119 Mirage IIICJ Vice-comandante do Esquadrão. 1.5 abate.
Iftach Spector 101 Mirage IIICJ Comandante de Esquadrão. De alerta em Rephidim, decolou para substituir Even-Nir and Neuner. 0.5 abate.
Avihu Bin-Nun/Shaul Levi 69 F-4E Phantom II Comandante de Esquadrão. 1 abate.
Aviem Sella/Reuven Reshef 69 F-4E Phantom II Vice-comandante de Esquadrão. 1 abate.

 Soviéticos

Nome Base Aeronave Observações
Nikolai P. Yurchenko Beni Suef MiG-21MF Comandante de Esquadrão, Morto em Ação.
Pavel F. Makara Beni Suef MiG-21MF Danificado
Yevgenniy G. Yakovlev Beni Suef MiG-21MF Ejetou, mas não sobreviveu.
Georgiy A. Syrkin Beni Suef MiG-21MF Ejetou.
Yevgenniy A. Kamenev Kom Ashwin MiG-21MF Comandante de Esquadrão, Morto em Ação.
Vladimir A. Zhuravlev Kom Ashwin MiG-21MF Ejeção provável, mas não sobreviveu.
Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antunes 1980

Americanos, Ingleses e Israelenses são os melhores pilotos do mundo.
A história comprova isso.

Já os russos, chineses e norte coreanos….

Thiago A.

Cod, Cof- alemães-Cof, Cof

Rsrs

Ases da segunda guerra mundial:

Hank Voight

Acho que o colega quis se referir ao período pós II GM

José de Souza

Mas não se referiu… Aí é difícil qualquer debate fora do clubismo pueril…

André Macedo

A Luftwaffe era muito bem treinada, mas essa história dos ases se deve mais à doutrina aérea dos soviéticos que era engessada e ineficiente nos primeiros momentos da guerra, fazendo as aeronaves russas serem alvos fáceis.

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Thiago A.

Talvez, porém seguindo sempre essa argumentação é possível questionar o valor e preparação dos adversários enfrentados no período pós-guerra pelas forças aéreas( aliás pilotos) citadas acima. A Luftwaffe não enfrentou só os soviéticos, travou grande batalhas com uma das melhores forças aéreas do mundo, a RAF. Na Batalha da Grã-Bretanha, no obstante o fracasso tático e estratégico alemão, considerando apenas o confronto entre caças os caçadores da Luftwaffe se sobressaíram. Então é importante contextualizar. Os melhores pilotos são os americanos, britânicos e israelenses ? A história comprova isso? Depende, não teria toda essa certeza, se for o período pós-guerra talvez,… Read more »

Thiago A.

Hans-Joachim Marseille

“Ás com maior pontuação fora da Frente Oriental . Destruiu maioria
das aeronaves aliadas ocidentais . Ás triplo em um dia”

Não só os soviéticos tiveram problemas com eles .

Thiago A.

André Macedo

Eu não disse que era apenas por isso (nem falei dos melhores pilotos, e nem concordo com a afirmação), eu disse que a quantidade enorme de ases alemães da Segunda Guerra se deve em grande parte pro motivo que citei.

Rinaldo Nery

Digo o mesmo dos árabes…

Saldanha da Gama

Pode nos colocar nesta lista…

Augusto

Mas para entrarmos nessa lista temos que fazer jus a ela. E concordo com o Thiago, e difícil pontuar quais foram os melhores pilotos, mas para números, não há como discutir, os maiores ases da historia foram os alemães. As táticas e doutrina área soviéticas podem ter contribuído para grande número de abates dos ases da Luftwaffe, mas diferença entre as outras forças aéreas era enorme.

Sensato

Números ajudam a entender mas são só o resultado final de algo bem mais complexo. Estatística é como biquini. Mostra tudo, menos o que mais interessa. Equipamento, treinamento, experiência, condições e frequência com que entraram em combate. Mil fatores diferentes podem levar a resultados numéricos diferentes.

Salim

Pilotos aliados voavam nr de missões depois eram repatriados, os alemaes foram do inicio ao fim sem descanso. Esta e uma das razoes do nr abates dos nazi ser robusto. Somem a isto a esperiencia adquirida por anos de combate.

Patriota

Fala isso pra Guerra do Vietnã,onde eles aposentaram uma aeronave por conta de muitas perdas (F-105 Thunderchief),onde eles perdiam aeronave por pouca agilidade e por não ter canhão (F-4 Phantom) e quase todos os prisioneiros de guerra eram da Força Aérea. Acho que perderam metade das aeronaves que enviaram.

Sensato

Forças aéreas que se equipam bem, se preparam, treinam duro e tem experiência de combate são as melhores. A nacionalidade é o de menos.

Hank Voight

A Heyl Ha´Avir aplicando uma sonora chinelada nos russos….

Aéreo

Poder aéreo é tecnologia, doutrina, seleção de pessoal e treinamento intensivo. Forças aéreas que misturam religião ou política em seus quadros como nos antigos países socialistas, mundo árabe e latinos, são meros rodapés nos livros de boas praticas do poder aéreo. 

Augusto

Boa Aéreo, e isso mesmo, concordo com você.

Overandout

Tática e doutrina, elementos chaves que os israelenses dominam com maestria. Ótima história

Augusto

Não tem o que falar mesmo, os caras são bons mesmo.

Juggerbr

Eles sempre lutaram como se aquela batalha fosse a ultima, caso perdessem. E estavam certos, cheio de inimigos ao redor, se bobear, desaparecem…

Saldanha da Gama

Bom dia!!!!!!!
E era a última se perdesse….
No meu tempo de criança, jogando bola de gude, havia um termo….” Bola ou Búlica ”
Abraços

Victor Filipe

Os Russos esqueceram da Rimon 20. tão afim de tomar outra sapatada.

José de Souza

Ótima e bem narrada história, espero que o clubismo infantil não prejudique o debate aqui.

PACRF

Conhecimento, treinamento e doutrina. Não dá para comparar a preparação de um piloto israelense com a preparação de pilotos sírios, jordanianos, egípcios, iraquianos ou sauditas. Aliás, não só pilotos, mas qualquer soldado israelense é melhor preparado que os dos países citados. Por isso, Israel ganhou todas as guerras nas quais foi envolvido desde seu reconhecimento como país independente pela ONU.

Bruno Vinícius

Esse tipo de engajamento leva à pergunta de como a Força Aérea Soviética teria se saído contra a USAF. Pelo histórico, desconfio que os Americanos se sairiam bem melhor (tanto por uma questão material, quanto por treinamento), porém – felizmente – os dois lados nunca entraram em conflito para sabermos a resposta.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Augusto

Também desconfio que os americanos se sairiam melhor. Os soviéticos sempre priorizaram sua força aérea para apoio terrestre. A supremacia aéreo nunca foi muito o seu forte. Mas de certa forma em alguns momentos da guerra fria pilotos soviéticos bateram de frente contra pilotos americanos, na guerra da Coreia por exemplo, os pilotos da USAF enfrentaram diversos pilotos russos e chineses, e o resultado não foi muito bom para eles. Eles só se saiam melhores quando obrigavam os pilotos americanos a se aproximar muito da fronteira chinesa e russa. Ali eles conseguiam alguns abates de Sabres. Mas no geral foi… Read more »

Tutor

Se não fosse pelas armas nucleares, nós já teríamos tido essa resposta. Mas, vou ter a petulância de afirmar, com pouquíssimo medo de estar errado: a USAF daria um coro na Força Aérea Soviética. E se considerarmos não a extinta URSS e sim a atual Rússia, e observando o desempenho que eles estão tendo na Ucrânia, eu diria que os Grupamentos Aéreos da US Navy já daria conta da força aérea russa kkkkk Se não deram conta de acabar com a força aérea da Ucrânia, com menos de 100 caças Mig 29 e Su-27 (alguns deles com aviônicas já antiquadas),… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Tutor
Nei

Realmente. SU-35, MIGs mais atuais, são aviões excelentes (adoraria um esquadrão desses na FAB, junto do GRIPEN ou um F-15), mas não dariam conta da alta tecnologia.
Um F-35 iria achar os caças Russos muito antes dos mesmos decolarem e o encontrarem e os AIM, já teria destino certo.
Agora em dog fight, talvez contra F-18 e F-35, os SU-35 se sairiam bem, mas não tem como saber. Só especular.
Mas uma coisa é certa, em questão de aviões, EUA possuem a vantagem atualmente em relação da Rússia.

109F-4

É o bom o velho “Massada nunca mais”. Os caras tem “algo” que vai além do treino intensivo, táticas melhores e apoio financeiro… sempre terão.

109F-4

Os caras sempre terão algo_ou, quem sabe, alguém?_, a favor deles. E não falo dos americanos ☺️

Sensato

Tem. Eles lutam pra defender o que mais amam. Sabem que perder a guerra pode significar perder absolutamente tudo.

Andre

Os russos não aprendem mesmo com os próprios erros.

Plinio Jr

Os russos que continuem provocando os israelenses por aquelas bandas que vão levar outra surra para não esquecerem quem manda naquela região ….

Hank Voight

Verdade

Satyricon

E, neste caso, a presença russa em bases na Síria estaria ameaçada

Patriota

Primeira vez que os Phantom(s) foram bem sucedidos,porque no Vietnã foi uma desgraça.
Os pilotos árabes também era totalmente inexperientes. Tanto que quando a situação apertou pra Israel,eles descobriram que quem pilotava eram cubanos.

Rinaldo Nery

Nunca ouvi essa de cubanos. Novidade pra mim. Tem fonte?

Rinaldo Nery

Ouviu aonde?

Tutor

Só mais um FATO, devidamente registrado na história, para comprovar que os equipamentos ocidentais são superiores aos equipamentos russos, independente se pilotados por russos ou por seus clientes.
Mas, os fãs boys russos insistem em negar os fatos e juram que os Mig’s e Sukhois vencem até naves alienígenas kkkkkk