O Sukhoi Su-27 (designação da OTAN: Flanker) é um caça supermanobrável bimotor de origem soviética projetado pela Sukhoi.

Ele foi concebido como um concorrente direto para os grandes caças de quarta geração dos Estados Unidos, como o Grumman F-14 Tomcat e o McDonnell Douglas F-15 Eagle, com alcance de 3.530 quilômetros (1.910 milhas náuticas), aviônicos sofisticados e alta manobrabilidade.

O Su-27 foi projetado para missões de superioridade aérea, e variantes subsequentes são capazes de realizar quase todas as operações de guerra aérea. Ele foi projetado com o Mikoyan MiG-29 como seu complemento.

O Su-27 entrou em serviço com as Forças Aéreas Soviéticas em 1985. O papel principal era a defesa aérea de longo alcance contra os bombardeiros americanos SAC Rockwell B-1B Lancer e Boeing B-52G/ Stratofortress, protegendo a costa soviética contra porta-aviões e fazendo voos longos de escolta para bombardeiros pesados ​​soviéticos como o Tupolev Tu-95, Tupolev Tu-22M e Tupolev Tu-160.

O Su-27 foi desenvolvido em uma família de aeronaves; estes incluem o Su-30, um caça de biposto e dupla função para missões de interdição profunda para todos os climas, ar-ar e ar-superfície, e o Su-33, um interceptador de defesa da frota naval para uso em porta-aviões.

Outras versões incluem a variante de ataque/caça-bombardeiro Su-34 de dois lugares lado a lado e o Su-35 com superioridade aérea aprimorada e caça multifuncional. O Shenyang J-11 é uma versão licenciada chinesa do Su-27.

O Su-27 teve o primeiro sistema de controle fly-by-wire operacional da União Soviética, baseado na experiência do Sukhoi OKB com o projeto do bombardeiro T-4. Combinado com carga alar relativamente baixa e poderosos controles básicos de voo, tornou-se uma aeronave excepcionalmente ágil, controlável mesmo em velocidades muito baixas e alto ângulo de ataque. Em shows aéreos, a aeronave demonstrou sua manobrabilidade com a manobra Pugachev Cobra ou desaceleração dinâmica.

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hank Voight

Sem duvida o caça mais superestimado de todos, em muito por causa da manobra denominada “Cobra de Pugachev”, que embora seja muito boa para encantar os incautos nos shows aéreos tem utilidade nula em dogfights visto a necessidade de se preservar energia.

E enquanto os Flankers seguiam iludindo os tolos em shows aéreos os F-15 Eagle estavam derrubando inimigos em combate em uma contagem que hoje perfaz 104-0 a seu favor.

Heitor

Penso que o caça seja sim bom, tanto que os ucranianos conseguem bons resultados com ele. Creio que a doutrina russa que não seja das melhores

Chris

O que eu sei…. É que o SU-35 em testes por possíveis compradores, foi considerado muito inferior ate ao Rafale.

Eles usam (Usavam) aviônicos ocidentais… Imagino que não forneceriam os melhores. Em destroços na Ucrânia (segundo fontes americanas), encontraram ate chips retirados de geladeiras.

Last edited 1 ano atrás by Chris
Heitor

Mas comparar ao Rafale fica complicado, os franceses fizeram um dos melhores e mais modernos caças da atualidade, há vídeos que indicam que o Rafale sai muito bem com caças stealth, msm sendo de uma geração inferior. O Sukhoi é bom, mas o Rafale é fora de série, vale cada centavo.

SteelWing

sai fora, f-15 só bateu nas galinhas mortas. Su-27 só foi derruabado agora, e por su-35, que se fosse norte americano seria designado Su-27 versão E.

Chris

E vocês continuam achando que guerra é video-game !

Os quesitos eletrônica, piloto e armas, tem ate muito mais importancia que o avião.

Olha o que tem de caças russos modernos sendo derrubados na Ucrânia por usarem bombas burras (Obriga o piloto a beijar o alvo).

Agora 104-0 é inquestionável !

Last edited 1 ano atrás by Chris
Andre

Tenho que concordar, o F15 só bateu em galinha morta: Mig25, Mig29…

Também, os russos demoraram só 10 anos a mais para por em operação o su27. Apesar que perto da diferença de tempo do F22 para o su57, 10 anos foi pouco.

SteelWing

“flanker iludindo”, diz aí em quais combates os flanker forma derrubados por outras aeronaves? Nas guerras que os flankers participaram só foram derrubados por outros flankers, e foi agora na Ucrânia.

Renato

Bobagem por bobagem vc também escreve aos montes. Tá equilibrado então..

Maurício.

HMS Tireless, nem 8 nem 80, desses 104-0 os únicos caças de verdade foram em torno de uns 5 Mig-29 e uns 6 Mirage F-1, de resto foi só tranqueira e aviões de ataque que eram obrigação do F-15 mandar pelos ares, nessa lista aí entram, 2 helicópteros Mi-8, 1 treinador PC-9, 1 Il-76 e até 1 Su-7!
O F-15 se meteu em mais guerras, normal ele ter abatido várias tranqueiras, agora dizer que o Su-27 serve basicamente só para “encantar os incautos nos shows aéreos” não é verdade, dizer isso é coisa de torcedor.

Chris

Com certeza… Mas tbem nao da pra dizer que o SU-27 seja realmente capaz.

O mundo hoje se resume a F-15 ou F-16 e os caças não testados em combate real.

SteelWing

Nos combates em que o flanker esteve derrubou vários aeronaves se for por isso.

Maurício.

“O mundo hoje se resume a F-15 ou F-16 e os caças não testados em combate real.”

O seu mundo você quis dizer né?

Flanker

Além de Mig-29 e Mirage F1, tem Mig-25 Sírios abatidos pelos israelenses e ao menos um F-4 iraniano abatido pelos sauditas. Não teve tb abate de Mig-25 iraquiano na Guerra do Golfo? E Mig-23?

Fabio Jeffer

Olha a incrível capacidade do ser humano em depreciar algo só pq não gosta. Nem os Russos usam essa manobra em combate seu desinformado, é todos sabem as incríveis capacidades do avião. Mas tbm sabemos que vc fica vendo Tom Cruise na madrugada enrolado na bandeira dos States, não é mesmo Tireles

Luiz Trindade

Se abraça, beija, depois hastea a bandeira do Tio Sam e presta continência e juramento de lealdade aos EUA.

Last edited 1 ano atrás by Luiz Trindade
Marcelo
Luiz Trindade

Se fosse assim os ucranianos não estavam dando dor de cabeça nos russos. O problema é que temos adoradores do Tio SAM aqui que torna difícil uma discussão precisa!

Fernando

Esse teropode chega a ser pior que o kings. Deve usar calcinha escrito USA

Maurício.

O Teropode é só mais um entre vários nicks do HMS Tireless.

Chris

Nao tem nada demais nesta manobra… So se tornou popular pela sua inclusão nos shows russos.

Ja foi executada por caças F-15, F-22 e principalmente F-18 !

Last edited 1 ano atrás by Chris
Allan Lemos

Isso porque o treinamento dos pilotos russos é precário.

Douglas

Vejo por aí. A questão é que a URSS e a Rússia posterior não entraram em conflitos com este avião a não ser agora na Ucrânia. E o avião basicamente é bom. Porém… Não tem o mesmo nível de detalhismo em eletrônicos que os aviões da Otan. Vide o mico do GPS que o Sukhoi 34 tá passando…

Palpiteiro

Meu palpite é que tendo sido fabricadas mais de 1000 unidades dos Flanker (Su-27/Su-30) e estando em operação em muitos países, este avião é relevante para a aviação mundial e deve sim estar no hall da fama da aviação. Parabéns pelo aniversário.

Joanderson

Vale a pena a Rússia modernizar os seu su 27 ou é melhor produzir logo o su 35 que é mais moderno ?
E se vale a pena modernizar ele fica tão bom quanto o su 35 ?

SteelWing

O Rcs do su-35 é bem menor devido à construção com materiais compósitos.

Juggerbr

Muito da fama dele foi erodida na Ucrânia. Não é pareo para os sistemas de defesa aérea em uso por lá, de ambos os lados.

Last edited 1 ano atrás by Juggerbr
André Macedo

Superficial.
Superioridade aérea é UM aspecto da guerra no ar, mas existem de outros fatores como as missões SEAD, destruição dos radares inimigos etc.

SteelWing

Nada haver, se fosse por isso você teria que dizer que o F-15 é ruim, o que não é verdade, pois foram derrubados por AA no Iraque e até mesmo alguns pelos povos houthis do deserto da Arábia por mísseis improvisados.

Flanker

O correto é “nada a ver”.

Allan Lemos

O crédito vai para a inteligência americana, não para os sistemas de defesa ucranianos.

Antunes 1980

Um bom caça, mas na prática bem inferior ao F-15.

Tanto que os chineses e os indianos modificaram drasticamente toda a parte eletrônica, radar e mísseis.

Maurício.

Eu diria que o Su-35 é inferior em radar e em sistemas comparando com um F-15E por exemplo, na prática não vejo esse “bem inferior”.
Quanto a modificarem, é normal, até Israel modificou seu F-35, colocou tudo que podia made in Israel, isso não significa que o F-35 da Itália seja inferior por exemplo ao F-35 de Israel.

Maurício.
Maurício.

Ué, mas foi um treinamento, se vale ou não é outra história, e na minha opinião um F-5 com Derby pode sim abater um F-16 ou Mirage 2000, é mais difícil mas pode. É aquilo, quando os americanos vão bem no treinamento aí vale, quando não vão aí não vale, aí é aquela choradeira…😭 Tipo os indianos, quando disseram que varreram dos céus os Eurofighter britânicos com seus Su-30 aí os indianos não sabiam de nada, eram amadores, aí quando os indianos disseram que o Su-57 não era grande coisa aí os indianos passaram a ser os mais entendidos do… Read more »

Sensato

leu as notas no fim né?

“NOTA 1: o blog não confirma nem desmente a história. Muito pelo contrário.

FONTE: Sukhoi Su-27 Flanker, de Yefim Gordon e Peter Davison.”

Pablo Maroka

Diria inferior aos F5

glasquis7

Não se enganem, esta manobra a criou Putin pra desviar dos “cigarros”.

pangloss

Queria entender o motivo de a matéria incluir observações sobre essa manobra.
Será que o Red Bull Flying Race vai se interessar pela aeronave?

Chris

Na verdade essa manobra pode ser executada pela maioria dos caças.

Agora, na doutrina russa não há tanta preocupação com segurança ou mesmo ao stress nas asas submetidos pela desaceleração brusca, que certamente reduzirá bastante a vida util do exemplar.

Last edited 1 ano atrás by Chris
Fernando

Na minha opinião, o mais belo caça já produzido.

Fernando

Cara, vai se tratar. Ou melhor, se interna junto com kings.

Alexandre Barreto

SU 27 e SU 35 sao bonitos demais

Fabio Araujo

A manobra Cobra Pugachev é interessante, mas sempre foi feita em demonstrações com os aviões desarmados, segundo especialistas com o caça armado não dá para fazer essa manobra.

Rinaldo Nery

Com ou sem armas, não serve pra nada.

DSC
Carlos Campos

ele é muito lindo.

Flanker

Avião bonito pra caramba!! Aliás, este é o motivo da escolha do meu nick.

Jefferson Henrique

Eu desejo um dia ter o privilégio de ver um desses de perto e sentar no cockpit. Pra mim este avião é místico, uma obra de arte.

carlos alberto soares

Junto com o F 14 são obras prima e meus preferidos.

Wagner figueiredo

Quanta besteira nesses comentários,,,deixa ele pegar um super tucano pela frente..aí vai ser massa!!! Hehehehe

Astolfo

O que tem a ver ele pegar um Super Tucano? O Super Tucano jamais foi projetado para enfrentar um caça. Que comentário patético.

Flanker

Ironia…conhece?

Fish

É impressionante como o desenho dele é lindo e nunca deixa de ser atual.

Angelo

manobra Pugachev Cobra: manobra top gun????kkkkk

Angelo

Essa família Sukhoi é muito bonita, esteticamente falando, sem dúvida…já qto à eficiência em combate não tenho expertise p analisar.

Angelo