De acordo com um comunicado de imprensa do estado-maior das forças armadas francesas

A operação francesa Barkhane anunciou no sábado (12) que havia neutralizado 40 terroristas na manhã de 10 de fevereiro, em um ataque aéreo realizado por um drone Reaper quando a coluna de terroristas acabava de entrar no território burquinense, informou o estado-maior das forças armadas francesas em um comunicado de imprensa publicado na noite de sábado.

“Em 8 e 9 de fevereiro de 2022, ataques coordenados, realizados por um grupo terrorista armado em Benin, na região do parque natural transfronteiriço W administrado por Burkina Faso, Benin e Níger, atingiram uma patrulha de guardas florestais e, em seguida, membros das forças armadas do Benin empenhadas como reforços”, sublinha o comunicado de imprensa.

De acordo com o comunicado “em 10 de fevereiro de 2022, após esses ataques, alertados por seus parceiros beninenses e burkineses, a Força Barkhane solicitou capacidades de inteligência aérea para localizar esse grupo armado que foi detectado pela primeira vez no território Beninense, próximo ao local do ataque”.

E a equipe acrescentou que “na manhã de 10 de fevereiro, depois de ter localizado e identificado uma primeira coluna de terroristas viajando em motocicletas, em acordo e em coordenação permanente com as autoridades burquinas, um ataque aéreo foi realizado por um drone Reaper quando a coluna tinha acabado de entrar no território burquinabê. Doze terroristas foram neutralizados e 5 motocicletas destruídas”.

“O engajamento de uma patrulha de caças Mirage 2000 possibilitou a realização de três novos ataques contra grupos terroristas próximos ao local do primeiro ataque. Durante esta ação mais de trinta terroristas foram neutralizados, uma pick-up e mais de dez motocicletas foram destruídas. Um total de 40 terroristas foram colocados fora de ação”, concluiu o comunicado.

Como lembrete, em 8 de fevereiro, um ataque terrorista perpetrado em um parque no norte de Benin deixou oito mortos e doze feridos, de acordo com um relatório oficial anunciado pelo governo beninense após um conselho ministerial realizado na quinta-feira.

Um agente civil da African Parks Network (organização responsável pela gestão de vários parques de animais em África), 5 guardas florestais e o seu instrutor francês, e um soldado, estão entre as vítimas.

FONTE: Anadolu

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Fullback

Os países do ocidente só querem resolver os problemas de países pobres com armas para fomentar a sua indústria bélica e o colonismo. Pobreza se resolve com a abertura de mercado e um ” Estado Social”.

Augusto L

Para você ter estado social e mercado, voce primeiro precisa ter ordem e estabilidade. A carroça não vai na frente dos burros meu caro!

Agnelo

Pergunta se o governo a ser ajudado quer isso?
Vai se surpreender com a resposta…

Agressor's

Eu vi um crocodilo salvando uma zebra que se afogava. Foi lindo, gente! Como é tão comovente a bondade das grandes nações civilizadas desse nosso mundo que querem ajudar os países menos favorecidos. É impressionante como as pessoas de forma tão ingênua ainda se levem hoje por discursos sobre coisas como democracia e liberdade. A realidade é que as potências dominantes como os EUA não querem “Um Mundo Melhor”, mas apenas estender seu domínio político-econômico e enfraquecer a soberania dos países menores fazendo-os servirem aos seus interesses. Pra nós brazileirus tanto faz, um ou outro, EUA ou China. Somos dominados… Read more »

André Macedo

Os europeus bonzinhos querem levar a ajuda mas os governos africanos negam! HAHAHAHAHA ah não cara, não é possível

Agressor's

A indústria de armas estadunidense financia e controla tanto os ditos “republicanos” como os “democratas”, portanto quem trabalha de mãos dadas atuando pela causa de interesses obscuros são esses partidos…A maior fonte de “doações” de recursos para campanhas eleitorais desses partidos provém exatamente da indústria de armas estadunidense…Deve ser uma honra usar uma farda pra morrer defendendo a ganância entre ricos. Pior ainda é achar que morreu como herói. Essa é a ideia das elites econômicas causadoras das guerras… Nos EUA a dicotomia político-ideológica entre republicanos x democratas é algo explorado com maestria para manipular as massas e faze-las de… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Varg

Na África, o buraco é mais embaixo. A começar por países que detém etnias e religiões rivais históricas dentro de seus territórios.

Esses dias li uma notícia onde a polícia religiosa de um dos estados (ou províncias, não lembro ao certo) de maioria islâmica da Nigéria apreendeu e destruiu um lote grande de bebidas alcoólicas que seriam consumidas por cristãos e pessoas de outros credos. Sendo que membros dessa polícia religiosa costumam frequentar bairros e locais não islâmicos para consumir álcool, o que sempre acaba em briga generalizada. Até a hora que estourar uma guerra “santa”.

Andre K
Jad Bal Ja

Hahahaha… vai lá oferecer Estado Social a estes grupos armados vai…

Thiago A.

Tá, o Grupo Wagner, atuando em vários países da África, tá fazendo o que ? Distribuindo balinhas, sob ordem de Putin, para as crianças ? A base chinês em Djibouti é o que ? E para que a República Popular quer a todo custo uma base naval na costa atlantica da África ? Arabes e turcos, santinhos como são , ficam sempre quietos e nunca financiam nem fornecem apoio e assistência para militar para milícias envolvidas em conflitos… Os únicos bobos nessas horas são os brasileiros. Ah, antes de fazer essas alegações verifique o montante dos investimentos diretos da UNIÃO… Read more »

Antoniokings

Grupos mercenários lutando contra governos mercenários financiados pelos EUA.
Notícia veiculada esses dias: O Governo americano determinou o sequestro de dinheiro afegão (o País mais pobre do Mundo) para indenizar vítimas do ataque de 11 de setembro.
Cerca de 3,5 bi de dólares serão destinados a essas indenizações e outros 3,5 bi para ajuda humanitária aos afegãos.
Agora, vc imagine o País com a segunda maior economia do Mundo tirando dinheiro do mais pobre de todos.
Por que não entrega tudo para a ONU ajudar os miseráveis do País?
Mais um ato de pirataria.

Nei

Caro Pedro. Primeiramente foi a França que realizou esta operação e você aqui só faz comentários falando dos EUA, Ocidente e tal. Primeiro, analise o que está ocorrendo naquele país e saiba que RUSSIA, CHINA, também estão lá, não só o Ocidente. Abraços

Edson

“Neutralizou” significa!!!!! Isso, significa, R.I.P.

Andreo Tomaz

Enquanto uns países atacam com bombas, outros atacam com investimento em infraestrutura, hospitais e escolas. E a mídia desses países ocidentais ainda têm a coragem de fazer matérias atacando os investimentos chineses na África.

Antoniokings

O problema é que depois que a poeira baixa, vão ver que foram 3 motociclistas do iFood, cinco camelos, três cavalos e mais cinco civis que passavam por ali.
Sempre coloque sérias dúvidas nesses ‘ataques’ contra rebeldes.

Agressor's

Inúmeras guerras têm sido travadas pelos eua diretamente ou por mãos alheias a serviço deles…as forças especiais dos eua operam de forma sigilosa e aberta em mais de 130 países semeando perturbações…os eua são os maiores promotores do terrorismo pelo mundo…são eles que estão por trás das principais ações terroristas da atualidade e de derrubada de governos pelo o mundo que não se submetam aos seus interesses… A maior parte dos grupos terroristas que atuam pelo mundo hoje são na realidade grupos de mercenários recrutados pela própria inteligência dos eua pra levar caos e destruição a países alvos…os ataques que… Read more »

Bardini

Aí… Esse bot está usando um monte de recortes, indo de Sputinik, fatos desconhecidos e até Ah Duvido, kkkkk!

Nei

Foi a França. Não os EUA. Esse agressor é um agressor mesmo kk.

Last edited 2 anos atrás by Nei
Agressor's

Todos fazem parte do mesmo esquema…

Antoniokings

A questão da criação e manutenção de grupos radicais islâmicos pelos EUA é notória.
Vide o caso do ISIS.
Esse grupo selvagem, que queria construir um Califado na Terra Santa, nunca atacou aliados americanos, como Jordânia, Arábia Saudita, Kwait, Turquia e, principalmente, Israel.
Apesar desses países estarem ao lado dos seus territórios então conquistados.

Varg

A mídia não critica os investimentos chineses, só questiona quais são os interesses por trás deles.

Nunca existiram superpotências benéficas na História humana.

Antoniokings

Os interesses chineses são os mesmos dos europeus e americanos.
Só que os chineses estão expulsando esses dois últimos das suas antigas áreas de influência.
E no Oriente Médio não é diferente.

oilprice.com/Energy/Energy-General/China-Is-Chipping-Away-At-Americas-Influence-In-The-Middle-East.html

Varg

Então você confirma que os interesses chineses também tem caráter imperialista, assim como europeus e estadunidenses?

Antoniokings

Não.
São interesses comerciais.
Só que os ocidentais ‘se resguardam o direito’ de esfolar com quem eles negociam.
E para isso, são capazes de qualquer coisa, como invadir, matar, torturar.
Por esse motivo que os chineses estão avançando tanto.
É outra perspectiva.

ZEUS

Esta matéria de 2020 do Le Monde retrata o que está ocorrendo na África em relação às operações francesas por lá.

Estão fartos da presença deles e querem que vão embora de vez após 60 anos da independência das ex colonias porque além das operações militares francesas por lá não estarem apresentando resultados, são acusados de tratarem as populações com truculência.

https://diplomatique.org.br/basta-de-presenca-francesa-na-africa/

Last edited 2 anos atrás by ZEUS
Flanker

Ah…a china agora faz caridade na África? Eles constroem escolas, hospitais e tudo o mais que for, de graça? Não cobram por isso? Eles não levam em troca ouro, diamantes, etc? Mas, que chinas bonzinhos!!!

Antoniokings

Se a China faz caridade ou não, não sabemos.
O que temos certeza absoluta é que os ocidentais é que não fazem.
Aliás, nunca fizeram.
Pelo contrário deixaram o Continente como o mais miserável do Mundo, depois de séculos de exploração e escravidão e com sequelas até hoje evidentes como a descriminação social e racismo.
Portanto, que venha a China!

Antunes 1980

Estes terroristas são incansáveis e “infinitos”.
Desde 2001 o número de ações ocidentais contra estes extremistas passou das dezenas de milhares. Ano após ano eles continuam atacando criando o caos.
Parabéns aos franceses por neutralizar estas ameaças.

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
Antoniokings

O problema não é apenas esse.
Se os franceses acertaram realmente alguns militantes do ISIS, ótimo.
O fato que muitos desses ataques ‘bem sucedidos’ na verdade atingem a população civil inocente, muitas vezes crianças.
Devemos lembrar que quando da retirada americana do Afeganistão, eles destruíram uma casa cheia de crianças dizendo que era o esconderijo de militantes do ISISK que mataram alguns americanos antes.
Agora, imagine a quantidade de erros que não vieram à tona.