A equipe de exibição do Typhoon da RAF revelou uma aeronave recém-pintada para a temporada de exibição de 2024 na RAF Coningsby.

O esquema de pintura da aeronave inclui recursos que comemoram o Dia D, sendo 2024 o 80º aniversário da invasão da Europa pelos aliados.

A aeronave é pintada no esquema ‘Day Fighter’ da era de 1944, que lembra um Hawker Typhoon do Esquadrão 257, FM-G. No Dia D, esta aeronave foi empregada pelo piloto Denzel Jenkins.

Jenkins começou a guerra como aviador e foi comissionado como oficial em janeiro de 1944. Mais tarde, tornou-se Oficial de Comando (OC) 257 e foi condecorado com a Distinguished Flying Cross.

Recursos ousados, incluindo o RAF Tactical Recognition Flash e os recursos de invasão do Dia D, trazem muita herança para a equipe de exibição este ano.

A aeronave de exibição ZJ913 será regular em shows aéreos em todo o Reino Unido e será apelidada de Moggy.

O Tenente de Voo Turnbull do 29 Esquadrão da RAF será o piloto de exibição em 2024.

FONTE: Royal Air Force

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Ozawa

Essa faixas zebradas nas asas se tornaram operacionalmente indispensáveis e historicamente icônicas. O indicativo visual das aeronaves aliadas sobre a Europa a partir do Dia D.

E o moderno Typhoon é um sucessor legítimo do lendário Hawker Typhoon. Merecida e linda homenagem.

Marcelo

Esse pintura me faz lembrar automaticamente do avião bombardeiro Vulcan.

Fabio Jeffer

—— APAGADO ——

OS EDITORES AVISARAM A TODOS MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bruno

Rapaz. Que comentário hein…meu Deus.

—— EDITADO ——

Agora sobre o tópico. Tyhpoon é uma baita aeronave. Sou fã.

RECADO DOS EDITORES: AGRADECEMOS O AVISO EM RELAÇÃO AO OUTRO COMENTÁRIO, QUE FOI DEVIDAMENTE APAGADO CONFORME AS REGRAS DO BLOG. INFELIZMENTE EDITAMOS PARTE DO SEU PARA EVITAR QUE A DISCUSSÃO DESVIASSE, COMO ERA CLARO OBJETIVO DO OUTRO COMENTARISTA.

Bruno

Entendo perfeitamente editor. Grato.

Carlos Diogenes

Editores estão de parabéns em apagar estes comentários!!
Mas eu sempre fico curioso em saber o qual era o comentário e o quão esdrúxulo era rsrsrs ..
Haja paciência dos editores!! Estão de parabéns!!

Magalhaes

Nem vale a pena saber. Comentários que poluem os fóruns, aqui, no Terreste…enfim. Voltemos ao Tyhpoon.

Rus

Olha, a camuflagem da FAB.

Emmanuel

Coisa mais linda meu Deus…
Governo Federal…eu nunca te pedi nada, mas se quiser comprar 24 desses com essa pintura, eu aceito.

Nilton L Junior

Faz o que com F-39?

Diego Lima

Repassa para a Ucrânia (contém ironia)

Nilton L Junior

Ficou TOP.

ERIVELTON

Coisa do Passado. Hoje a luta é Ocidente X China.

Bento Ferreira Perrone

Então é ocidente tentando controlar o oriente, tentando manter a hegemonia e o controle. Exatamente como na primeira, na segunda guerra mundial, na guerra fria e em trezentas e quarenta e nove outras guerras e conflitos na história humana. Isso nunca muda, é sempre a mesma coisa….. inclusive estudar as guerras mundias separadamente é um grande erro. Ideologia também irrelevante no fundo, o que manda é geografia e interesse comercial e só.

Fabio Mayer

Que bela homenagem! Remonta ao dia D, mas também lembra do heroísmo da RAF na Batalha da Inglaterra: “nunca na história dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos”…

Sidy

Na Batalha da Inglaterra a camuflagem padrão da RAF era verde e marrom sobre cinza (Dark Green + Dark Earth / Sky) e foram utilizados majoritariamente Hurricanes e Spitires.
Como bem lembrou o colega acima, o nome deste jato vem do Hawker Typhoon, que lutou efetivamente durante os desembarques na Normandia e possuía as listras, marcações indicativas das aeronaves aliadas utilizadas na invasão.
Dito isso, em que pese todos os méritos aos “poucos” a que se referiu Churchill, não acho que esta pintura remeta à BoB.

Bento Ferreira Perrone

Além disso, essa frase do Churchill é uma grande besteira…. principalmente se ela for pensada se referindo aos pilotos. O fator determinante na batalha não foram nem os aviões e nem os pilotos, foi o planejamento, foi o sistema de controle aéreo montado, foi o sistema de campos de pouso e equipes de solo, foi o sistema de radares de vigilância e de estações de rádio e retransmissores. Isso é que fez a diferença e não necessariamente os pilotos em si….foram os planejadores da batalha, a infraestrutura material e humana de apoio, e até acho que é uma injustiça tremenda… Read more »

Leandro Costa

Pois é. Sem Dowding ter pensado em comunicações seguras ar-terra na década de 1920, nas centrais de controle radar, e por aí vai. O problema é que os ingleses tinham mais aviões que pilotos qualificados. Mesmo levando em conta que, quando um piloto britânico era abatido, ele podia saltar sobre solo pátrio e geralmente voltava à ativa. Ao mesmo tempo os ingleses tinham um excelente serviço de resgate no mar, justamente porque sabiam que tinham poucos pilotos. Não era raro um piloto inglês na Batalha da Inglaterra entrar em combate com dez horas de vôo de ‘familirização’ seja em Spits… Read more »

Last edited 9 dias atrás by Leandro Costa
Rinaldo Nery

Dizer que aviões e pilotos não fizeram a diferença, além do apoio e infraestrutura (é óbvio), me parece um grande contrassenso… Sem pilotos qualificados não teriam abates.

Sidy

Acho que vários fatores contribuíram para o sucesso da RAF na BoB, incluindo aí algumas decisões da Lutwaffe. A RAF estava exaurida e, por uma série de acontecimentos, os alemães (alto comando e, em especial, o manda-chuva) decidiram atacar as cidades. Isso poupou os campos de pouso e e deu à RAF uma chance de recuperar seu pessoal e seus caças, pois a situação estava à beira do colapso. Então sim, houve a questão da estratégia, dos radares ingleses, da mudança de foco no ataque dos alemães, da recuperação dos pilotos abatidos em função do teatro, mas quem segurou o… Read more »

Last edited 8 dias atrás by Sidy
Carlos Crispim

É o caça mais feio e bizarro que já vi, canhestro e horrendo, mas a pintura escondeu um pouco a feiúra.

Maurício.

Na minha opinião, o Eurofighter não é feio, mas depende do ângulo que se olha, eu acho que os canards dele deixam ele meio esquisito, são grandes e muito avançados, se ele não tivesse os canards, seria mais bonito. O Gripen, Rafale, e o J-10 ficaram com uma configuração de canard melhor, pelo menos visualmente falando.

Heinz

Sem sombra de dúvidas um das pinturas mais belas que já vi num caça moderno.
Muitos falam que o Typhoon é feio, mas particularmente ele tem seu charme, aeronave no estado da arte.

Rodrigo Maçolla

Verdade ele realmente não é feio., só não é bonito… Mas demonstra robustes isso é verdade imagina ver um destes se aproximando “pelo retrovisor” ainda mais com essa camuflagem lendária … bela homenagem….

Last edited 9 dias atrás by Rodrigo Maçolla
Rodrigo Maçolla

A propósito bem que a FAB poderia fazer uma homenagem ao 1º Grupo de Aviação de Caça na 2º Guerra e adotar uma pintura alusiva ao  P-47 Thunderbolt, no A-29 Super Tucano por exemplo seria bem legar ! Alô FAB vejam o exemplo.😉

Leandro Costa

Já tivemos em um F-5E do 1º GAvCa.

Heinz

tem foto?

Leandro Costa

Tinha um monte. Achei umas péssimas na internet em pesquisa rápida e algumas recriações no DCS. Mas ficou bem legal, com a bolacha do “Senta a Púa!” na deriva inteira e o padrão de pintura dos P-47 em verde oliva.

Essa foi a melhorzinha que achei:

comment image

J.Neto

Acho esse caça meio “apagado”, parece que não têm um destaque, apesar de ser usado por vários países europeus , não têm dados em conflitos, combate simulado, o F16 o F35, dão uma apagada nele, parece que ele tá lá mas não tá,kkkk, só impressão minha

Bispo

O cancelamento da Operação Leão Marinho em detrimento da Operação Barbarossa que possibilitou o dia D …para a sorte da Europa.

Os pilotos da RAF lutaram com a alma nesses tempos…

RODES

 Hawker Typhoon, baita avião