Logo após acordo do Rafale, Departamento de Estado aprova venda de F-15EX à Indonésia por US$ 13,9 bilhões

132

F-15EX

WASHINGTON, 10 de fevereiro de 2022 – O Departamento de Estado decidiu aprovar uma possível venda militar estrangeira ao governo da Indonésia de aeronaves F-15ID (F-15EX) e equipamentos relacionados por um custo estimado de US$ 13,9 bilhões. A Agência de Cooperação em Segurança de Defesa entregou a certificação necessária notificando o Congresso desta possível venda hoje.

O Governo da Indonésia solicitou a compra de até trinta e seis (36) aeronaves F-15ID; oitenta e sete (87) motores F110-GE-129 ou F100-PW-229 (72 instalados, 15 sobressalentes); quarenta e cinco (45) Radares AN/APG-82(v)1 Advanced Electronically Scanned Array (AESA) (36 instalados, 9 sobressalentes); quarenta e cinco (45) AN/ALQ-250 Eagle Passive Active Warning Survivability Systems (EPAWSS) (36 instalados, 9 sobressalentes); quarenta e oito (48) computadores digitais com Advanced Display Core Processor (ADCP) II (36 instalados, 12 sobressalentes); oitenta (80) Joint Helmet Mounted Cueing Systems (JHMCS) (72 instalados, 8 sobressalentes); noventa e dois (92) dispositivos de segurança Sistemas de Posicionamento Global (GPS)/Sistema de Navegação Inercial (EGI) integrados; quarenta (40) pods de navegação AN/AAQ-13 LANTIRN (36 instalados, 4 sobressalentes); quarenta (40) AN/AAQ-33 Sniper Advanced Targeting Pods (ATP) (36 instalados, 4 sobressalentes); cento e cinquenta e seis (156) lançadores LAU-128 (144 instalados, 12 sobressalentes); e quarenta (40) sistemas de canhão M61A “Vulcan” (36 instalados, 4 sobressalentes). Também estão incluídos os pods de treinamento de Instrumentação de Manobra de Combate Aéreo (ACMI) (P5 CTS) e equipamentos de apoio; Pods de reconhecimento MS-110; AN/ASG-34 Infrared Search and Track International; dispensador de contramedidas AN/ALE-47; Carregadores de Chave Simples AN/PYQ; navegação de precisão adicional, comunicações seguras e equipamentos criptográficos; Apoio ao Programa de Assistência à Segurança Internacional de Combate Eletrônico (ECISAP); Sistemas de Planejamento de Missões Conjuntas (JMPS); Óculos de Visão Noturna (NVG) e equipamentos de apoio e sobressalentes; tanques de combustível conformais; chaff e flare; equipamento de teste e suporte de aeronaves e pessoal; pilones, adaptadores de lançador, interfaces de armas, tanques de combustível e hardware anexado; pods de viagem, laboratório de equipamentos de medição de precisão, calibração e simuladores; peças sobressalentes e de reparação, serviços de reparação e devolução; mapas, publicações e documentação técnica; estudos e pesquisas; software classificado/não classificado e suporte de software; treinamento de pessoal e equipamentos de treinamento; serviços de gestão, projeto e/ou construção de instalações e instalações; Serviços de apoio técnico, logístico e de engenharia do governo dos EUA e de contratados; e outros elementos relacionados de apoio logístico e de programa. O custo total estimado é de US$ 13,9 bilhões.

Essa venda proposta apoiará as metas de política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança de um importante parceiro regional que é uma força para a estabilidade política e o progresso econômico na região da Ásia-Pacífico. É vital para o interesse nacional dos EUA ajudar a Indonésia a desenvolver e manter uma capacidade de autodefesa forte e eficaz.

A venda proposta melhorará a capacidade da Indonésia de enfrentar ameaças atuais e futuras, permitindo que ela forneça maior dissuasão e cobertura de defesa aérea em um domínio aéreo e marítimo muito complexo. A Indonésia não terá dificuldade em absorver essas aeronaves e equipamentos em suas forças armadas.

A proposta de venda desses equipamentos e suporte não alterará o equilíbrio militar básico da região.

O contratado principal será a The Boeing Company, St. Louis, MO. O comprador normalmente solicita compensações. Qualquer acordo de compensação será definido em negociações entre o comprador e o contratado.

A implementação desta venda proposta exigirá a atribuição de menos de 20 representantes do governo dos EUA e de contratados à Indonésia para fornecer suporte técnico para operações de manutenção e realizar treinamento de voo e manutenção.

Não haverá impacto adverso na prontidão da defesa dos EUA como resultado desta venda proposta.

F-15EX da USAF
Cockpit do F-15EX

FONTE: DSCA – Defense Security Cooperation Agency

Subscribe
Notify of
guest

132 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Victor Filipe

36 F-15 e 46 Rafales? meu amigo… até babei aqui… é pra invejar meio mundo

Alessandro

Então os indonésios vão mesmo fechar com a Dassault e a Boeing?

Ah que pena, por um momento pensei que o bidê tinha dado outro passa moleque no Lacron rsrs…

Mas de qualquer forma parabéns a Indonésia!

Antoniokings

Creio que perderam o bonde.
Outras publicações consideram que vão ficar apenas nos Rafale.
Ou seja, a autorização veio tarde demais.
Em suma, a aprovação da venda não significa que ela será efetivada.
Foi só aprovada.

Alessandro

Mas iria ser hilário eim?

Se o Bidê tivesse conseguido esse feito novamente, até parava de falar mal dele pelo próximos 3 anos rsrs…

Antoniokings

Em se confirmando a notícia de que a Indonésia vai parar só no Rafale, será um belíssimo troco da França nos EUA.
Imagine.
Os EUA pressionam a Indonésia a não comprar o Su-35 pensando em oferecer o F-15 e os indonésios vão de um aparelho francês.

Alessandro

Cuidado não dê esse episódio como favas contadas, pois os EUA tem muito mais “bala na agulha” que a França, vamos lembrar que o acordo de submarinos entre Austrália e os franceses estava tudo assinado “preto no branco” e na última hora vimos o que aconteceu.

Eu acredito ao que tudo indica a Indonésia irá mesmo fechar com os dois países, mas confesso que estou na torcida pra ver outra reviravolta na última hora e ver o Lacron quebrar a cara de novo srs…

Antoniokings

Nisso vc tem razão.
Aguardemos, pois.

SDS

Jean Jardino

Qdo o cara eh bobo nao tem jeito, a Indonesia vais comprar Rafales e F15, eles tem 120 bilhoes para serem gastos com a defesa, e se duvidar vao receber antes que os Gripens agora Jacas voadoras, do Brasil, rissssssssssssss

Alessandro

“Qdo o cara eh bobo nao tem jeito, a Indonesia vais comprar Rafales e F15, eles tem 120 bilhoes para serem gastos com a defesa…”

Mas foi a reposta que dei ao Toinho logo abaixo no comentário, era só prestar atenção.

“e se duvidar vao receber antes que os Gripens agora Jacas voadoras, do Brasil, rissssssssssssss”

Não tem problema, pra quem tem F-5 com 50 anos de idade, posso conviver e dormir em paz com o atraso dessas “jacas voadoras”.

Last edited 2 anos atrás by Alessandro
Jacinto

Entre estes US$ 13,9 bi e os USS$ 8,1bi do Rafale temos US$ 22 bi. Como a Indonésia tem um plano de investir US$ 125 bi em defesa nos próximos anos, está dentro do orçamento.

Jefferson

O Brasil também tem essa META, só que a nossa meta é gastar isso com aposentadoria integral de militar, nas belíssimas folhas de pagamento dos nossos heróis.
Bolsonaro para Trump: I LOVE YOU

Silvano

Só o dinheiro roubado na Petrobrás dava para pagar tudo isso e ainda sobrava. Tem dúvida? pergunta só quanto o Pedro Barusco devolveu de propina, apenas um “operador”

Fumamos foi muito charuto naquela época.

Ed Sanches

A PETROBRAS não é totalmente do governo. O Governo tem mais ou menos 50% das ações ordinárias e preferenciais. Mas o lucro que a Petrobras esta dando, na parte que cabe ao governo
nesses últimos anos da pra pagar tudo isso e sobra. E ainda banca o pessoal do Centrão e fundo eleitoral.

Cristiano GR

Pois é, mas com esse lucro tão grande, quando ainda não se sabia do Petrolão e de todos os desvios promovidos na gestão petista quando a Petrobras ainda tinha uma reputação muito sólida e era a maior empresa do hemisfério Sul, o que os petistas fizeram mesmo?

Só roubaram.

Octávio Lima

Qual país o senhor sabe não paga aposentadoria integral para seus militares?

EduardoSP

EUA.

Octávio Lima

Nos Estados Unidos é proporcional ao tempo de serviço. É possível sim receber aposentadoria integral. Oficiais generais das forças americanas normalmente recebem aposentadoria integral.

Mcruel

Otávio, saber responder se lá, como cá, o militar é promovido antes da aposentadoria ou fica em cargo superior por dias para receber aposentadoria maior?

Luís Henrique

A maioria. Reino Unido o militar trabalha 5 anos a mais e aposenta com 60% do que ganhava na Ativa.

Octávio Lima

No Reino Unido também é proporcional ao tempo de serviço e pode ser integral para oficiais generais. Diferentemente do Brasil, militares do Reino Unido e outros países podem se aposentar antes de completar of tempo integral, normalmente a partir doe 20 anos de serviço.

rui mendes

Já agora, diz quanto ganha o militar dos EUA ou o Britânico e o Brasileiro, com as mesmas funções, depois ainda fora isso, os Britânicos têm sistemas próprios nas forças armadas, que propiciam locais de férias, para saúde etc.

Last edited 2 anos atrás by rui mendes
Agnelo

Mas não paga Pensão Militar durante a carreira.

Coronel James Braddock

A cada ano de serviço se acumula 2 para fins previdenciários nos Estados Unidos da América.
O grande fator é…assistencia de saúde vitalicia e descontos até no Mac Donalds e juros zero em diversos financiamentos para militar.

Luís Henrique

E eu ja penso na hora: o que daria para comprar dos russos com U$ 22 bi?
Talvez 120 Su-57 e mais 120 Su-35…

Jacinto

Ai você tem de pensar se vale a pena contrariar um país que fica com 10,3% US$ 19,2 Bi) de tudo o que você exporta em favor de um país que fica com 0,61% (US$ 1,1 bi) do que você exporta.

Cristiano GR

O que o Brasil exporta é basicamente comodities. E nossos preços, agora com Dolar alto, são muito atrativos no mercado. Além disso, tem produtos que se não compram do Brasil, não têm de quem comprar no curto prazo, desabastecendo-se, totalmente, e inflacionando seus preços, ou até tem de quem comprar, mas pagando 3 x mais. É muito difícil deixar de comprar do Brasil para quem já está acostumado.

Jacinto

O Brasil exporta relativamente pouca commodities para os EUA, e a maioria das exportações de commodities do Brasil aos EUA é de petróleo com cerca de 10% da pauta – um item de fácil substituição.
Commodities agrícola é quase zero. O principal item é café com 3,0%. O comércio dos EUA é importante para o Brasil justamente porque é um comercio qualificado com bens industrializados ou semi-industrializados, que têm mais valor agregado. Na imagem abaixo você tem os itens exportados pelo Brasil aos EUA. Veja como são itens industrializados ou semi-industrializados.

Flanker

Cada um com seus preferidos. 120 Su-35 que nem AESA tem?
Com esses 22 bi de dólares daria para comprar todos os Gripen planejados pela FAB lá no início e mais uns de lambuja, fechando em 120 unidades. Daria para armar todos eles com armas ar-ar, ar-solo, ar-mar, pods de todos os tipos e finalidades. Daria para deixar toda a aviação de asas rotativas com os tipos e quantidades de aeronaves necessárias e daria uma boa “garibada” no restante da Força.
Bem…já sonhei. Agora, voltemos à nossa realidade.

Luís Henrique

Babou à toa. São 42 Rafale. Kkk

Last edited 2 anos atrás by Luís Henrique
Saldanha da Gama

Babamos meu caro, babamos…..

joao pedro

Vai ter uma das melhores aviação de caça do mundo.

Vendéen

Bonjour le Brésil, Vou repostar (modificando um pouco) a mesma mensagem que acabei de enviar para Luis Henrique em “França fecha acordo de US$ 8,1 bilhões com Indonésia para vender 42 jatos Rafale”. Sabendo que hoje apenas um contrato firme e definitivo diz respeito apenas à aquisição de 6 Rafale F-4. Nossos aliados americanos parecem ter dificuldade em aceitar o interesse renovado de certos países pelas grandes capacidades multifuncionais atualmente oferecidas pelo Rafale F-4. MDR “O DSCA reagiu rapidamente emitindo um parecer favorável sobre a potencial venda de 36 aeronaves F-15ID [ou Eagle II] para a Força Aérea da Indonésia… Read more »

Gabriel BR

Bonjour ,
Quando eu vi o projeto da nova capital da Indonésia eu vi que eles não estão preocupados com dinheiro não rsrsrsrs

Vendéen

Bonsoir Gabriel BR,

Não sou tão radical quanto você na última versão do F-15. No entanto, ainda é uma aeronave com capacidades muito boas que, nas mãos de um piloto bem treinado, será um oponente muito, muito difícil.
Dito isso, em relação ao 36 Rafale “em opção forte” rsrs nada está decidido porque a experiência não vende a pele do urso antes de matá-lo lol.
Compartilharei uma visão sobre essa “saga indonésia” em minha resposta a Kemen. Um ponto de vista que, em linhas gerais, me parece coerente.

Boa noite para você

Kemen

Não acredito que a “múmia beligerante” possa impedir o contrato dos outros 36 F-4.

“We plan to acquire 42 Rafale aircraft. We started today with six aircraft, which will be followed with a contract for the other 36 aircraft soon as well as weapon training and simulators,” Prabowo said in a statement. 

Não acredito que a “múmia beligerante” possa impedir o contrato dos outros 36 F-4, essa versão que é a melhor do Rafale atende todas as espectativas..

Last edited 2 anos atrás by Kemen
Vendéen

Bonsoir Kemen,

Idem, acho você muito severo com esta última versão do F-15. lol
No entanto, concordo com você. Ter um caça projetado desde o início para ter uma progressão evolutiva muito forte e ter grandes capacidades que lhe permitem cumprir perfeitamente as mais diversas missões atende a todas as expectativas.
Em relação à versão F-4 do Rafale:
https://www.youtube.com/watch?v=UxHbrs2f6Eo

Um ponto de vista sobre esta “saga indonésia”:
https://www.avionslegendaires.net/2022/02/actu/face-au-rafale-la-contre-attack-du-f-15ex-eagle-ii-en-indonesie/

Boa noite para você

Mars

Rapaz, e os caras ainda tem no inventário SU-30 e F-16.

Henrique

A gente podia ser igual, mas os nossos políticos não deixam.

Last edited 2 anos atrás by Henrique
Pablo

Concordo contigo em partes, mas como ja foi dito milhões de vezes, a China está ameaçando toda a região, é óbvio que quem está nas redondezas precisa crescer militarmente junto. Só olhar a Índia, Japão e Austrália por exemplo.
Graças a Deus estamos longe desse barril de pólvora!!

Antoniokings

Prezado Pablo. Deixa eu te situar. A China não ameaça ninguém. Muito menos a Indonésia. Essa grande País insular acabou de entrar para um grande acordo chinês de cooperação econômica, que visa integrar as economias dos países de ‘REGIÃO’. Coloquei região em letras maiúsculas porque ‘EXCLUI’ os EUA. Segue lista dos países que integram esse gigantesco pacto econômico. China assina o maior acordo multilateral da história e exclui EUA . 15 países participam do novo bloco. Reunirá 30% do PIB mundial… O pacto econômico conta com a China, Japão, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia, juntamente com os 10… Read more »

Pablo

A China não ameaça ninguém? Índia, Taiwan e todo o mar so suk da China nao é ninguem???
A china quer pra si zonas exclusivas se outros países, construiu ilhas artificiais nessas zonas exclusivas e tu vem com essa?!
É logico que tu vai dizer isso, tu defende a china a qualquer custo, mas ir pra lá tu nao vai.
Sobre o comercio que tu citou, até a China compra da Europa e EUA e vice versa!

Last edited 2 anos atrás by Pablo
Saldanha da Gama

?????? A China não ameaça ninguém???? Kings bom tricolor, menos, menos por favor……Toda potência ameaça alguém de alguma forma…..Por isso, o Brasil precisa lidar com todas elas, tirando o máxima que puder sem ser subjugado…. Mas acho que o Brasil não faz parte de sua alça e massa de mira … abraços

Antoniokings

Prezado Saldanha.

Por acaso seria a China a ir todos os dias para os meios de comunicação dizer que tem de ‘parar’, ‘conter’ e etc. a China?
Ora, a China está apenas se precavendo.
Tem todo o direito.
E agora o mesmo com a Rússia.
Creio que os americanos estão muito incomodados com esse novo processo mundial.
Inclusive, começam a incomodar os aliados europeus que, como estamos vendo, começam a se desvencilhar desse garrote.

SDS tricolores!

Jefferson Ferreira

Não não é culpa dos políticos e sim dos militares e sua gestão!

Adriano Madureira

“A gente podia ser igual, mas os nossos políticos não deixam”.

Iguais?! Duvido muito disso ! Pois nos falta g.e.r.e.n.c.i.a.m.e.n.t.o , comprometimento, responsabilidade e respeito com a defesa nacional…

Seja por parte dos políticos quanto dos próprios militares.

Cristiano GR

Os deputados. Mas esses mesmos deputados não pensam 2x antes de votar em aumentos para sí ou o famigerado finaciamento público de campanha e o fundo partidário.

Cristiano GR

Pensem muito bem em quem votar para deputado.

Jacinto

Mas os F-16 já estão no osso e os SU-30 eram poucos.

Saldanha da Gama

Ou seja, não deixaram todos os ovos numa mesma cesta, se cair uma tem mais 3 para fazer omelete e maiornese… abraços

Funcionário da Petrobras

Será uma FA de respeito, similar a de Israel.
Lembrando que até não muito tempo atrás dependiam dos antigos mas versáteis F-5E.

Heinz Guderian

Rapaz a Indonésia colocou o pau na mesa e a mão no bolso.
Vão com dois dos melhores vetores de 4 geração plus, obviamente estarão muito bem servidos no ar, e de dar inveja a qualquer um.
Que espetáculo!
Que inveja!
ai meu Brasil….

sergio

Mais como vc bem sabe meu caro Heinz, ter eles tem, mais sera que sabem usar ?

kahllil

US$ 13,9 bilhões ??????? e olha que a indonesia e pequenininha e um pais do tamanho do brasil mau consegue comprar um segundo lote de 30 gripens a US 5,4 Bilhoes …. vergonha

Diego Tarses Cardoso

É meu amigo, nosso país gasta R$ 7 bilhões de reais por ano com fundo partidário.

Jacinto

E R$ 6,5 bi com filha solteira de militares…

Saldanha da Gama

O stf tem custo aproximado de 600 milhões por ano ( 11 ministros mais assessores )

Saldanha da Gama

Nosso congresso gasta em torno dos 11 bilhões + fundo partidário, ou seja, em torno dos 18 bilhões, imagina colocar todo o legislativo, legislativo e judiciário para mais de 5.500 municípios, alguns com menos de 1.000 habitantes….

EduardoSP

O fundo partidário está na casa de R$ 2bilhões, e é despesa anual. Como haverá eleições esse ano aprovaram um “extra” de R$ 5 bilhões, mas só para esse ano.

Adriano Madureira

“É meu amigo, nosso país gasta R$ 7 bilhões de reais por ano com fundo partidário”. [ Diego Tarses Cardoso ]. A culpa disso é do povo meu caro Diego Tarses ! Vivemos em uma democracia meia-boca onde temos 81 senadores e 513 deputados federais, que “representam” o povo em suas demandas, temos 57.608 Vereadores que estão divididos entre 5.565 municípios, sejam esses vereadores, de municípios com relevância política e econômica como os das grandes capitais , sejam estes vereadores de municípios onde judas perdeu as botas, municípios onde mal você entra e já está saindo, com populações esdrúxulas de 800 habitantes… Read more »

Jacinto

Pequeno, mas muito populoso. A Indonésia tem a 4ª maior população do mundo, com 270 milhões de habitantes (Brasil tem 210 milhões)

Luís Henrique

Não tão pequeno, equivalente a 4 França que é o maior país europeu. E equivalente a 8 Reino Unido.
A Indonésia tem mais de 17 mil ilhas. É o maior arquipélago do mundo.

Jefferson Ferreira

Prioridades, quem é louco de trocar picanha e doce de leite por equipamento militar ???

Luís Henrique

Porque o sr. não deixa o site em paz e volta a ler sua revista Veja, seu site favorito UOL ou assistir a Globo lixo, que querem a volta do maior ladrão da história do Brasil so para voltarem a mamar às custas do GF.

Jefferson Ferreira

Eu não quero NENHUM ladrão! Mas também não sou cego e não tenho bandido de estimação!

É evidente a péssima gestão que os militares fazem do generoso orçamento que possuem e que as prioridades são outras muitos distantes de equipar as forças e sim manter privilégios

Agnelo

Eu também acho q devem acabar os privilégios.
Nos primeiros 15 anos de serviço o militar deve receber pelas 80 horas semanais.
Nos outros 15, pelas 60 horas.
No fim, recebe o teto do INSS.

O sonho……. Meu Deus! Q Bizu!!!!

Flanker

Não sei o motivo de citarem sempre picanha e doce de leite…que combinação terrível! Imagina uma picanha ao ponto com cobertura de doce de leite…??

Luís Henrique

A Indonésia é mais populosa que o Brasil com cerca de 275 mi de habitantes, só fica atrás dos EUA, Índia e China.

O PIB PPC da Indonésia é ligeiramente maior que o nosso, U$ 3,3 tri contra U$ 3,15 do nosso.
Eles resolveram modernizar as forças armadas e vão investir U$ 125 bi nos próximos.

Jadson S. Cabral

E quem disse que um segundo lote de 30 Gripens custaria 5,4 bilhões???

Oseias

A diferença é que eles tem que enfrentar a China, e nós a Venefavela.

Cada um se adapta aos prováveis inimigos.

Jefferson Ferreira

E ainda é capaz de perdemos pra uma venezuela…

Henrique

Percebam a quantidade de itens sobressalentes, esse valor todo nunca é das células apenas, caças tem uma logística muito complexa, é preciso muita coisa para operar bem.

Henrique

A Indonésia é um país pobre mas eles tem uma economia dinâmica enquanto a nossa não cresce direito há uns 40 anos e eles não esquerdistas que temos aqui( eles fizeram uma “limpeza” nos anos 60) aí se explica esses gastos enormes que o pessoal aqui pode nem sonhar.

Jadson S. Cabral

O quê??? Em que realidade você vive? O Brasil teve um dos maiores crescimentos na histórias recente entre 2004 e 2014… o problema do brasil são os esquerdistas é? E eu posso saber por que a “direita”, essa aí que tá no poder e que vocês tanto defendem não faz nada?

Caio

Tenta pesquisar o crescimento do PIB das duas nações, nesse mesmo período.

Gabriel BR

Bem que o Aldo Rebelo disse que a Indonésia seria uma potência

Andre

“Governo da Indonésia solicitou a compra de até trinta e seis (36) aeronaves F-15ID”

Enquanto uns por ai oferecem seus aviões e ninguém aceita, o interesse pelos aviões americanos parte dos compradores.

Jadson S. Cabral

Sei… interesse parte dos compradores sim… como tem gente inocente nesse recinto! kkkkkkk e eu ainda me pergunto como tanta gente cai em golpes nesse país

Andre

Não sei se você tem acompanhado as noticias nesses últimos anos, mas mais de um país tentou comprar dos EUA, como Turquia e EAU e tiveram as compras negadas…

Jadson S. Cabral

Primeiro que a Turquia era membro do programa, logo é claro que eles deveriam comprar. Depois, EAU compram tudo o que os EUA têm a oferecer e isso não quer dizer muita coisa, dado o histórico de utilização de equipamentos pelos árabes. Aliás, nada disso prova que a Lockheed não fazia um lobby fortíssimo com os políticos nesses países. Só que uma coisa é a industria de defesa americana e outra é a política externa, ainda que muitas vezes os dois se confundam. Vocês estão acostumados a análises muito rasas. Vocês acham que essas coisa são muito simples.

Andre

A Turquia era parte do programa porque a Turquia solicitou a entrada.

E o Teropode tem razão, você claramente filtra as informações que lhe trazem conforto no coração, afinal a realidade é dura com sua imaginação:

https://www.aereo.jor.br/2021/12/03/cimentando-lacos-com-a-franca-emirados-arabes-unidos-fazem-pedido-de-us-19-bilhoes-em-avioes-de-combate-e-helicopteros/

https://www.aereo.jor.br/2021/11/14/dubai-airshow-2021-emirados-arabes-unidos-encomendam-dois-airbus-a330-mrtt-adicionais/

https://www.aereo.jor.br/2021/02/21/saab-entrega-terceiro-globaleye-aos-emirados-arabes-unidos/

https://www.aereo.jor.br/2019/11/21/emirados-arabes-unidos-encomendam-24-avioes-de-ataque-leve-calidus-b-250/

https://www.aereo.jor.br/2017/11/29/upgrade-dos-mirage-2000-9-dos-emirados-incluira-radar-rdy-3-e-pod-talios/

https://www.naval.com.br/blog/2021/12/09/naval-group-lanca-a-primeira-corveta-gowind-para-a-marinha-dos-emirados-arabes-unidos/

https://www.naval.com.br/blog/2018/04/01/eau-incorporam-segundo-opv-da-classe-arialah/

https://www.naval.com.br/blog/2017/11/10/emirados-arabes-unidos-compram-duas-corvetas-gowind-da-franca/

https://www.forte.jor.br/2022/01/20/coreia-do-sul-assina-acordo-de-exportacao-com-os-eau-para-sistema-de-misseis-antiaereos-cheongung-ii/

https://www.forte.jor.br/2019/12/17/as-vendas-de-armas-da-china/

Se nos dois estamos acostumados com análises rasas, você está acostumo com análise nenhuma, apenas com palavras vazias sem qualquer relação com a realidade.

Jadson S. Cabral

Acho que tá me confundindo com sua turma. Não sou eu que costumo fazer comentários apaixonados e sem qualquer embasamento técnico aqui não. Aliás, se tem alguém aqui que segue viés de confirmação é você.

Jadson S. Cabral

Como é que é??? A Indonésia tá querendo o quê? Se transformar numa das forças aéreas mais capazes do mundo da noite para o dia??? Meu amigo… tô besta e tô com inveja (não que eu esteja dizendo que deveríamos comprar essas aeronaves, mas a quantidade de aeronaves e o valor delas…)

Last edited 2 anos atrás by Jadson S. Cabral
Maurício.

Agora faz mais sentido esse número de 36 e não apenas 8 como na matéria anterior, mas, não vejo sentido em operar ao mesmo tempo F-15 e Rafale.

Luís Henrique

Ué, é um mix high-mid
Uma aeronave pesada e uma aeronave média. Também é um mix de fornecedores para não deixar todos os ovos na mesma cesta.

Maurício.

Tudo que um F-15 faz um Rafale também faz, e com um rcs menor, sem falar que é um projeto mais novo, se fosse um f-15 e um f-16 tudo bem, mas f-15 e Rafale na minha opinião não faz sentido.

Luís Henrique

O sr. esta equivocado. Tem várias coisas que um F-15 EX faz que um Rafale não faz. 1) o F-15 alcançar 3.000 km/h de velocidade enquanto o Rafale chega em 1.912 km/h. 2) o F-15 EX pode levar 13.600 kg de armamentos e o Rafale 9.500 kg 3) o F-15 EX pode combater à 2.000 km de distância da base, enquanto o Rafale provavelmente poderá atuar abaixo de 1.500 km de distância da base. 4) o F-15 EX possui o mais poderoso radar AESA em um caça. O radar do Rafale não se compara. As informações são classificadas, mas dá… Read more »

Maurício.

O F-15 faz tudo isso mas tem um rcs do tamanho de um Boeing, com aquelas entradas de ar enormes, pisca igual árvore de natal, sem contar que é um projeto de mais de meio século de idade, os números do F-15 são melhores que os do F-35, mas você ficaria com qual? Provavelmente você escolheria o F-35. Entre F-15 e Rafale, eu ficaria com o Rafale, é mais novo, tem um rcs menor, tem um irst integrado, uma excelente suite de guerra eletrônica, uma manobrabilidade melhor e um míssil BVR melhor (Meteor), no meu ver, ele não deve em… Read more »

Luís Henrique

A Rcs do F-15 EX é classificada, o sr. Não sabe quanto é. Da para supor que da mesma maneira que a RCS do F-16 foi reduzida de 5 m2 para 1,2 m2 com o programa Have Glass, no mínimo, algo semelhante deve ocorrer com o F-15 EX reduzindo a Rcs de 15 m2 para algo próximo de 3 m2. A RCS de um caça é importante, mas só faz grande diferença quando existe uma diferença na ordem de grandeza. Ter o dobro do RCS da aeronave adversária e até o triplo, não fará diferença tão grande na distância de… Read more »

Maurício.

“A Rcs do F-15 EX é classificada, o sr. Não sabe quanto é.”

O F-15 EX tem mais letrinhas no nome mas continua sendo um F-15, não tem como fazer milagres em rcs, e o F-15 EX continua tendo um rcs enorme.

Luís Henrique

Não tem como transformar um caça não furtivo em furtivo, apenas com uso de materiais RAM, mas tem como reduzir a RCS significativamente. Isso foi feito com o F-16 no have glass, reduziram rca de 5 para 1,2 m2 sem alterar formato da aeronave, apenas com aplicação de materiais RAM.
O F-15 EX nunca será furtivo, mas tenha certeza que possui RCS bem menor que um F-15 A da década de 80.

Jean Jardino

So bobeira que escrevem aqui…..o brasileiro deveria estar preocupado com as Jacas voadoras que nunca chegam no Brasil, risssssss

Saldanha da Gama

Boa tarde Luíz, me intriga que ninguém se preocupa com a cesta, um tropeção e já era a maionese…. abraços

António Rodrigues

Um imenso arquipélago, preciso defender o terrestre e o naval.
Por isso os dois tipos de avião.

Maurício.

O que um F-15 faz que um Rafale não faça?

Jacinto

Salvo engano meu o F-15 leva 15ton de payload enquanto o Rafale leva 10ton. É 50% a mais.

Maurício.

Mas o F-15 é um caça maior, é natural ele carregar mais.

Jacinto

Sim, e está é a diferença entre o Rafale e o F-15: um é um caça pesado, projetado para carregar muita carga a grandes distâncias enquanto que o Rafale é um caça médio, projetado para levar menos carga a uma distância menor. São aeronaves de categoria diferentes e, por isso, aplicações diferentes também.

Maurício.

Eu diria que são caças de categorias diferentes, um pesado e um médio, mas com aplicações iguais.
Vou dar um “caça” com aplicação diferente, o Su-34.

Last edited 2 anos atrás by Maurício.
Jacinto

Então uma pistola e um fuzil têm aplicações iguais, já que ambos servem para disparar um projétil.

Maurício.

Sim, as aplicações são iguais, mas seria diferente se você estivesse comparando com um lança granadas.

Jefferson

Enquanto isso nossos militares blindados pelo “mito” de reformas verdadeiras nas áreas administrativas e previdenciárias dos militares.
Tiramos F-5 da Amazônia e agora os helicópteros Ah Sabre.
Organismos ambientais brasileiros sucateados naquela região (tenho parentes no Ibama), intencionalmente sucateados para privilegiar a corrupção na área.
Temos um ministério da defesa com orçamento MONSTRUOSO, servidores ganhando absurdo, aposentadoria precoce, aposentadoria integral…cheio de privilégios ao longo da carreira.
Isso que temos o homem que fala: quando acabar a saliva temos que ter pólvora!
Ainda tem moleque nesse grupo apoiando esse tipo de governo que diz I love you para o trump!

Luís Henrique

Para quem achou caro os U$ 8,1 bi para 42 Rafale, o que acham de U$ 13,9 bi para 36 F-15. Kkkkk

Flanker

Não sei o que é mais caro. Provavelmente o F-15, mas no valor de 13,9 bi, há muita coisa extra, é só ler a lista. No valor de 8,1 bi do Rafale, não foi divulgado o que está incluso, além dos aviões.

Allan Lemos

Cadê aquele pessoal cretino que vive falando que o orçamento do MD tem que aumentar porque os militares têm “pouco” para gastar? Tomem ai essa dose de realidade.

Brasil – U$27.8b – 12º maior orçamento do planeta
Indonésia – U$7.6b – 31º maior orçamento do planeta

Maurício.

Allan, esqueça as forças armadas brasileiras, as prioridades delas são outras.

Allan Lemos

Pois é, Maurício. Mas quando você fala isso por aqui, o pessoal que citei, que tem militar de estimação, fica ofendidinho e começa a te criticar. Poderia citar o nome de cada um deles, mas deixa quieto.

O problema das forças armadas não são os políticos, são os militares, que só se preocupam com o próprio bolso e não têm compromisso com a defesa e a soberania do país.

A verdade é essa e cedo ou tarde a realidade se impõe.

Oseias

A resposta é simples: ou os indonésios aumentarão esse orçamento de forma exponencial nos próximos anos ou essas “compras” não passam de miragem.

Jacinto

A Indonésia está com um plano de gastar US$ 125 bilhões em defesa nos próximos anos.

Luís Henrique

Esse número está desatualizado.
R$ 110 BI da cerca de U$ 20 bi.
E lembrando que as aposentadorias são pagas dentro do orçamento, e representam 50% do valor.
Ou seja, são U$ 10 bi para aposentadorias e U$ 10 bi de orçamento.

A maioria dos países, os militares contribuem para a previdência FORA do orçamento e quando aposentam, recebem de lá. Nosso orçamento militar fica fora do padrão, parecendo ser grande, porque aqui colocamos o pagamento de aposentadorias dentro do orçamento militar.

EduardoSP

Militares brasileiros não contribuem para a previdência. O sujeito para de trabalhar e continua na folha de pagamento. É diferente de outros países, aonde há contribuição para a previdência militar.

ZEUS

“O Departamento de Estado decidiu aprovar uma possível venda…” Calma senhores! Como o Vendéen colocou, até o momento o martelo só foi batido para a aquisição dos Rafale. Realmente não tem lógica isto. US$ 13,9 bilhões por 36 jatos, mesmo com todos os itens inclusos e sobressalentes citados no pacote, mas sem armamentos, é um valor bastante alto. 386 milhões por jato. Quantos bilhões mais por mísseis e bombas guiadas? O F-15X se tornou um vetor extremamente caro, fora da realidade num mercado com projetos mais modernos extremamente capazes e que fazem tudo que ele faz. O F-15 é incontestavelmente… Read more »

Last edited 2 anos atrás by ZEUS
Fábio

Vendas externas só na base de muita pressão diplomática dos eua.

Fonte vozes da minha cabeça.

Como se precisasse disso pra escolher um produto melhor.

ZEUS

Mickeyboy, a sua noção de “produto melhor” é oriunda de vozes da sua cabeça fruto de doutrinação ideológica pró eua. O F-15X não é melhor que o Rafale F4. É pior porque faz o que o ele faz mas a um custo muito maior e ainda por cima quem o compra assina cláusulas de submissão aos EUA. Tem que pedir permissão para usá-los em combate contra alguém. Só Israel está fora desta imposição. É a diplomacia do big stick estadunidense dando sobrevida à linha de produção da boeing. Vamos aguardar porque não estou botando fé nesta venda. A Indonésia simplesmente… Read more »

Last edited 2 anos atrás by ZEUS
Fábio

A Indonésia simplesmente não tem grana para tudo isto.

Falou o especialista em defesa da Indonésia, pensamento de quem pensa pequeno, brasileiro e sua síndrome que não basta ver um país melhor que o próprio que começa a despejar achismos.

Se é barato desconfie, vide Gripen.

ZEUS

Você é muito infantil. Não tem competência nem maturidade para debater, é de raciocínio raso, muito mal informado e como todo mickeyboy, parte para a depreciação do outro quando confrontado.

A minha observação baseia-se no fato da reduzida verba militar da Indonésia, não em achismos.
Estão adquirindo vários meios aéreos e navais e não existe magica com grana curta.

Mas você não raciocina, apenas reage de forma impulsiva para defender crenças pessoais condicionadas.
Não perderei mais meu tempo com você.

Fábio

A minha observação baseia-se no fato da reduzida verba militar da Indonésia, não em achismos.

Deveria ter se informado então que eles pretendem gastar 125 bilhões nos próximos anos. É melhorar procurar os fatos do que se basear em ideologia barata.

Flanker

Cara, tu nanão o escreve uma linha sem ofender, atacar e rotular os outros….muito irritadinho para um “deus”….

Tomcat4,3

A Indonésia mita legal em material de defesa, é de escorrer a baba pela barba viu !

Jadson S. Cabral

Agora lembrei que quando criança eu tinha um F-15 de brinquedo camuflado mais ou menos igual essa da penúltima foto. Que lembrança boa, que saudade! Para mim, junto com o F-14, os caças mais icônicos dos EUA e uns dos mais icônicos do mundo.

Silvano

O que daria para comprar como dinheiro que foi roubado só da Petrobrás?

Jadson S. Cabral

O pessoal mais lelé da cabeça aqui do site agora pegaram no meu pé pq eu ando falando umas verdades que eles não gostam de ouvir kkkkk até em comentário onde eu não faço qualquer crítica chove deslikes. Daqui a pouco viro persona non grata por aqui

Fábio

País esperto fazendo boas escolhas, aprende Brasil.

Zé Rato

A Indonésia não se arma até aos dentes apenas por medo das potenciais ameaças externas. Este país também se arma até aos dentes para evitar as ameaças internas de separatismo. Naqueles milhares de ilhas, vivem dezenas de povos de etnias, raças, línguas, religiões e culturas bastante diferentes, e quase todos eles têm em comum o desejo de se “libertarem” da tutela dos javaneses, que dominam o país. Nas últimas duas décadas, o restauro da democracia e a concessão de poderes autonómicos em várias ilhas têm acalmado o problema separatista, mas ele ainda subsiste. A história da Indonésia na segunda metade… Read more »

Nonato

Essa chamada ficou esquisita pois o sujeito das duas orações não é o mesmo.
Após o acordo do Rafale, o departamento de defesa (de que país,) autoriza…

Reinaldo Deprera

A Indonésia está comprando o que há de melhor no ocidente sem enfeitar muito o pavão.
Adivinhem quem a Indonésia entende como maior ameaça potencial?

Começa com C e termina com hina

Adriano Madureira

“É meu amigo, nosso país gasta R$ 7 bilhões de reais por ano com fundo partidário”. [ Diego Tarses Cardoso ]. A culpa disso é do povo meu caro Diego Tarses ! Vivemos em uma democracia meia-boca onde temos 81 senadores e 513 deputados federais, que “representam” o povo em suas demandas, temos 57.608 Vereadores que estão divididos entre 5.565 municípios, sejam esses vereadores, de municípios com relevância política e econômica como os das grandes capitais , sejam estes vereadores de municípios onde judas perdeu as botas, municípios onde mal você entra e já está saindo, com populações esdrúxulas de 800 habitantes… Read more »

Felipe Morais

Caramba, de onde saiu esse dinheiro que a Indonésia está investindo? Tô vendo nos comentários o pessoal falando em um investimento de u$ 125 Bi. Caramba. Invejável. U$ 125 Bi de investimento público nós daríamos um salto gigantesco enquanto nação. Dava pra reequipar a FAB com os 108 Gripens + KC390 + um novo patrulha naval + pelo menos uma dezena de um E99 modernizado + R99 modernizado + um excelente pacote de mísseis, etc. Dava pra reequipar a MB com FREMM e FCT, dobrar os submarinos + todos os NAPAOC e NAPAS necessários, etc. Dava pra reequipar os blindados… Read more »

Jacinto

Eles fazendo uma engenharia financeira que combina financiamento de longo prazo com compensaçoes comerciais que transformam a aquisição de armamento em algo parecido com um minitratado de livre comercio em relaçao a alguns items. A ideia é a de que o incremento comercial gere receita suficiente para cobrir parte do valor.

Felipe Morais

É Jacinto, é um case a se observar. As forças armadas deveriam acompanhar de perto os resultados desse investimento e, quem sabe, propor algo similar no futuro. Não só as forças armadas. Os três exemplos que citei são capazes de trazer um grande retorno em termos de aumento de arrecadação, diminuição do custo Brasil, geração de empregos etc. Os projetos de ferrovia + eventual construção de refinarias para garantir a demanda nacional + aumento do percentual na matriz energética de energia limpa, renovável e de custo inferior que a energia termoelétrica. Com certeza dão projetos que trariam um retorno econômico… Read more »

Tutor

Por um lado, dá sim até uma certa inveja de ver a Indonésia fazendo essas últimas aquisições, elevando seu poderio. Para nós, que gostamos dessas máquinas, é instigante ver esse crescimento.
Por outro lado não tenho inveja alguma, pois não consigo admirar um país que tem tanta pobreza, gastar esse montante com compras de armamento de última geração. E no caso deles (compras de prateleiras) não vai nem gerar quaisquer benefício relacionado ao desenvolvimento científico do país.
Sei que o contexto geopolítico deles é outro e tal. E que bom que não temos um contexto desse aqui.

cipinha

Interessante… 36 F-15 para Indonésia custam 13 bilhões de dólares, mas 64 F-35 para Finlândia saem por pouco menos 9,5 bilhões

MARCELO

Com raras exceções, eu fico impressionado com a quantidade de BESTEIRAS que são comentadas aqui, pessoas que ao ler uma noticia muito resumida e faz uma conta de padaria, já se acha um especialista que pode contestar os longos estudos, projeções, cálculos e analises que levam governos a decidirem por opção X ou Y, sem contar as BOBAGENS de cunho ideológico que são ditas, faça como eu, sou um curioso e leigo no assunto, leio e fico calado ..