Base da Força Aérea de Nellis, Nev. – Duas aeronaves F-35A Lightning II lançaram recentemente as bombas B61-12 Joint Test Assemblies (JTAs) durante a primeira Demonstração Completa do Sistema de Arma do F-35A, completando o exercício de teste de voo final do processo de certificação de projeto nuclear.

Os 422nd and 59th Test e Evaluation Squadrons lideraram a parte do Comando de Combate Aéreo do esforço de teste, com os aviadores do 57th Aircraft Maintenance Squadron, 926th Aircraft Maintenance Squadron e Bolt Aircraft Maintenance Unit liderando todos os esforços de manutenção. Uma vez no ar, os pilotos de teste voaram para o campo de testes Tonopah e liberaram duas B61-12 JTAs de envelopes de voo operacionalmente realistas. Este evento foi o primeiro lançamento do ativo de teste B61-12 mais representativo de um F-35A operacionalmente representativo.

“As armas da série B61 são armas nucleares táticas de gravidade que podem ser usadas em aeronaves com capacidade dupla, como o F-15E e o F-16C/D”, disse o tenente-coronel Daniel Jackson, chefe da divisão, quartel-general do ACC Strategic Deterrence and Nuclear Integration. “Ter uma aeronave de caça DCA de 5ª geração com essa capacidade traz uma capacidade de nível estratégico totalmente nova que fortalece a missão de dissuasão nuclear de nossa nação.”

A certificação nuclear é dividida em duas fases: certificação de projeto nuclear e certificação operacional nuclear. Este teste é considerado o exercício de teste de voo de graduação para a certificação de projeto nuclear do F-35A e conclui o teste na aeronave para o esforço inicial de certificação nuclear. Os dados de teste recebidos deste evento estão atualmente sob análise e revisão pelo Departamento de Defesa e Departamento de Energia para garantir que os F-35A e as B61-12 JTAs funcionem corretamente em todas as fases da operação.

“O bombardeiro B-2 era a aeronave stealth com capacidade nuclear proeminente”, disse Jackson. “Adicionar ‘capacidade nuclear’ a um caça de 5ª geração que já traz várias capacidades de nível convencional para a mesa adiciona implicações de nível estratégico a este jato.”

Nenhuma data foi divulgada para a certificação nuclear completa do F-35A em apoio às operações no mundo real. A conclusão bem-sucedida deste teste cobre uma parte crítica do processo de certificação nuclear e garante que o F-35A permanecerá no caminho certo para cronogramas futuros.

Nem todas as aeronaves terão capacidade nuclear após a certificação completa em apoio a operações no mundo real. Apenas as unidades com missão nuclear terão o hardware e a mão de obra necessárias para configurar e manter F-35s com capacidade nuclear.

O evento de teste foi liderado por um esforço colaborativo entre o Centro de Armas Nucleares da Força Aérea, F-35 Joint Program Office, Sandia National Labs e várias diretorias do HQ ACC.

Bomba nuclear B61 e seus componentes
Bomba nuclear B61 original e seus componentes

FONTE: USAF

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

E elas cabem no compartimento interno do F-35 assim não diminui sua capacidade furtiva do caça!

sj1

Ué, eles não obrigam os outros a assinarem tratados de proibição e não proliferação de armas nucleares ?!? Então como nós e vários assinamos e eles continuam atualizando seus arsenais ?!? Xo vê se entendi: eles chegam aqui com o documento prontinho na mão pra nós assinarmos mas eles mesmo não assinam e ainda se desenvolvem mais na área ?!? É verdade mesmo esse bilete ?

Slow

Os cara é tão puxa saco dos EUA que até no que é verdade eles dão deslike ???? é verdade esse bilete ..

horatio nelson

ou seja pode-se ser uma potência nuclear sem dominar a tecnologia de misseis e foguetes(claro que a forma do delivery importa muito)

Sensato

Pode mas só é considerada uma potência plena a que tem as outras formas de “entrega” dos artefatos.

Allan Lemos

Na prática isso não adiantaria muita coisa, já que não haveria uma tríade nuclear, então uma potência poderia, com relativa facilidade, neutralizar todos os aviões inimigos.

Andre

Tem uma grande quantidade de países capazes de fabricar mísseis e foguetes, pelo menos muito maior que os dois únicos países que colocaram aviões furtivos em operação. Ou seja, é mais fácil fazer mísseis e foguetes do que aviões furtivos.

Fabio Araujo

Mas bombas nucleares de queda livre foram as primeiras armas nucleares a serem feitas e até hoje é o primeiro tipo de arma nuclear desenvolvida por um país de que começa a produzir armas nucleares só depois de produzir as bombas d queda livre é que partem para desenvolver ogivas e mísseis.

horatio nelson

e o interessante que existem paises como a belgica,alemanha e italia que podem lançar bombas atomicas pelos f-16 e panavias através do compartilhamento nuclear…até os a4 tem capacidade nuclear(usando o scooter)

Jacinto

Inclusive tem um A4 dos EUA armados com armas nucleares perdido no mar…

Leandro Costa

Horatio, você se confundiu. ‘Scooter’ é um dos apelidos do A-4 nos EUA. Ele podia lançar bombas nucleares via LABS (Low altitude bombing system, que era um computador que calculava a soltura das bombas, coisa que inclusive foi inventada pelos Suecos e vendida para outros países, inclusive os EUA), e usavam algumas manobras interessantes para lançamento, como toss-bombing ou over-the-shoulder bombing.

Mayuan

Bah. Cheguei cedo pra ver os “fazendeiros” adubando o fórum com alguma abobrinha depreciativa sobre o vetor, como os EUA são malvados, como eles acham que o PCC vai conduzir o mundo pra uma era de luz ou algo assim.

Antoniokings

A gente acaba de ver no ‘Naval’ artigo sobre o Zircon e vem uma reportagem de uma ‘bomba de gravidade’.
Parece uma viagem no tempo, digna de Tony e Doug.

Andre

Notícias recentes mostram que em 5 anos de armata, 70 foram entregues. 2 de su57, com 1 entregue. O zircon vai ter que ter um sistema de mira muito eficiente, prq vai ser difícil fazer muita coisa com meia dúzia.

Hélio

Quantos b2 foram produzidos? Quantos zumwalt? Quantos f22? Quantos eram planejados. Não é vergonha alguma apresentar números baixos em apenas 5 anos de projeto, veja as entregas da própria Saab com o Gripen. Vergonha é inventar armas carnavalescas com erros de conceito e projeto gritantes para impressionar o leigo pagador de impostos, superfaturar essas armas em mais de 100 vezes e no final produzir menos de 10% do planejado. E não, não estou falando do Brasil.

Hcosta

B2 e F22 são questões diferentes do Zunwalt…

Mas os blindados Armata não estão no mesmo nível de custos e desenvolvimento do que esses 3 programas americanos. E, provavelmente, são essenciais para o exército para substituírem veículos ultrapassados e para ter alguma superioridade sobre os produtos ocidentais, apesar de que isto é muito teórico.
Enquanto que os programas Americanos são para se manterem muito à frente dos outros, o Armata é para acompanhar os Americanos, o que torna a situação mais grave.

Last edited 2 anos atrás by Hcosta
Andre

é tanta babação de ovo para os russos que não conseguem perceber que ainda não houve um único projeto de sucesso pós URSS.

Andre

B2 foram produzidos 21
F22 foram produzidos 195
F35 ~700

Merkava IV foram 360
K2 Panther from 320
Challenger 2 410
T90 ~2000
T80 ~5500

Produzir 70 tanques em 5 anos mostra que o projeto está cheio de problemas e não deslanchou. O mesmo vale para uma unica unidade de su57.

Os russos deveriam gastar menos em propaganda e mais em seus projetos.

Hélio

Olha o patriota da pátria alheia aí. Até para defender a submissão militar do Brasil perante a potências estrangeiras o sujeito se presta.

Adriano Madureira

Um caça que nasceu para bem dizer ser a espinha dorsal da força aérea americana e dos aliados, que seria um novo “best seller” entre os caças, mas agora até os americanos já estão pensando em um sucessor e já há estudos sobre isso. Segundo o General Charles Q. Brown Jr, chefe do Estado-Maior da USAF, como planejado, devem ser adquiridos 48 F-35A no ano fiscal de 2022. Mas entre 2023 e e 2026 serão compradas “apenas” 43 aeronaves por ano. A diferença total será de 20 unidades, reduzindo a compra em cinco anos de 240 para 220. Há dois… Read more »

Chris

Em julho de 2020… Só a USAF, já possuía mais de 500 destes aviões que o AntonioKings diz ser uma catastrofe…

Me parece é que são capazes é de causar uma catástrofe…

Last edited 2 anos atrás by Chris
Antoniokings

Putin, Jinping, Kim e provavelmente outros têm meios muitos mais interessantes de enviar artefatos nucleares aos EUA.
Fique tranquilo.

Vinicius 023

E os EUA n tem? kkkkkj. Esse é um dos meios de lançar armas nucleares de um país que tem vários meios.

Chris

O problema é que você duvida da capacidade militar americana…

Não o inverso !

Ninguém aqui tem problema em reconhecer a China como uma potência militar, muito menos ficamos desejando a sua destruição. Todos nós sabemos que, no caso de uma guerra nuclear, não haverá vencedores.

Last edited 2 anos atrás by Chris
Douglas Rodrigues

Mas é um alucinado!
A diferença dos EUA para os outros países citados (na verdade seus ditadores foram citados) é que os EUA publicam números e fatos reais de desenvolvimento de armas, os outros são incógnitas. Falar que seus mísseis alcançam os EUA é fácil, quero ver arriscar fazer isso…

Slow

Ué quem tem que arriscar isso é os EUA , não são eles que ameaça e dita as regras do jogo ? Faz graça la com China , Russia e Coreia do Norte .. o negócio dos EUa é invadir países pequenos e pobres .

Antoniokings

Ué?
China, Rússia, Coreia do Norte e outros estão tranquilos e levando suas vidas ‘na boa’.
Quem está pulando feito pipoca são os EUA.
E pipoca que pula muito, cai fora da panela.

Flanker

Ah, esses países estão tranquilos, levando a vida numa boa? Então, para que investem os tubos em armas? O Nhonho tira comida do próprio povo pra construir foguetinho……ora, vá te lascar, sujeitinho…..

Flanker

Oooooohhhhhh!!!! Essas bombas nucleares são as únicas que os EUA possuem???? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Carlos santo

Te cuida Irã!

Yuri Dogkove

Cão que ladra não morde!

sub urbano

Os EUA é o país que tem mais inimigos com armas nucleares. Se tiver uma guerra nuclear o pior lugar do mundo para se estar será os estados unidos.

Andre

De “inimigos” dos EUA tem Rússia, China, e Coreia do Norte. De amigos, França, uk, israel e o próprio EUA.

Daria para jogar Paquistão para um lado e Índia para o outro, mas não parecem alinhados automáticos.

De qualquer maneira, são 4 entre os amigos e 3 entre os inimigos. Errou na conta ai?

Slow

Não importa quem ou quantos , só Russia X EUA ja acabaria com mundo , tanto faz o país que você vai estar ..

Hélio

Ninguém é amigo dos americanos, assim como os americanos não são amigos de ninguém. Eles deram as costas até para os ingleses nas duas guerras mundiais, entrando covardemente depois que a coisa já estava decidida. Israel é um país anão, idolatrado somente por neopentecostais. Ninguém iria a guerra pelos americanos, pelo contrário, esses amigos dariam boas gargalhadas.

Victor Filipe

Os EUA entrou na segunda guerra em 1941. estranho ela já estar decidida sendo que acabou apenas em 1945. quatro anos depois.

Meio estranho para uma guerra já decidida né?

Hélio

Não se faça de bobo, os americanos só foram desembarcar na Europa quando os russos estavam as portas de Berlim.

Andre

não se esqueçam que os alemães ainda estavam dentro da Russia, inclusive sitiando Leningrado.

Flanker

sai da tua cápsula de ódio e volta pro mundo real!!!

Andre

Com certeza vivemos em realidades diferentes. Aqui na minha, em junho de 1944 a Alemanha ainda dominava vastos territórios da URSS, ainda mantinha Leningrado sob certo, ainda dominava vastos territórios da Ucrania e ainda estava firmemente dentro da Russia. E falar que os EUA deram as costas para o reino unido nas duas guerras mundiais é mostrar total desconhecimento do assunto. Além do mais, a questão era de quem tinha bombas atômicas não sobre o tamanho do país, porque se Israel é um país anão, mesmo tendo, sozinho, derrotado os países árabes, com total apoio soviético, em três guerras, o… Read more »

Antoniokings

Parodiando a antiga marchinha ´O cordão dos puxa-sacos cada vez aumenta mais’.
O cordão dos inimigos dos EUA cada vez aumenta mais.
E países grandes com potencial para ter armas nucleares, sem contar os que já têm.
Turquia, Irã, Paquistão.
Sem contar a Índia que tem tudo para ir para o ‘Eixo do Mal’.
Basta os EUA aplicarem a inútil CAATSA com a qual está ameaçando a Índia.
Como visto, teremos dias muito interessantes pela frente.

Jacinto

Se você acha interessante um mundo em que pode ocorrer a morte de milhões de pessoas em um estalar de dedos…

Flanker

Cara, nem perde teu tempo argumentado com esses aí….é um lunático baba ovo dos chineses, russos, iranianos, venezuelanos, e qualquer outro que não goste dos EUA…..Já quando o assunto é defender ou oferecer alguma opção ao Brasil es seus interesses, esse daí é mudo……em suma, um coitado de um lunático.

Antoniokings

Falou ‘O Patriota’!
Da´ um tempo, xará!

Flanker

Quando tu comenta em assuntos das FFAA brasileiras???? Quando????? Eu tenho centenas e centenas de comentários na Trilogia, em tópicos sobre as FFAA brasileiras. Elogio e critico tudo que acho pertinente. Ja você é previsivel, repetitivo, falando sempre as mesmas besteiras, distorcendo a realidade para encaixar no teu discurso enviesado. Você é o pior tipo de brasileiro. Só está aqui no Brasil ocupando espaço. Vaza, sujeito….

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Andre

Vai ser alienado assim lá na lua mesmo….

Imaginar Índia ao lado de Paquistão e China. Deve ser em alguma outra realidade paralela.

Antoniokings

E acabou de ser publicado o ‘inventário’ de armas nucleares dos EUA.
São cerca de 3750 entre ativas e inativas.
Na década de 60 eram 31.000.
‘Se cuida’ EUA.

Hcosta

Não percebi. Isso é um elogio aos EUA?
Ou, pelo contrário, defende que a Rússia é superior aos EUA por ter mais armas nucleares? E que vantagem isso trás para a população Russa?
Centenas de bombas nucleares já são demais.

Flanker

E o número de 31000 e o de 3750 tem o que a ver um com o outro? O que o c* tem a ver com as caças???? Da década de 1960 pra cá, quantos acordos e tratados de não-proliferação nuclear e de desarmamento ocorreram??? Quantas armas os russos possuem???? E os chinas??? Ora, não seja mas patético do que tu já é!!!!

Bosco

A nova postura nuclear americano (NPR 2018) determinou o desenvolvimento da ogiva W76-2 de 5 Kt a ser lançada do Trident II. Tal programa já foi finalizado. Também sugeriu a reintrodução de mísseis cruise lançados de submarinos dotados de ogiva nuclear (SLCM-N). Este deverá demorar um pouco e tudo leva a crer que será uma versão do LRSO que irá substituir o ALCM AGM-86B. De resto, os programas mais importantes relativos à modernização da Tríade nuclear são estes: 1- construção de 12 submarinos SSBN classe Columbia em substituição aos 14 da classe Ohio; 2- desenvolvimento e aquisição de pelo menos… Read more »

Tadeu Mendes

E tem um fatôr mais importante ainda: são armas que funcionam. Enquanto que em certos países alguns sistemas são mockups (para exibição em desfile militar) ou são pseudo armamentos, para Inglês vêr.
Só existe uma potência militar capaz de encarar a super potência Americana: a Russia.

Yuri Dogkove

Kim Jong un mandou abraços! Fogo e fúria? kkkkkkkkkkkkkkk

Murder Nova

Esse já subiu, estão até usando um sósia magro pois esta acabando o estoque de sósias gordos.

Hélio

“Enquanto que em certos países alguns sistemas são mockups (para exibição em desfile militar) ou são pseudo armamentos, para Inglês vêr.”

Mas quem faz isso são os próprios americanos, com seus cruzadores furtivos com canhões eletromagneticos e outras lorotas que criam para convencer os caipiras a financiar a corrupção de wall street e do complexo industrial militar.

Slow

Invade a Coreia do norte la pra impor uma democracia .. fica fazendo graça la com suas banheiras flutuante , Quem tem cu tem medo .

Hcosta

Agora vamos fazer uma competição de quem tem mais acidentes?

Yuri Dogkove

Rússia tem mais mísseis balísticos que o EUA! Rússia também tem mais ogivas nucleares! Ou seja, a Rússia é a MAIOR potência nuclear do planeta! O resto são estorinhas da Terra Plana…

Last edited 2 anos atrás by Yuri Dogkove
Hcosta

Agora só falta o resto…
Se bombas nucleares fossem sinónimo de prosperidade a Coreia do Norte era melhor do que a Coreia do Sul….

Vendéen

Bonjour le Brésil, Além dos bombardeiros, a B61-12, que é agora a única bomba nuclear em serviço no arsenal dos EUA, é também qualificada (OP de baixa e alta altitude) no F-16 e F-15 E. Juntamente com os aviões da OTAN e outros sistemas de entrega, esta diversificação dos sistemas de entrega aérea, todos capazes de entregar com precisão o apocalipse nuclear em todo o mundo, proporciona uma certa vantagem estratégica. Claro que isto não irá alterar a postura militar (alta intensidade) dos bem conhecidos adversários militares potenciais dos EUA. lol Além disso, no quadro da NATO, a qualificação desta… Read more »

horatio nelson

é provavel uma futura integração com os tiphoons,já ouvi rumores que o proprio a4 já foi capaz de lançar as b61

Vendéen

Bonsoir horatio nelson,

Os alemães parecem ter um forte desejo de adquirir cerca de quarenta AF18 Super Hornets para substituir o Tornado dedicado a missões nucleares. Políticos alemães têm preferência pelo Super Hornet FA-18 lol.
A menos que eu esteja enganado, é verdade que essa escolha ainda não foi feita por um pedido firme da AF18SH.
Também é verdade que eles podem mudar de ideia por motivos X e surpresa ao ir para a compra de thyphoon adicional (ou F-35 lol).

Quanto ao A4 e ao B61 não tenho a informação.

horatio nelson

é provavel os thyphoons para manter a união europeia viva ainda kkk

Leandro Costa

B61, B57 e B43, de acordo com documentação encontrada online. Como mencionado acima, um A-4 está no fundo do pacífico com uma B43, infelizmente junto com o piloto, devido à um acidente em 1965 abordo do USS Ticonderoga.

horatio nelson

aham axo q foi perto das filipinas ou indonesia…creio

Luiz Trindade

Legal ver o F-35 evoluindo como caça. Para ficar completo tinha de retomar a produção do F-22 para substituição do F-15 Eagle mas ae é pedir demais neh?!?