Saab JAS 39E Gripen

O Chefe da Força Aérea Sueca anunciou recentemente que a Skaraborg Air Force Wing (F7) será a primeira dentro da Força Aérea Sueca a receber o Gripen E. Os testes de voo e os preparativos estão em andamento em paralelo na Força Aérea Sueca e na Saab para tornar a introdução da aeronave o mais eficaz e suave possível.

Em três locais, na Suécia e no Brasil, a Saab, juntamente com os clientes suecos e brasileiros, realizam testes de voo em conjunto com o Gripen E. O programa de testes está ocorrendo de acordo com o planejado e avançando a toda velocidade. Antes do final do ano, terá início a fase de entrega das primeiras aeronaves Gripen E, quatro para o Brasil e duas para a Suécia. A fase de entrega inclui muitas atividades, como embarque, atividades de certificação final, bem como atividades de entrega com as autoridades e clientes. O primeiro Gripen E chegará à Skaraborg Air Force Wing (F7) em 2025.

‘Mais astuto e perigoso’

Gripen E voando com 4 mísseis Meteor e 2 IRIS-T

“Em um ambiente geopolítico em deterioração, a Força Aérea deve permanecer relevante na defesa aérea da Suécia no futuro, o JAS 39 E Gripen significa um aumento na capacidade e garante isso. Já estamos ótimos agora e com o Gripen E estaremos ainda melhores, criando um problema militar para um adversário. Simplesmente nos tornamos mais astutos e perigosos”, disse Carl-Johan Edström, o Chefe da Força Aérea sueca, no anúncio.

Com a entrega cada vez mais próxima e o envelope de voo em contínua expansão, os testes de voo estão em uma fase intensa, com nove aeronaves prontas e mais para chegar até o final do ano. No momento, testes com configurações diferentes estão sendo conduzidos com aeronaves Gripen E produzidas em série e de teste, por exemplo, diferentes configurações ar-ar e ataque mais pesadas ​​e configurações de reconhecimento a seguir.

Paralelamente, os testes com sistemas táticos estão recebendo prioridade cada vez maior. Além de testes com sensores individuais, principalmente com foco em sistemas de radar e EW, colaboração e fusão entre todos os sensores, suporte à decisão e apresentação também são testados. Mais adiante, também haverá trabalho intensificado para verificar armas e cargas externas, o que envolverá uma série de campanhas de teste anuais na Área de Teste de Vidsel na parte norte da Suécia.

Produto estável e maduro

“O anúncio da Skaraborg Air Force Wing (F7) como a ala que introduzirá o Gripen E na Força Aérea Sueca é empolgante. É a prova de que estamos nos aproximando da fase de entrega. Graças a um tremendo esforço de todos os funcionários da Saab e uma excelente colaboração com nossos clientes, agora temos uma plataforma estável e um produto maduro”, disse Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da aeronáutica.

FONTE: Saab

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JT8D

Está chegando a hora de vermos esquadrilhas de Gripens nos céus do Brasil

Sidy

Li em algum lugar que os dois primeiros chegam aqui em janeiro/22. Vem de navio.

Camargoer

A Sidy. Os dois primeiros F39E da FAB chegarão de navio ainda neste ano. Outros dois no pro.eiro semestre de 2023… Pode ser janeiro ou junho. Não sabemos.

Flanker

primeiro semestre de 2022, não 2023.

Camargoer.

Olá Flanker. Você tem razão. Obrigado pela correção.

Camargoer.

Olá Flanker. Vai entender. Tem gente negativando você corrigir o que eu escrevi errado e tem gente negativando eu agradecer a sua correção. Vai entender. Como diria a socialite “Hello”,,

Flanker

Verdade! Doença….psicológica ou social.

Sidy

Camargoer, achei a notícia que diz que os dois primeiros chegarão no início de 2022. Está aqui:
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/10/fab-recebe-cacas-gripen-para-operacao-no-primeiro-semestre-de-2022.shtml

Camargoer.

Olá Sidy. Tem uma postagem recente aqui no “Aereo” sobre a entrega dos primeiros 4 F39E de série para a FAB. <https://www.aereo.jor.br/2021/09/16/saab-vai-entregar-em-breve-mais-quatro-cacas-gripen-e-para-a-fab/&gt;

Marcelo Andrade

Ah é a Foice de SP, essa aí não serve nem para embrulhar peixe!!!

Camargoer.

Caro Marcelo. O grupo Folha é uma organização privada, que engloba o jornal, o portal de notícias e o PagSeguro. Algumas pessoas de direita acham que a Folha está á esquerda do Estadão. Muita gente de esquerda acha que a Folha é antipetista. Talvez ambos tenham razão. O que todos concordam é que a Folha é um grupo privado que visa essencialmente o lucro e que é mais confiável que o whatsapp.

Matheus

Mal posso esperar pra ver essa belezinha em Anápolis. Se bem nossos oito esquadrões de caça deviam ter no mínimo 12 aviões cada.

Flanker

8? Hoje, existem 6 Unidades de 1a linha, sendo 4 com o F-5EM (GDA, Grupo de Caça, Pampa e Pacau) e 2 de A-1M (Poker e Centauro). Se considerar o Grupo de Caça como possuindo 2 esquadrões e o Adelphi, que ainda sera reativado, poderemos chegar a 8. Entretanto, o Grupo de Caça opera como uma Unidade só e o Adelphi ainda será reativado, sem confirmação oficial ( pelo menos que eu tenha visto). Se colocarem 12 F-39 no GDA, 12 no GAvCa, 12 no Pampa, 12 no Pacau e 12 no Centauro, já seria mais do que eu acredito… Read more »

Camargoer.

Olá Flanker. O primeiro lote de F39 vai conviver com os F5M e A1M por uma 10~15 anos ainda. Pelo que lembro, o GDA receberá os primeiros F39. Acho que estes primeiro lote equipará apenas o GDA e o Pampa. Santa Cruz e Manaus ficarão com F5M e Santa Maria com os AMX remanescentes. Não lembro se a FAB tem caças no Nordeste. Talvez com a partir de um segundo lote de F39 seja possível aposentar definitivamente os F5M. Eu não sei se faz sentido substituir os AMX por F39. Talvez a partir da sua baixa, seja o caso de… Read more »

Flanker

Sim, com certeza. Os F-5M e A-1M precisarão operar por mais uns 10 anos, no mínimo, naqueles esquadrões que não forem reequipados com esse primeiro lote de F-39. Isso eu já venho falando aqui há muito tenpo. Quanto à unificar Canoas e SM, concentrando meios em apenas 1 lugar, Santa Maria opera, além dos 2 esquadrões de A-1, um esquadrão de H-60L, um esquadrão de ARP (Hermes 450 e 900) e um esquadrão de Comunicações e Controle. Tem amplo espaço para ampliações (recentente, seu pátio de estacionamento de aeronaves foi ampliado, quase dobrando de tamanho) e poucos anos atrás, teve… Read more »

Camargoer.

Olá Flanker. Consultei o googlemaps… dá para ver direitinho a pista dos AEP, mais estreita mas bem longa. Dá para ver o prédio deles também.

Flanker

Isso. A pista principal é de concreto e a secundária, salvo engano, é de asfalto.

Leandro Costa

Não fazia ideia que SM era compartilhada. Fui até dar uma olhada no aisweb. Realmente ainda não tenho opinião formada sobre se seria melhor manter SM ou Canoas.

Phenix

O que sobra de bom gosto na camuflagem sueca falta na brasileira.

Clésio Luiz

Quem quer avisar pra ele que a camuflagem dos Gripens brasileiros será a mesma dos suecos?

Marcos10

Tem certeza?

Flanker

Marcos, tu já comentou sobre isso, referindo-se à um vídeo em que aparece um Gripen E, com pintura pixelizada, em um evento da FAB. Por efeito de luz e sombra, ou alguma imperfeição da filmagem, parece que aquele Gripen tem pintura verde e cinza. Entretanto, se observar bem aquele vídeo, verá que se trata do mockup do Gripen E que a FAB recebeu há alguns anos. Esse mockup possui pintura pixelizada em dois tons de cinza. Observe que inclusive as maquetes dos Meteor estão sob a fuselagem e a sonda REVO está estendida.

Marcos10

Eu vi!

Flanker

Pois, então? A pintura não será verde e cinza pixelizada. Será em dois tons de cinza, com o mesmo padrão de distribuição da Força Aérea Sueca, adotada no atuais Gripen C/D.

Camargoer.

Olá Flanker. Você sabe dizer que se o símbolo da FAB será colorido ou em tons de cinza de baixa visibilidade? Na foto do 4101 divulgada recentemente, o triângulo de emergência está em cinza e a indicação de perigo na entrada de ar também está cinza. No 4100, o símbolo da FAB está em cinza. O que acha?

Flanker

Acredito que sim, Camargoer. Todas as marcações devem ser em baixa visibilidade, incluindo o cocar da FAB.

Adriano Madureira

comment image

Será mesmo? É mais provável nosso Gripen-E vir no padrão antigo da força aérea sueca e não nesse novo..
comment image

Se o nosso Gripen viesse até com uma camuflagem como essa abaixo, estaria ótimo, mas se ele vier mesmo totalmente cinza, também está muito bom.
Sinceramente ele poderia vir até usando o padrão do F-5M,chegando todos é oque importa.

comment image

comment image
comment image

Matheus

Acho que ele está se referindo num modo geral, aí eu concordo com ele. Aquele verde da FAB é horrível. O C-390 de Portugal vai ser muito mais bonito que os nossos.

Rodrigo

De fato. Aquele verdão parece que até apaga o avião, diminui de tamanho..

Mas daqui a pouco aparece algum especialista explicando que a camuflagem tem que ser funcional e não bonita etc.. etc..

Hoje em dia você não pode mais expor opinião sem gerar mimimi..

Camargoer

Olá Rodrigo. A FAB se inspirou no pica pau.

Rodrigo

Ahahaha

AK-130

Pois é, já não se pode mais dizer que a terra é plana sem gerar mimimi…

Camargoer.

Olá AK130 (se a 47 era ótima, já pensou a 130?). Acho que dizer que a terra é plana não deveria gerar mimimi… deveria gerar paft, tum, pá , pow… feito na série do Batman e Hobin. “Santa tolice, Batman”.

Marcelo Andrade

Mas é para apagar o avião mesmo!!! É camuflagem po!!! kkkk .

Parece a estória do Sargento falando com o soldado do curso de camuflagem: ” 81, não lhe vi na aula de camuflagem hoje! – ” Obrigado Sargento!”

Camargoer

Olá Clésio. A Suécia aplicou uma camuflagem muito bonita em um dos seus protótipos. Só não sei se será a pintura definitiva.

Phenix

Realmente são idênticas às camuflagens.

Phenix

Bem iguais

Phenix

Essa então é idêntica né? rs

Flanker

Meu caro,o padrão de pintura adotado pela Suécia em seus Gripen C e D é em dois tons da cinza. A pintura do Gripen E 6002, da imagem de abertura desse tópico, foi adotada, até agora, somente naquele exemplar. A pintura em dois tons de verde, com radome em preto, foi adotada em alguns poucos exemplares, reproduzindo a pintura adotada nos J37 Viggen. Portanto, o padrão adotado, até o momento, pelos Gripen C e D suecos é o de 2 tons de cinza.

Flanker

Aqui, tb podemos observar a pintura em 2 tons de cinza:

JT8D

É isso aí

Marcelo Andrade

Sim, mas não essa da foto. Será cinza em dois tons. Como o protótipo só que sem a bandeira na cauda.

Last edited 2 anos atrás by Marcelo Andrade
Luiz Antonio Mendes de Resende

Boa carga para o Brasil !

Luiz Antonio Mendes de Resende

Missel com telemetria ja estão prontos ?

Flanker

????

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Marcelo Andrade

Cara, pessoal perde um tempo discutindo se o avião vai ser cinzam azul, vermelho, arco iris , etc!!! Caraca!!!! Somos muito atrasados mesmo!!!

JT8D

Deeeixa o povo se divertir!

Adriano Madureira

Tenho uma solução para a pintura do nosso Gripen ! Ao invés de usarem essas camuflagens tradicionais, deveria usar uma solução para agradar tanto aqueles que discordam das atuais e para agradar os patriotas…

deveriam pintá-lo nas cores de nossa bandeira e no centro o brasão de armas da república.

Um Gripen no estilo desse aqui,a identificação já ficaria fácil…

comment image
comment image
comment image

comment image

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
Camargoer.

Olá. Acho lindo os caças vermelhos da Suécia.

Denis

Nada mal para um “avião de papel”. Sei que aqueles haters do Gripen não comentam mais por aqui, mas posto para ficar registrado que eles estavam completamente enganados. E o cronograma da Saab? Diziam que só receberíamos os aviões quando estivessem obsoletos. Ao meu ver, o cronograma tem sido impecável, levando em consideração a crise da pandemia.

Last edited 2 anos atrás by Denis