VÍDEO: Exibição do caça Saab Gripen E no show aéreo Kaivari 2021, na Finlândia

36

O novo caça Saab Gripen E realizou sua primeira primeira exibição em um show aéreo no Kaivari 2021, na Finlândia.

A primeira exibição de show aéreo do Gripen E demonstrou o “dump & burn”, quando o piloto alija combustível e o queima com a pós-combustão. A manobra é intencional e controlável pelo piloto.

André Brännström foi o piloto do Gripen E durante a exibição no Kaivari 2021.

O piloto André Brännström no Saab Gripen E

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando C. Vidoto

Primeira apresentação aéreo do matador de Sukhois !

Começou com o pé direito

wilson

Vamos ser se chegam os “Meteor” e “Iris-T” e bem como munição 27mm junto com as aves de rapina suecas para poderem contrapor os SU. Pois não se tem notícias de que “Derbys” e “Pythons” ou mesmo “Piranhas” estejam integrados ao F-39E e os Forevis 5 e AMX usam cano de 20mm. Conclusão, se não chegarem junto mísseis e munições os pilotos vão ter que usar estilingue como equipamento padrão.

Fernando C. Vidoto

Com a ToT esse caça é nosso. Poderemos implementar qualquer míssil nele futuramente.

Att.

Sensato

Segundo consta, estão integradas ao Gripen as armas MBDA Mica, AIM-120 Amraam, MBDA Meteor, R-Darter, Derby, A-Darter, Sidewinder, Iris-T, Python 4/5, AIM-9X Sidewinder, AIM-132 Asraam, AGM-65 Maverick, RBS-15F antinavio, Brimstone, Taurus KEPD, Eads/Bofors DWS 39, RBS-15F, Paveway II, III e IV, Lizard II e III, GBU 39/B, JDAM/JDAM ER, AGM-154 JSOW, Spice, MK 80 series.

Assim sendo, considerando que já temos algumas armas dentre as listadas, fechamos contrato para compra de outras da lista e, principalmente, que a FAB não é amadora como você parece pensar, pode sossegar sua inquietude.

wilson

Nem todo armamento integrado ao -39C esta automaticamente integrado ao – 39E e não, não estou afirmando que a FAB é amadora. Mas a liberação de verbas e a costura dos acordos políticos que garantem as armas muitas vezes é. Mas meu comentário é principalmente em relação à falta de notícias sobre a chegada dos “dentes” anunciados para nossos Gripens. Espero que seja apenas “falta de notícias” e não “falta de veracidade nas notícias anteriores”.

Last edited 2 anos atrás by wilson
Flanker

Se virão os armamentos prometidos, principalmente o Meteor, eu não posso afirmar. Mas, se foi comprado e ainda não chegou, não é problema. Não é para ter chegado ainda, mesmo. Armas/munições tem prazo de validade. Portanto, pra que receber as mesmas antes dos próprios caças?

wilson

Não esqueça que, dependendo de nossos políticos, tudo é possível. Sei que a FAB não gosta de divulgar informações ao público em geral mas acho estranho que, até agora, nada tenha vazado além das notícias (meio que boatos) de 2019. Não adianta um bom avião sem mísseis atualizados.

Sensato

De fato não é algo automático mas se quiser saber mais sobre o que é integrado e o primeiro lote de armamento já comprado temos essa matéria aqui mesmo do PA:

https://www.aereo.jor.br/2017/09/15/conheca-as-armas-do-caca-saab-gripen-ef-da-fab/

E esta outra sobre a compra dos Meteor

https://www.aereo.jor.br/2019/06/09/mbda-assina-contrato-de-200-milhoes-de-euros-com-o-brasil-para-fornecer-100-misseis-meteor/

Se procurar, acha mais coisas. É só procurar 😉

Barak MX para o Brasil

Como assim se não chegar? Já foi assinado o contrato para compra de mísseis e bombas pela FAB.

Ivan Boschiero

Pô pensar que a FAB vai cometer esse erro primario é fora de proposito

Slow

Matador de sukhois ? Segundo um joguinho ?

wilson

Se vierem os mísseis prometidos e atuando em rede com os R-99 são sim um contraponto bastante forte aos SUs Venezuelanos.

Lucas F

Nesse caso, E-99.

Breno

O bicho é nervoso!

737-800RJ

A primeira apresentação de muitas!
Muito bonita!

Marcelo Bardo

Ansioso por ver ele operacional na FAB.

Gil U

Estava aqui pensando se essa manobra “dump & burn” (piloto alija combustível e o queima com a pós-combustão) teria alguma utilidade em combate real para tentar despistar misseis guiados por IR?

Flanker

Se usar isso num combate vai ser mais um chamariz para o míssil IR, pois pela proximidade da aeronave em que ocorre a queima do combustível, é só para se expor mais ainda ao míssil.

João Adaime

Prezado Gil
Este alijamento de combustível serve, além de efeito pirotécnico em apresentações, para diminuir o peso da aeronave que esteja plenamente abastecida em caso de emergência e que necessite retornar logo após a decolagem, ou pousar em um local alternativo, diferente de onde decolou.
Quanto a sua pergunta, utilizar isto em combate seria o mesmo que sinalizar “oi pessoal, eu estou aqui”.
Abraço

Celso Sugiura

F-5 tem canhão de 20mm; AMX 30mm.

pampapoker

Pequena correção, o amx usa dois canhões de 30 mm

Camargoer

Olá Teropode. Eu concordo com a necessidade de assinar um segundo lote. Considerando ser necessário pelo menos 3 anos para construir um F39 e do fato dos últimos aviões do primeiro lote serem entregues em 2028, a FAB teria até 2025 para assinar o contrato do segundo lote e manter a linha de produção funcionando até porque além dos 36 aviões da FAB também existem os 60 da Suécia. Fico pensando que a FAB deveria privilegiar as versões “F” do segundo lote até para dar razão para o investimento no desenvolvimento desta versão. Imagino que além dos 36 do primeiro… Read more »

wilson

Primeiro tem que entregar uma quantidade mínima de aviões para poderem ser avaliados em condições reais de uso e, caso entreguem tudo que prometeram, então pensar em um segundo lote levando em conta a geopolítica sul americana. Pode ser que o -39E se revele uma “Rainha do Angar” ou pode ser que a realidade futura recrudesça e exija um equipamento mais ameaçador. Por tudo isso a FAB não pode colocar a carroça na frente dos bois.

Last edited 2 anos atrás by wilson
JT8D

Fico só imaginando que cenário sul-americano poderia ser mais ameaçador do que a situação da Suécia no Báltico…

PETERSON MONTEIRO DA SILVA

Acredito que todo equipamento de ponta como esse,tem que estar com que a de mais eficaz sistema de ataque!! Primeiramente radares terrestre para detectar o inimigo a longa distância… radar embarcado na aeronave de primeira linha (Mais eficiente que o do inimigo ou comparável ao dele),armas de longo alcance e pilotos muito bem treinados ( sem corte em horas de vouo no ano por contingências no orçamento)…me pergunto porque tão poucos países se interessam por está aeronave? Será que ela não entrega aquilo que promete nas competições em que participou???

Dod

Vai ter portões abertos na BAAN esse ano ?

Flanker

Penso que não ocorrerá nenhum evento desse tipo em nenhuma Unidade da FAB nesse ano, ainda.

Tomcat4,2

Caça top na mão de piloto cabuloso = apresentação épica !!!

Obs. na hora da acelerada com a queima fazendo a calda de fogo a galera foi ao delírio!!!

Flanker

Sem querer ser chato, mas é cauda.

Afonso

Sem querer, mas foi.

Solskhaer

Lembrando que já temos um aqui (já o vi várias vezes com esse “ronco). Mas essa pintura aqui da apresentação simplesmente fantástica, espero que seja essa!

Rodrigo Maçolla

A partir dos 3:50 no vídeo aparece a manobra em questão “dump & burn” Mais a apresentação inteira é muito legal , Não vejo a hora de ver ao vivo por aqui uma apresentação desse tipo…..

Welington S.

Fico imaginando o show que será a FAB nos exercícios aéreos com outros países como CRUZEX, RedFlag e outros.

Pavan

??????

Ricardo

Boa noite, vejo que as críticas vem de todos os lados, lembrem, tudo tem seu limite, graças que tem uma arma deste porte, se não do agrado! Paciência, em um tempo qualquer podemos ser um EUA, aí teremos todas, .

wilson

Como Brasileiro quero que meu país seja melhor que os EUA, bem melhor! Não me agrada a ideia de um Brasil ameaçador ao resto do mundo e eternamente em busca de um “inimigo” a ser derrotado. Quero forças armadas que garantam nossa segurança e, principalmente, quero a erradicação da pobreza no Brasil com dignidade a todos os Brasileiros.