O Ingenuity Mars Helicopter da NASA fez a foto acima, capturando sua própria sombra, enquanto pairava sobre a superfície marciana em 19 de abril de 2021, durante a primeira instância de voo controlado e motorizado em outro planeta. Ele usou sua câmera de navegação, que rastreia o solo de forma autônoma durante o voo.

O Ingenuity Mars Helicopter foi construído pelo JPL (Jet Propulsion Laboratory), que também gerencia este projeto de demonstração de tecnologia para a sede da NASA. É apoiado pela Diretoria de Missão Científica da NASA, Diretoria de Missão de Pesquisa Aeronáutica e Diretoria de Missão de Tecnologia Espacial. O Centro de Pesquisa Ames e o Centro de Pesquisa Langley da NASA forneceram análise de desempenho de voo significativa e assistência técnica durante o desenvolvimento do Ingenuity.

Um dos principais objetivos da missão Perseverance em Marte é a astrobiologia, incluindo a busca por sinais de vida microbiana antiga. O rover caracterizará a geologia do planeta e o clima anterior, abrirá o caminho para a exploração humana do Planeta Vermelho e será a primeira missão a coletar e armazenar rochas e regolitos marcianos (rochas quebradas e poeira).

As missões subsequentes da NASA, em cooperação com a ESA (Agência Espacial Europeia), enviará espaçonaves a Marte para coletar essas amostras seladas da superfície e devolvê-las à Terra para uma análise aprofundada.

A missão Mars 2020 Perseverance é parte da abordagem de exploração Lua a Marte da NASA, que inclui missões Artemis à Lua que ajudarão a se preparar para a exploração humana do Planeta Vermelho.

O JPL, que é gerenciado para a NASA pela Caltech em Pasadena, Califórnia, construiu e gerencia as operações do rover Perseverance.

FONTE: NASA

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Billy

Como que é?? Um objeto alienígena voando nos céus de outro planeta? Só pode ser armação do Pentagono contra nossos amigos chineses!!

Nilton L Junior

Billy Billy seu provocador

carvalho2008

E os Marcianos vão achar que são drones e caças de 6a e 7a geração dos Venusianos…

Karl Bonfim

Pois num é!

Mathias

Não é armação da pentágono, é apenas a NASA, agência do maior país do mundo fazendo experiências em outro planeta. Os chineses choram.

Tiago Gimenes

Chineses aplaudem, pois eles estão aos poucos caminhando para a mesma direção.

fulcrum

Eu acreditaria se fosse um mavic filmando em 4k ou um pouco menos, e não esse embuste em 240p a 6fps. É tudo filmado ou na area 51 ou na islandia.

Last edited 2 anos atrás by fulcrum
Paulo Neves

Grande conquista!!
Admiro as pessoas que durante gerações, em várias áreas, mais ainda aqueles que se arriscam pessoalmente, fazem da exploração espacial uma realidade.
Um esforço de toda a humanidade. No espaço não há países. Somos todos humanos.
Parabéns!!!

Renato

Sim.. Enquanto lá estão apenas carrinhos e robozinhos, tudo é lindo e muito romântico.
A partir do momento que a tecnologia permitir a colonização permanente por humanos a coisa muda de figura rapidinho.
Humanos são humanos.. Seja aqui ou além.

Joao Moita Jr

Bacana. Imagino que Marte, a lua e talvez outros planetas já tivessem sido colonizados se a humanidade não estivesse dividida entre tantas tribos lutando pelo extermínio das demais…

Last edited 2 anos atrás by Joao Moita Jr
A C

Joao, interessante seu comentario. Pegando o gancho do seu pensamento, imagine uma vez que outros planetas estejam colonizados, o Homem sendo homem, haveria guerras interplanetarias por disputa de recursos.

Last edited 2 anos atrás by A C
carvalho2008

Série Expanse

Welington S.

Que por sinal, é uma série bem ruinzinha. Passou da primeira temporada, meu Deus, é só declínio.

Leandro Costa

Excelente série, diga-se de passagem.

Joao Moita Jr

Ainda não vi, mas está na lista.

Luiz Guilherme Baptista Machado

Uma série que eu estou acompanhando e For All Mankind da Apple TV. Ela mostra o mundo se os soviéticos tivessem chegado antes na Lua. Por causa disso a corrida espacial continua com russos e americanos fixando bases lunares.

Willber Rodrigues

Se não fosse pela rivalidade EUA X URSS, o Homem não tinha chegado na Lua.
Se não fosse a rivalidade Portugal X Espanha, não haveria as Grandes Navegações.
Os EUA só voltaram a se interessar novamente pelo Espaço, depois que a China resolveu disputar contra os EUA o posto de n° 1 do mundo.

Luciano

Olá, Willber, esse é o “lado meio cheio do copo”.

Luiz Guilherme Baptista Machado

Nesse quesito a China está longe de alcançar americanos e russos. Eles até pararam com os voos tripulados depois que a estação orbital deles caiu.

Mgtow

hahahahaha vc que pensa. È muito provavel, mas muito provavel mesmo que a China chega primeiro em Marte com missão tripulada. E não ha torcida que impeça isso

Mathias

Se não fossem as tribos lutando umas contra as outras nós não teríamos a hoje a tecnologia pra ir em Marte.

Pedro Bó

Assistam For All Mankind da Apple TV. Um “what if” bem interessante.

Lúcio Sátiro

Especialmente por causa de um certo marciano chamado Karl Marte que inventou mania de invejoso odiar seu próximo ou qualquer um que tenha 10 reais a mais na conta bancaria numa tal luta de classes, em que todos odeiam todos que não se vitimizam igual eles.

Last edited 2 anos atrás by Lúcio Sátiro
carcara_br

É como levantar voo aqui da terra a 45000m de altitude com um alívio de 2/3 da força peso.

Nilton L Junior

NASA 1 os outros 0, NASA chegou orbitou pousou rodou e voo, que maravilha poder ver esses acontencimentos presente que farão parte da história da humanidade, deixando de lado a questão geopolítica espacial, a RF esta retornando a conquista do espaço com a luna 25.

Mathias

Esse placar da NASA é bem maior desde 1969. ?

Celso Marino Serafini

– Como consegue se sustentar numa atmosfera quase inexistente?

Marcelo

Mas uma gravidade extremamente mais fraca.

Plinio Carvalho

Foi exatamente por isso que esse experimento foi feito, eles queriam provar (ou descobrir) que era possível isso acontecer em marte. Já os detalhes do experimento tem que esperar se revelado. Saudações.

Mauro

Auxílio Emergencial.

fulcrum

Deviam ter enviado um magic logo, essas fotos em 240p e em preto e branco dos anos 50 já deram.

Renato

Mandaram uma tekpix era o que tinha pra hora.
Falando sério, também não consigo entender isso.. Tanta tecnologia e não tem uma camerazinha melhor não? Ou será que não podem divulgar imagens HD decentes para os meros mortais?

Leandro Costa

Quanto maior a resolução, maior o tempo de transmissão de dados em uma banda limitada pela telemetria.

Jadson Cabral

Tenta assistir um vídeo em full HD com uma internet de 1mbps… agora imagina que o vídeo tá sendo capturado por uma câmera de um robô que transmitirá para satélites em órbita da Marte que por sua vez retrasmitirão para a terra, a uma distância que varia de 55 milhões a mais de 200 milhões de km

Andre
Leandro Costa

“Novas imagens” ou seja, aquelas que demoram para chegar…

Nilo

É uma conquista americana, em uma corrida (por hegemonia) que agora inclui, novos jogadores Índia e China, dois paises que na década de 70 eram considerados subdesenvolvidos como o Brasil. Estamos fora.
Prevalece uma dircurso de ficção, como um anestésico, uma idealização perfeita, de que é uma conquista de todos nós, humanidade, brasileiros. EUA apoia.

Renato

Calma.. O Brasil é o país do Futuro!
Pelo menos é o que meu avô já falava há uns 60 anos. O eterno país do futuro…

Enquanto China e India discutem modelos sérios de educação e tecnologia, aqui a preocupação é quem deve sair do BBB, qual banheiro meninXs podem usar, tatuagem no c# de funkeiras e outras palhaçadas do tipo.
Tá ruim agora e ainda vai piorar, não tenha duvida.

Last edited 2 anos atrás by Renato
Cristiano GR

Dá um desconto. China e Índia são países com muitos milênios de civilização. Se perderam um pouco ou se atrasaram por séculos, por vários motivos, e poderiam já bem antes estarem ocupando as posições de destaque que recentemente estão conquistando. A Índia chegou a ser colônia inglesa até meados do século passado. O que precisamos é de coerência, integração, unidade, esforço coletivo, menos brincadeira e mais compromisso. Quando passar uma eleição baixar a cabeça e todo mundo trabalhar pelo Brasil, deixando as políticas e politicagens para a época da eleição. A China não teria chegado onde chegou se em menos… Read more »

sergio

Cara vendo esses avanços todos, o pessoal falando de piramides alienígenas, discos voadores etc. eu fico pensando numa indagação que eu ouvi outro dia.
E se nos fomos os alienígenas e os outros e que estão esperando a nossa chegada!!!
igual o filme “Battle for Terrá”
E realmente um caso a se pensar rsrrs.

angelo

Um avanço considerável p a humanidade, apesar de sua natureza belicosa.

Leandro Costa

Qual é a natureza belicosa disso? O.o

Victor Filipe

acho que ele estava se referindo a natureza belicosa da humanidade, no caso.

Leandro Costa

Ah sim… mas aí realmente não temos para onde fugir. Um lápis na nossa mão tem natureza belicosa se assim desejarmos, e por aí vai.

Paulo Neves

John Wick matou 3 homens com um lápis, segundo o russo que viu e contou…

Russo

É verdade, eu era o russo. Foram3 kills com um fuc.king lápis…

angelo

Logo logo começam as reinvindicações pelo espaço aéreo de Marte….rsrsrs

Paulo cardoso

Mérito de uma nação que investe em ciência!

Ari Levinson

One hover for a chopper, one giant flight for mankind

Leandro Costa

É, mas foram os Picards estavam entre os primeiros à colonizarem Marte 😛

Foxtrot

Enquanto o Brasil lança “caixinhas de sapato” no espaço, “aluga sua base de lançamento” e faz “foguetinho de São João” para Alemão ver, o mundo busca a última fronteira.
O desenvolvimento das nações se dará na exploração espacial (novos metais,materiais, recursos etc).
Os Árabes, Indianos, Chineses etc já perceberá isso.
Vamos ver quando os Alemães irão “devolver” nosso motor L-75 que está lá até hoje passando por “testes”.
Assim como nossa base de Alcântara está “alugada” aos americanos.
Desisto !

Nilo

Enquanto isso em terra, que não precisa de cultura milenar para domínio do espaço, desde de dezembro de 2020 explodiu os protótipos: SN8, SN9, SN10 e SN11 em um espaço de cinco meses, e já está pronto para lançamento. Piada do Musk “A cratera continua no mesmo lugar”. Explodiu já tem um sucessor (questão de semanas para ficar pronto) SN15, e dois protótipos SN16 e SN17 seguintes já estão sendo montados.  Os europeus preocupados com o enorme potencial para reduzir custos e tempo de construção de aeronaves, preve tempos dificeis, para sua industria de foguetes. Estamos entrando em um período… Read more »

André Castro

Uma dado interessante foi o custo do Ingenuity, cerca de U$$80 mi, lembrando que Mars Orbiter Mission da Índia custou U$$73 mi (valores de 2013)

Jeferson Loreto dos Santos

Fico agora imaginando o que os terraplanistas vão inventar…

Defensor da liberdade

Dirão que é CGI como sempre.

Jadson Cabral

Vão falar que é CGI ou que foi gravado num deserto qualquer dos EUA. É sempre a mesma coisa. Esse pessoal nem criatividade tem

Terminator

Hoje um avião espião Illyushin II-96-400VPU da Rússia entrou no espaço aéreo Colombiano.

Jagdverband#44

Esse helicóptero é 99,99% chinês (kings, A; 2021).

Carlos Bernardo

A Engenheira portuguesa Florbela Costa participou no projeto desse helicóptero, o Ingenuity, , que nada tem de chinês

Lúcio Sátiro

Alguém interessado em um lote em Marte? Lote Padrão Terra, 12 de largura por 30 de comprimento. Visão panorâmica de frente para um cânion.
Eu ia vender para o pessoal do MST mas tive medo de o Boulos Papoulos saber e embarcar numa missão chinesa para invadir minhas terras lá também.

Last edited 2 anos atrás by Lúcio Sátiro