A inteligência dos EUA indica que a Rússia planeja colocar uma arma nuclear no espaço, representando uma séria ameaça à segurança nacional. Joe Biden foi pressionado para desclassificar informações sobre essa operação militar, já compartilhadas com todos os membros do Congresso dos EUA. O sistema de armas poderia visar satélites ocidentais, ameaçando sistemas de comunicação e mira militar. A ameaça é considerada grave, mas não imediata.

Mike Turner, chefe do comitê de inteligência da Câmara, tornou pública a informação e pediu que Biden a compartilhasse com o público. A inteligência sugere que a arma não seria usada contra alvos terrestres, mas sua existência é muito preocupante e sensível. Oficiais dos EUA afirmam que a capacidade nuclear ainda está em desenvolvimento, não tendo sido lançada.

Essas revelações ocorrem em um contexto de temores crescentes de que a guerra da Rússia na Ucrânia possa escalar para um confronto direto com a OTAN. Oficiais da Casa Branca consideram a ameaça séria, mas acreditam em maneiras de contê-la sem causar pânico. A violação potencial do Tratado do Espaço Exterior de 1967 por Moscou seria um grave revés para o controle internacional de armas.

Jake Sullivan, assessor de segurança nacional de Biden, informará os líderes do Congresso sobre a inteligência. A administração Biden busca desclassificar informações sobre a ameaça para que Congresso, administração e aliados possam discutir respostas.

Líderes do Congresso, tendo acesso à inteligência, expressaram alarme e pediram a divulgação pública das informações. Apesar da urgência, líderes pedem calma ao público, enfatizando a gestão cuidadosa da situação sem necessidade de alarme público.

A administração Biden é elogiada por sua abordagem estratégica e criativa na desclassificação de inteligência em interesse nacional. A produção militar acelerada do Kremlin levanta preocupações sobre um possível ataque a um país da OTAN nos próximos anos, destacando a importância da resposta coletiva sob o Artigo Cinco da aliança militar.

Kremlin rejeita alerta dos EUA sobre capacidade nuclear russa no espaço

O Kremlin rejeitou um alerta dos Estados Unidos sobre novas capacidades nucleares russas no espaço, classificando-o como uma “fabricação maliciosa” e um truque da Casa Branca para obter mais financiamento do Congresso dos EUA para contrapor a Rússia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Washington busca aprovação para mais financiamento, enquanto o vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, acusou os EUA de fabricação maliciosa.

A invasão da Ucrânia pela Rússia intensificou as tensões com o Ocidente, aumentando os riscos de um conflito entre a OTAN e a Rússia. Rússia e EUA possuem a maior parte das armas nucleares mundiais e satélites militares avançados.

FONTE: The Telegraph / Reuters

Subscribe
Notify of
guest

75 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maurício.

“representando uma séria ameaça à segurança nacional.”

EUA, calma, segundo um pessoal, as armas russas são umas porcarias, não possuem precisão, é mais fácil os russos acertarem o ET Bilu dando um rolê, do que um satélite de vocês.

Leandro Costa

Mas com armamento nuclear, a precisão não é exatamente um requisito milimétrico, né? E pior ainda, utilizar armamento nuclear no espaço, sem precisão, pode causar problemas para diversos atores que nada tem a ver com a disputa. Inclusive o Brasil.

Bispo

Sim no espaço, obviamente, não há atmosfera, então a “potência destrutiva” de uma explosão vai mais longe e é maior.

Toda explosão atômica gera EMP(pulso eletromagnético) que pode torrar os componentes eletrônicos dos satélites.

Last edited 2 meses atrás by Bispo
Underground

Parece que a coisa é por ai, uma arma com capacidade de gerar pulso eletromagnéticos.

Bosco

Bispo, Na verdade a maior destruição provocada por um detonação nuclear advém da onda de choque. No espaço a detonação nuclear libera uma imensa quantidade de energia EM (incluindo o espectro visível, UV, IV, RF, raios gama e raios X) que não provoca muitos efeitos se o alvo estiver a uma certa distância . Alvos esses que naturalmente são bem protegidos contra radiação de modo geral. Outra energia liberada é uma forte emissão de nêutrons e é mais preocupante porque não há como se defender deles que penetram na estruturas e podem atingir os tecidos vivos, mas é de pouca… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Bosco
Ciclope

Se for verdade é para um caso de guerra nuclear em larga escala . Nesse caso, ambos os lados não vai se preocupar com mais nada nesse mundo, e nem nós, a não ser juntar paus e pedras para a 4 guerra mundial.

BraZil

Leandro, creio que o Maurício se referiu a capacidade técnica de se implementar armas nucleares a partir do espaço (algo difícil para qualquer um) e não ao fato de os Russo simplesmente as terem e lançarem. Ter e lançar com os meios já existentes muitos podem e realmente precisão se torna algo marginal…

Maurício.

BraZil, meu comentário foi na verdade em tom de zueira, foi um comentário irônico, só para ver a reação de um pessoal aí. Na verdade, nem sei se a Rússia teria essa capacidade, e se tiver, a chance de atacar um satélite americano é praticamente zero, tu já viu duas potências nucleares se enfrentando diretamente? Não vai ser no espaço que isso vai acontecer.

BraZil

Pois é Mauríciop, nem vimos, nem queremos ver e nem queremos que nossos filhos e netos vejam. Zulve Abraços

Maurício.

“Mas com armamento nuclear, a precisão não é exatamente um requisito milimétrico, né?”

Claro que não precisa ter uma precisão milímetra, mesmo assim, tem que ter uma precisão para acertar, e de acordo com um pessoal, as armas russas não tem precisão alguma, o ET Bilu que se cuide.

Lopes

“ As armas nucleares russas nem funcionam “

Maurício.

“Depois desse fiasco na Ucrânia, estou até duvidando de suas capacidades nucleares.”

Outro comentário muito comum… Rsrsrs.

Sergio Machado

Não subestime o chips de geladeira. Essas novas além de gelar água, possuem o dispenser.

Maurício.

Pois é, se os russos já fazem bastante com geladeiras da época da união soviética, imagina só com essas novas, que possuem praticamente um tablet na porta! 😂

Lord-M

Veja que essa “indicação” da inteligência dos EUA coincide com os últimos desastres na Ucrânia e com o começo, pra valer, da corrida eleitoral…

Mas deve ser apenas coincidência…

Last edited 2 meses atrás by Lord-M
Jefferson B

Quem não tem forças armadas fica refém de armas nucleares.
É o caso da Rússia e o seu fiasco militar e a sua tradição em derrotas.

Leonardo Bastos

Kkkkkkkk…

BraZil

Jefferson, sei que existe torcida por A ou B e é livre, mas o seu comentário não poderia ter resposta melhor que a do Leonardo…aproveita e fala também dos fracassos científicos dos Russos e da superficialidade da cultura, arte e arquitetura deles…só pra não ficar tão feio pra vc, vou citar apenas um exemplo militar. O fato de eles terem ganho a segunda guerra mundial para os aliados, moendo a elite militar da Alemanha, nas planícies da Ucrãnia. Mais de 4 milhões das tropas de elite de Hitler, junto com o melhor dos equipamentos, que os aliados não precisaram enfrentar…e… Read more »

Mercenário

Brazil,

Interessante que para você a União Soviética se resume à Rússia. Esta não é nem perto do que foi a URSS.

Esse papo de ganharam a guerra para os aliados foi amplamente debatido e não é bem assim. No mar a contribuição foi pequena, para citar apenas um exemplo, já que está fora do tópico em discussão.

Leandro Costa

Quais os equipamentos Alemães que foram utilizados na Rússia, mas que não foram utilizados no Norte da África, Itália e Europa Ocidental? Só por curiosidade mesmo. Até onde eu sei, utilizaram de tudo em todas as frentes de combate.

Também seria interessante citar que o Exército Vermelho só conseguiu fazer o que fez por causa do lend-lease, caso contrário teriam problemas que variariam de distribuição e produção de comida, a defesa de Moscou em si em 1941, até finalmente conseguirem abastecer as tropas em franco avanço durante a Bagration.

BraZil

Leandro, vou explicar o óbvio para vc, Quando me referi a equipamentos falava de quantidade e não de tipos e creio que isso era bem evidente, para os alguns claro, mas sempre tem os distraídos, aliás os que tem “os dedos mais rápidos do oeste”….leia um pouco sobre o tema. Procure por “operação barba rossa” ou “a maior invasão militar da história” ou “pacto Ribbentrop”

Leandro Costa

Brazil, bem, então talvez ao invés de falar “junto com o melhor dos equipamentos” deveria ter dito “junto com a maior parte dos equipamentos”. Não é uma questão de distração na leitura, mas talvez uma questão de distração ou desleixo na escrita que deu um significado alegado totalmente diferente à frase.

E é claro que seriam enviados mais equipamentos e soldados para o front leste. É um front geográficamente bem mais extenso. Essa é a parte óbvia, que seria realmente óbvia caso tivesse sido escrita direito.

Rafael Aires

Napoleão e Hitler pensaram a mesma coisa.

Allan Lemos

E os suecos e os mongóis também.

Rafael Aires

Mongóis sim ferraram com todo mundo que eles lutaram. Mas Suécia não tem vantagem sobre Rússia. A Finlândia teve a independência da Suécia depois de guerra da Suécia contra Rússia. Empate técnico. Rs

Allan Lemos

Os russos derrotaram a Horda Dourada, e a Suécia era uma potência regional até ser derrotada Grande Guerra do Norte.

Mirade1969

Essa foi boa mas conta outra,,,,kkkk

adriano Madureira

Vai ler um livrinho amigo, especialmente sobre o esforço russo de guerra no front oriental, pegando o bom das forças nazistas e do eixo(finlândia, bulgária, Romênia, estônia e outros ratos…) enquanto os aliados em uma posição menos difícil, lutavam contra um número bem menor de divisões.

KKce

________ batendo palmas pra militarização do espaço kkkkkkk. Drones em Marte é útil pra humanidade, bomba atômica no espaço não. É cada uma.

EDITADO. MANTENHA O RESPEITO, DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bosco

Esse tipo de chamada é prato feito para as _________. Quando elas leem o “temem” elas interpretam ao pé da letra como se os EUA estivesse horrorizado tirando a cueca pela cabeça de tanto pavor. Sugestão em off já que esse comentário não será publicado e se for será posteriormente deletado: utilizem o termo “supõem” ou ” consideram” no lugar do “temem”. Estamos vivendo tempos onde a guerra ideológica que claramente está sendo travada utiliza a palavra como a principal arma e em nome da isenção mínima os termos devem ser os mais específicos possíveis e deixar um mínimo de… Read more »

Alecs

Bosco, não li o comentário todo por conta da edição, mas assino em baixo! É risível o nível de loucura ideológica. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mars

Se por causa da guerra a aviação deu um salto gigantesco em desenvolvimento. Se a Rússia levar essa ameaça a sério, pode ser que a exploração espacial embarque em uma nova fase, assim como foi na guerra fria.

Alecs

Possível!

Bispo

Mais como assim , “Star Wars” , voltamos a era Regan , que criou uma mentira para forçar os russos a gastarem o que não tinham…. a jogada agora é outra , forçar o congresso americano com maioria republicana votar em prolongar a guerra na Ucrânia.

Será que vai rolar ..época de eleição, favorecer o Biden, talvez o tiro saia pela culatra , destinem os bilhões justamente para a “Star Wars”.

Underground

Gostei do “forçar o congresso … votar em prolongar a guerra”.
Gostei do prolongar.
Para acabar com a guerra basta Putin sair de lá.

Bispo

Esquece, independente de ter ou não ajuda EUA , a Ucrânia nunca mais será a mesma , geograficamente , industrialmente, militarmente.

Allan Lemos

Mais ou menos, de fato queriam fazer os soviéticos gastarem mais dinheiro, mas o governo foi informado de que a tecnologia necessária para o programa estava a décadas de ser inventada, então havia um fundo de verdade no programa.

Sequim

A cada dia, o cenário futurista da guerra no espaço desenhado pelo filme “Ad Astra ” vai se concretizando.

Last edited 2 meses atrás by Sequim
leonidas

O Ocidente em relação a Rússia tá parecendo o cara que se filma entrando no quintal do vizinho.
E enquanto se dirige para a porta da casa, simultaneamente se filma alegando que o mesmo esta fazendo de tudo para entrar em uma briga direta com ele.
É inacreditável o cinismo da Otan… rs

BK117

Russia mandando foguetes secretos pro espaço, Estados Unidos passeando de X-37B por aí…

Star Wars? Darth Velho vs Imperador Palpaputin?

Alecs

“Star Wars? Darth Velho vs Imperador Palpaputin?” Ótima! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

BraZil

Bom dia a todos. BK, na verdade se assemelha mais a 007. Tem um filme inclusive, no qual a Inglaterra fica aterrorizada, tirando a cueca pela cabeça (vlw Bosco), e manda o super agente ao espaço para desmantelar um satélite Soviético, com ogivas apontadas para o Ocidente…

BK117

Caro BraZil, qual filme é este? Não assisti todos, dos que eu vi só lembro dele ter ido ao espaço em Moonraker.

BraZil

Não lembro, sou fã da série, mas parei de assistir faz tempo,. Prefiro os filmes antigos, com um pouco de ironia (Connery, Mooore e Brosnan) será este que vc mencionou?

BK117

Creio que não, ele vai para uma estação espacial nesse. O que eu me lembro que se encaixa melhor na “ameaça espacial russa” é o GoldenEye, do satélite nuclear russo que cria pulsos eletromagnéticos. Se eu fosse os americanos colocava o codinome OTAN dessa ameaça de GoldenEye rsrsrsrs

BraZil

Bom dia. Verdade. Deu até vontade de maratonar os antigos…

Patta

Bom, a Rússia alcançou todos os estágios do programa espacial na época da Guerra fria não me surpreendeu muito essa notícia. Os Estados Unidos já sabiam disso desde o fim da União Soviética.

Paulo Sollo

Satélites e cabos submarinos de transmissão de dados e de energia estão entre as tecnologias mais criticas e prioritárias a serem inutilizadas numa hipotética guerra envolvendo as maiores potências militares do mundo. Tirar de operação GPS, transferência de dados em alta velocidade, Internet, imagens dos inimigos fornecidas por satélites será objetivo primordial numa guerra mundial onde a sobrevivência das nações envolvidas estará em jogo. Quem garante que eua, Rússia, China, França e alguns outros já não possuam artefatos, nucleares ou de outro tipo, disfarçados no espaço de inofensivos satélites de pesquisas prontos para destruir os satélites adversários? A vantagem de… Read more »

Orivaldo

Simples. Façam o mesmo. A tempos que a Rússia faz o que bem entende

Allan Lemos

Possivelmente já fazem, ninguém sabe o que aquele X-37B faz em suas longas viagens ao espaço.

Mirade1969

Não seria o contrario?pois quem invadia países por causa de petróleo era o EUA ou Israel para tomar o pais de outros povos.

Jhonatan

Sei não, esta mal contado esta estória. Não faz sentido tentar armar o espaço sendo que as ameaças estão na terra, é muito mais fácil destruir um alvo fixo (com trajetória fixa) no espaço, do que um alvo em movimento na terra, onde é possível esconder no céu, terra (bunker/floresta) ou no mar. Para mim, só faz sentido armar o espaço se o alvo também estiver no espaço. Obs.: é mais fácil um míssil derrubar um satélite do que proteger um satélite de um míssil ou de outro satélite em rota de colisão. Nessas horas me pergunto “Eles querem se… Read more »

Aéreo

Há a guerra travada no terreno e a outra guerra, de informações, travada na imprensa e na internet. Os russos tem problemas maiores no curto prazo para resolverem, coisas como melhorar as contramedidas eletrônicas frente aos drones ucranianos, melhorar a eficácia de sua defesa AA, melhorar a vulnerabilidade de seus navios no mar negro frente aos ataques de veículos aquáticos não tripulados ucranianos, se preparar para conquistar superioridade área quando os primeiros F-16 estiverem operando na Força Aérea da Ucrânia, repor suas tropas já bastante desgastadas, etc… Os Russos (assim como qualquer nação) tem recursos finitos e não vão, frente… Read more »

Mirade1969

A Ucrânia esta desesperada por aviões e vc me fala que os Russos tem que melhorar sua AA? A ucra não tem mais caças em numero suficiente para atacar a Rússia mesmo que tenha terá que enfrentar a AA Russa que uma das melhores do mundo, Não creio que o F-16 possa melhorar muito isso. Além disso não tem mais homens para lutar na guerra a Rússia literalmente esta exaurindo os recursos da Ucrânia..

Aéreo

Os russos sofreram varias perdas causadas por misseis ocidentais fornecidos pela Ucrânia, precisam melhorar suas defesa AA.
Não leia as noticias na forma de maniqueísta, dizer que os Russos precisam melhorar seus meios AA não quer dizer que eles sejam completamente falhos. Se acontecer dos F-16 serem incorporados, os ucranianos terão um incremento de capacidades de ataque a território russos, tal qual tiveram tempos atrás com o fornecimento de misseis de cruzeiro adaptados aos Su-24.

Felippe

Bravata… A China já disse que não quer que a Rússia use armas nucleares.

Vitor

Está no dossiê da Otan.

Diego

Aposto que foi a inteligência Britânica que passou a informação

Bosco

99% de toda informação de inteligência vem de fontes abertas e só 1% faz uso de “espiões” nas suas diversas formas, incluindo humana. A simples análise de teses de doutorado e de publicações científicas podem ter levado os EUA a formular essas previsões. A função deles é esta. Prever cenários futuros para que não sejam pegos de surpresa e até eu que sou leigo sei que num futuro próximo os lasers de alta energia estarão miniaturizados a ponto de caberem em satélites de dimensões reduzidas e que no espaço terão um alcance bem estendido por conta de não haver atmosfera… Read more »

Bosco

Só de curiosidade, o primeiro desenho de cima para baixo não condiz com o tema do artigo já que se vê um satélite laser dotado de painéis solares para a produção de energia elétrica enquanto o texto nos informa que eles serão dotados de reatores nucleares e aí não precisarão de painéis solares.

Bosco

O pessoal que comentou fez uma certa lambança acerca da tal arma nuclear russa no espaço.
Calma, pessoal!
Muitos se deixam levar pela mágoa e pisam no tomate.
Um submarino nuclear é movido pela fissão nuclear mas não foi feito para “explodir”. Um satélite nuclear , idem.
Ele até pode detonar mas não para que os efeitos da explosão sejam utilizados diretamente como se fosse uma “bomba” mas para gerar energia para armas de energia dirigida.

Last edited 2 meses atrás by Bosco
Macgaren

A moral que perderam na terra vão tentar recuperar no espaço

Pet

Como diz o Comandante Robson Farinazzo, quanto chapéu de alumínio!!! Kkkkkk

Eduardo

E aquela história de hélio 3 na lua, que em tese possibilita a fusão nuclear, não é possível que EUA deixe a China ser a vanguarda de algo, o espaço é o futuro.

Last edited 2 meses atrás by Eduardo
BraZil

E além da questão textual, levantada pelo Bosco (talvez com ironia), a imagem que ilustra a matéria também não condiz com o texto, pois trata-se claramente de uma arma de energia dirigida (laser) o que nos remete a srtar wars, claro, mas tem imagens do filme do 007 que ficariam melhor. perdão ô gloriosos, faustos e cândidos editores, não me vaporisem…

Zorann

É esta a ameaça à segurança nacional dos EUA que tanto saiu na mídia ontem?

Groosp

Clint Eastwood já está no aquecimento.

Anselmo da Costa

Cowboys do Espaço, filmaço diga-se de passagem!

BraZil

E olha que com relação aos Russos, (falo Rússia, pois a União Soviética sempre foi Rússia. A Rússia é que nem sempre foi União Soviética) nem falei de Stalingrado. E os mais atentos, devem ter percebido esse fato. É que Stalingrado, apesar de ter contribuído para a derrota dos alemães representa “o fim da ópera” e é mais badalada do que a batalha de Kursk por exemplo, pois foi travada na cidade que tinha o nome do grande líder. Resumindo, ambas tiraram de circulação o grosso, a elite da juventude alemã..uma imensurável destruição de vidas e equipamentos de primeira linha…de… Read more »

Leandro Costa

Tá forçando a barra bastante. Você sabe (ou deveria saber) que não foi assim. Essa de a URSS ter vencido a guerra, deixando o resto dos aliados em um papel de abastecedores, não necessitanto lutar contra o que de melhor os Alemães tinham é uma balela de proporções soviéticas. Entenda: A Segunda Guerra Mundial foi um esforço conjunto. Se qualquer um dos papéis, seja de URSS, UK, EUA, e até China, não tivesse sido ‘cumprido’ o outro estaria em maus lençóis. Se a Inglaterra não tivesse resistido em 1940, não tivesse lutado e drenado recursos no deserto Africano, a URSS… Read more »

adriano Madureira

Boa ! Uma plataforma de mísseis balísticos no espaço cairia bem, como naquele filme Cowboys do espaço…



Um Simples Brasileiro

Se isso for verdade, será um problema não só dos EUA, mas, de todo e qualquer ser vivo ao menos nesse sistema solar…

adriano Madureira

Quem procura acha, Brasileiro…

Quando você acua um tigre, melhor matá-lo ou senão, quanto mais acuado, desesperado e perigoso ele fica…

Rodrigo

Sem sentido uma arma dessas o pulso irá destruir até os satélites russos, fora que irá afetar comunicação civil..

Scudafax

A reportagem é sensacionalista, ignorando vários fatos publicados anteriormente sobre armamento antissatélite russo. Para quem pratica o Factfulness, segue uma fonte interessante. Repare na quantidade de satélites lançados pelo codinome Kosmos e suas funções, confirmando que quem não tem acesso nacional ao espaço, brinca de defesa nacional.

https://www.armscontrol.org/act/2022-03/features/russias-anti-satellite-weapons-asymmetric-response-us-aerospace-superiority