Foguete SpaceX segue para estação espacial com quatro astronautas

26

Foguete Falcon 9 foi lançado nesse domingo à noite

Um foguete Falcon 9, que transporta a cápsula Dragon com quatro astronautas a bordo, foi lançado com êxito nesse domingo (15) rumo à Estação Espacial Internacional (EEI).

O lançamento ocorreu às 20h27 (00h27 em Lisboa) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida (sudeste).

Menos de três minutos depois, a 90 quilômetros de altitude e quando o foguete atingia 7 mil quilômetros por hora, o primeiro nível separou-se, para regressar à Terra e ser reutilizado.

O segundo nível, com a cápsula, prosseguiu viagem, numa trajetória correta, anunciou a SpaceX.

Chamada Resilience, a cápsula deverá chegar às 4h de terça-feira à EEI, na primeira missão tripulada operada pela companhia privada SpaceX, do empresário Elon Musk, e da agência aeroespacial norte-americana (Nasa) a partir de solo norte-americacana.

Três astronautas norte-americanos, Michael Hopkins, Victor Glover e Shannon Walker, e um japonês, Soichi Noguchi, vão demorar um pouco mais de 27 horas para chegar à estação, onde se encontram dois russos e uma norte-americana. Os quatro astronautas deverão ficar seis meses na EEI.

Este primeiro “voo operacional” segue-se à missão de demonstração, realizada entre maio e agosto, durante a qual dois astronautas norte-americanos foram transportados para a EEI e de volta à Terra sem problemas pela SpaceX.

A cápsula Dragon, da Space, é o segundo aparelho atualmente capaz de viajar para a EEI, com a Soyuz russa, que desde 2011 tem transportado todos os residentes da estação, depois do fim do programa do vaivém espacial norte-americano.

FONTE: Agência Brasil / FOTOS: SpaceX

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Allan Lemos

Entra governo, sai governo, e o programa espacial brasileiro segue abandonado, a AEB serve apenas como cabide de emprego, nossas bases de lançamento seguem sendo subutilizadas e em pleno 2020, o máximo que o Brasil consegue fazer na área espacial é lançar um foguetinho de São João uma vez na vida e outra na morte. É um descaso assustador.

Funcionario da Comlurb

Entra reportagem e sai reportagem e voce continua nessa mesma lenga lenga de cabide de emprego. Vira o disco cara ! Não falou da marinha dessa vez por que ?

Last edited 3 anos atrás by Funcionario da Comlurb
Marcos10

Há várias coisas em andamento pelo Mundo e o Brasil tem ficado de fora da maioria delas. Há três coisas importantes sendo pesquisas hoje e as três envolvem energia: Reator de Fusão Nuclear; Células de Energia de grande capacidade e Novos Materiais, como grafeno, que pode vir justamente a ser utilizado na fabricação dessas células. O Brasil não está envolvido em nenhuma delas. Faltam físicos, químicos, matemáticos, engenheiros, e nessas áreas não dá para fingir que sabe, não dá para construir nada considerando algum arquétipo social, cultural, racial, alguma veneração da fumaça produzida no Uruguai. P&D exige conhecimento, método, disciplina,… Read more »

Conan

Pelo menos quanto ao grafeno você esta enganado, estamos bem envolvidos sim. A Universidade Mackenzie em São Paulo é um exemplo porem não a única instituição envolvida na pesquisa de produção e aplicação pratica do material.

Agressor's

A prosperidade de alguns homens públicos do Brasil é uma prova evidente de que eles vêm lutando pelo progresso do nosso subdesenvolvimento.

Bosco

Vale salientar que além do primeiro estágio que pousa na vertical, a própria nave Dragon é recuperável, podendo ser utilizada dezenas de vezes.
Apesar da Dragon ter sido desenvolvida visando o pouso vertical sobre os retrofoguetes a NASA não aprovou tal sistema para uso por seus astronautas e insistiu no retorno via amerissagem, considerado mais seguro.

Bille

O Sr tá sumido…

sub urbano

Se o governo americano me desse um subsídio 10 bilhões de dólares e livre acesso aos laboratórios e projetos da NASA a minha empresa também seria capaz de lançar astronautas para a estação espacial. Aí é fácil. É fácil ser Elon Musk.

Felipe Augusto Batista

África do Sul?

Francisco Barollo

A família Musk fez fortunas com o apartheid sul-africano, mineração de diamantes, tráfico….

Bosco

Tem muito interesse sobre Elon Musk e gostaria que você me passasse as fontes dessa sua afirmação. Nunca li nada a respeito. Antecipadamente, agradeço.
O que sei com certeza é que independente dele ser racista ou filho de racistas , fato é que tem um negro nessa missão à ISS.

Agressor's

Porque buscar responder certo para aquele que apenas torce pra que estejais errado?

Agressor's

“Por traz de toda fortuna sempre tem um crime”

Honoré de Balzac

nonato

Assina: invejoso.

sub urbano

Nascer branco na Africa do Sul durante o Apartheid era um ticket para o sucesso. Não existiam brancos pobres.

nonato

Esse pessoal do mimimi.
Estão sempre arranjando teorias…

Paulo Sollo

Não, não é fácil. Não é pra qualquer um ser Elon Musk. O cara alcançou tudo isto porque tem qualidades excepcionais e diferenciadas como empreendedor, e começou a demonstrá-las bem antes de fundar a Space X. Conquistou por mérito de suas capacidades, porque demonstrou ser capaz de fazer melhor que os outros e não porque virou queridinho da NASA. Se houvesse tanta gente com as mesmas capacidades empreendedoras dele o mundo seria tremendamente diferente do que é hoje. Se você se acha capaz de realizar coisas no mesmo nível do que ele faz, apresente para a NASA. Eles querem estar… Read more »

Paulo Sollo

Lembremos que o contrato da NASA contemplou US$ 4,2 bilhões para a Boeing e US$ 2,6 bilhões para a Space X. Enquanto a Boeing falhou em seu projeto, considerado não confiável, a Space X está aí demonstrando sua capacidade, e com custo por lançamento inferior, 50 milhões contra 75 milhões da cápsula da Boeing.

Mussolini

Realmente a NASA dá subsídio pra qualquer um que aparece na porta pedindo.

Bosco

Desconheço esse subsídio dado pelo governo americano. Poderia nos contar mais a respeito?

Bosco

Temos também o nosso “homem X” , o Eike, que pegou 10 bilhões de reais de “subsídios” do povo brasileiro via BNDES e você sabe o que ele fez com o dinheiro , né Sub?

musso

Apenas dois homens na história ficaram bilionarios usando o powerpoint. Bill Gates criador da Microsoft e Eike Batista.

Andre

Ele deve saber bem, mas aí não interessa às fábulas dele esse caso. Também não interessaria o caso do “Ronaldinho” dos negócios, como chamou seu pai.

Bosco

Curiosidade sobre a Crew Dragon montada num Falcon 9:
O 1º Estágio possui 9 motores Merlin, 4 aletas treliçadas de titânio, 4 pernas do trem de pouso e 4 conjuntos com 4 bocais cada de propulsores de gás frio para controle de atitude.
O 2º estágio possui 1 motor Merlin Vácuo.
O Crew Dragon possui 8 motores Super Draco para o sistema de ejeção e 16 Draco Thruster para manobras orbitais.
Ao todo são 50 “bocais”.

Luciano

Muito linda a 5ª foto!