A Lockheed Martin em 17 de novembro revelou um sensor infravermelho miniaturizado de busca e rastreamento (IRST) com um processador embutido para a série F-16 Block 70/72.

O pod Legion-Embedded System (ES) foi encomendado por um cliente não divulgado do F-16 Block 70/72 e está disponível para entrega a novos operadores a partir de 2023, disse Jim Ni, gerente do programa IRST21 da Lockheed.

As primeiras entregas de F-16 Block 70 recém-construído estão programadas para 2021 para a Força Aérea Real do Bahrein. Taiwan, Eslováquia e Bulgária também têm entregas programadas do F-16 Block 70, enquanto o Marrocos encomendou o F-16 Block 72.

O Legion-ES reempacota o sensor de onda longa desenvolvido para o pod Legion e IRST21. O processador do computador é integrado ao compartimento de equipamento avançado do F-16.

Como resultado, o pod Legion-ES de 300 libras e 77 polegadas de comprimento no lado esquerdo inferior da fuselagem dianteira é significativamente mais leve e menor do que os outros sistemas IRST totalmente montados da Lockheed, disse Ni.

Embora o pod esteja localizado sob a fuselagem, o campo de visão do sensor não está obstruído nos alcances previstos para a detecção IRST de aeronaves hostis, disse Ni.

A Lockheed desenvolveu o pod Legion em tamanho grande para ser integrado à frota de jatos F-16 Block 40/42/50/52 da Força Aérea dos EUA.

O pod Legion é significativamente maior do que o Legion-ES porque foi projetado para transportar outros sistemas, como um relé de comunicação ou outros sensores. O processador para o pod Legion de tamanho normal também está integrado no próprio pod, em vez de dentro do compartimento dianteiro do equipamento.

A Lockheed miniaturizou e consolidou a eletrônica no compartimento de equipamentos avançados do F-16 Block 70/72. O espaço extra criou espaço para abrigar o processador do Legion-ES, disse Ni.

F-16 com o Legion Pod em tamanho normal

FONTE: Aviation Week

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Gabriel BR

24 unidades para a Colômbia

Fabio Araujo

Seria muito bom, mas é mais fácil pegarem essa quantidade de F-16 Block 50/52 e modernizarem!

CRSOV

Qual o alcance de detecção deste sensor ?

Rui Chapéu

Olhando essa foto do F-16 nota-se que ele não tem praticamente nada ainda do conceito do projeto original….

Caça barato de superioridade aérea para uso no dia, para um caça multi função cheio dos apetrechos….

Acho que ele deve ter perdido mais da metade da manobrabilidade dele desde o modelo A pra esse de hoje carregando tudo que é tipo de piano junto

JuggerBR

Mas o cenário mudou desde o seu projeto, foi desenvolvido pra dogfight pensando na Guerra do Vietnan (onde o uso de misseis foi um fiasco) e hoje em dia o combate é BVR quase sempre.

Fabio Araujo

O F-16 evoluiu muito se já era um excelente caça leve se tornou uma excelente plataforma de caça multifuncional que pode bater de frente com caças mais pesados e superar esses caças!

Fabio Araujo

É uma coisa que falta nos caças americanos sensores IRST instalados nos caças em vez de pod’s se não em engano só os F-35 tem sensores no próprio avião os outros usam pod’s!

Leandro Costa

O saudoso F-14D tinha IRST abaixo do nariz.

Leandro Costa

Eu sei. E ainda tem gente que negativa com uma informação ao invés de opinião ou achismo hehehehe

O F-106 também chegou à utilizar IRST.

Flanker

O F-4, acho que a versão C, tb utilizava um IRST orgânico, no nariz, sob o radome do radar.

Leandro Costa

Sim Flanker, acho que você está correto. Versões ‘B’, ‘C’ e ‘D’ se não me engano.

Clésio Luiz

Praticamente todos os interceptadores supersônicos do NORAD tinham isso. F-101, F-102, F-106, F-4.

Os Suecos e depois os russos passaram a adotar IRST no final da década de 1960.

Rodrigo Maçolla

Sim o Tomcat era o “bicho” , rs… desculpe o trocadilho…

Fabio Araujo

Ainda o é, os F-14 iranianos ainda são respeitáveis apesar da idade!

JuggerBR

Será que algum ainda voa? Não é só uma questão de peças, também de treinamento de pilotos e equipe de terra. Acho que ainda estão por lá apenas pra fingir que funcionam.

nonato

Não vi foto do pod miniaturizado.

DSC

Está na primeira foto.

Está instalado junto à entrada de ar, lado esquerdo, ponto duro 5L. comment image
comment image?itok=YbCFTJbO

https://www.lockheedmartin.com/en-us/news/features/2020/lockheed-martin-unveils-upgraded-sensor-suite-for-new-production-f-16.html

Fabio Araujo

Esta em baixo da entrada de ar!

nonato

Obrigado.
Está muito miniaturizado e a matéria não destacou o pod na foto, mas destacou o de tamanho convencional.

FighterBR

Incrível como os EUA ainda não colocaram um IRST no nariz dos F-16 e F-18.

Jodreski

Falta de espaço no Nariz talvez?