MiG-29

BEIRUTE, LÍBANO — O Iraque está considerando a aquisição de vários jatos MiG-29 de fabricação russa, informou a publicação russa Avia.Pro na quinta-feira.

Citando “fontes iraquianas”, a publicação russa disse que o Ministério da Defesa do Iraque está envolvido em discussões contínuas com Moscou sobre a compra do MiG-29 para substituir seus caças F-16 de fabricação americana.

“Fontes iraquianas informaram que o Ministério da Defesa iraquiano está envolvido em discussões sobre a compra de aeronaves de combate russas que substituirão os caças F-16 americanos não reparáveis. A opção mais em conta, não inferior em potência aos aviões de combate americanos, é o caça MiG-29”, disseram.

De acordo com o Avia.Pro, a Força Aérea Iraquiana tem atualmente 34 caças F-16, com mais da metade deles fora de serviço.

“Até o momento, a possível aquisição de caças russos MiG-29 está sendo considerada apenas pelo departamento militar iraquiano, no entanto, especialistas acreditam que a venda dos mesmos F-16s para outros países, e a compra de caças russos com esses fundos, pode até ser benéfico para Bagdá ”, disse o Avia.Pro.

Há meses surgiram boatos de que o Iraque está considerando a compra dos sistemas S-300 ou S-400 da Rússia; entretanto, até agora, Bagdá ainda não adquiriu essas armas de defesa aérea.

Se eles tentarem adquirir jatos MiG-29, também podem enfrentar a mesma ameaça de sanções dos Estados Unidos sobre a compra dessas aeronaves de fabricação russa.

FONTE: Al-Masdar News

Subscribe
Notify of
guest

90 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andre

Passaram o final do sec xx comprando equipamentos soviéticos e perdendo guerras. Será que não aprenderam nada?

Vinicius Momesso

E perderiam de novo, só que agora com equipamento Made in USA(vide Arábia Saudita).

Last edited 3 anos atrás by Vinicius Momesso
Andre

Perderiam é uma possibilidade, perderam e um fato que se repetiu algumas vezes.

Entre o possivelmente e o com certeza, eu ficaria com a possibilidade.

Hélio

Exatamente, só ver o fim que os Abrams iraquianos tiveram. O que eles fizeram depois? Compraram o T90. Isso é um belo cala boca para os fanboys.

Augusto Cesar Gomes Galvao

Eu…acho que alguns governantes são guiados por corrupção, mas também acho que estes militares iraquianos, bem como alguns árabes e africanos, são seduzidos mais pela beleza e porte dos armamentos do que pela eficiência e demais considerações pertinentes ao uso, desempenho, manutenção etc. É como aquele “Zé Mané” que quando finalmente vai comprar uma arma não aceita conselhos sobre portabilidade, calibre ideal, ergonomia etc. e Compra aquele Revólver cromado, cano longo, calibre .454 casull e na hora de práticar o tiro vai descobrir que seu pulso vai ficar doendo, a munição é cara demais, a precisão é pífia por que… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Ou perceberam que perderam as guerras não por causa do equipamento.

Peter nine-nine

As pessoas gostam de olhar para estes temas como quem olha para clubes de futebol. Sempre que ah oportunidade de dizer que este é melhor que este, fazem-no, sem considerar as diferentes variáveis. Está claro, para toda a gente com meio neurónio que seja, que os embates entre o Iraque e o ocidente transcenderam em muito as capacidades singulares de um equipamento, mas ainda há quem tente. De facto, se analisar-mos que a força área iraquiana mal levantou voo, todos os aviões que o fizeram, fizeram-no de forma heróica, em clara desvantagem, anémicos de qualquer tipo de suporte ou comando,… Read more »

gordo

Exatamente isso, aquela guerra foi desproporcional. Se o Iraque tivesse equipamento Frances no lugar do Soviético não teria mudado nada.

Andre

Nós pudermos ver o que equipamentos franceses fizeram contra os russos. Assim como pudemos ver os equipamentos americanos na mãos dos menos organizados e treinados iranianos, contra os iraquianos.

Nilton L Junior

Perfeito, comentário lúcido, bom de ler e servir de argumento.

Antoniokings

Até eu concordei e dei um like.

Luiz Trindade

O pessoal que defende o material militar norte americano em detrimento do material bélico russo não dá opção. Só sabe criticar. O seu comentário foi o mais dentro do contexto da guerra Iraque vs EUA. Não teria como nenhum país do Oriente Médio ou qualquer outro país sem armamento nuclear enfrentar os EUA. Vai perder feio…

Maicon

Exato, em lugares onde ele foi empregado por pessoal bem treinado (vide guerras no Vietnam e Moçambique) o equipamento não se saiu mal.

Last edited 3 anos atrás by Maicon
Camargoer

Caro Andre. O Iraque adquiriu os F16 dos EUA que se tornaram inoperantes. As alternativas são poucas. Insistir no F16 (mas tem que resolver o problema de assistência), o F39, os caças russos ou os caças chineses.

Andre

Entre 3 opções eles vão naquela que já testaram seguidas vezes e se deram mal em todas….

Andre

Podem ser ridículas para você, para os iraquianos, para os russos…para os americanos não é.

Faz sentido que se o Iraque não concorda com as imposições americanas, eles devem mesmo procurar outros fornecedores, mas o mundo não é dividido exclusivamente entre russos e americanos. Poderiam ser europeus ou chineses.

Lucianno

Impressionantes 100 “deslikes” para uma frase totalmente correta. Parece que o pessoal não estuda história.

Evgeniy (RF).

Edição Avia. Pro, lixo raro e distribuidor de falsificações. Pode não ser russo, está simplesmente registrado na zona de domínio Ru.
Embora a notícia seja esperada, mas apenas na área do MiG-35 é mais provável.

Vinicius Momesso

E cada notícia sem pé nem cabeça…
O que acha do Blog “Topwar.ru”? É uma boa fonte de notícias e artigos?

Evgeniy (RF).

Em Topvar, tudo depende do autor específico e de sua atitude em relação a um tema específico, que ele descreve em um artigo específico. Existem textos relativamente aceitáveis ​​e francamente escritos por malucos. Como o texto que agora está pendurado ali sobre o navio do projeto 22160. Isso foi escrito por um freak naval local.
Não há análises internas ou sérias no Topvar. Falando puramente em notícias, o blog do BMPD é melhor (se você não ler os comentários lá).

Brunow

Avia-pro em Russo tem origens ( IP, servidor) na Holanda/Alemanha.
Em inglês opera a partir do Canadá.
Consegue ser pior em alguns casos que o Sputinik.

Antoniokings

Não sei o porquê de tantas críticas à Spunik.
Ultimamente, ela tem dados notícias precisas quase em tempo real, como a explosão no Porto de Beirute a derrubada dos drones americanos na Síria.
Foi a primeira a noticiar.

Camargoer

Caro AntonioK. É mais simples reclamar do veículo de mídia do que pensar sobre o conteúdo.

Brunow

É por “pensar no conteúdo,” muitas vezes escrito de uma forma amadora e ignorante, que os leitores com um pouco mais de conhecimento reclama do “veículo de mídia”…
E definitivamente Sputinik não é blog Militar..

Brunow

O fato de ser o ” primeiro a noticiar” não insenta o Sputinik de suas matérias terríveis, principalmente quando fala de algum Equipamento militar Russo.

Tanto o incidente no Líbano, quanto os dois Drones americanos abatidos na Síria foi noticiado em outras mídias antes e de forma bem detalhada ( fotos, vídeos etc), só procurar as fontes certas.

Pablo Maroka

Iraque está indo para um caminho triste e sem volta, espero que as adverterncias tenha sido dadas pelos EUA.

Vinicius Momesso

Fala como se estivessem “em berço de ouro”. Se os EUA realmente se preocupassem com o bem estar do Iraque, investiria o mesmo do que foi investido no Japão e Alemanha Ocidental por exempo. O real objetivo é apenas manter um Governo amistoso a eles.

Last edited 3 anos atrás by Vinicius Momesso
Cristiano de Aquino Campos

Verdade.

Antonio palhares

Os Estados Unidos arrebentaram o Iraque para lhes roubar as reservas de petróleo. Se os Estados Unidos tivessem interesse, há muito tempo o oriente médio tinha paz e progresso. Esta guerras por rapinagem já estão enchendo a paciência.

Andrew Martins

Não sei qual é a relação atual entre o Iraque e o Egito, mas eu sei que o último está recebendo MIGs-35, será que existe uma possibilidade de acordo entre os países? Tipo, o Iraque troca seus F-16 atuais e encomendas por alguns MIGs que o Egito está recebendo, acrescido de um valor. Acho que seria um bom acordo para todos, imagino.

Evgeniy (RF).

O Egito recebe MiG-29M e MiG-29M2.

Andrew Martins

Valeu Evgeniy!

Last edited 3 anos atrás by Andrew Martins
Augusto Cesar Gomes Galvao

O diferencial maior do Egito em comprar equipamentos russos ou de qualquer outro país, até chinês se for o caso, é que como a Turquia o Egito tem uma indústria aeronáutica, que já fabricou inclusive sob licença o T-27 Tucano! Hoje a indústria egípcia é um braço governamental (tipo Embraer antigamente) que cuida da manutenção do acervo da força aérea! Tem bons técnicos e ótima qualidade de serviço!

Gabriel BR

Excelente oportunidade para a Colômbia e para alguns países do leste europeu.

Vinicius Momesso

Sei não. Está cada vez mais caro e difícil adquirir material bélico de ponta provindo dos EUA. Muitos países acabam desistindo de modernizações e lotes extras.

Bild COMPA

O Iraque vai receber MIG-28R……RAPOSA DE FOGO!!!!

glasquis7

KKK Serão perseguidos pelo Maverik.

Coutinho

A Raposa de Fogo era MiG-31. Os Mig-28 eram aqueles F-5 de Top Gun.

Vinicius Momesso

Parece que a Russia está retomando sua carteira de clientes antigos. Por mais que o centro industrial da URSS fosse Moscou, o material não era puramente russo, como é hoje. A qualidade aumentou e muito.

Last edited 3 anos atrás by Vinicius Momesso
IBIZ

E por que não adquirem o MIG 35 mais novo, avançado e capaz? O MIG 29 precisaria ser modernizado em pouco tempo devido a idade do projeto, então valeria mais a pena a aquisição da versão mais nova.

AMSS

Custo.

IBIZ

O MIG 29 precisaria ser modernizado em pouco tempo devido a idade do projeto, então valeria mais a pena a aquisição da versão mais nova.”

Fabio Araujo

Eles deixaram sem condições de voo os F-16, agora vão comprar Mig-29 para substituir os F-16? Isso é que é jogar dinheiro fora. Sinceramente deve ser mais barato recuperar os F-16, sem falar que o F-16 é superior ao Mig-29. Só posso imaginar que querem varrer os F-16 para debaixo do tapete por conta das denúncias de corrupção. Sem falar que a nova compra abre novas oportunidades de corrupção.

Antoniokings

O F-16 é o carro chefe de vendas que os EUA procuram empurrar para qualquer País em troca de apoio.
É o Guaraná Kuat da Lockheed.

Sérgio Luís

Se um ñ quer outro quer uai!
A fila anda!

Antoniokings

E o caminho natural do Iraque.
A sua reintegração à comunidade russo/chinesa.
Esta aventura americana está chegando ao fim.
Mais uma.

pangloss

Boa sorte para os iraquianos. Vão precisar.

Lucianno

Realmente. Acho que os americanos até se arrependeram de ter colocado o F-16 no Iraque com aqueles pilotos barbeiros e mal treinados. Se o Iraque comprar o Alvo-29 vai ser um alívio.

pangloss

Pensei o mesmo. A notícia não faz o menor sentido. Compraram F-16, estragaram os aviões por incompetência e/ou corrupção, então vão vendê-los usados para comprar um concorrente mais barato (MiG-29), para novamente estragar tudo e reiniciar o ciclo.

pangloss

Pensei o mesmo.

SmokingSnake ?

muita gente vai enriquecer

Augusto Cesar Gomes Galvao

Se eu fosse o Presidente Americano até financiava a compra destes jatos russos! Vejam que o F-16 tem um envelope de manutenção extremamente simples comparando-se com qualquer caça soviético, inclusive os já obsoletos Mig-21! E direi até mais simples que os Mig-15!!! Estão reclamando do F-16? Então tome-lhe caças russos! Vamos quantos estarão operacionais em menos de cinco anos! Quantos estarão stand-by para decolar quando se tornarem necessários? Apesar de “especialistas” dizerem a todo momento que não procede, é fato que para cada hora de voo um caça russo precisa pelo menos de 4 horas de manutenção preventiva ou mais,… Read more »

Lucianno

Exatamente Augusto e Observador.

Fabio Araujo

É tentar esconder o escândalo dos F-16 parados comprando outro caça. Estão jogando dinheiro fora, o F-16 é superior ao Mig-29 e creio que seria mais barato recolocar os F-16 em condições de voo. Uma solução seria conseguir dos americanos uma autorização pra a venda dos F-16 para diminuir o prejuízo!

Plinio Jr

É sabido que os F-16s fornecidos aos iraquianos tem diversas limitações em termos de avionica e armamento, pois sempre demonstraram não serem confiáveis em termos políticos….os iraquianos buscam um vetor para tal…podendo ser russo, chinês , europeu …enfim…a região é muito turbulenta para não ter um vetor aéreo….

XFF

Os Iraquianos compraram F-16 não por sua vontade, mas foram obrigado a comprar pelo invasor. Os Iraquianos estão acostumados com equipamentos Soviético/Russos. Mesmos operando F-16, eles não podem usar o caçar como querem ou comprar munições que querem, mas só quando titio sam autorizar.

Last edited 3 anos atrás by XFF
Andre

É verdade. Veja quantas guerras eles perderam utilizando equipamentos soviéticos/russos. Perderam em Israel, tiveram sua usina nuclear destruída, perderam para o Irã sem apoio de nenhuma grande potência. Estão no caminho certo.

Fabio Araujo

Enquanto o Iraque pensa em Mig-29, os Emirados Árabes Unidos sonham com o F-35!

XFF

F-35 é extremamente caro de manter. Tem que ter bilhões de dólares de reserva pra manter uma frota de F-35. Se já é caro para padrão dos EUA, imagina para outros países…

Flanker

Engraçado….diz isso pra todos os países que compraram o F-35…

Antoniokings

Esse tipo de questionamento tem de passar, obrigatoriamente, pela censura do Departamento de Estado dos EUA.

Flanker

Os cães ladram e a caravana passa…..vc e muitos outros ficam fazendo beicinho e negando a realidade…..enquanto F-35 e F-16 continuam vendendo…..deve ser porque os países que os compram são burros….e a meia-dúzia que compra caças russos é que são os espertos….hãhãm….

orivaldo

Os Políticos Brasileiros deveriam aprender com os Iraquianos essa nova forma de ganhar um dinheiro. Compra alguns caças Americanos, desvia um pouquinho ali, um pouquinho aqui, e depois vem e diz que precisa comprar outros para substituir os não reparáveis. Melhor que roubar construindo estádios. E outras, pelo menos assim nossa Força aérea não ficaria 40 anos com velharias kkkk

Andre

Veja o acordo na seção da base de Alcântara para os ucranianos…..

Carlos p silva

Isso se chama incompetência e corrupção. Notório. Se não conseguem operar F16 com suporte e logística de primeira, imaginem com suporte russo…

Plinio Jr

Estão sob forte influencia iraniana…com isto os americanos estão retirando o apoio do país….

Jodreski

Apoio que não serviu para muita coisa, desde a queda do regime de Saddam (que já era uma m….) o Iraque mergulhou em uma guerra civil que os Americanos não previram e não souberam reverter. O efeito colateral foi tão grande que as ações americanas resultaram com a formação do ISIS.

Maicon

E com a retirada sobrou para os pobres F-16, que se não estou enganado a manutenção era feita por uma empresa terceirizada dos EUA…

DOUGLAS TARGINO

Manda todos F-16 pra nós, assim quinta a divida.

glasquis7

São Block 50. Seria uma boa virem parar na América do Sul.

Nilton L Junior

Bem bem, a questão é negócio e todo negócio é feito na base do dinheiro quem tem muita grana compra quem não tem compra o que pode.

Jodreski

Introdução: claro que o sucesso da operação Desert Storm não foi relacionado só a esse fator.

Mas coça a garganta para falar: Compra lá os Mig-29, lá em 1991 eles foram muito efetivos viu! kkk

glasquis7

Ainda são vetores de respeito. Ainda mais modernizados ao padrão SMT.

André Luís

Eu achei que já tinham comprado, já. Teve uma notícia há uns anos onde falava que o Iraque estava considerando a compra de uns 20 MiG-29.
Tomara que se concretize. Gostaria de ver este avião, em suas versões atualizadas, operando no O.M. e outras partes do mundo.

Erick Dantas

Nunca vi tanta besteira os EUA e aliados tinham pelo menos 800 aeronaves contra menos de 80 eles podiam ter f22, seria inútil, sem falar nas aeronaves de alerta antecipado e reabastecimento. A única coisa que podia sauvá-los eram armas nucleares.

Mgtow

Dane-se as tais sanções. Tem que meter as caras e comprar de quem quiser. O bullyng estadunidense contra nações fracas está acabando. Isso só funcionava no periodo unipolar. Agora a coisa mudou de figura. Se EUA aplica sanção compre da China ou Russia ué.

Carvalho2008

Off topic:

Achei uma foto interessante.

Um AGM Penguin pendurado num F-5. Parece que se tratou do projeto na Noruega.

Bom, nos temos F-5 e temos o Penguin…sera que daria?

Carvalho2008

comment image

Tutu

E ainda é um F-5B!

Carvalho2008

Pois é…. nem sabia que fizeram esta integração lá….deve ser um teste…

Satyricon

Olha, o mais adequado para tal integração seriam os A4 (A-1) da MB, não?

LeoL

Seria uma boa compra para o Chile substituir seus MLU de quase 40 anos e estandardizar nos Block 50. Colombia é outra que estaria interessada. No OM o Egito seria um cliente natural já que estão aposentando seus F-16A/B e tem muito dinheiro saudita para gastar.

glasquis7

Os MLU do Chile voam até 2035 pelo menos. Os Block 50 em teoria teriam condições de voo até 2045. Os F5 TIII voam até 2030.

Mas seria uma boa pra Colômbia que procura um novo vetor pra sua força.

JuggerBR

A USAF e a USNG aceitariam os F-16 fácil…

sub urbano

O Iraque no período anterior a guerra do Kwait tinha os melhores índices educacionais do Oriente Médio (excetuando Israel), as mulheres tinham liberdade maior que os demais países da região devido a ideologia do partido Baath de influencia socialista, o Iraque tinha até mesmo um programa espacial com um lançador similar ao brasileiro VLS em grau de desenvolvimento mais avançado chamado Al Abid.A invasão do Kwait foi o que os americanos esperavam para tirar do jogo um aspirante a potência regional que ameaçavam seu quase monopólio geopolítico na região, destruíram o país e cometeram diversos crimes contra a humanidade porque… Read more »

Antonio palhares

O país estava se modernizando a passos largos. As empresas brasileiras tinham mercado e faturavam muito, vendendo quase tudo. As ações americanas para tirar o “ditador” e estabelecer uma “democracia” nos moldes ocidentais. Como sempre, acabaram nesta desgraça total.

LeoL

O erro aí foi todo de Saddam e da sua cúpula, por acharem que devido às boas relações com o ocidente não haveria reação a uma invasão do Kuwait. A primeira guerra do golfo foi completamente justificável, afinal o povo do Kuwait nada tinha a ver com as aspirações de Saddam e nem o menor interesse de fazer parte do Iraque.

Kemen

Tudo leva a crer que o problema não sera resolvido com os mencionados MIG-29. Se o problema é de disponibilidade, o que garante que o mesmo não vai ocorrer com os MIG. Aja quem entenda, parece um problema da manutenção no Iraque, não dos F-16. Ou sera que esta entrando areia nas turbinas dos F-16?

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Antunes 1980

Será a maior besteira do ano, a troca de F-16 por MIG-29 de segunda linha.
Boa sorte para os Iraquianos corruptos e incompetentes.
O terrorismo local agradece a perca na capacidade aérea e de ataque ao solo.

Wagner

Para quem não sabe nem onde fica o Iraque, é importante salientar os seguintes pontos: 1- os americanos devastaram a infra estrutura iraquiana nas duas guerras que impuseram na regiao; 2- mataram centenas de milhares de civis e provocaram uma das maiores crises de refugiados ate então vista; 3- colocaram um governo fantoche fraco que deu espaço para o crescimento do ISIS (mais centenas de milhares de civis mortos e milhões de desalojados do Iraque até a Síria); 4- o governo fantoche comprou tudo que os empreiteiros e politicos e empresarios da morte americanos quiseram vender (a preço de ouro):… Read more »