Home Aviação de Ataque Iraque considera comprar jatos russos MiG-29 para substituir os F-16

Iraque considera comprar jatos russos MiG-29 para substituir os F-16

5243
95
MiG-29

BEIRUTE, LÍBANO — O Iraque está considerando a aquisição de vários jatos MiG-29 de fabricação russa, informou a publicação russa Avia.Pro na quinta-feira.

Citando “fontes iraquianas”, a publicação russa disse que o Ministério da Defesa do Iraque está envolvido em discussões contínuas com Moscou sobre a compra do MiG-29 para substituir seus caças F-16 de fabricação americana.

“Fontes iraquianas informaram que o Ministério da Defesa iraquiano está envolvido em discussões sobre a compra de aeronaves de combate russas que substituirão os caças F-16 americanos não reparáveis. A opção mais em conta, não inferior em potência aos aviões de combate americanos, é o caça MiG-29”, disseram.

De acordo com o Avia.Pro, a Força Aérea Iraquiana tem atualmente 34 caças F-16, com mais da metade deles fora de serviço.

“Até o momento, a possível aquisição de caças russos MiG-29 está sendo considerada apenas pelo departamento militar iraquiano, no entanto, especialistas acreditam que a venda dos mesmos F-16s para outros países, e a compra de caças russos com esses fundos, pode até ser benéfico para Bagdá ”, disse o Avia.Pro.

Há meses surgiram boatos de que o Iraque está considerando a compra dos sistemas S-300 ou S-400 da Rússia; entretanto, até agora, Bagdá ainda não adquiriu essas armas de defesa aérea.

Se eles tentarem adquirir jatos MiG-29, também podem enfrentar a mesma ameaça de sanções dos Estados Unidos sobre a compra dessas aeronaves de fabricação russa.

FONTE: Al-Masdar News

Subscribe
Notify of
guest
95 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andre
Andre
1 mês atrás

Passaram o final do sec xx comprando equipamentos soviéticos e perdendo guerras. Será que não aprenderam nada?

Ersn
Ersn
Reply to  Andre
1 mês atrás

Parece que eles se esqueceram do que passaram quando compraram o MiG-29B,que tinha mísseis ruins R60 e R27T,sem falar que quando chegou a época de fazer o MRO por causa do TBO dos motores os russos não fizeram e tiveram que encostar aeronaves com menos de 8 anos de uso em 1995

Last edited 1 mês atrás by Ersn
Teropode
Reply to  Ersn
1 mês atrás

É preferível isto a ter que depender do aval fabricante até para dar uma lustrada no carro , imaginem vc compra um carro mas o fabricante faz condicionantes tipo : Não saia do seu estado , não de carona para mulheres , não pode limpar o painel e toda vez que tirar da garagem vc tem que informar no mínimo 5 dias antes , isto é babaquice . Versões de exportação existem prá isso , os Russos estão certos em não entregarem ” tudo” .

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Andre
1 mês atrás

E perderiam de novo, só que agora com equipamento Made in USA(vide Arábia Saudita).

Last edited 1 mês atrás by Vinicius Momesso
Andre
Andre
Reply to  Vinicius Momesso
30 dias atrás

Perderiam é uma possibilidade, perderam e um fato que se repetiu algumas vezes.

Entre o possivelmente e o com certeza, eu ficaria com a possibilidade.

Hélio
Hélio
Reply to  Vinicius Momesso
30 dias atrás

Exatamente, só ver o fim que os Abrams iraquianos tiveram. O que eles fizeram depois? Compraram o T90. Isso é um belo cala boca para os fanboys.

Teropode
Reply to  Andre
1 mês atrás

Tenho certeza que a opção por equipamentos Russos ( a despeito da qualidade ) é por causa da liberdade de uso destes , os americanos possuem condicionantes ridículas de emprego para equipamentos vendidos por eles , faz bem ao Iraque pular fora disto , nada justifica esta palhaçada , imaginem se o Paquistão for obrigado a fazer um contra ataque em território indiano com seus F 16 , vai ter que pedir permissão , isso é idiotice e hipocrisia americana pois dúvida que fariam isto contra a CS ou Japão caso estes usem seus jatos contra o território chinês ou… Read more »

Andre
Andre
Reply to  Teropode
30 dias atrás

Podem ser ridículas para você, para os iraquianos, para os russos…para os americanos não é.

Faz sentido que se o Iraque não concorda com as imposições americanas, eles devem mesmo procurar outros fornecedores, mas o mundo não é dividido exclusivamente entre russos e americanos. Poderiam ser europeus ou chineses.

Augusto Cesar Gomes Galvao
Augusto Cesar Gomes Galvao
Reply to  Andre
1 mês atrás

Eu…acho que alguns governantes são guiados por corrupção, mas também acho que estes militares iraquianos, bem como alguns árabes e africanos, são seduzidos mais pela beleza e porte dos armamentos do que pela eficiência e demais considerações pertinentes ao uso, desempenho, manutenção etc. É como aquele “Zé Mané” que quando finalmente vai comprar uma arma não aceita conselhos sobre portabilidade, calibre ideal, ergonomia etc. e Compra aquele Revólver cromado, cano longo, calibre .454 casull e na hora de práticar o tiro vai descobrir que seu pulso vai ficar doendo, a munição é cara demais, a precisão é pífia por que… Read more »

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Andre
1 mês atrás

Ou perceberam que perderam as guerras não por causa do equipamento.

Peter nine-nine
Peter nine-nine
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 mês atrás

As pessoas gostam de olhar para estes temas como quem olha para clubes de futebol. Sempre que ah oportunidade de dizer que este é melhor que este, fazem-no, sem considerar as diferentes variáveis. Está claro, para toda a gente com meio neurónio que seja, que os embates entre o Iraque e o ocidente transcenderam em muito as capacidades singulares de um equipamento, mas ainda há quem tente. De facto, se analisar-mos que a força área iraquiana mal levantou voo, todos os aviões que o fizeram, fizeram-no de forma heróica, em clara desvantagem, anémicos de qualquer tipo de suporte ou comando,… Read more »

gordo
gordo
Reply to  Peter nine-nine
1 mês atrás

Exatamente isso, aquela guerra foi desproporcional. Se o Iraque tivesse equipamento Frances no lugar do Soviético não teria mudado nada.

Andre
Andre
Reply to  gordo
30 dias atrás

Nós pudermos ver o que equipamentos franceses fizeram contra os russos. Assim como pudemos ver os equipamentos americanos na mãos dos menos organizados e treinados iranianos, contra os iraquianos.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Peter nine-nine
1 mês atrás

Perfeito, comentário lúcido, bom de ler e servir de argumento.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Nilton L Junior
1 mês atrás

Até eu concordei e dei um like.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Peter nine-nine
30 dias atrás

O pessoal que defende o material militar norte americano em detrimento do material bélico russo não dá opção. Só sabe criticar. O seu comentário foi o mais dentro do contexto da guerra Iraque vs EUA. Não teria como nenhum país do Oriente Médio ou qualquer outro país sem armamento nuclear enfrentar os EUA. Vai perder feio…

Maicon
Maicon
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
30 dias atrás

Exato, em lugares onde ele foi empregado por pessoal bem treinado (vide guerras no Vietnam e Moçambique) o equipamento não se saiu mal.

Last edited 30 dias atrás by Maicon
Camargoer
Camargoer
Reply to  Andre
1 mês atrás

Caro Andre. O Iraque adquiriu os F16 dos EUA que se tornaram inoperantes. As alternativas são poucas. Insistir no F16 (mas tem que resolver o problema de assistência), o F39, os caças russos ou os caças chineses.

Andre
Andre
Reply to  Camargoer
30 dias atrás

Entre 3 opções eles vão naquela que já testaram seguidas vezes e se deram mal em todas….

Lucianno
Lucianno
Reply to  Andre
29 dias atrás

Impressionantes 100 “deslikes” para uma frase totalmente correta. Parece que o pessoal não estuda história.

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
1 mês atrás

Edição Avia. Pro, lixo raro e distribuidor de falsificações. Pode não ser russo, está simplesmente registrado na zona de domínio Ru.
Embora a notícia seja esperada, mas apenas na área do MiG-35 é mais provável.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Evgeniy (RF).
1 mês atrás

E cada notícia sem pé nem cabeça…
O que acha do Blog “Topwar.ru”? É uma boa fonte de notícias e artigos?

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  Vinicius Momesso
30 dias atrás

Em Topvar, tudo depende do autor específico e de sua atitude em relação a um tema específico, que ele descreve em um artigo específico. Existem textos relativamente aceitáveis ​​e francamente escritos por malucos. Como o texto que agora está pendurado ali sobre o navio do projeto 22160. Isso foi escrito por um freak naval local.
Não há análises internas ou sérias no Topvar. Falando puramente em notícias, o blog do BMPD é melhor (se você não ler os comentários lá).

Brunow
Reply to  Evgeniy (RF).
1 mês atrás

Avia-pro em Russo tem origens ( IP, servidor) na Holanda/Alemanha.
Em inglês opera a partir do Canadá.
Consegue ser pior em alguns casos que o Sputinik.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Brunow
1 mês atrás

Não sei o porquê de tantas críticas à Spunik.
Ultimamente, ela tem dados notícias precisas quase em tempo real, como a explosão no Porto de Beirute a derrubada dos drones americanos na Síria.
Foi a primeira a noticiar.

Camargoer
Camargoer
Reply to  Antoniokings
1 mês atrás

Caro AntonioK. É mais simples reclamar do veículo de mídia do que pensar sobre o conteúdo.

Brunow
Reply to  Camargoer
30 dias atrás

É por “pensar no conteúdo,” muitas vezes escrito de uma forma amadora e ignorante, que os leitores com um pouco mais de conhecimento reclama do “veículo de mídia”…
E definitivamente Sputinik não é blog Militar..

Brunow
Reply to  Antoniokings
30 dias atrás

O fato de ser o ” primeiro a noticiar” não insenta o Sputinik de suas matérias terríveis, principalmente quando fala de algum Equipamento militar Russo.

Tanto o incidente no Líbano, quanto os dois Drones americanos abatidos na Síria foi noticiado em outras mídias antes e de forma bem detalhada ( fotos, vídeos etc), só procurar as fontes certas.

Pablo Maroka
Pablo Maroka
1 mês atrás

Iraque está indo para um caminho triste e sem volta, espero que as adverterncias tenha sido dadas pelos EUA.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Pablo Maroka
1 mês atrás

Fala como se estivessem “em berço de ouro”. Se os EUA realmente se preocupassem com o bem estar do Iraque, investiria o mesmo do que foi investido no Japão e Alemanha Ocidental por exempo. O real objetivo é apenas manter um Governo amistoso a eles.

Last edited 1 mês atrás by Vinicius Momesso
Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Vinicius Momesso
1 mês atrás

Verdade.

Antonio palhares
Antonio palhares
Reply to  Pablo Maroka
1 mês atrás

Os Estados Unidos arrebentaram o Iraque para lhes roubar as reservas de petróleo. Se os Estados Unidos tivessem interesse, há muito tempo o oriente médio tinha paz e progresso. Esta guerras por rapinagem já estão enchendo a paciência.

Andrew Martins
1 mês atrás

Não sei qual é a relação atual entre o Iraque e o Egito, mas eu sei que o último está recebendo MIGs-35, será que existe uma possibilidade de acordo entre os países? Tipo, o Iraque troca seus F-16 atuais e encomendas por alguns MIGs que o Egito está recebendo, acrescido de um valor. Acho que seria um bom acordo para todos, imagino.

Evgeniy (RF).
Evgeniy (RF).
Reply to  Andrew Martins
1 mês atrás

O Egito recebe MiG-29M e MiG-29M2.

Andrew Martins
Reply to  Evgeniy (RF).
1 mês atrás

Valeu Evgeniy!

Last edited 1 mês atrás by Andrew Martins
Augusto Cesar Gomes Galvao
Augusto Cesar Gomes Galvao
Reply to  Andrew Martins
1 mês atrás

O diferencial maior do Egito em comprar equipamentos russos ou de qualquer outro país, até chinês se for o caso, é que como a Turquia o Egito tem uma indústria aeronáutica, que já fabricou inclusive sob licença o T-27 Tucano! Hoje a indústria egípcia é um braço governamental (tipo Embraer antigamente) que cuida da manutenção do acervo da força aérea! Tem bons técnicos e ótima qualidade de serviço!

Gabriel BR
Gabriel BR
1 mês atrás

Excelente oportunidade para a Colômbia e para alguns países do leste europeu.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  Gabriel BR
1 mês atrás

Sei não. Está cada vez mais caro e difícil adquirir material bélico de ponta provindo dos EUA. Muitos países acabam desistindo de modernizações e lotes extras.

Bild COMPA
Bild COMPA
1 mês atrás

O Iraque vai receber MIG-28R……RAPOSA DE FOGO!!!!

glasquis7
Reply to  Bild COMPA
1 mês atrás

KKK Serão perseguidos pelo Maverik.

Coutinho
Coutinho
Reply to  Bild COMPA
30 dias atrás

A Raposa de Fogo era MiG-31. Os Mig-28 eram aqueles F-5 de Top Gun.

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
1 mês atrás

Parece que a Russia está retomando sua carteira de clientes antigos. Por mais que o centro industrial da URSS fosse Moscou, o material não era puramente russo, como é hoje. A qualidade aumentou e muito.

Last edited 1 mês atrás by Vinicius Momesso
IBIZ
IBIZ
1 mês atrás

E por que não adquirem o MIG 35 mais novo, avançado e capaz? O MIG 29 precisaria ser modernizado em pouco tempo devido a idade do projeto, então valeria mais a pena a aquisição da versão mais nova.

AMSS
AMSS
Reply to  IBIZ
1 mês atrás

Custo.

IBIZ
IBIZ
Reply to  AMSS
29 dias atrás

O MIG 29 precisaria ser modernizado em pouco tempo devido a idade do projeto, então valeria mais a pena a aquisição da versão mais nova.”

Fabio Araujo
Fabio Araujo
1 mês atrás

Eles deixaram sem condições de voo os F-16, agora vão comprar Mig-29 para substituir os F-16? Isso é que é jogar dinheiro fora. Sinceramente deve ser mais barato recuperar os F-16, sem falar que o F-16 é superior ao Mig-29. Só posso imaginar que querem varrer os F-16 para debaixo do tapete por conta das denúncias de corrupção. Sem falar que a nova compra abre novas oportunidades de corrupção.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Fabio Araujo
1 mês atrás

O F-16 é o carro chefe de vendas que os EUA procuram empurrar para qualquer País em troca de apoio.
É o Guaraná Kuat da Lockheed.

Sérgio Luís
Sérgio Luís
1 mês atrás

Se um ñ quer outro quer uai!
A fila anda!

Antoniokings
Antoniokings
1 mês atrás

E o caminho natural do Iraque.
A sua reintegração à comunidade russo/chinesa.
Esta aventura americana está chegando ao fim.
Mais uma.

pangloss
pangloss
Reply to  Antoniokings
1 mês atrás

Boa sorte para os iraquianos. Vão precisar.

Lucianno
Lucianno
Reply to  Antoniokings
29 dias atrás

Realmente. Acho que os americanos até se arrependeram de ter colocado o F-16 no Iraque com aqueles pilotos barbeiros e mal treinados. Se o Iraque comprar o Alvo-29 vai ser um alívio.

pangloss
pangloss
1 mês atrás

Pensei o mesmo. A notícia não faz o menor sentido. Compraram F-16, estragaram os aviões por incompetência e/ou corrupção, então vão vendê-los usados para comprar um concorrente mais barato (MiG-29), para novamente estragar tudo e reiniciar o ciclo.

pangloss
pangloss
1 mês atrás

Pensei o mesmo.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
1 mês atrás

muita gente vai enriquecer

Augusto Cesar Gomes Galvao
Augusto Cesar Gomes Galvao
1 mês atrás

Se eu fosse o Presidente Americano até financiava a compra destes jatos russos! Vejam que o F-16 tem um envelope de manutenção extremamente simples comparando-se com qualquer caça soviético, inclusive os já obsoletos Mig-21! E direi até mais simples que os Mig-15!!! Estão reclamando do F-16? Então tome-lhe caças russos! Vamos quantos estarão operacionais em menos de cinco anos! Quantos estarão stand-by para decolar quando se tornarem necessários? Apesar de “especialistas” dizerem a todo momento que não procede, é fato que para cada hora de voo um caça russo precisa pelo menos de 4 horas de manutenção preventiva ou mais,… Read more »

Lucianno
Lucianno
Reply to  Augusto Cesar Gomes Galvao
29 dias atrás

Exatamente Augusto e Observador.

Teropode
1 mês atrás

Esta foto vai para meu arquivo , show .

Fabio Araujo
Fabio Araujo
1 mês atrás

É tentar esconder o escândalo dos F-16 parados comprando outro caça. Estão jogando dinheiro fora, o F-16 é superior ao Mig-29 e creio que seria mais barato recolocar os F-16 em condições de voo. Uma solução seria conseguir dos americanos uma autorização pra a venda dos F-16 para diminuir o prejuízo!

Ersn
Ersn
Reply to  Fabio Araujo
1 mês atrás

A versão iraquiana com certeza.deve.ser bem basica ,pelo que se sabe nem o AIM-9X e nem o AIM120C-7 foram recebidos pelos iraquianos no F-16C Block52IQ ,acho que os iraquianos sabem que eles não tem um caça de superioridade aérea completo 100% e estão buscando algo mais avançado.

Plinio Jr
Plinio Jr
Reply to  Ersn
1 mês atrás

É sabido que os F-16s fornecidos aos iraquianos tem diversas limitações em termos de avionica e armamento, pois sempre demonstraram não serem confiáveis em termos políticos….os iraquianos buscam um vetor para tal…podendo ser russo, chinês , europeu …enfim…a região é muito turbulenta para não ter um vetor aéreo….

XFF
XFF
1 mês atrás

Os Iraquianos compraram F-16 não por sua vontade, mas foram obrigado a comprar pelo invasor. Os Iraquianos estão acostumados com equipamentos Soviético/Russos. Mesmos operando F-16, eles não podem usar o caçar como querem ou comprar munições que querem, mas só quando titio sam autorizar.

Last edited 1 mês atrás by XFF
Andre
Andre
Reply to  XFF
30 dias atrás

É verdade. Veja quantas guerras eles perderam utilizando equipamentos soviéticos/russos. Perderam em Israel, tiveram sua usina nuclear destruída, perderam para o Irã sem apoio de nenhuma grande potência. Estão no caminho certo.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
1 mês atrás

Enquanto o Iraque pensa em Mig-29, os Emirados Árabes Unidos sonham com o F-35!

XFF
XFF
Reply to  Fabio Araujo
1 mês atrás

F-35 é extremamente caro de manter. Tem que ter bilhões de dólares de reserva pra manter uma frota de F-35. Se já é caro para padrão dos EUA, imagina para outros países…

Flanker
Flanker
Reply to  XFF
1 mês atrás

Engraçado….diz isso pra todos os países que compraram o F-35…

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Flanker
1 mês atrás

Esse tipo de questionamento tem de passar, obrigatoriamente, pela censura do Departamento de Estado dos EUA.

Flanker
Flanker
Reply to  Antoniokings
30 dias atrás

Os cães ladram e a caravana passa…..vc e muitos outros ficam fazendo beicinho e negando a realidade…..enquanto F-35 e F-16 continuam vendendo…..deve ser porque os países que os compram são burros….e a meia-dúzia que compra caças russos é que são os espertos….hãhãm….

orivaldo
orivaldo
1 mês atrás

Os Políticos Brasileiros deveriam aprender com os Iraquianos essa nova forma de ganhar um dinheiro. Compra alguns caças Americanos, desvia um pouquinho ali, um pouquinho aqui, e depois vem e diz que precisa comprar outros para substituir os não reparáveis. Melhor que roubar construindo estádios. E outras, pelo menos assim nossa Força aérea não ficaria 40 anos com velharias kkkk

Andre
Andre
Reply to  orivaldo
30 dias atrás

Veja o acordo na seção da base de Alcântara para os ucranianos…..

Carlos p silva
Carlos p silva
1 mês atrás

Isso se chama incompetência e corrupção. Notório. Se não conseguem operar F16 com suporte e logística de primeira, imaginem com suporte russo…

Plinio Jr
Plinio Jr
1 mês atrás

Estão sob forte influencia iraniana…com isto os americanos estão retirando o apoio do país….

Jodreski
Jodreski
Reply to  Plinio Jr
1 mês atrás

Apoio que não serviu para muita coisa, desde a queda do regime de Saddam (que já era uma m….) o Iraque mergulhou em uma guerra civil que os Americanos não previram e não souberam reverter. O efeito colateral foi tão grande que as ações americanas resultaram com a formação do ISIS.

Maicon
Maicon
Reply to  Plinio Jr
30 dias atrás

E com a retirada sobrou para os pobres F-16, que se não estou enganado a manutenção era feita por uma empresa terceirizada dos EUA…

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
1 mês atrás

Manda todos F-16 pra nós, assim quinta a divida.

glasquis7
Reply to  DOUGLAS TARGINO
1 mês atrás

São Block 50. Seria uma boa virem parar na América do Sul.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 mês atrás

Bem bem, a questão é negócio e todo negócio é feito na base do dinheiro quem tem muita grana compra quem não tem compra o que pode.

Jodreski
Jodreski
1 mês atrás

Introdução: claro que o sucesso da operação Desert Storm não foi relacionado só a esse fator.

Mas coça a garganta para falar: Compra lá os Mig-29, lá em 1991 eles foram muito efetivos viu! kkk

glasquis7
Reply to  Jodreski
30 dias atrás

Ainda são vetores de respeito. Ainda mais modernizados ao padrão SMT.

André Luís
André Luís
1 mês atrás

Eu achei que já tinham comprado, já. Teve uma notícia há uns anos onde falava que o Iraque estava considerando a compra de uns 20 MiG-29.
Tomara que se concretize. Gostaria de ver este avião, em suas versões atualizadas, operando no O.M. e outras partes do mundo.

Erick Dantas
Erick Dantas
1 mês atrás

Nunca vi tanta besteira os EUA e aliados tinham pelo menos 800 aeronaves contra menos de 80 eles podiam ter f22, seria inútil, sem falar nas aeronaves de alerta antecipado e reabastecimento. A única coisa que podia sauvá-los eram armas nucleares.

Mgtow
Mgtow
30 dias atrás

Dane-se as tais sanções. Tem que meter as caras e comprar de quem quiser. O bullyng estadunidense contra nações fracas está acabando. Isso só funcionava no periodo unipolar. Agora a coisa mudou de figura. Se EUA aplica sanção compre da China ou Russia ué.

Carvalho2008
Carvalho2008
30 dias atrás

Off topic:

Achei uma foto interessante.

Um AGM Penguin pendurado num F-5. Parece que se tratou do projeto na Noruega.

Bom, nos temos F-5 e temos o Penguin…sera que daria?

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Carvalho2008
30 dias atrás

comment image

Tutu
Reply to  Carvalho2008
30 dias atrás

E ainda é um F-5B!

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Tutu
30 dias atrás

Pois é…. nem sabia que fizeram esta integração lá….deve ser um teste…

Satyricon
Satyricon
Reply to  Carvalho2008
30 dias atrás

Olha, o mais adequado para tal integração seriam os A4 (A-1) da MB, não?

LeoL
LeoL
30 dias atrás

Seria uma boa compra para o Chile substituir seus MLU de quase 40 anos e estandardizar nos Block 50. Colombia é outra que estaria interessada. No OM o Egito seria um cliente natural já que estão aposentando seus F-16A/B e tem muito dinheiro saudita para gastar.

glasquis7
Reply to  LeoL
30 dias atrás

Os MLU do Chile voam até 2035 pelo menos. Os Block 50 em teoria teriam condições de voo até 2045. Os F5 TIII voam até 2030.

Mas seria uma boa pra Colômbia que procura um novo vetor pra sua força.

JuggerBR
JuggerBR
30 dias atrás

A USAF e a USNG aceitariam os F-16 fácil…

sub urbano
sub urbano
30 dias atrás

O Iraque no período anterior a guerra do Kwait tinha os melhores índices educacionais do Oriente Médio (excetuando Israel), as mulheres tinham liberdade maior que os demais países da região devido a ideologia do partido Baath de influencia socialista, o Iraque tinha até mesmo um programa espacial com um lançador similar ao brasileiro VLS em grau de desenvolvimento mais avançado chamado Al Abid.A invasão do Kwait foi o que os americanos esperavam para tirar do jogo um aspirante a potência regional que ameaçavam seu quase monopólio geopolítico na região, destruíram o país e cometeram diversos crimes contra a humanidade porque… Read more »

Antonio palhares
Antonio palhares
Reply to  sub urbano
29 dias atrás

O país estava se modernizando a passos largos. As empresas brasileiras tinham mercado e faturavam muito, vendendo quase tudo. As ações americanas para tirar o “ditador” e estabelecer uma “democracia” nos moldes ocidentais. Como sempre, acabaram nesta desgraça total.

LeoL
LeoL
Reply to  sub urbano
28 dias atrás

O erro aí foi todo de Saddam e da sua cúpula, por acharem que devido às boas relações com o ocidente não haveria reação a uma invasão do Kuwait. A primeira guerra do golfo foi completamente justificável, afinal o povo do Kuwait nada tinha a ver com as aspirações de Saddam e nem o menor interesse de fazer parte do Iraque.

Kemen
Kemen
30 dias atrás

Tudo leva a crer que o problema não sera resolvido com os mencionados MIG-29. Se o problema é de disponibilidade, o que garante que o mesmo não vai ocorrer com os MIG. Aja quem entenda, parece um problema da manutenção no Iraque, não dos F-16. Ou sera que esta entrando areia nas turbinas dos F-16?

Last edited 30 dias atrás by Kemen
Antunes 1980
Antunes 1980
29 dias atrás

Será a maior besteira do ano, a troca de F-16 por MIG-29 de segunda linha.
Boa sorte para os Iraquianos corruptos e incompetentes.
O terrorismo local agradece a perca na capacidade aérea e de ataque ao solo.

Wagner
Wagner
21 dias atrás

Para quem não sabe nem onde fica o Iraque, é importante salientar os seguintes pontos: 1- os americanos devastaram a infra estrutura iraquiana nas duas guerras que impuseram na regiao; 2- mataram centenas de milhares de civis e provocaram uma das maiores crises de refugiados ate então vista; 3- colocaram um governo fantoche fraco que deu espaço para o crescimento do ISIS (mais centenas de milhares de civis mortos e milhões de desalojados do Iraque até a Síria); 4- o governo fantoche comprou tudo que os empreiteiros e politicos e empresarios da morte americanos quiseram vender (a preço de ouro):… Read more »