O fracasso do programa de caças do Iraque destaca a corrupção na Base Aérea de Balad

O alardeado programa de caça F-16 do Iraque caiu em tal desordem que os pilotos não podem mais voar em missões de combate contra o grupo autoproclamado Estado Islâmico (EI) — um colapso na capacidade militar que destaca uma degradação mais ampla da relação de segurança do país com o EUA e os efeitos da corrupção generalizada.

Em mais de uma dúzia de entrevistas com o Iraq Oil Report, funcionários iraquianos e empreiteiros dos Estados Unidos detalharam vários esquemas criminosos e falhas de supervisão na base aérea de Balad, ao norte de Bagdá, onde os jatos estão estacionados.

Suas alegações levantam sérias questões sobre as práticas de trabalho da Força Aérea Iraquiana e da Sallyport Global Services, a empreiteira norte-americana responsável por fornecer alimentos, dormitórios, segurança e suprimentos de combustível à base.

FONTE: Iraq Oil Report

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Dá pena ver esses pássaros parados por conta de corrupção.

Satyricon

Rapaz, se não tá funcionando lá, manda pra cá que a gente dá um jeito…

Rogério Loureiro Dhierio

Pelo amor de Deus… Não diga isso.
Kkkkkkkk

Mayuan

Lógico que não vai acontecer mas se fosse viável poderia ser a forma do Iraque finalmente pagar o calote que Saddam deu no Brasil.

Camargoer

Caro Mayuan. O Iraque forneceu petróleo ao Brasil durante a moratória, quando o país não tinha crédito para financiar suas importações de petróleo. Grande parte do petróleo importado foi pago por meio de exportações de produtos, incluindo os passat da VW. O Brasil só não parou por falta de petróleo porque o Iraque o forneceu a crédito e sem a incidência de juros.

Camargoer

Olá FC. As exportações brasileiras de armas foram beneficiadas pela déficit que o Brasil tinha com o Iraque devido a importação de petróleo. As compras de armas brasileiras pelo Iraque serviam para equilibrar a balança comercial. Com as sanções as exportações de petróleo impostas ao Iraque e com a ampliacao da extração de petróleo no Brasil, a balança começou a ficar favorável ao Brasil que passou a ser essencialmente um exportados de alimentos ao Iraque.

Kemen

Nãããoooo. Nada de problemas com o Iraque, eles lá e nós aqui, hehehe bem longe.
Ali continua sendo terra de ninguém…nem dos sunitas, nem dos xiitas… nem dos armenios.

MÁRIO FILHO

O Iraque do Saddam era ruim para 30% da população , depois dos eeuu terem feito a operação liberdade ficou ruim para 100 % .

Agnelo

Xiitas, q eram os q apanhavam, são de 65 a 70 % da população… fora o resto q não era sunita, vertente do islã de Saddam.
30% era o máximo q estava “bem”.

ivan leduc de lara

Sadam se dizia sunita, mas era laico, por isso caiu, golpeado pela Irmandade Muçulmana, que comprou a OTAN.

Maicon

Até onde me recordo quem sofria com Saddam não eram os sunitas, nem os xiitas, nem os alauitas, mas sim os curdos, a “minoria curda”, que deve ser esse percentual meramente ilustrativo que ele mencionou antes.

Jota Ká

Quem sofria sob Saddam eram os opositores (até os genros foram executados depois que o traíram).
Os apoiadores ou neutros, de qualquer etnia ou religião estavam na boa!
Para quem não lembra, seu lugar-tenente, Tarek Aziz, era um cristão.

mendonça

perfeito ,tarek aziz era católico .

mendonça

desculpa minha ignorância ,mas o que tem a armênia haver com o iraque ?

Fabio Araujo

Falando sério se os americanos dessem permissão para o Iraque vender esses F-16 teria fila de países querendo comprá-los!

Satyricon

Eu sei
Faz uma troca com A-29 seminovos, kkkkkkkkkk

Marcelo

Deve rolar muita corrupcao nos contratos com essas empreiteiras americanas. Ser humano eh ser humano, nao existe isso que americano eh mais honesto, dadas as condicoes, a corrupcao acontece. Halliburton tem fortes conexoes politicas tambem. Ou seja, invadem um pais, destroem e depois as empreiteiras vem pegar gordos contratos de reconstrucao ou militares como esse citado. Devem estar loucos de raiva porque na Siria nao vai rolar…

Claudio Melo

É. Na Síria não vai rolar.

Gabriel

Na Síria não vai rolar? Só se estiver se referindo apenas a “empreiteiras americanas”.

Ou sinceramente acredita que russos (ou mesmo chineses, franceses, ingleses, etc) são diferentes?

São apenas lados diferentes da mesma moeda.

Simples assim.

Marcelo

sim, concordo, quis dizer sobre as empreiteiras americanas mesmo, no sentido em que colocar “boots on ground” lah nao vai gerar lucros para eles, vai ver por isso que se retiraram.

Eduardo Lima

O Iraque foi a Guerra de Dick Cheney! Fez a America enrica-se astronomicamente!

Camargoer

Olá Ersn. O governo do Vitnan do Sul era extremamente corrupto. Muito dos recursos disponibilizados foi apropriado pela famia do primeiro ministro mas também por oficiais inferiores. Esse problema está fartamente documentado.

Cristiano de Aquino Campos

Interessante e a parte do texto que diz que eles tem um contrato com a empreiteira para ela fornecer tudo para a base, ate a segurança. Acho que de força-aérea Iraquiana mesmo, só os pilotos e os comandantes. Então se rola corrupção, tem dedos da empresa americana nisso.

Claudio Melo

Casos de corrupção nos contratos das F.A.s dos EUA são antigos. Lembro na década de 80 de tampas de vso sanitário de algum borbardeiro estratégico que saiu cada um por milhares de dólares. Alguns superfaturamentos eram uitlizados para financiar operações de guerra suja fora do escrutínio ds comissões do Congressso. Outros eram “otras cositas, mesmo”.

Claudio Melo

A verdade é que os iraquianos disseram para os EUA saírem do país deles. Se, para inviabilizar essa saída, os EUA tiverem que investigar corrupção, inclusive das emrpesas americanas prestadoras de serviços, é o que farão.

Anselmo da Costa Andrad

Lindo objeto de decoração!?‍♂️

Antoniokings

Esses vetustos F-16!

Flanker

Se esses F-16 são vetustos, imagina o que se pode falar dos Mig-29…….eita falta de coerência e de conhecimento…….

Marcos Cooper

VETUSTOS??? Foram comprados novos! Falta competencia nessa força aérea em operá-los e mantê-los.

Maicon

Meu amigo, eram aeronaves das versões F-16 C/D, em perfeitas condições de operação, só Israel teria assim melhor equipamento naquele teatro regional do OM, inclusive seis foram entregues ano passado, num total de 27 unidades. Tem coisa faltando nessa matéria, todos os 27 pássaros estão sem condições de voar? Por qual motivo concreto? Falta de verbas? Que tipo de manutenção estaria “errada” ou “insuficiente”? Eu como governante iraquiano, jamais compraria 27 caças de operação custosa como eles, para operar no Iraque, por falta de necessidade concreta para isso, ao que se saiba o Estado Islâmico, Hezzbolah, e similares não possuem… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Maicon
JuggerBR

Bela maquina, mas nesse abandono governamental os americanos devem cuidar pra que eles não sejam simplesmente roubados pra algum país vizinho, como o Irã…

Gabriel BR

Podiam vender para a Colômbia

IBIZ

O que os americanos fizeram no Iraque foi criar um terreno perfeito para o crescimento da influência iraniana na região.

Antoniokings

E parece que a Base de Balad foi bombardeada há alguns dia.
Provavelmente por rebeldes iraquianos contrários à presença dos EUA no País.

Sagaz

“por rebeldes iraquianos contrários à presença dos EUA no País”. Outra forma de falar terroristas financiados pelo Irã.

Antoniokings

Terrorista é quem ocupa outro País contra a vontade do povo de lá, né?

Camargoer

Olá AntonioK. Creio que terrorista é quem se opõe ao que ocupa outro país contra a vontade do povo. Melhor né?

Flanker

Quando os EUA derrubaram Sadam, a grande maioria do povo gostou da ideia……a situação que veio depois disso é que não agrada o povo iraquiano hoje. Na real, talvez com uma exceção ou outra, países majoritariamente muçulmanos não são muito afeitos à democracia e liberdades individuais como nós, ocidentais. Eles precisam de um ditador para chamar de seu, seja uma teocracia ou não.

Cristiano de Aquino Campos

Pois é, a missão era derrubar Saddam e restruturar o governo local e as forças de segurança. Essas missõee já foram compridas a tempos más cadê que eles vão embora.
No dia em que não tiver mais terrorista no oriente médio ou se o Iran virar um pais desarmado, pacifico e submisso, os EUA vão alegar que devem permanecer lá por causa do ladrão da esquina que esta terrivel.

Last edited 3 anos atrás by Cristiano de Aquino Campos
AMSS

“e o caos se instala” então antes dos americanos chegarem não tinha problema nenhum? Existia justiça, respeito e bem estar social?

Greyjoy

Podia não ser essas mil maravilhas e Saddam tinha sua parcela de louco, mas o que o Ocidente precisa entender é que nossa democracia não funciona em certos países. O Iraque não melhorou depois da guerra. A Líbia então nem se fala. Até tráfico de escravos voltou lá.

Camargoer

Olá Greyjoy. Acho que os EUA nunca tiveram a intenção de apoiar a democracia no Iraque. Talvez ela funcionasse sim. Ele funcionava no Iran antes dos EUA patrocinarem um golpe de estado na década de 50. Aliás, a democracia também estava se consolidando no Brasil e no Chile na década de 60, quando os EUA patrocinaram golpes de estado nestes dois países. A lista continua.

Augusto L

A democracia nunca esteve perto de se concretizar na AL nos anos 60 nem no Ira nos anos 50.

Camargoer

Caro Augusto. Desde o fim da segunda-guerra, a democracia tem sido definida pelo Estado de Direito, pelo respeito á soberania dos povos e pela garantia dos direitos humanos. A América Latina caminhava nesta direção até ser varrida por uma série de golpes de estado para a instalação de ditaduras militares. O caminho da democracia foi retomado nos anos 90 (mas desde deposição do presidente paraguaio e hondurenho parece que se perdeu novamente esse valor). O golpe de estado no Iran no início da década de 50 e a interferência da CIA nas eleições italianas foram as primeiras ações antidemocráticas dos… Read more »

Antonio Palhares

Camargo.
O problema é que a maioria das pessoas não estudam história e não sabem contextualizar os fatos.

Cristiano de Aquino Campos

Dá uma lida ou pesquisada pela internet antes de falar isso amigo.

Cristiano de Aquino Campos

Engraçado e que muito se fala nas reformas de base que o presidente João goulart queria aprovar no congresso nacional como se fosse uma revolução comunista e por isso tiveram que tomar o poder. Más se você for ler as propostas se por ventura ele as aprovasse no congresso com a maioria de oposição a ele, não chega nem perto do quê todos os governos fizeram desde então, até o atual.

Cristiano de Aquino Campos

O ocidente e mais especificamente os EUA querem que os países façam coisas do tipo e exemplo: Chegar na China e falar para os seis 2 bilhões de Chineses para de falar mandarim ou cantonês e falar só ingles pois e melhor. Independente deles falarem essas linguas há mais de 3 mil anos.
Óbvio que não rola.

Carlos Campos

Essa guerra foi boa para todos, menos para os EUA, ainda tem gente que defende a Iraq Freedom

Cristiano de Aquino Campos

Então, ate hoje eu não entendo o motivo de os EUA terem bases fixas próprias aos montes em países aliados e ate mesmo auto-suficientes em defesa. Quando em caso de necessidade, suas forças nucleares respondem no mesmo dia a um ataque e as convêncionais em no máximo 15 dias estão do outro lado do mundo indo por mar.
Alguem acha mesmo que a China invadiria o Japão, o coreia do norte a coreia do sul e a Russia toda a europa ocidental em menos de 15 dias sem resistência?

Cristiano de Aquino Campos

Coisa similar a que esta acontecendo em hong kong. Os Ingleses devolveram a Ilha para a China más não aceitam o dominio do país para o qual devolveram a Ilha. Mesmo o povo de lá falando a mesma lingua. E que nem vender um carro e não deixar quem comprou dirigir.

Pedro

Lembro da “modernizaçao” dos T-72 iraquianos nos anos 80 e 90! O ditador liberou os recursos onde um dos filhos ficou a frente do projeto. Quando Sadam caiu e puderam investigar, a tal modernizaçao foi apenas uma pintura externa! Os recursos foram desviados pelo próprio filho.
Na Siria qdo eclodiu a guerra civil entre governo e terroristas, uma qtda substancial dos veiculos e meios Sirios estavam inutilizados devido ao fato do $ para manutençao ter sido desviado.

MFB

Brasil representado no Oriente médio???

J R

Até onde eu sei, a manutenção na FAB anda bem…

Maicon

Provavelmente a FAB faz melhor manutenção do que qualquer força aérea da AL, visite um dia o PAMA em SP, os caras fazem milagres.

pangloss

Prezado Ersn, as forças armadas iraquianas já tinham provado tudo o que eram capazes de fazer – e, sobretudo, tudo o que jamais foram capazes de fazer – na guerra com o Irã, travada entre 1980 e 1988.

Lyw

Iraque, um exemplo de país para onde os USA levaram “democracia” para seu povo…

Camargoer

Olá Ersn. O colapso da URSS era recente, o que pode ter prejudicado a logística dos exércitos iraquianos. Durante a guerra Iran Iraque, eles tinham uma logística funcionando, suprimentos e peças de reposição. O Iraque enfrentou um exército maior, mais moderno e bem equipado na Guerra do Golfo.

Cristiano de Aquino Campos

O que tem a logistica Soviética com as forças armadas Iraquianas que eram armadas e equipadas pelos EUA durante a guerra Iran x Iraque?
A União Soviética apoiava o Iran na epoca.

Camargoer

Caro Cristiano. O exercito do Iraque durante a invasão do Kwait tinha helicópteros soviéticos, caças soviéticos (Mig e Sukhoi), tanques soviéticos.

Antonio Palhares

A invasão do Iraque foi um dos crimes mais hediondos praticados contra um país. Destruíram toda infraestrutura do país. Os sítios arqueológicos que eram patrimônio da humanidade, todo aparato administrativo do estado.
Foi dito que seria para levar a civilização e democracia. O resultado é isso ai.
Deixaram um país fragmentado. Roubaram -lhe o petróleo. Lhe colocaram uma dívida de guerra impagável. E por aí vai.

sergio ribamar ferreira

Concordo com o Sr. Antonio Palhares. “Como destruir um país e se apropriar dele.” Os insurgentes que todos dizem “terroristas’ estão lutando pelo seu país. O estrangeiro que é o invasor. os Russos no Afeganistão depois os americanos e posteriormente estes no Iraque. São exemplos para certo país que considera outras nações como amigas. Não há amizades e sim interesses. “Aliados de momento”; inimigos quando interesses de um está em desacordo. Um país que não se desenvolve econômica e tecnologicamente em todos os níveis, e com recursos disponíveis será sempre a ‘bola da vez”. Grande abraço

sergio ribamar ferreira

Esqueci: e diminui com a corrupção dos suas autoridades impondo eis duras para àqueles jamais conseguirá se desenvolver. Uma vergonha. reitero saudações ao senhor Antonio Palhares e demais comentaristas.

Antonio Palhares

Ribamar.
Graças a Deus que podemos pesquisar e chegar na verdade dos fatos.
Nada que não seja feita de acordo com a verdade não aguenta a prova do tempo. E tem uns torcedores que isso não enxergam.
Um fraterno abraço.

Cristiano de Aquino Campos

O Imperio Britânico e o exêmplo do que os EUA fazem. Dêem um olhada na história da Invasão Inglesa na India e na China ou a sua relação com o Egito na crise de Suez.

Camargoer

Olá Antonio. A destruição do patrimônio histórico é algo sistematicamente ignorado.

Antonio palhares

E pensar que o que conhecemos como civilização começou naquele lugar. É muito triste saber que um país “civilizado” cometeu um crime desse. Comparável somente ao que fez o exercito islâmico na cidade de Palmira na Síria. Ou na antiguidade. O incêndio criminoso da biblioteca de Alexandria. E temos que conviver com isso.

Cristiano de Aquino Campos

Tenho que te corrigir amigo, tem diferênças nessa hiatória. Quem destroe o patrimônio hiatórico e cultural de milénios e o estado Islamico que e radical ate para os Islãmicos. Os países civilizados e ocidentais só roubaram esse patrimônio deles para vender para ricos usarem como decoração de suas mansões.

Camargoer

Caro Cristiano. O desastre sobre o Museu de Bagdá é incalculável. Durante os anos sob o regime de Saddan, havia uma preocupação com o passado histórico do país. Com o colapso do Estado iraquiano, os museus foram saqueados e artefatos históricos destruídos ou contrabandeados. Os registros (um artefato só tem sentido histórico se existir um registro) destruídos ou vandalizados. O Talibã cometeu crimes em nome da fé. O patrimônio histórico no Iraque foi destruído em vão, pelo inominável.

João Bosco

Bom…. para muita gente achando que o nosso país é cheio de corruptos, má noticia: não somos os unicos!!!!!KKKK

Marcos Cooper

Mas fique sussi. Ainda somos os campeões nessa modalidade.

Camargoer

Caro Marcos. Uma boa referência sobre corrupção seria a lista publicada pela Transparência Internacional. Afirmar que o Brasil é um campão em corrupção é tão equivocado quando dizer que não existe corrupção no país. Há países piores que o Brasil e há muita coisa para ser feita para combate-la.

Defensor da liberdade

2003: “Vamos levar paz, democracia e justiça ao Iraque”

2020: denúncias de corrupção nas relações EUA/Iraque

Kkkkkkkkkk

Carlos Campos

Falcões engaiolados, coisa triste de se ver.

Luiz Floriano Alves

Saddanachou que as potencias não iriam se desgastar ao enfrentar um exercito calejado, como o do Iraque. Dai que invadiu o Kuwait, se apoderando de empresas de petróleo de grande poder. Fez o que Morales fez com a Petrobras, na Bolívia. No caso boliviano, Morales contava com o beneplácito do “Cumpanhero”. E a boa paz dos brasileiros, acostumados. qie somos, a serem roubados por wquem deveria zelar por nossos interesses..

Rodrigo Maçolla

Manda aqui pro Brasil essas Naves, , 🙂

Jodreski

Com certeza para alguém ver os F-16 nas cores Iraquianas foi um sucesso! Se eles voam eu não sei… o que importa é os cheques não serem voadores.

Last edited 3 anos atrás by Jodreski
Daniel Botura

Existe algum “documento”, sobre o desempenho do “Cascavel” em combate……………………………

Adriano

Depois dos calotes que os iraquianos deram em vários fornecedores de armas de vários países, dentre eles nós, o que levou (junto a outros fatores) à extinção da saudosa Engesa, alguém ainda se arrisca a vender armas para os iraquianos

Yuri Dogkove

Por aqui também quase tudo não vai pra frente por conta da corrupção…