O caça furtivo chinês J-20B Dragon da Chengdu Aerospace Corporation, (CAC), entrou formalmente na produção em massa. A versão mais recente, com atualizações em seus motores com controle de vetor de empuxo (TVC), foi apresentada durante uma cerimônia em 12 de julho de 2020.

Em 2018, a China já havia apresentado um caça multifuncional J-10C com um motor WS-10 Taihang TVC no show aéreo da China em Zhuhai. Atualmente, o sistema TVC está instalado nos motores russos Saturn AL-31 do J-20C. Dentro de dois anos, o sistema TVC será colocado no motor chinês WS-15, que será instalado no J-20B. No entanto, o trabalho no WS-15 está atrasado, pois ainda não atende aos requisitos.

Uma análise cuidadosa mostra que a China construiu cerca de trinta J-20 no final de 2019. Esses J-20 básicos não atendem aos critérios da 5ª geração.

Diz-se que o J-20B, pelo menos um produzido a cada mês, atende a esses critérios. Mas, muito provavelmente, o Dragon ainda está muito aquém da capacidade de caças rivais como o F-35A/B/C e o F-22A.

FONTE: Scramble Magazine

Subscribe
Notify of
guest

118 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
IBIZ

Alguém mais além de mim acha o aspecto dessa caça muito incompatível com a ideia de furtividade?

DOUGLAS TARGINO

Por enquanto, só você.

MFB

Não conseguem nem fazer um motor avançado, imagine se isso é furtivo mesmo. Garanto que é melhor que o do Irã, nada mais que isso.

DOUGLAS TARGINO

Se você acha isso deles, imagina o que acha do Brasil? Quero nem saber… Este avião não pode ser tão bom quanto o F-22, mas que ele vai por medo ao seu adversário, tenho certeza que sim!

Sagaz

O país que crítica seria o seu? O que te dá a liberdade de opinar inclusive em demérito de seu país em relação a alguma ditadura do qual seu professor de história te tornou fã!!

Lyw

Sobrou pra o professor de história…

Camaergoer

Olá Lyw. Há uma piada sobre os professores em tempo de ditadura. Enquanto eles estiverem dando aula, os alunos estão seguros. Por outro lado, no momento em que os professores começarem a sumir e não aparecer para dar aula, corre pro mato.

Karl Bonfim

É mesmo, generalizar e o primeiro passo para errar!

Kemen

Não acho que ele criticou nosso pais, mas reconheço que não temos como comparar nossa capacidade militar com a da China, só nos resta o amor pela patria, nisso com certeza poucos me superam. A maioria dos compatriotas hoje não sabe de que hino é essa frase…
“Ou viver com a pátria livre ou morrer pelo Brasil”!

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Mgtow

Esses supostos patriotas que esbravejam contra a China são os mesmo que vibram com a submissão do Brasil aos EUA. São demagogos baratos

Rival Sensor

Mgtow, que submissão aos EUA? Pagar $3 bilhões para ao judiciário americano para encerrar o processo de Pasadena? Fazer operações fraudulentas com o dólar na compra e venda de gasolina da PTrobrás? Colocar dinheiro roubado em off-shores? Doar dinheiro do BNDES para ditaduras sanguinárias? Construir porto em Cuba? Isso é que é legal pra vc?

Mgtow

Pura balela o que tu escrevestes. Sabes muito bem do que estou falando. Só que com pessoa da tua estirpe não perderei tempo debatendo

Antoniokings

O que seria submissão?
A Cooperação ‘informal’ da Lava Jato e diversos governos da AL com o DOJ americano seriam exemplos claros que agora estão sendo esclarecidos,
Se isso ocorresse nos próprios EUA teríamos condenacões por traição e alguns fuzilados.
Inocente!

João Adaime

Prezado Kemen
Desconheço qual hino tenha esta frase que você citou.
O mais parecido disso é:
“Ou ficar a Pátria livre
Ou morrer pelo Brasil”
É parte do Hino da Independência, letra de Evaristo da Veiga e música de dom Pedro I, composto em 1822.
A propósito, existem duas versões da letra. A primeira acabou sendo substituída pela atual porque a original bajulava demais dom Pedro.
Abraço
PS: Não me queira mal, mas você quis ser mais patriota do que outros brasileiros. Então pelo menos cite a frase certa.

Joao Moita Jr

Sei não, mas o outro dia cai da cadeira rindo, quando ouvi um certo “presidente” dizer: “As margens flácidas”

Kemen

Eu ri mais ainda, qd vi um “presidente” batendo continência para uma bandeira estrangeira.

Kemen

Não o quero mal João Adaime, mas vamos por detalhes, agora coletado na rede. Hino da IndependênciaBrava gente brasileira! Longe vá… temor servil: Ou ficar a pátria livre Ou morrer pelo Brasil. Prezado, eu cantei esse hino por 4 anos colega, 5 dias na semana, mas como viu, a memoria instantânea mudou um pouco a letra (viver com & ficar a). O sentido é o mesmo, não fui procurar a letra exata escrita do hino, para escrever, se a patria fica livre, vc vive com a patria livre, não é mesmo? Não gostou do meu patriotismo? É o que falta… Read more »

João Adaime

Caro Kemen
Esqueça a letra. Vi que você foi traído pela memória. A minha “bronca” foi por você ter se achado mais patriota que outros aqui. Só isso.
E a propósito, mantenho há anos uma página no Facebook somente com assuntos sobre o Brasil, tais como nossa geografia e nossa História. São dezenas de álbuns com milhares de fotos, todas com descrição.
Chama-se Bras Brasil.
Abraço e continue acreditando no Brasil.

Kemen

“Desconheço qual hino tenha esta frase que você citou.”

Pelo jeito desconhece mesmo portugues, tal como escreveu depois reconhecendo-o na realidade.
Todo o pais tem o direito de ser livre, e o 7 de setembro é a melhor e a maior data comemorada no pais, pelas Forças Armadas. Não fique admoestado com isso, afinal somos povos irmãos, mas independentes.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Edu

Na mesma frase em que cara critica a ditadura ele pergunta ao outro de onde tirou o direito de opinar…

Junior

Claro amigo, afinal são tantos os países que conseguem fazer um motor avançado não é verdade? Mais uma vez para criticar caças de país A ou B se utiliza essa falácia de que tal país não sabe fazer um motor moderno, dando a impressão para um leigo que entra aqui e lê os comentários de que existem vários países que o sabem fazer. Existe mais países que tem bombas nucleares, que constroem submarinos nucleares e que constroem porta aviões do que países que sabem fazer um motor moderno

Rival Sensor

Junior, é verdade tudo o q vc escreveu, mas tb muita gente q eudeusa a China como se fosse o suprassumo do poder bélico, não é, por todos os motivos citados, ela não fabrica motores decentes(cópias russas) e esse avião não é furtivo nem aqui nem na China (rs rs) ! Para a China chegar ao nível europeu tem q comer muito feijão ainda, pra chegar ao domínio tecnológico americana então, acho que nem nesse século ela consegue. Fiquem atentos ao q vão dizer esses virologistas chineses que desertaram, muita imundice chinesa virá a tona.

Kemen

Não tenho o que criticar desse projeto, mas falta ver no que resulta em termos de operacionalidade e capacidades reais. Também reconheço que a China em termos de tecnologia esta no caminho certo, a duras penas vem evoluindo e vem dando resultado, logo o J-20B devera ter seus reatores.locais.

Rival Sensor

O projeto é maravilhoso pq é russo, pois os russo são do mesmo nível dos EUA, esse avião J-20 é copia do MIG 1.44, assim como o J-10 é cópia do Lavi-Leão israelense, enfim, tudo cópia, eles não são capazer de fazer nada original como o F-22 e F-35 , essa é a diferença.

Maicon Martins

Exatamente, o J-20 é foi claramente inspirado no design do Mig 1.44, canards, asas, tudo é inspirado no design do projeto russo, embora com tratamento stealth e eletrônica avançada, e ele vai ser complementado com o J-31, que é o equivalente deles para o F-35, guardadas as diferenças de aparelhagem dos dois caças.

Joao Moita Jr

Chineses atrasados!!! Precisam fazer um estágio no Brasil para aprender como se faz a coisa…

Kemen

Esperamos que vc ensine a eles. Eu não tenho a minima vontade.

Antoniokings

Deve ser tão furtivo quanto o F-35.
Afinal,não foi copiado dele?

Fabio

Não . Ele foi copiado do mig 1.42 . A cópia do F-35 e o J-31 . Me admiro vc não saber disso .

Antoniokings

J31?
Piorou

Nilton L Junior

Não adianta argumentar tem gente ainda vivendo no século passado em relação a China, efeito da terra plana.

Camaergoer

Caro Nilton. Alguns colegas ainda contam o tempo pelo calendário juliano.

Evgeniy (RF).

Primeiro precisamos ver como seria um MiG 1.42 real.
Os chineses, é claro, tinham contatos com MiG e TSAGI. E sua influência foi claramente refletida no J-20, mas dizer que esta é uma variante do MiG 1.42. demais.
O mesmo que dizer que o J-31 é uma cópia do F-35. existe apenas um tipo comum de entrada de ar.

Rival Sensor

Mig. 1.44

Antoniokings

Funcionário da Comlurb

Já mencionei isso aqui, mas os terraplanistas de plantão insistem que os chineses copiaram o projeto.
O único problema para os ameircanos é que de ‘cópia’ em ‘cópia’, os chineses estão dominando tudo,

Leandro Costa

Err… não. Bem… se foi copiado do F-35, foi uma cópia à lá Picasso. Pode ter seu próprio mérito, mas está bem distorcido em comparação com o original.

Antoniokings

Chineses eram os mestres das cópias.
E em pouco passavam a fazer melhor e mais barato que o original.
Aprendem muito rápido.
E isso levou várias empresas americanas ä falencia.
Sinto muito pelos EUA, mas é assim que o jogo é jogado..

Rival Sensor

Tem um vídeo no youtube comparando um giroscópio de aço feito na China e outro na Alemanha; o da China pára de girar depois de alguns segundos, já o alemão fica vários e vários minutos rodando até parar bem devagar, essa é a diferença, podem copiar mas nunca será igual, é por isso que as peças quebram e falham.

Antoniokings

Nada diferente que os EUA fizeram no passado.
Só que agora eles ficaram para trás.
E bem para trás.
O tempo deles passou.
Sinto muito.

Evgeniy (RF).

Você não consegue distinguir entre um avião monomotor e um bimotor? E também um avião com uma cauda horizontal frontal desenvolvida e sem ela, com quilhas falsas e sem elas, além de compartimentos completamente diferentes.

Evgeniy (RF).

Eu vou me adicionar.
Em geral, um artigo original sobre esta notícia será um artigo no SCMP.ORG. Autoria da infame Minnie Chen. Agora, esta Minnie Mouse. ela costumava dirigir todo tipo de besteira, e agora lá ela terá links para alguma “fonte secreta”.
Em suma, como dizem os americanos, isso não é novidade, é BS.
Além disso. provavelmente consciente.

Matheus S.

Pior que a notícia está lá. kkkk

Mas não deixa de ser verdadeira pelo fato da Minnie Chan publicar no SCMP.

Antoniokings

Calma!
A questão aqui tratada é o conceito que os chineses copiaram dos EUA.
Segundo os fanboys, é claro.

Maicon Martins

O J-20 foi inspirado no projeto do Mig 1.44, quem segue o design do F-35 é o J-31.

Antoniokings

Todos sabemos das semelhanças físicas entre o F-35 e o J-31 que é o caça SECUNDÁRIO da China.
O principal e mais poderoso é o J-20.

Roger

Os chineses talvez tenha adotado uma abordagem parecida com as dos russos na questão de furtividade, concentrando a furtividade na secção frontal e lateral. Um caça pesado, de longo alcance e com um trem de pouso robusto para pistas semi-preparadas (ou seria para pouso enganchado em porta-aviões?) Posso estar errado, mas diria que seguem muito da filosofia russo/soviética na questão de caças. Apesar das minhas criticas ao governo chinês, não vou menosprezar a engenharia chinesa, eles estão avançando muito. Uma máquina muito bonita, esteticamente falando (mas esses canards tiram uns pontos, na minha opinião :p). Acho que por hora, eles… Read more »

Foxtrot

Me diga então qual a idéia de tecnologia furtiva tecnicamente?
Ou está baseando sua afirmação em ideologias políticas?
Esse caça se assemelha em muito ao F-22 e SU-57 que são furtivos.
No que se baseia para dizer isso caro Ibiz ?

Fabio

Essas asas em delta enorme e esses canards móveis além desses motores juntos … Nada disso contribuí para um rcs pequeno . Enfim se eles dizem que e furtivo … Deixa eles acreditarem

Matheus S.

O caça dos 1001 defeitos. Vamos para a realidade: Você deve não estar ciente de que existem muitos conceitos de caça furtivo com canard dos EUA. Se o canard é tão ruim para furtividade, essa configuração teria sido a primeira a ser eliminada e não teria a oportunidade de prosseguir nos testes de túnel de vento. O fato de existirem muitos conceitos de caça furtivo com canard ilustra ainda mais como a alegação de que o canard é prejudicial à furtividade e que isso não passa de um mito. Mais uma vez, não há provas concretas mostrando que o canard… Read more »

Matheus S.

.

Antoniokings

Corra para dar esses bizusaos chineses.
Mas, não se esqueça que os chineses já conseguiram chegar ao lado escuroda Lua.
Estão muito atrasados.

Antoniokings

Funcionário da Comlurb

Perfeito.
Exato.
O Mundo sempre foi assim e sempre será,
SDS

XFF

Analista de tecnologia militar por imagem…

Antoniokings

Incrível, né?!?!
Vamos mandar uma foto do 737-MAX para ele para que dê a solução para os problemas insolúveis do avião.

Andre

Mas ainda sim parece mais que o su57

Antoniokings

Até o momento, a única detecção comprovada, inclusive com fotos, foi do F-22 pelo Su-35.
E mais de uma vez.

Yuri Dogkove

Para aqueles que vivem em total negação… Mas aqui está a furtividade do F-22: https://www.aereo.jor.br/2018/09/25/aconteceu-de-novo-o-invisivel-f-22a-raptor-foi-flagrado-na-siria/

Antoniokings

Imagine o que aconteceriaca no campo de batalha com os poucos F-22 que ainda restam,
Lembre-se da quantidade crescente de caças russos e chineses que estão, a cada dia, entrando em serviço.

Yuri Dogkove
Rival Sensor

Ambos os caças são formidáveis, russos e americanos tem o mesmo nível, os russos não fazem um avião totalmente invisível porque não acham necessário, apenas isso.

Fabrício

O Observador, acredito que você está míope. Ele manobra e muito bem por sinal. https://www.youtube.com/watch?v=gw7zj6WPlRA

E note que os pós-combustores sequer estão ligados. Seguramente é um caça estupendo.

Last edited 3 anos atrás by Fabrício
Hélio

Você deve ser um engenheiro muito experiente para dizer isso.

rui mendes

Só conversa de chacha.
Conteúdo real e verdadeiro, Zero.

Rival Sensor

Mostre a sua sabedoria, ó mestre do google!

Karl Bonfim

Esse avião é muito xing ling!!!

Gabriel BR

promissor

Rui Chapéu

Se é bom ou não, não sei.

Mas que é invocado o bicho é!

DOUGLAS TARGINO

Acho ele o mais lindo de todos.. Em seguida, o F-22

MFB

Se for beleza em 5 geração, primeiro f22 e depois f35. São os únicos 5 geracao em operação no mundo.

Antoniokings

Quanto mimimi.

Deixa disso!

Willber Rodrigues

Com todo o respeito, mas discordo.
O 5° geração mais bonito é o SU-57

Fabio

Concordo com vc . Principalmente os camuflados de azul e branco .

Tomcat4,2

Concordo contigo caro Willber, em beleza o Su-57 humilha !!!

Roger

Orra gente sem nenhum senso de estética!!!

O caça stealth mais bonito com certeza é o Qaher 313 iraniano!!!! XD

Rival Sensor

kkkkkk… Verdade! Mas o governo iraniano usa propaganda para enganar o próprio povo, é óbvio que ninguém no ocidente acreditou naquela maquete, mas o povo de lá só pode ver e ouvir o que o governo quer. E tem muita gente aqui que gosta de ditaduras.

Xerife S.

kkkkk…. O painel Blaupunkt então é belíssimo!!!

Jagderband#44

Chengdu Aerospace Corporation é da JAC motors?

Antoniokings

Contanto que não sejam os mesmos projetistas do 737-MAX,,,,,

Roger

Pode ser uma reação do governo nepalês ao governo chinês pelas reivindicações territoriais?

Ou talvez pelo motivo de quê os motores chineses não se dão em altas altitudes? (pousos e decolagens em alta altitudes exigem mais do motor do que no nível do mar)

Carvalho2008

Aparentemente ele não é dogfighter e sim vocacionado a uma espécie de SU-34 stealth…está mais para ataque

Antoniokings

Belíssima aeronave.
E agora, aos milhares.

Plinio Jr

Milhares de alvos…..

Fabio

Belíssimo e o SU-57 . Esse aí não passa nem perto .

Andre

Ao contrário do su57, que mal deve chegar a uma centena, isso se entrar em operação.

Talvez a Rússia devesse produzir o j20 sob licença

Antoniokings

Tanto faz se serão russos ou chineses.
Os dois são aliados.

Andre

São sim….são tão aliados quanto ribbentrop e molotov.

Mas pelo menos você já começa a aceitar que a Rússia está ficando rapidamente atrás da China em tecnologia militar.

Foxtrot

24 unidades para nossa FAB por favor !
Vamos transformar nosso “pardal” pintado como gavião numa verdadeira Harpia .

Doug385

Os canards, bocais exaustores e os materiais utilizados devem jogar a assinatura lá em cima, mas deve ser um bom combatente para as necessidades chinesas.

Antoniokings

Melhor vc dar essas dicas aos americanos.
Eles vão precisar.

Antunes 1980

A qualidade de construção, as linhas mais bem desenhadas para reflexão das ondas radar, os rebites internos, os novos motores e a baia interna de armamentos evidencia que ele é muito mais stealth do que a mentira russa chamada SU-57.
Aposto muito neste vetor.

Matheus S.

Alguém que fala minha língua. Eu também aposto nesse vetor, ao contrário da torcida organizada aqui. Mais acredito que quando o motor WS-15 com TVC for instalado no J-20, dará uma capacidade insana no caça chinês, embora problema técnicos estejam surgindo no novo motor, e no momento que ele estiver pronto, a 4ª linha de produção do J-20 estará produzindo em massa o caça chinês. Não me espantaria em ver a taxa de produção em dois por mês durante os picos como aconteceu com o F-22. Vamos aguardar.

Rival Sensor

Eu tb acho, o projeto é excelente porque é russo e tudo que a Rússia faz é bom, mas não é stealth, eles sabem disso, então para eles deve ser bom ou não estariam produzindo em massa.

Andre

A China já está indo para o primeiro upgrade de seu caça e a Rússia nem conseguiu colocar seu primeiro em operação…

Antoniokings

Quem tem que se preocupar com isso são os americanos.
Já afirmei isso aqui e reafirmo
Os EUA não vão aguentar essa corrida armamentista contra duas super-potencias.

Andre

Duas “super” potências? A China caminha para ser uma. Qual a outra?

A Rússia, que ainda se mostra incapaz de colocar em operação um avião com uma tecnologia que os eua dominam há mais de 30 anos, não é né?

Os americanos se preocupam com a próxima novidade que eles vão apresentar. Tecnologia stealth deixou de ser novidade lá no século passado.

Antoniokings

Realmente, deixou de ser novidade no Século passado quando os sérvios abateram um F-117.
E o comandante da bateria de mísseis ainda cravou: Desculpe. Não sabíamos que era stealth.

Plinio Jr

Quantas surtidas foram necessárias para perder 01 F-117 ?? Este avião abatido destruiu diversos alvos no Iraque e na Sérvia por anos, facilitando a guerra para os americanos antes de perde-lo….mudou o curso do conflito a perda do mesmo ?? Não ….é impressionante a sua capacidade de distorcer o assunto… Os russos continuam sofrendo para colocar seu primeiro vetor de 5a geração em operação, sabe-se muito pouco dos projetos chineses, principalmente das suas dificuldades….copiar um avião é simples, mas know how não se adquire do dia para noite….russos e chineses tem muito o que aprender neste setor….e no momento, os… Read more »

Andre

Em 30 anos UM avião stealth abatido. Que grande feito dos sérvios.

Leandro Costa

Se ele realmente consegue ser Stealth, ou se é confiável ou não, eu realmente não sei dizer. E acho que ninguém vai saber ainda durante um bom tempo.

Tudo que sei é que é FEIO PRA CACETE, PQP! Acho o Fairey Gannet feio pra chuchu, mas pelo menos tem personalidade, é simpático e tal… esse aí nem isso. Também antes que achem que dou trela para país X ou Y, eu desconheço aeronave ‘Stealth’ que seja bonita. A única que me agrada um pouco é o B-2, seguido do F-117. As outras são feias demais.

solipsi rai

todos são detectáveis por radares quânticos, e satélites também!

marcos

kkkk isso é uma copia barata do f35 como tudo que eles fazem cópiar os outros e tudo de péssima qualidade !

naval762

Interessante que os problemas no caça chinês são vistos como mera dificuldade técnica e momentânea no desenvolvimento, Já no caça americano é uma falha catastrófica que deveria cancelar todo o projeto. Com a palavra os “ixpesialistaz”.

sub urbano

Independente de qualquer outra coisa, é de longe o 5ª geração mais bonito. Não me esqueço quando assisti os videos dele voando pela primeira vez, isso foi a quase 10 anos atrás. Neste interim o Brasil não teve nenhuma conquista tecnológica. Nos resta venerar juizes e burocratas, heróis macunaímicos de um país de enganadores.

Hélio

A choradeira está ensurdecedora.

Yuri Dogkove

Não existe verdade absoluta! O que existe é o que lhe convém acreditar! Então quando vc pro eua abrir a boca para dizer que o J-20 não é furtivo, lembre-se disso aqui: https://www.aereo.jor.br/2017/12/14/mod-da-russia-caca-su-35-afugenta-novamente-f-22-na-siria/

Yuri Dogkove

Para afirmar que o J-20 é furtivo ou não ele tem que ser testado por um radar inimigo, e isso de fato ele ainda não foi! Do outro lado nós temos o F-22 que foi flagrado (comprovado) pelo radar de um SU-35! Ou seja, o F-22 foi testado e pelo menos naquela ocasião não passou no teste. https://www.aereo.jor.br/2017/12/14/mod-da-russia-caca-su-35-afugenta-novamente-f-22-na-siria/

Yuri Dogkove

F-22: “Sou furtivo!”

SU-35: “Pra mim não é!”

sub urbano

Foi detectado pelo OLS-35 um instrumento de rastreamento infravermelho. O desenvolvido para o SU-57 é ainda melhor. É mais facil pegar um caça stealth pela assinatura infravermelho que por radar. Os russos já devem estar treinando isso desde os anos 80 devido ao gap entre a tecnologia stealth entre eles e os americanos. Os radares também são de boa qualidade, o IRBIS-E do SU35 detectaria um SAAB Gripen a mais de 400 km, atacando a destruindo o pequenino caça europeu antes mesmo de ser “visto”.

Mgtow

Se é copia ou não como bradam os ressentidos e invejosos, isso é de menos. O que importa é: China chegou lá. E isso é louvavel

orivaldo

Bom, entre esse e o Iraniano fico com o chinês

DrDoom

China progride à passos largos na construção de aeronaves, sejam de asa fixa ou rotativa. No entanto, continuam dependentes tecnologicamente em motores. Assim que fecharem esse “gap”, ninguém segura. Vai se juntar ao seleto grupo de países que projeta e produz motores para aeronaves como EUA, França, Reino Unido e Rússia.

Ricardo Bigliazzi

Sempre uma turbina, uma hélice e outra coisinha… mais ou menos como na Marinha de “10.000 navios”… com motores provisórios…

Não seria melhor publicar daqui a 6 anos que o avião está OK!

Marcos10

O pessoal tá preocupado com a China. Estou é preocupado com Brasil, quem não tem aviação de caça e não tem navios suficientes sequer para fazer patrulhamento.
Enquanto isso ficam os terroristas internacionais falando em tomar a Amazônia. Alguém aí ouviu falar em tomar o Alaska? Não ouviu e nem vai ouvir.

Emmanuel

Os caças chineses são os melhores do mundo.
Mas é engraçado como eles se ocupam roubando dados sobre o F-35 e tantos outros projetos dos Estados Unidos, nunca entendi isso.
E quanto eles não pagariam para por a mão num desses caças horríveis que não voam nem em dia de chuva.
Vai entender né.

jonny BR

Muito aquém dos bilionários projetos Norte-Americanos, sim, mas os Chineses aprendem rápido e estão avançando.
Aos Nacionais aqui do Blog que insistem em menosprezar a engenharia Chinesa: Sugiro comparar com o projeto Brasileiro – risos-

Heli

Aos supostos engenheiros aeronáuticos aqui do blog que falam tanto de stealth, mas não apresentam nenhum dado para defender a afirmação (muitas vezes sendo deseducado com o outro colega de blog) sugiro dar uma passada no site sistemas de armas e ler a coluna sobre stealth, lá tem um excelente artigo sobre furtividade. Eles tambem tem pagina no Facebook.

Barba

Eu me divirto com o embate Russia vs EUA vs China aqui no Aéreo!

Mas falando sério, cada um com os seus argumentos(válidos ou não) valoriza e muito o debate aqui.

Douglas

Morro de rir com os comentários, os especialistas “avaliando” se o avião é furtivo ou não.