Novas imagens de treinamento de combate aéreo da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) fornecem aos espectadores uma perspectiva em primeira mão de como é operar um jato Chengdu J-10 monomotor, leve e multifuncional, durante um combate aéreo simulado.

Os aviadores da PLAAF identificados pelas chamadas de rádio “Jaeger 1” e “Jaeger 2” são ouvidos usando jargões enquanto se envolvem em um combate aéreo simulado com forças inimigas “hostis”.

Essa é a primeira vez que a PLAAF divulga um vídeo mostrando caças chineses nesse tipo de treinamento.

Subscribe
Notify of
guest

91 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

O Dragão está afiando as garras.
Em tempo. Belíssima aeronave.

Karl Bonfim

Se esse dragão continuar assim, querendo cuspir fogo em tudo e em todos, já já vão cortar essa língua de fogo, as suas asinhas, aparar essas garras e enjaular esse bichão de zoião puxado!

Last edited 3 anos atrás by Karl Bonfim
PACRF

Só nos resta assistir os próximos capítulos da chamada “Guerra Fria 2.0”. Por enquanto, as sanções econômicas dos EUA não deram resultado. Depois de dominar a COVID-19, a economia Chinesa voltou a crescer, enquanto isso os EUA contabiliza mais de 70 mil novos infectados por dia e quase 140 mil mortos. O curioso nessa “guerra” é que a China é a maior credora da dívida pública dos EUA (5,6%), seguida pelo Japão (4,9%).

tassios

Vc ACREDITA nos dados chineses??

Jodreski

Amigo tem um dado interessante sobre a economia americana, estude o endividamento dos EUA, ele já superou o PIB americano. Um dia essa bomba explode!

Pedro Calmon

Recomendo que voce estude o endividamento Chines. As dividas que a China acumulou nos ultimos 12 anos equivale as dividas que o ocidente levou 100 anos para acumular. E’ a ascencao de dividas mais meteorica de qualquer estado nacional moderno.

Last edited 3 anos atrás by Pedro Calmon
Andre

Se você deve 100 mil para um banco e não paga, vc tem um grande problema. Se você deve 100 milhões para um banco e não paga, o banco tem um grande problema.

Mesmo muito endividado, os títulos do tesouro americano ainda são os de maior liquidez.

PACRF

Você acredita acredita em dados de outros países? Afinal, não são todos dados “oficiais”?

Antoniokings

E as notícias de hoje mostram que a economia chinesa voltou a crescer a 3,5 por cento ao ano enquanto os pedidos de seguro desemprego voltaram a crescer nos EUA.
Mais que nunca, a economia chinesa está carregando o Mundo nas costas.

Carvalho2008

A China está desesperada por comida. A aposta que fizeram na Africa não deu certo, pois o continente africano em vez de exportador, tambem teve aumento populacional e virou importador…eles estão jogando pesadíssimo com Australia e Brasil dentro outros para tentar baixar os preços das comodities

Karl Bonfim

O maior problema dos chineses é que aqui é quintal do Tio Sam e a Austrália de Cultura Ocidental britânica é um aliado histórico do americanos. Restam los hermanos mais ao sul, ai os chineses também não vão conseguir muita coisa…

Francisco

Pois é, voce já estudou a história para ver o que o império chines faziam de arbitrariedade em seu quintal?

Francisco

O pais que precisa de outro para comer., só tem duas opções: 1. Ou se subjuga ao exportador de comidas ou;2. invade o fornecedor e controla os meios de produção, assim como fez Roma que precisava da comida produzida no Egito.
Eu vivo dizendo que: quem produz a comida, tem tudo para ser uma potência, basta estar bem armado.
O Brasil ainda não sabe a força que tem e vende a sua produção pelo preço que o comprador quer. Quando na verdade o Brasil era que tinha que fixar o seu preço e conforme condições.

sergio ribamar ferreira

Concordo com o Sr. Francisco

SPQR

E os chineses lançaram o maior telescópio do mundo em plena pandemia. O telescópio está em órbita lunar, virado pra Pequim, acabou de tirar uma foto das partes pudentas do Xi Jinpin e apareceu o Antoniokings pendurado. É fantástica a tecnologia xing-ling!!!

Antoniokings

Dentro em pouco,americanos e europeus estarão comprando telescópios chineses.

Francisco

Este telescópio não vai encher a barriga de nenhum chines. Se entrarem em guerra, eles voltam a praticar o canibalismo.

Ricardo Bigliazzi

Não esquecer que ela vende 25% de suas exportações para os EUA, que se pararem de comprar da China não sei onde eles irão alocar essa produção…

BR Paraná

EUA deixar de comprar da China vai comprar de quem?
Deve ter algum motivo para os EUA comprar da China….

Karl Bonfim

Do Vietnã, da Indonésia, da Malásia, da Índia, de Taiwan (se os xing lings não invadirem), Singapura e outros países, para onde estão indo as indústrias de países como o Japão estão transferindo.

Francisco

O único bem que as pessoas não podem parar de consumir é COMIDA.

Ricardo Bigliazzi

Era mais barato, não esquecendo que era muita exportação de empresa americana na propria China. Com a COVID-19 os paises ricos irão fomentar as suas economias que foram combalidas pela pandemia, basta acompanhar os noticiarios.

PACRF

Por que não param?

Washington Menezes

Pior que ate a Lockheed compra dos chinas

Kemen

Muito blá blá blá, um reclama do outro, mas no fim um pais que não vive sem o outro, o que pesa mais é a grana e a economia.
O resto é para seus eleitores acreditarem!
A China tem varias empresas norte americanas operando lá.
Chines adora coco-cola!

Francisco

Até hoje a Russia não pagou o que devia, antes do golpe comunista.
Dívida paga quem quer.

Mgtow

Gosto de ver as previsões catastroficas dos Anti China….kkkkk…
Na verdade é pura inveja e medo.
A China dá as cartas, chorem

Saulo

Quero ver quem fará isso…

Karl Bonfim

O Mundo livre fará, e quanto maior o bicho, maior será a sua queda! E sabe por quê? Esses xing ling tem o mesmo calcanhar de Aquiles dos japoneses antes da segunda Guerra Mundial, são altamente dependente de matérias primas de outros países, até de comida, que chegam por lá via transporte marítimo. Esse Dragão sem matéria prima e comida, vai não vai muito longe, Alemanha e Japão derrotados na segunda guerra, estão ai para provar isso.

Last edited 3 anos atrás by Karl Bonfim
Victor

O negócio é ver quem vai ter coragem…

Peter nine nine

A história prova nos que esse dragão, comparadamente a idade dos outros bichos, nem é dos que mais “cospe fogo em tudo e em todos”, mas isso é outra estória.

Karl Bonfim

O tempo é relativo, o problema e que esse dragão acordou todo poderoso com muita fúria e agressividade. A História nos ensina mais ainda que esse tipo de bicho, quando se acha assim todo poderoso e invencível com ele não tem conversa. Ai já sabe né, é guerra!

Last edited 3 anos atrás by Karl Bonfim
Antonio Renato Cançado

O dragão não tem dentes,só ruge alto…

Karl Bonfim

Verdade, esse bichão do zoião puxado tá ganhando tudo só no rugido, vamos ver até quando!

Satyricon

Realmente, um belo avião
Mas cá pra nós…
O Grippen é mais bonito

Karl Bonfim

Essa aeronave xing ling, não é uma cópia do IAI LAVI, que não vingou?

Sagaz

Algo que tem o chinês por trás da operação, construção e manutenção, vão ter que remar muito para ter respeito. Quantidade não é qualidade.

Luís Henrique

O J-10 já está no Top 10 dos caças com maior número de exemplares em operação.
À frente do F-35 (por enquanto) e à frente do Eurofighter.
F-35 +490 unidades
Eurofighter + 540 unidades
J-10 +550 unidades.

J R

mas é até injusto comparar os números de J-10 e F-35, o justo seria comparar ao número de F-16 por exemplo, o F-35 é relativamente novo, é muito mais caro, mais capaz, e por enquanto só o J-20 para encara-lo na PLAAF.

Luís Henrique

O J-10 teve produção iniciada em 2002.
O F-35 iniciou em 2006. O F-16 em 1973 (47 anos atrás).

Em nenhum momento exaltei o J-10 ou indiquei que ele seja superior ou no mesmo nível do F-35.
Apenas coloquei os números pois o colega Sagaz havia falado sobre quantidade x qualidade. E em quantidade o J-10 impressiona, já que é relativamente novo e nunca foi exportado. Ou seja um único país possui +550 unidades.

O F-16 fica em 1o lugar em número de aeronaves em operação. Possui hoje cerca de 2.500 unidades em operação. Só a USAF possui 900 unidades.

Jagderband#44

Eles treinam em inglês?

Fabio Araujo

Do jeito que está a política diplomática chinesa é bom eles treinarem que podem ver ação em um ou mais conflito.

Ricardo Bigliazzi

Seria bom eles verem os videos dos treinamentos Indianos onde o abate das aeronaves paquistanesas são de verdade.

Leandro Costa

O video não diz absolutamente nada hehehehe. Foi editado de forma que não se sabe o que está sendo feito e qualidade de video degradada, acho que propositalmente. Não dá nem para saber se é DACT.

Antonio Renato Cançado

IAI Lavi

Victor

OFF TOPIC: KC-390 acabou de passar aqui pela Base Aérea de Santa Cruz, alguém sabe de alguma coisa? Por sinal foi a primeira vez que vi ele por aqui.
Att.

Leandro Costa

Não o vi em Santa Cruz, mas ultimamente quando olho o Flight Radar não é incomum ver o KC-390 voando. E quase sempre vejo algum C-130 também.

Victor

Eu escutei um som de motor a jato não muito comum, quando fui olhar era o KC-390. Daí fui confirmar no Fight Radar e constatei.
C-130 passa toda semana pela BASC e, já o C-95 e F-5 treinam rotineiramente todo dia. Há algumas semanas também teve AF-1 passando por aqui.

Pablo

vi em outro site que um C-130 da FAB estava na Itália a caminho de Israel, porém não se sabia qual era a missão.

Washington Menezes

Aqui em campo grande MS, só tem A29 pra lá e pra cá o dia inteiro.

Fabio Leo

Voando direto para Anápolis.

EDILSON

Pousou em Gyn, Goiânia!

Victor

Bem que ele estava indo nessa direção, +/- NNW. Obrigado pelo informe!

Gabriel BR

É um avião muito bonito

LEONARDO CORREIA BASTOS

Cópia bem feita do LAVI. Nada mais nada menos…

Wilton Santos

É difícil saber ao certo qual é o verdadeiro poderio militar chinês. Mas uma coisa é certa: eles estão fazendo a lição de casa. Já ultrapassaram a economia americana e em pouco tempo ultrapasssarão os EUA militarmente. Hoje a China é a maior potência industrial e econômica do planeta, não falta muito para se tornar o país mais poderos militarmente.

Ricardo Bigliazzi

Palavras comovem, números convencem:

Posição em 2020 – PIB em US$ (trilhões)
ESTADOS UNIDOS 21.004,8
CHINA 14.746,1
JAPÃO 4.988,9
ALEMANHA 3.622,3
ÍNDIA 3.157,3
FRANÇA 2.515,7
REINO UNIDO 2.426,9
ITÁLIA 1.790,3
CANADÁ 1.615,8
COREIA DO SUL 1.610,4
RÚSSIA 1.496,1
BRASIL 1.398,4
ESPANHA 1.296,1
AUSTRÁLIA 1.250,9
MÉXICO 1.040,8

Last edited 3 anos atrás by Ricardo Bigliazzi
João Bosco

Que queda… há alguns anos atrás, estávamos disputando quem tinha o maior PIB com os franceses , ingleses e indianos.

Luís Henrique

Esse PIB em dólares americanos não reflete a realidade da capacidade de produção de um país. O método PPP ou PPC que divulga o valor em Dólar Internacional chega muito mais próximo da realidade, pois as Fortes distorções cambiais não alteram a capacidade produtiva no mesmo nível. Resumindo, caso o Real sofra uma queda brusca de 100% do valor em relação ao Dólar americano, isso provavelmente reduzirá o PIB, mas não em 100%. No método tradicional o PIB do Brasil seria mostrado com uma queda pela metade, o que é uma grande ilusão. No PPP ou PPC a China superou… Read more »

Ricardo Bigliazzi

Sou Economista com especialização na Fundação Dom Cabral o que você acabou de postar sobre PIB é como um proposição acadêmica para revogar a Lei da Gravidade.

Jmgboston

Wilton, voce precisa ler mais sobre economia, geopolítica e defesa. Sabia que em 1978 a economia brasileira era maior que a chinesa e muito maior que a da Coreia do Sul? Nos é que precisamos fazer o dever de casa.

William Duarte

Quando isto acontecer, não comemore, faça ao contrario, reze, mas reze muito para que o Brasil não vire um excelente oportunidade de anexação e seus nativos virem sabão ou escravos, eles não pensam como nós, observe cada passo deste dragão eles estão preparando algo assustador contra o ocidente e você é parte do pacote.

Sagaz

Meu Deus do céu….. Paulo Freire acabou com a molecada.

Andre

Esse pouco tempo e quanto? Uma década? Uma geração? Um milênio?

falken666

Música de fundo de jogo japonês, conversas em inglês, projeto israelense, motor russo, sim, definitivamente é um produto “made in china”, quanto a capacidade, acho duvidosa, o que eles fazem mesmo é produzir em quantidade, pra compensar o kill ratio, talvez uns 10:1 dê conta.

Fabricio Lustosa

Não querendo defender a China, mas só adendo: tudo quanto é peça dos aviões da embraer é feita no exterior, logo, pelo seu comentário vc tb deve achar, para ser coerente, que a embraer é produto “made in brazil” – mantendo o mesmo sarcasmo.

falken666

Usar peças de outro país não é problema, a diferença meu caro é que a Embraer (neste exemplo) desenvolveu a tecnologia, ela paga e reconhece a autoria do projeto dos equipamentos que utiliza (de terceiros), a China copia tudo descaradamente, se apropria e não paga licença, diz que “desenvolveu” e vende subsidiado. O que quero explicitar é a cultura chinesa predatória, sua ilusão de superioridade dos equipamentos e de pessoal, sua postura desonesta nas relações geopolíticas. O que ela tem mesmo são os números absolutos, nada mais.

Fabricio Lustosa

Todos os países protagonistas na geopolitica mundial, desde a antiguidade até hoje, tem cultura predatória. Não a toa são protagonistas. Todos. Ilusão de superioridade é algo carimbado em todos os impérios, novamente, desde a antiguidade até os EUA, Russia, França etc… de hj “o nosso é o melhor”. Postura desonesta nas relações geopoliticas, pelo amor de deus…essa dispensa comentários… No mais evidencia-se um problema pessoal seu, e de muuuuuitos outros, com algo bem além dos comentários tecnicos, e eu arrisco dizer: geralmente é a aversão a ideologia q contamina o q daí surge.

falken666

Bom, estou falando de relações geopolíticas contemporâneas, e nunca disse que só a China é desonesta (e ela é sim), como exemplo posso mencionar o caso das ilhas Paracel e Spratly, onde os chineses disseram que só iriam construir instalações de pesquisa, e desonestamente colocaram instalações militares, para assediar os verdadeiros detentores da soberania no mar do sul da China. Comercialmente (política comercial) a China é o maior apoiador de produtos falsificados do mundo, diz que “combate” a pirataria, mas na verdade até subsidia polos de “replicação” de produtos. E são tantos outros exemplos que não caberia aqui, então se… Read more »

Sagaz

A Embraer faz o projeto do avião. A tesla faz o projeto do carro. A Samsung faz o projeto do celular, e por aí vai. Em qual mundo você você em que acha que uma empresa vai fabricar 100% de um equipamento complexo? No mundo capitalista isso é inviável.

Peter nine nine

Eu não consegui destinguir inglês no vídeo a não ser talvez “turn left” e, eventualmente “Jaeger” que, não será inglês digo eu. Seja como for, não ah força aérea que não fale inglês, é a línguagem internacional e deve ser exercida sempre que possível em treinos. Os pilotos não estando em guerra com uma potencial ocidental, tanto faz se falam inglês ou outra língua qualquer, e mesmo que tivessem, pouca diferença faria falar chinês. O que não falta por aí são tradutores. Os pilotos da FAB também são “apanhados” a falar inglês. A música de fundo, já vi coisa mais… Read more »

Antoniokings

Estão treinando para quando acabarem de conquistar o Mundo.
Porque já começaram.

pangloss

Já conquistaram o seu teclado, pelo teor de suas mensagens.
Estão pagando em yuan, ou em alguma moeda mais respeitável, como dólar, euro, libras esterlinas, francos suíços…?

Tutu

Esse comentário foi sua obra prima, parabéns.

Tutu

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-45999030

Esses são os conquistadores que você tanto apoia?

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Quando eles conquistarem o mundo (e sim, podem fazer isso):

a) Blogs como este aqui serão fechados;
b) Redes Sociais desligadas;
c) jornais de oposição empastelados;
d) jornais chapa branca controlados;
e) será PROIBIDO escrever ou falar palavras como DEMOCRACIA, LIBERDADE e CORRUPÇÃO;
f) internet controlada e censurada;
g) transmissões de TV com delay, para que não se fale nada que desagrade o regime.

Carvalho2008

O que vai acontecer com a China é o mesmo de todos as outras potencias, cresce, leva qualidade de vida e aumento de renda per capta, estabiliza, aumenta custo de produção interna, crescimento pára, sociedade fica insatisfeita porque pararam os anos dourados, capital vai para outro lugar de custo menor…

Carvalho2008

A verdadeira questao é p que acontece com sociedade interna insatisfeita versus governo centralizado de uma potencia global?!?!??

A renda per capita deles ja esta bem grandinha…e os anos dourados parecem próximos de acabar…como este conjunto de pressões irá influenciar as relações globais? Crescer a 3% é e ainda tem uma china feudal no campo para trazer a modernidade

Carvalho2008

Corretor – Crescer a 3% é deficit para eles…

Marcelo

alguém me explica por que os chineses estão falando inglês? Deve ser só para propaganda.

Ayron

Daqui a pouco vão comer achando que é morcego.

Ricardo Bigliazzi

Esse filme Chines me fez lembrar de uma coisa. Com toda essa questão de pandemia o filme TOP GUN II estreia quando???

Leandro Costa

Última notícia que li é para Dezembro.

Augusto

O inglês desses pilotos é nível horrível++

Ricardo Bigliazzi

“Holivel”

sergio ribamar ferreira

Precisamos de caças. Caso haja uma vitória dos democratas nos EUA. provavelmente haverá embargos quanto ao Gripem. Os chineses copiam tudo. a FAB poderia adquirir algumas aeronaves ou o projeto do Lav e estudando fazer uma versão para nossa realidade. Engenheira reversa sim, meus amigos. Esse é o ponto Gripen possui componentes americanos e que tudo indica haverá demora na entrega.. Aqui um ministro do TCU sabota á aquisição das fragatas classe Tamandaré, idem com o projeto Guarani. Façamos como os chineses. Haverá embargos, econômicos. Tudo passageiro . Relações exteriores deveria se prepara para mudar o eixo de aquisições bélicos.… Read more »

sergio ribamar ferreira

Cópia do LAVI e daí. quisera nós tivéssemos comprado o projeto e solicitar parceria á israel. na construção. Pior e lastimável é solicitar a Embraer para modernizar os AMX e estes levarem 16 anos para entregarem Oito. Isso é absurdo e brincar com dinheiro do contribuinte. Nosso dinheiro. Reitero saudações
.

pampapoker

Tu como empresa vende sem dinheiro..não . Não tem dinheiro não leva, a FAB não tem dinheiro para tudo.Tu acha que a Embraer não queria modernizar tudo.Sem dinheiro, sem modernização. Não culpe a Embraer, sim a FAB

sergio ribamar ferreira

O sr observador está sabendo muito da minha vida. Quer dizer que não posso dar opinião pois viro entreguista? Procure estudar você pois há uma diferença gritante entre republicanos e democratas quanto há várias questões, . Inclusive ambiental. Tenha respeito ao se dirigir a minha pessoa . Você não está falando com um dos seus. Não o agredi verbalmente. fique na sua conversa de botequim. leia um livro ou vários, mas não leia de cabeça para baixo. Outra. no mundo militar ou civil um país embargos por algum motivo qualquer. vide exemplos na história que você deve desconhecer( Portugal, África… Read more »

Rodrigo de Jesus Garcia Terra

0:42 — Isso é um painel CRT? Que moderno!!!!

Foxtrot

Lindo caça!
Seria uma ótima opção para a FAB e MB com sua versão naval J-15 (se não me engano).
Pena nossa marxismo fobia .