MAR MEDITERRÂNEO — Pela terceira vez em dois meses, os pilotos russos voaram de maneira insegura e não profissional enquanto interceptavam uma aeronave de patrulha e reconhecimento marítimo P-8A da Marinha dos EUA na Sexta Frota dos EUA em 26 de maio de 2020.

Em 26 de maio de 2020, uma aeronave P-8A da Marinha dos EUA estava voando no Mediterrâneo Oriental sobre águas internacionais e foi interceptada por duas aeronaves russas Su-35 por um período de 65 minutos. A interceptação foi determinada como insegura e não profissional devido aos pilotos russos que estavam próximos a cada asa do P-8A simultaneamente, restringindo a capacidade do P-8A de manobrar com segurança.

As ações desnecessárias dos pilotos russos do Su-35 foram inconsistentes com a boa navegação e as regras internacionais de voo, e comprometeram a segurança do voo de ambas as aeronaves.

Enquanto as aeronaves russas operavam no espaço aéreo internacional, essa interação foi irresponsável. Esperamos que eles operem dentro dos padrões internacionais estabelecidos para garantir a segurança e evitar incidentes, incluindo o Acordo de 1972 para a Prevenção de Incidentes no Alto Mar (INCSEA). Ações como essas aumentam o potencial de colisões no ar.

Este incidente segue duas interações inseguras em abril, sobre as mesmas águas.

Em todos os casos, as aeronaves dos EUA estavam operando no espaço aéreo internacional, de acordo com o direito internacional, respeitando a segurança do voo e não provocaram essa atividade russa.

FONTE: Marinha dos EUA

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
V12 aero

O 64 está quase sentado no colo do piloto do p8. Hehe…

Lucianno

Interessante que o 21 e o 64 estão com configurações diferentes de mísseis.

MestreD'Avis

2 pontos importantes.

1 – Intercepção e acompanhamento é normal. Mas esta distância vai contra todas as regras de segurança. Em termos de tamanho e agilidade, é o mesmo que 2 motos potentes de cada lado de um caminhão de transporte. Qualquer deslize e há um choque e depois quem se responsabiliza?

2-Os caças russos vão bem armados. Farto de ver caças europeus em missão de policiamento aéreo com apenas 4 misseis (2 radar e 2 IR). Mas porquê 3 tipos de misseis nos Su 35?

Victor Filipe

Sobre os caças europeus levarem apenas 4 misseis: Misseis tem tempo de via útil em horas de voo assim como um avião eles também sofrem com força G e demais desgastes durante o voo. e um gasto muito grande voar com o avião totalmente armado principalmente quando você não tem nenhuma vontade de usar esse armamento, então não vale a pena voar com as aeronaves assim, os Russos também raramente decolam com os caças “Cheios” em outra matéria aqui você pode ver a foto de um Gripen e um Su-30 onde o Su-30 tem apenas misseis de curto alcance R-73

Victor Filipe

Onde se lê via quer dizer Vida.

Fila

Duvido que todos os mísseis russos sejam reais. Isso fica caro demais e não tem a menor necessidade.

Rui Chapéu

Que bom que agora a USNAVY tem os P-8.

As fotos das interceptações são coloridas e com ótima qualidade!

 

Nilton L Junior

Boa Rui

Manock

Até sabermos qual é a versão dos russos para o episódio e aí pudermos comparar as duas versões e formar opinião, isso daí é apenas a versão da marinha yanke.

Rival Sensor

Manock, isso q vc falou é sempre o mais sensato a fazer, a gente não pode julgar somente olhando um instantâneo, vc tem toda razão, mas nesse caso específico, independente dos motivos, mesmo que o piloto russo tenha sido xingado, ou os americanos mostraram o dedo médio pra ele, a aproximação foi absurda, todos estavam correndo risco de colisão e morte nessa velocidade, se o Poseidon bate as asas os dois já eram, não tem justificativa pra isso só provocação besta, podiam todos terem morridos. NMHO.

Manock

Sugiro cautela na interpretação de fotos. Elas podem ser sido trabalhadas… Mas entendi seu ponto.

Fabio Araujo

As imagens são belas, mas realmente os SU-35 se aproximaram muito sem dar espaço para manobra ao P-8!

GUILHERME NASCIMENTO

Meu sonho era ver chegar dois F-22 na cena e colar atrás dos russos. Só para ver a reação deles. kkkkk

Yuri Dogkove

Esse cenário já aconteceu na Síria e o F-22 passou vergonha…

Kemen

Não entendi por que passou vergonha? Ter por ordem evitar o confronto, e obedecer não é vergonha, é disciplina.

Na minha opinião o F-22, é o melhor avião de combate da atualidade.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
GUILHERME NASCIMENTO

Uma coisa é certa: Putin está jogando WAR. Ele já conquistou a Síria. Agora se ele lograr conquistar a Líbia e colocar bases (aéreas e marítimas) naquela região do Mediterrâneo, ele adquirirá uma vantagem estratégica enorme.

GuiBeck

Sem esquecer da Criméia, também na mão grande. Ab.

Kemen

Se quisesem os russos já tem a Argelia para montar suas bases, por que seria melhor na Libia? Não entendi.

Agnelo

Prezado
Os EUA/ OTAN tem bases e praticamente todos os países entorno da Rússia, principalmente na Rússia europeia.
Acho q a Rússia tá “meio” atrasada nesse War…

Leo Neves

Interessante que os russos ultimamente estão dando mais preferência ao R-27 Com IR do que o de radar semi ativo. Provavelmente deve ser melhor , mais resistente a contra medidas e melhor para engajar alvos stealth.

Junior galvao

Se eu fosse o piloto do P-8 dava uma jogadinha pra cima do caça rs so pra mostrar igualdade

Brunow

Os Russos provavelmente ficaram meio aborrecidos, já faz umas três semanas que este P-8 esta voando próximo a Síria, só que desta vez ele deu umas três voltas bem em frente a base de Tartus, já no limite do mar territorial Sírio..
Os Su-35S armado com R-27ET 120km de alcance maximo, RVV-SD com 110km e curto R-73. Interessante o fato de quase nunca ver os caças Russos com um míssil de longo alcance (exceto MiG-31), é provável que o R-37M já esteja integrados ao Su-35 ou até mesmo usar o R-27EM com 170Km.

Nilton L Junior

Transcrição do áudios

Pilotos da RF : Aeronave USA localizada se aproximando para escolta segura e posterior abandono.

Tripulação do P-8A: mimimimi mimimimi mimimimi

Flanker

Escolta segura? Se fosse o contrário, você diria que seria mimimi dos russos?

Rprosa

Estranho e que os EUA sempre estão em mar internacional, so que não explicam que estavam proximos a Siria e que os sensores do P-8 estavam espionando as bases russas de Tartus e de Hmeimim. Da mesma forma voceê não vê comentário dos EUA sobre o voo dos Lancers no Mar de Okhotsk, sempre os EUA são os mocinhos e a Rússia os vilões. E muito mimimi para pouca coisa, vai chorar na cama que é lugar quente..

Flanker

E as 300 interceptações de aviões russos, por parte da OTAN? O que os russos estavam fazendo? Se fosse o contrário você diria a mesma coisa?

Christyano

Só faltou o comandante da formação falar; “Fumaça já!!!”

Fighting_Falcon

kkkkkkkkk

Boa

OSEIAS

Os aviões aguentaram bem a turbulência do P-8, deve ser um soco no estomago voar atrás de turbinas tão perto.

Yuri Dogkove

Só pra lembrar: Na Síria um SU-35 chegou no “cangote” de um F-22 e o piloto nem viu…

Flanker

Essa é a sua versão…..mas, nem vale a pena discutir……toca o barco…….

MestreD'Avis

Nem sabia disso e fui pesquisar! Você tem razão, o piloto Russo publicou a foto no Insta. Se vê bem o perfil do F-22 sendo enquadrado e ele afirma que derrotou no dogfight. Que vergonha para o super caça… O Su-35 aproximou no visual sem ser detectado

Sérgio Luís

Quase abalrou!

Luiz Trindade

Eu vejo como jogo de marketing essa reclamação. Desde que Rússia é Rússia eles sempre interceptam dessa maneira. Agora se a Marinha dos EUA não querem mais ser intimidados botem caças do lado do P-8 ora essa!!!

Mayuan

Algumas pessoas que comentam aqui parecem que tem 12 anos…

O caso foi em águas internacionais. Dentro das regras internacionais, voa ou intercepta ali quem quiser.

Não é ilegal os americanos voarem ali e coletarem informações. Não é ilegal que os russos interceptem e acompanharem.

Já colocar a vida de todos em risco voando dessa forma é desnecessário e ridículo. Passaram vergonha mais uma vez.

Me lembrou vira-lata perseguindo moto. Correram atrás, mostraram os dentes, fizeram sua firula e o P8 prosseguiu fazendo exatamente o que estava fazendo.

Luiz Trindade

Sério Mayuan?!? Passaram vergonha mais uma vez?!? Quem?!? Os russos?!? Eles quase derrubam um P-8 por voarem perto demais e isso lembra o vira-lata que corre atrás de uma moto?!? Até aonde vc explicou o caso das águas internacionais vc estava impecável. Ae botou tudo à perder depois. Volto a dizer… Se a Marinha dos EUA não querem correr esse risco voem com caças escoltando que vc vai ver que a ação dos caças russos vai ser mais cuidadosa!

Mayuan

Sim. Passam vergonha por passarem atestado de falta de profissionalismo e serem ignorados mesmo assim. Sobre voar escoltado, por gentileza reflita já que, nesse caso, sua mera presença, muda o caráter psicológico/político da atividade que desempenha.