Dassault Rafale

A Força Aérea do Emirado do Qatar (Qatar Emiri Air Force), já recebeu três lotes de Dassault Rafale, totalizando 15 aeronaves, e o primeiro esquadrão está operando na nova Base Aérea de Tamim, em Dukhan, no oeste do Qatar.

O Qatar assinou originalmente um memorando de entendimento de 6,3 bilhões de euros (US$ 6,92 bilhões), cobrindo o fornecimento de 24 Rafales (seis deles bipostos) em maio de 2015, no dia de abertura da Exposição e Conferência Internacional de Defesa Marítima de Doha (DIMDEX).

Sua compra do Rafale seguiu aquisições anteriores do Dassault Mirage F1, do Alpha Jet e do Mirage 2000.

O Qatar pagou um depósito pelos Rafales em 16 de dezembro de 2015, supostamente financiado por bancos japoneses.

Mais doze Rafales foram adicionados ao pedido original em dezembro de 2017 e o Qatar mantém a opção de comprar até 36 outros.

O primeiro Rafale do Qatar, de dois lugares, fez seu primeiro voo de Bordeaux-Merignac, na França, em 28 de junho de 2016, e o primeiro Rafale EQ de assento único do país decolou pela primeira vez em 27 de março de 2017.

Essas primeiras aeronaves foram rapidamente transferidas para o centro de testes de voo da Força Aérea Francesa em Istres.

FONTE: Arabian Aerospace

Subscribe
Notify of
guest

59 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo M.

E a proibição de aeronaves civiis do catar em não passar por espaço aereo da Arábia Saudita, ainda continua?

Fabio Araujo

Creio que sim, a questão é a briga de poder entre a Arábia Saudita e o Irã e o Catar tem um bom relacionamento com o Irã o que gerou a restrição!

Severiano Ostrich

O bloqueio continua. Não se trata apenas do bom relacionamento com o Irã. Os países que impuseram o bloqueio são a Arábia Saudita, Egito, Bahrain e Emirados Árabes. Existe uma pauta com 13 reivindicações para o fim do bloqueio, que vai desde o fim da TV estatal Al Jazera até o fechamento da base área turca no Qatar. Ou seja, nada muda no oriente médio.

Falcon

Eu moro no Qatar e voo na Qatar Airways. O Qatar sofreu um bloqueio ilegal de seus vizinhos, não so a Arábia Saudita, mas o UAE, Bahrain e Egito. Não podemos sobrevoar o espaço aéreo desses países. Isso torna os voos mais longos, principalmente para o Sul como o voo de São Paulo. Tem muitas questões involvida mas a principal e a exportação de gaz pelo Qatar. A Arábia Saudita bloqueou a cosntrucao de gasoduto para o Kuwait e recentemente a Russia um que passaria pelo Iran, Turquia e chegaria na Europa, imagina porque. Eles tem um projeto de um… Read more »

Rinaldo Nery

Olá Falcon. Tenho alguns amigos voando aí. Estou voando A320 na Azul (por enquanto), caso necessite algo.

Kobáuca

Gostei muito da escolha da FAB!!! Acho gripen incrível!! Sem sombra de dúvidas!!!
Mas o Rafale, é um dos casas mais bonitos que já vi!!!
Simplesmente incrível suas linhas…..

Claudio Moreno

Boa tarde Senhores!

Como é lindo este caça!!!

NOTA:

Fiquem em casa, não importa aonde estejam em nosso imenso e lindo Brasil. Que o que vocês acreditam os proteja. No hospital temos feito o possível.

CM

Space Jockey

Beleza, então vc sustenta quem ficar em casa.

Flanker

Vai pra rua……toca a vida normalmente…..É quando estiver doente, não procure hospital nenhum…..vai pra casa e toma um chá….afinal “É só uma gripezinha”, né?

Kobáuca

Olá, Flankler!!! Só vou comentar porque acredito já ter passado pelo covid-19!!!
Eu e mais ou menos umas quinze pessoas que conheço passamos, estão todos bem, e até já voltaram a trabalhar incluindo eu!!!
Pra todos, dá pra dizer que não foi nem uma gripezinha!!! E felizmente, pra maioria, é isso mesmo!!!! E pior, passei bebendo e fumando!!!
Nenhum de nós está nos números, apenas um foi pro hospital, mas depois de uma hora foi medicado e mandado pra casa!!!
E como todos nós não precisamos ir ao médico!!
Estamos fora das estatísticas….

Flanker

Que Bom! Ótimo! Só não esquece que, se as pessoas voltarem à rotina normal, os casos, mesmo os registrados, vão aumentar muito….e com eles, os casos que precisam de internação e UTI….e o problema é esse! Colapso da saúde por falta de leitos….principalmente de UTI. A vida precisa voltar ao normal, é claro….e o mais rápido possível…..mas, com responsabilidade e com os menores danos (à saúde e à economia) possíveis.

rui mendes

Diz isso para os setenta e tal mil Europeus mortos, e os vinte mil Norte Americanos.

Leandro Costa

Concordo bastante. O Rafale, dos caças atuais, é de longe o mais bonito, na minha opinião. E sim, infelizmente tenho que ficar em casa mesmo.

Heinz Guderian

O rafale é belíssimo mesmo leandro, mas ainda fico com o SU-35, aquela curvas dele me fascinam. Saudações.

Leandro Costa

General, dentre os Russos, o Su-35 não é nada feio… Mas o MiG-35 é uma belezinha 😀

Gabriel BR

O caça mais bonito do mundo

PauloOsk

A sonda de reabastecimento deveria ser retratil.

J R

Também acho, pra mim, é o único “se não” do caça.

PACRF

O Mirage também era um belo caça, em todos os sentidos. Afinal, a França gosta de coisas belas: culinária, confeitaria, panificação, museus, perfumes, vinhos, Bugatti, etc. Além disso tudo, tem a belíssima Paris.

Flanker

Não era meu preferido no F-X2….mas, é bonito pra caramba!

Ilan

É isso aí, Flanker. O meu preferido para a FAB era o F-18 SH, e em segundo o Rafale. É um caça sensacional sem dúvidas.

Tutu

Acho que sou um dos estranhos que acham o Rafale feio, na minha humilde opinião o Mirage 2000 ainda é o Rei no quesito beleza.

https://www.flickr.com/photos/44532882@N06/38986237391/

Leonardo M.

Eu gosto muito dos caças italianos da 2 guerra mundial.
Não eram bons caças mas os italianos pelo menos nesse quesito ganhavam e de levada de muitos paises.

Leandro Costa

Eu concordo, mas apenas em relação aos que usavam motores alemães como o MC.202/205, Fiat G.55 e Re.2005 😀

Jabuti

Pra mim, o que mata o Rafale é essa probe de abastecimento que ele tem.

Se fosse retrátil, seria facilmente um dos caças mais bonitos atualmente.

gordo

Acho que o fato de se tornar mais bonito seja o menor dos problemas, essa sonda exposta gera arrasto e é mais área para o radar inimigo. Sei que o Super Étendard tem sonda retrátil, então não deveria ser problema para os Franceses fazer uma para o Rafale, os chineses também optaram por essa solução no Chengdu J-10.
Ambos devem ter tido bons motivos para deixar assim.

Augusto Mota

Tutu, eu tb acho, pra mim o Mirage 2000 e os anteriores são os mais bonitos do planeta; gosto dos super-etendard tb são lindos, mas o Rafale, pelamordedeus é uma aberração, aquele bico torto pra baixo dele parece um inseto, o probe de abastecimento pra fora, só é superado em feiúra pelo eurofighter typhoon, este sim o mais feio e canhestro do universo, rei da feiúra. O segundo mais bonito pra mim é o F-14 e depois o F-22.

Flanker

Gosto é gosto…..acho o M2000 bonito, mas considero o Rafale bem mais bonito……mas, como eu disse, gosto é gosto….

Space Jockey

Não, vc não é o único, eu tbm acho muito feio.

Antunes 1980

A contrapartida para que o fundo soberano do Catar pudesse adquirir e controlar o time de futebol PSG (Paris Saint Germain); seria a aquisição de dois esquadrões de caças franceses Rafale.

Jean Jardino

So escreveu besteira meu Deus, qta ignorancia.

MMerlin

Claro… E a França ser um dos maiores fornecedores de equipamentos militares para o Catar desde a década de 70 não conta.

Leandro Costa

De onde você tirou essa ideia doida? Tem a fonte disso?

Willber Rodrigues

Aeronave lindíssima. Uma pena que seja tão caro de adquirir e operar.

J R

Foi-se a época dos caças baratos, os americanos ainda tem a gigantesca produção que acaba barateando os caças, mas mesmo assim não é qualquer um que consiga manter o F-35 operacional.

OSEIAS

Linda nave, acho que essa entrada de ar a deixa muito mais bela que as outras, sei lá.
Mas também sou muito fã do M-2000

Matheus Santiago

Compartilho dessa opinião. Porém, eu acho a entrada de ar do Gripen ainda mais bonito do que o Rafale, o que pra mim tornar o caça sueco mais bonito, mesmo sendo estruturalmente diferentes nesses conceitos – pois o Rafale tem entradas duplas e dois motores, e o Gripen entradas duplas e um motor.

Tamandaré

Amigos, respeito imensamente a opinião dos contrários, mas eu particularmente considero o Rafale um dos caças mais belos já produzidos! Acho os Mirage III, 2000 e F.1 ligeiramente mais bonitos, mas ‘Le Jaca’ também é uma belíssima máquina. – E no que pese ao desempenho, é um excelente ‘jet fighter’. Se eu fosse responsável por alguma Força Aérea ocidental, escolheria-o certamente em detrimento das aeronaves americanas. Não sou um anti-americano, mas acho estes muito pouco confiáveis em termos de equipamentos militares. Vivem distribuindo embargos a outras nações…. então tenho mais simpatia pelas indústrias de defesa da Europa (Suécia, Alemanha, Espanha,… Read more »

J R

Acho que deveríamos ter embarcado no Mirage-2000 no primeiro F-X, no segundo a única opção era o Gripen, o Brasil não dá tanto valor para suas FA, e manter caças como Rafale não é pra qualquer um, tendo isso em mente, imagino que nosso futuro SNB será a rainha da Guanabara…

Space Jockey

Estaríamos com misseis Mica, credo.

Lucianno

Credo! Estamos com o jurracico F-5 modernizado com radar xing ling e com mísseis de uma empresa falida da África. Tem gente que acredita que ė um caça de superioridade aérea. Eu prefiro acreditar no Papai Noel e na fadinha do dente.

Tutu

“Radar Xing Ling” – Grifo ER
“Mísseis de uma empresa falida na África” – Python IV

?????????????????????????)((???

Flanker

Radar xing ling? O Grifo não é italiano? Mísseis de empresa falida da África? A Rafael não é israelense?

PS: o correto é jurássico*

Lucianno

Realmente o correto é jurássico

Peter Nine-Nine

Qual o problema do Mica?

Tamandaré

Também estou a questionar-me sobre isto! Quem opera Mirage 2000-5 hoje certamente está a anos-luz de distância dos operadores de F-5.

Space Jockey

P99,

Assim com os antigos Magic 2 ele é ruim.

Mauro

Gostaria de ver um combate simulado com o Gripen NG

Welt

Bonito ele é.

Leonardo Costa da Fonte

Para mim continua feio e mal projetado. Ficou no meio de caminho entre um caça grande e um caça pequeno. Não sobrou espaço para combustível! Que coisa mais ridícula estes 3 tanques conformais.

Leandro Costa

Três tanques conformais? Aonde?

Space Jockey

São tão grandes que deu a impressão haha. Nem sei como decola com um trambolho desses embaixo da asa.

Leonardo Costa da Fonte

Ops… 3 tanques externos!!! Tanques conformais são outra coisa. Ainda assim, continuam ridículos. Sem sentido!

Leandro Costa

Leonardo, faz sentido sim. Ainda mais quando se está fazendo translado. Além do mais, se você olhar bem, são poucas as aeronaves de combate que se fazem ao ar operacionalmente sem tanques externos. Você pode criticar o Rafale o quanto quiser, mas os outros também teriam que cair na mesma crítica.

Lucianno

Leva 4,7 toneladas de combustível interno contra 3,3 toneladas do gripadinho NG.
Os tanques externos podem ser utilizados ou não de acordo com a necessidade da missão.

Leandro Costa

Você já computou essa diferença entre quantidade de combustível versus peso, e consumo de dois motores versus um só? Se essa diferença não foi computada, seus dados não valem nada.

Marcelo Binot

Catar e irã são de maioria Xiita, por isso a tensão tão grande com a Arábia Saudita o Oriente Médio é um poço de ódio e desavenças mesmo. Povos que não sabem lidar com as diferenças.

Carlos Gil

Marcelo, a religião oficial do Catar é o islamismo sunita. Segundo o censo de 2004, a população do Qatar é maioritariamente sunita, apenas 5% são xiitas. As razões das desavenças com uns, e amizades com outros, estão neste caso, para além da afiliação religiosa.

Antunes 1980

Alguém saberia me informar se o Rafale possui supercruise?