Irã derruba drone Global Hawk dos EUA
O U.S. Central Command dos EUA confirmou que um drone de reconhecimento BAMS-D (Broad Area Maritime Surveillance) da Marinha dos EUA foi abatido por um míssil antiaéreo iraniano enquanto operava em espaço aéreo internacional sobre o Estreito de Hormuz, às 11h35 GMT em 19 de junho de 2019.
O comando americano diz que as alegações de que o drone estava sobre o espaço aéreo iraniano são falsas e que o ataque contra o drone não foi provocado.
O drone BAMS-D é uma aeronave não tripulada RQ-4A Global Hawk High Altitude, Long, Endurance (HALE) que provê ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) em tempo real.
A mídia iraniana afirmou que as forças de defesa aérea iranianas empregaram o sistema de “3rd Khordad” (imagem abaixo) com mísseis “Sayyad-2” que têm um alcance de 120 Km em altitudes de até 25 Km, atingindo velocidades de Mach 3,6.
É um daqueles drones que a Alemanha queria vender por 700 milhões de dólares ao Canadá? Rapaz, senti uma dor no fígado.
This is América
Esse mesmo. Caro de comprar, mais caro ainda de manter.
Tem mais a ver com a forma que o drone foi utilizado, ele foi projetado com equipamentos de alta potência para operar fora do alcance dos mísseis. Por alguma razão este chegou “”perto””.
ou o alcance do missil é maior do que se pensava
Muitas vezes eles subestimam a capacidade e inteligência dos outros.
eles vão virar cinzas,,,,,
A única coisa que virou cinza, foi o drone.
O drone abatido é por assim dizer, um “Bandeirulha” robot.
É o Drone mais caro e avançado do mundo, amigo. Preço estimado fica entre 250 milhões a 700 milhões de dólares dependendo da fonte e da forma de cálculo.
Cara, um globalhawk esta na faixa de 120/150 milhões de dólares a unidade, apesar de ser bem caro, aliás um dos drones mais caros do mundo, esta longe desse preço que você postou ai
Pode ser, mas tem fontes que dizem ser diferente.
Acho que os 700 milhões seria em reais, não em dólar. Errei.
US$700.000.000,00 ???? Acho que não. Quanto custa um F-35???
Acho que falei o preço em reais.
É isso mesmo,esse drone é maios caro que um F-35.
Um verdadeiro absurdo.
Na verdade um global hawk é um dos drones mais caros do mundo, se preço esta na faixa de 120/150 milhões de dólares a unidade,
é caro pra comprar, caro para operar, caro pra manter …
A justificativa do seu preço estaria na baixa assinatura de radar, sua capacidade tecnológica avançada e de voar alem do alcance de misseis anti-aéreos; então, ou alguém fez besteira ou é uma isca robótica cara para justificar um contra-ataque americano, coisa que a industria militar americana esta louca para acontecer.
Paulo,
A justificativa do preço alto do Global Hawk não tem nada a ver com a tecnologia stealth. Muito pelo contrário. Ele é um “pau pra toda obra” e deve ter altíssima disponibilidade , o que já exclui a complexa cobertura RAM.
A redução do RCS a níveis baixos (mas não a níveis “stealths”) se deve unicamente ao cuidado dos engenheiros no designe (técnica de forma).
Seu preço se justifica pelo nível de IA embarcada, pela eletrônica embarcada e pela autonomia.
Certeza que estavam em espaço aéreo iraniano… menosprezaram as defesas iranianas… se deram mal…
O Global Hawk não é uma aeronave stealth e não iria operar em território inimigo.
*A menos é claro que fosse uma provocação americana .
Como um drone de vigilância e reconhecimento opera sem entrar em território inimigo?
Utilizando radares e sensores com dezenas ou centenas de quilômetros de alcance. Olhando para forma e para a velocidade do Globalhawk já dá para ver que ele foi projetado para se manter a distância.
Dentro de território amigo voando paralelo à fronteira mas com os sensores voltados para o “inimigo”. A 18.000 metros de altura um drone fotografa um “alvo” a mais de 500 km dentro do território inimigo. Usa o radar lateral no modo SAR e perscruta até 300 km de distância com resolução capaz de distinguir um veículo militar de outro.
o missil tem alcance declarado de 120km, então o drone não estava a 500km do lançador. ou o missil tem um alcance muito superior ao declarado.
Sarg,
Olha a interpretação de texto… rsrss
Eu não disse isso. Disse (ou quis dizer) que o Global Hawk opera a 18000 metros de altura e dessa altura ele “enxerga” até a 500 km de distância. Se ele estiver a 10 km dentro de um território amigo ele pode perscrutar o território inimigo a até 490 km de distância. rsrsssss
O Lançador de mísseis antiaéreos pode muito bem estar a 10 km dentro do seu território e a apenas 20 km do Global Hawk americano.
verdade, curioso que este presidente do irã não parece um encrenqueiro, me parecia muito sensato, de certo está sendo pressionado.
Ou uma aeronave patrulha com mísseis ou canhões podem ter sido utilizados.
Se tiver 500km de alcance os Irqnianos superaram o S-500 Russo.
Cristiano, O Global Hawk voa a 18 km de altura e pode observar o horizonte que estará a mais de 500 km de distância. Isso não quer dizer que ele tenha sensores com tal alcance e que tais sensores tenham resolução suficiente para algo útil. O mais certo é que possa fazer reconhecimento passivo de radiofrequência de longa distância e o do radar SAR a uns 200 km. Além do sistema optrônico baseado na luz visível e IR. O S400 tem um míssil com alcance de 250 km (o de 400 não está em operação) mas há de se saber… Read more »
Bosco.
Obrigado pela precisão técnica.
Impressionante
Se e assim, a Venezuela pode colocar o S-300 ha uns 1000km da nossa fronteira e ligar o radar para monitorar tudo por aqui que esta de boa.
Mas o S-300 fica no chão, então seu alcance é reduzido pela circunferência da Terra.
Jacinto, nem todos concordam com você, uns dizem que a terra é plana….
Fotografa a mais de 500km?
“Fotografa a mais de 500 km?”
RSRSSssss
Não Marcelo. Até satélite de reconhecimento fotográfico descem a menos de 400 km de altura pra poder usar seus sensores óticos e IR (e olha que a quantidade de atmosfera a ser penetrada é mínima).
Um aeronave de reconhecimento deve poder ter boa resolução no máximo a uns 80 km de distância.
O radar SLAR (radar de varredura lateral) deve poder ter boa resolução a uns 200 km.
Apenas a vigilância de sinais (ELINT) é que deve poder aproveitar todo a distância até o horizonte radar.
Não sei o desempenho do radar SAR do Global Hawk, mas é sabido que o radar SAR do JSTAR E-8 é de 350 km.
É Bosco, vc sem querer criou uma nova lenda, os Iranianos conseguem abater um drone a 500Km de distancia hahaha.
Para mim, o seu texto estava claro, mas vendo alguns comentários, dá para ver como lendas nascem.. Daqui uns dias vão postar.. ahhh o Bosco disse o Irã já possui misseis que alcançam mais de 500 milhas nauticas..
Meu Deus…a pessoa falou em tese, que ele enxerga 500km, o que é verdade. Se vc subir 18.000m sobre Santos, por exemplo, enxergará o Rio. Nada mais foi falado.
Outra opção seria uma missão suicida, onde o avião seria enviado ao território inimigo para coletar informações com mínimas chances de retornar.
Acho essa opção a menos provável haja vista os americanos contarem com o UAV stealth RQ-180, específico para operar em espaço aéreo contestado.
Mas será que a intenção não seria exatamente o contrário amigo Bosco?
“Hei…estamos aqui.. invadindo o espaço aéreo do seu país. Nos identifiquem e nos ataquem para que saibamos de suas capacidades”.
com um drone de quase 1bi?
O que e 1bi para nós e o que e 1bi para eles?
1 bi é 1 bi em qualquer parte do mundo, é muita grana
1 bi é 1 bi. Só maluco rasga dinheiro. Não é o caso dos gringos.
Rogério,
Não creio que os americanos usassem o Global Hawk para tal teste.
Em geral usam até mesmo caças tripulados que chegam no limite de detecção e se evadem. Se forem fazer uma missão sem volta há drones mais baratos e apropriados.
Não foi um desse que o Irã capturou a um tempo atrás, invadiu o sistema?
Munhoz,
Não! Foi um RQ-170. Agora os EUA tem o RQ-180 como drone de reconhecimento em espaço contestado.
Foi o que pensei.
Talvez tenham jogado uma isca para saber a qual distância e em quanto tempo o outro lado tem como potencial.
Daí dizem “mas uma isca tão cara não justificaria tal ação”.
Eu penso exatamente o contrário, que sim, justificaria em 1000% enviar uma isca cara com capacidades unicas de absorver e enviar o quanto de informação for possível ao HQ
Só que o EUA tem “iscas” bem menos caras que está para testar!! Brincar com um equipamento desse valor não é o caso!
A isca mais cara da historia
O exército iraniano postou o video do lançamento no qual através do traço químico deixado na forma de fumaça, confirma-se de que realmente o drone estava dentro do espaço aereo do iraniano.
Vc sabe q estava dentro do espaço aereo, pela fumaça?
Ja viu aquela região no mapa ?
Morro de achar graça como as pessoas aqui tem “certeza” de coisas sobre as quais mal se tem como ter ideia… ridículo pra dizer o mínimo.
Então, meu caro Mayuan, desliga a sua internet e não acesse mais, isso aqui é um local de debates de idéias, discussões e troca de experiências, não precisa ser expert de nada e não precisa ter fontes seguras na CIA ou na NSA para ter certeza absoluta das coisas, aliás, nem eles tem certeza absoluta, senão não usariam um drone para descobrir o q não sabem. Diferentemente de vc eu rio de pessoas que não estão acostumadas com a democracia, não sabem ler e respeitar a opinião dos outros, ninguém aqui é dono da verdade, mas se a gente só… Read more »
Esqueceu o Intercept.
Opinião sem conhecimento é inútil, é falar por falar.
É importante saber até vai o seu conhecimento e limitar sua opinião ao que se sabe. O que não impede que se questione, que se pergunte, que se discuta, que é uma forma de expandir seu conhecimento e melhorar sua opinião.
Mayuan,
Não seja tão crítico meu amigo.. Aqui somos todos entusiastas, estamos aqui para especular, brincar de adivinhação etc, e quem sabe aprender alguma coisa nova.. Mas certeza ninguém tem mesmo. ahaha.
Até porque dados militares são confidenciais, ninguém sai por aí divulgando na internet.
Relaxa bro..
Olá Rodrigo. Concordo com você. Apesar das disputas e diferenças pessoas, a turma toda está aqui contribuindo, sugerindo, especulando, corrigindo e até se divertindo. Um abração.
o irá vai ficar só o bagaço
Com certeza. Esses gringos acham que podem xeretar em quintal dos outros. Boa, Irã.
Ano passado a Rússia terminou os testes do 40N6E com sucesso. Começando sua produção em série. Segundo algumas fontes a China já recebeu alguns.
Sobre as entregas para a China, uma mentira clara.
Se fosse uma aeronave tripulada o Irã estava ferrado. Melhor o Irã não cutucar a águia sem luva de couro.
Junte isto com os “ataques” com Minas a navios em trânsito por aquelas bandas e se tem o cenário perfeito pro tio Trump ordenar um ataque a pontos estratégicos (provavelmente os locais onde pesquisam o desenvolvimento de armas nucleares) e ,ao que parece, vai rolar o tipo de reunião onde se faz isto amanhã pelo que li ontem .
Esse é o grande problema! as centrais nucleares são secretas e super protegidas…se os persas estão a fazer este tipo de confrontação aos EUA é pq eles têm condições.
São secretas para nós da internet.
Se eles quiserem destruir o Irã eles destroem, mesmo que seja bem mais difícil que o Iraque.
Mas talvez não queiram por causa da quantidade mísseis balísticos que o Irã possui.
JPC3,
Alguns dizem que o Irã tem centenas de milhares de mísseis balísticos mas é porque colocam no conta até foguetes de São João e com todos aqueles com dezenas de quilômetros que eles dão para os Hamas. Mísseis com mais de 1000 km capazes de atingir Israel são em torno de 300, do tipo Shahab 3 e Sejjil.
O problema não e destruir o Iran, o problema e mudar o Iran.
Pense no nosso exemplo das favelas do Rio de Janeiro.
São 2 gerações de pessoas que vivem a margem da lei. Será necessário 3 gerações vivendo integrados a sociedade sob o julgo da lei para se mudar as coisas, do contrário será como hoje, invade mata o cheve e seus seguranças para semana que vem fazer a mesma coisa com quem assumiu o lugar e assim vai por mais uma geração.
Mudar o Irã para os padrões ocidentais, é isso ? No Iraque, com os mesmos pretextos, deu certo ? Na Líbia ? Porque não deixar os caras na terra deles viverem do jeito que quiserem ?
Talvez porque se puderem matam todo mundo que nao se submeta à fé deles?
Mas é exatamente isso o que o ocidente faz, não é?
Wagner.
Voce disse muito bem usando o condicional se.
Olhando o mapa percebe-se que estão na milenar terra deles. E estudando história conclui-se que eles não invadiram nenhum país. Por mim que continuem com seus costumes lá.
Quem mata muçulmanos, desde a idade média, são os europeus cristãos. As cruzadas foram pretextos para roubar e pilhar o Oriente Médio. Tuto sob o pretexto de que era a vontade de deus.
Francisco,
Você já ouviu falar das invasões muçulmanas na Península Ibérica?
Caro Terapode. Você tem razão sobre a população iraniana. Os malucos são poucos. Creio que não seja representativo, mas os filmes iranianos são bem legais (são diferentes dos filmes americanos e indianos, mas se parecem com os europeus). Gostei bastante dos que assisti. Tive a impressão que a sociedade iraniana é muito complexa, com contradições, mas fraterna de muitas formas. Talvez o bloqueio e as sanções comerciais fortaleçam os radicais reforçam seu discurso. Talvez o Irã se tornasse um ponto de equilíbrio no oriente médio se pudesse desenvolver sua economia livremente.
Proteção que resiste a um ataque de B2 equipado com GBU 57, como foi treinado mês passado… Tenho minhas dúvidas.
Tentaram e apelaram para mais uma falsa bandeira , não colou , pois o próprio comandante japonês descartou a tentativa Fake , certamente tentarão uma outra forma de passarem-se por vítima na opinião pública Otária do mundo .
Jose,
Eu já acho que foram os russos ou os chineses que torpedearam os navios japoneses para culpar os EUA e enganar os trouxas que são doutrinados desde tenra idade a achar que só os EUA são capazes de fazer maldades e traições para se dar bem.
Na verdade , tenho certeza que foram os chineses.
A China depende do fornecimento de petróleo iraniano .
Pelo que li, os petroleiros transportavam álcool, provavelmente para adição à gasolina. Um tinha etanol e o outro metanol.
Interessante que dois navios são danificados e b se derrama petróleo
Não. Se o Iran não fornecer mais petroleo no minimo eles compram da Russia.
A que preço?
Como assim a que preço?
Não é pelo preço do dia?
Ou a Rússia exploraria a China?
‘Eu já acho que foram os russos ou os chineses que torpedearam os navios japoneses para culpar os EUA ….’
Pelo amor de Deus!!!!!!!!!
Ele “acha”… Nao tem ctz como vc !
Por mim os petroleiros já saíram minados dos EAU.
É o que penso também.
Acredito na versão psoliana que foi o J.Wyllis.
Improvável. No máximo o Jean cuspiria nos petroleiros
ECA… que nojinho isso de cuspir.
há trouxas doutrinados em todos os lados
Curiosamente, os chineses então porque tal ataque torpedo?
Você está sendo irônico RSS
No entanto pense bem e verá que no nosso mundo não existe muitas rosas!
Se Israel estiver pressionado os EUA estes tem que atacar antes de Israel!
Pois se Israel atacar poderia haver consequências piores, pois além da sua menor capacidade de ataque de precisão contra alvos a tão grande distância poderia haver uma grande retaliação por parte do Irã, já se os EUA atacar o Irã pode abaixar a bola e engolir a seco !
Você leu o mesmo depoimento do comandante japonês que eu? O que eu lí ele disse que foram atingidos do ceu, não sabia se foi um missil, drone ou bala de canhão más minas navais não foi. E são minas que os EUA acusam o Iran de ter usado.
Cristiano, Curioso sites de tendência anti-imperialistas (lê-se, esquerdistas) divulgarem tão rápido uma versão contrária a dos americanos e ainda com um suposto depoimento do capitão japonês que conseguiu ver os objetos voadores que atingiram seu navio. Verdadeiro olho de lince. E ainda tais objetos voadores atingirem a linha d’água é realmente um feito e tanto. E o capitão japonês já descartou de pronto que os iranianos não foram. Só faltou ele dizer que foram os americanos. Podemos descartar tiros de canhão porque o navio teria sido detectado. e eles não teriam a precisão mostrada. Será que os americanos usaram foguetes… Read more »
Acho melhor os americanos não brincarem com coisa séria,
O Irã não é o Iraque.
E que fique de aviso para Israel também.
Pois é…Israel tem que tomar cuidado. É bem capaz que seus vizinho se unam, com o apoio da Russia, para atacar Israel…
Ta certo que o resultado todo mundo já sabe qual vai ser. 100% das vezes que isso aconteceu teve o mesmo resultado.
A Rússia é amiga de Israel e precisa muito manter boas relações com o ocidente. Não com os EUA, mas sim com a União Européia.
Andre,
Rússia e Israel são próximos porque parte significativa da população israelense tem origem eslava. Em Israel existem rádios com programação em russo, muitos produtos – especialmente aqueles voltados para os judeus ortodoxos – são rotulados em russo (e não em inglês) porque o russo é a terceira língua mais falada em Israel, ficando atrás do hebreu e o do árabe.
Há judeus que viveram em diversas partes do mundo, inclusive na Rússia.
E no Brasil, Estados Unidos, etc.
Os europeus são a favor de Israel porque é uma forma de manterem os judeus longe da Europa.
Ninguem na Europa gosta de judeu. Hitler tentou se livrar deles por meio de exterminações. Os “aliados” após o fim da 2ª guerra resolveram empurrar a batata quente para o Oriente médio inventando o estado de Israel. E mandando todos o s judeus para lá.
No dia em que Israel perder o apoio dos USA entrará em decadência.
francisco Farias
Você poderia fazer o favor de parar de escrever esses lixos comentários?
Russia nunca vai fazer isso meu nobre,,outra coisa ,,quando o espaço aéreo do irá for tomado,,vai ter muitos fudidos lá em baixo, tenha certeza disso…
Deque adianta os ceus sem a terra?
Adianta para destruir o programa nuclear, a capacidade industrial e a economia deles.
Sim, sabemos bem o potencial do super força aérea Iraniana…
Nem acho que tenha sido os Americanos ou os Iranianos na questão dos petroleiros. Só olhar quem mais se beneficiaria com uma guerra no Irã, os Sauditas. O preço do petróleo iria explodir e ao mesmo colocariam os americanos para lidar com un dos os seus maiores inimigos. Dois alvos com uma tacada só.
Qual a assinatura-radar do Global Hawk ? Chega a ser stealth ?
Delfim,
Ele tem assinatura radar reduzida mas não é stealth. Provavelmente um RCS frontal entre 0,1 e 1 m².
Tks.
Delfim,
Se bem que no caso do Global Hawk os projetistas devem ter se esmerado para reduzir seu RCS lateral tendo em vista ele não ser uma aeronave de ataque e sim de vigilância/reconhecimento. Dá pra ver essa preocupação pela inclinação dos estabilizadores verticais.
O problema não é a assinatura radar dele. O que o torna um alvo gigante é o fato de ele ter um radar que emite sinais.
Jacinto, a maioria de seus sensores devem ser passivos
Jadson,
Em geral ele tem um grande e poderoso radar de abertura sintética de visada lateral.
Tem sistemas RWR flare e chaff. ?
Olá Munhoz. Acho que alguns colegas aqui sabem bem mais do que eu sobre esses dispositivos. Vou tentar explicar com meu vocabulário de leigo.O “RWR” é um sensor que fica no avião e serve como uma antena de rádio na frequências dos radares de terra. Se uma estação de radar com mísseis terra-ar detectar o avião, esse sensor terá avisado o piloto que havia um radar do inimigo que já poderia tê-lo detectado. Por exemplo, quando um avião entra no espaço aéreo brasileiro, os radares de vigilância vão avisar o controle da FAB, mas se o avião intruso tiver um… Read more »
Senhor, essa foi a notícia mais bombástica que já vi no aéreo, parabéns a todos! mas como assim? os iranianos têm tecnologia pra isso? que sistema é esse, alguém tem mais detalhes? é russo? quero dizer, derivado?
Na verdade é um desenvolvimento local dos RIM-66 navais que o Irã comprou dos EUA antes de 1979.
Um tapa na cara de quem acha que o Irã tem indústria bélica incipiente. E na nossa, pois o Irã em 1979 só comprava dos EUA e o BR já tinha uma indústria bélica que só fez quase desaparecer anos depois.
https://en.wikipedia.org/wiki/Sayyad-2
obrigado Delfim
Ou seja, os EUA conhecem de fio a pavio todas as defesas do Irã kkkkkkkkk
Estruturalmente, parece um BUK M2 Russo, ai percebi que tem um missil á menos para compensar o aumento do diametro e alcance do missim que pelo texto tem o dobro do alcance do sistema Russo.
Diogo,
A rigor a “derrubada” do RQ-170 pelos iranianos foi um feito mais surpreendente que esse. Em tese o RQ-170 era para passar desapercebido enquanto esse não necessariamente.
valeu Bosco
Bosco, sem querer ser chato, lembro que na época você duvidou da capacidade iraniana de derrubar o Sentinel, sobretudo, porque ele não foi “derrubado” mas “capturado”, conforme confirmado posteriormente.
Mabeco,
Eu não tenho compromisso com o erro e posso mudar de opinião. No caso, eu não mudei. Acho que o Sentinel “caiu” ou por falha ou por ataque cibernético. Não acho que tenha sido um míssil que o atingiu. Mesmo porque não teria sobrado muito caso tivesse sido atingido por um míssil e despencasse de 15000 metros de altura.
Independente do que eu acho, meu comentário ao Diogo é válido. A “derrubada” de um RQ-170 é mais surpreendente que a desse Global Hawk.
Bosco, particularmente acredito que o RQ 170 tenha aterrizado por problemas técnicos e o Irã, foi lá e pegou o drone. Lembro ter lido que Dick Cheney criticou duramente o Obama pois este, pediu para que o Irã devolvesse o drone, na opinião de Dick Cheney (republicano e falcão) os americanos deveriam ter bombardeado o drone, para que os segredos dele, não caíssem nas mãos dos Iranianos, ou seja, os americanos sabiam onde o Drone estava (que por sinal era da CIA). Uma ilação minha, não acredito que o GH estivesse em águas internacionais, estava sobre o Irã e eles… Read more »
Só por curiosidade.
Outros drones dos EUA já foram hackeados e capturados por russos, mas eram drones pequenos lançados pela infantaria.
Na matéria do jornal russo que saiu lá a foto era a de um Globalhawk…..
Perfeito Diogo.
Os iranianos, assim como s turcos, estão bem desenvolvidos na área.
E tenha certeza que vem muito mais por aí.
Olha aí os Estados Unidos jogando a isca…
Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos…
É bom lembrar que o Irã não é o Iraque.
O Iraque de Saddam estava falido e não dispunha do parque industrial que os iranianos possuem, mas o fato que me deixou feliz foi saber que o desenvolvimento de sistemas antiaéreos é acessível e dispor de sistemas nacionais é muito vantajoso.
O Irã que não conseguiu ganhar do Iraque
SmokingSnake,
Na época, o Iraque se aproveitou da instabilidade interna do Irá, pós revolução fundamentalista e ascenção dos aiatolás para atacar os persas. De lá para cá o Irá se tornou uma sociedade coesa e fortaleceu suas defesas, seu parque industrial e seu corpo técnico. Não há comparação possível com a desorganização interna da época da guerra com o Iraque.
Que ladainha… I bi limbrir qui Iri ni i Iriqui… Dãaâaaâaa
Em 1991 o Iraque tinha uma força militar superior a do Irã hoje em dia. Você sabe o resultado…
Não tinha defesa aérea.
em 91 as defesas aereas do iraque eram consideradas as maiores do mundo em numeros…mais quantidade não significa qualidade rs…
“Não tinha defesa aérea.”
No verão de 1990, o Iraque possuía 16.000 mísseis superfície-ar (SAMs) guiados por radar e por calor, dentre os quais os soviéticos SA-2, SA-3, SA-6, SA-7, SA-8, SA-9, SA-13, SA-14 e SA-16, e o franco-alemão Roland. Além disso, a defesa aérea iraquiana tinha mais de 7.500 peças de AAA.
Sim Marcos.
Ou como já dizia um célebre filósofo tupiniquim:
“Homem é homem, menino é menino, macaco é macaco e veado é veado.”
Mas o que o C* tem a ver com as calças??
Se os EUA quiserem, vaporizam o Irã com o Iraque juntos, e o que mais passar pela frente.
Com uma recessão batendo nas portas? Só se quiserem antecipar a catástrofe.
A China ainda não entrou nesse embate…
Pergunta para o Instituto Mises que cantou a bola, eles costumam acertar….
Vaporizam não. Aliás não ganham nem no Afeganistão onde os caras não têm nem eletricidade direito…
É que não dá para vaporizar as pessoas por causa da opinião política e religiosa delas. Não dá para resolver questões sociais com mísseis.
Mas acho que precisa de muita inteligência para entender isso…
Um dia vocês chegam lá.
Você quer dizer com armas nucleares, não é ? aí sim, realmente eles têm esse poder. Mas a Rússia também tem, aliás, poder nuclear maior que a dos EUA, já que as armas russas são mais potentes, de 3 estágios – superiores às armas americanas.
Mas em guerra convencional, não, os EUA não tem o poder de vaporizar o Irã.
100zinha,
Eita! Armas termonucleares de 3 estágios. rrsss Quem diria!!!
Só que não estão mais em uso nem pelos EUA e nem pela Rússia. Não há mais vantagem nessas megabombas nucleares tendo em vista o ganho que se teve com a precisão e a miniaturização.
“Mas em guerra convencional, não, os EUA não tem o poder de vaporizar o Irã.”
Tem sim…
As defesas anti-aéreas do Irã parecem ser um dos pontos fortes das forças iranianas . ao que me consta eles tem um interessante complexo de defesa AA e o mais importante, sabem operar ao contrário do Iraque que apesar de dispor de muito equipamento bom não sabia operar de forma eficiente .
Os aiatolás são osso duro de roer e caso Tio Sam tente uma aventura vai ter custos altíssimos .
De resto, a vida vai bem .
O Irã e a Turquia são dois casos especiais no Oriente Médio , ambos possuem um parque industrial sofisticado capaz de conceber e fabricar sistemas e bens de altíssima tecnologia.
que vergonha pros EUA hein? um drone de quase 1 bilhão kkkk
Era US$700.000.000,00 agora já chegou a US1.000.000.000,00… caraca, isso é um blog sério e não um centro de fake news.
Quantos Su-35 se compra com US$1.000.000.000,00???????????????????????
Eu achei aqui na net por 220 milhões de dólares Ricardo, dá quase 1 bilhão de reais rs
220 x 4 = 880 milhões de reais. Ou seja, quase 1 bilhão.
O sistema antiaereo e efetivo, mesmo sendo estruturalmente uma copia com alcance estendido do BUK M2 Russo.
Na verdade o Sayyad-2 é uma copia do americano RIM-66 Standard, já o veiculo lançador é uma copia do BUK M2, ou seja um pouco de cada estilo porém parece efetivo.
Torce mas torce certo…
Isso sim é um grande feito.
Por que? É um alvo enorme (as asas tem o quádruplo em extensão do Gripen), voa mais lento do que um avião de passageiros, não é stealth e não é armado.
Mas possui defesa eletrônica e deveria voar de forma segura, sem contar o prejuízo que deve ser o valor de uns 3 caças ou mais.
O Global Hawk é completamente desarmado (o que significa que não tem suite de defesa eletrônica) porque é um drone de vigilância. A ausência de equipamentos de defesa neste avião é proposital – é justamente para que a sua presença não seja considerada uma operação de ataque.
Acredito na sua opinião, mas algumas fontes dizem que tem sim um sistema de defesa. Também seria ingenuidade deles construir uma aeronave desse tamanho e com esse custo sem ao menos um sistema de alerta contra ataques.
Há referências que o Global Hawk pode utilizar o decoy rebocado ALE-50.
Na simulação ele é bastante discreto
No aspecto frontal, cerca de 0,005m²
No aspecto Lateral 0,01m²
Não é muito diferente de um F-35.
Qual a capacidade de guerra eletrônica deste Drone? acho que isso foi o principal problema neste caso…
Sei que ele é discreto, porém, com aquele formato redondo e com asas sem enflechamento fica bastante difícil ser furtivo. Sem contar que a lateral da fuselagem é reta como uma parede. Nem é citado como aeronave furtiva.
Penso que essa simulação é um pouco otimista.
Carcara,
Acho que não. O Global Hawk não faz parte das aeronaves ditas steatlh dos EUA. As que são e estão em operação são:
F-22
B-2
F-35 (A,B,C)
F-117
RQ-180
RQ-170
Avenger (Predator C)
–
O Global Hawk se enquadra mais na classe dos “semi-stealth” que são aqueles com RCS menor que 1 m²:
B-1B
F-18E/F
Predator
Reaper
Global Hawk
etc.
Não é o tipo de Drone que entra no território inimigo, é feito para operar à distância.
Se o drone estava ou não sobre território iraniano é fácil de saber, basta o Irã mostrar os destroços. Aliás, de altíssimo valor, dada a tecnologia embarcada. Os iranianos vão fazer a festa se colocarem a mão.
.
Se os EUA forem à guerra, lógico que ganham. Mas não vai ser fácil, o Irã tem 1,65 milhões de km², seus centros militares e nucleares estão dispersos e bem guardados, se preparam para a possibilidade de um conflito com os EUA desde 1979, vai ser longe de um passeio.
Delfim,
Os EUA não irão invadir o Irã mas no máximo, atacá-lo. O que se chama de ataque punitivo. Irão atacar e sair. Não há nada que os iranianos possam fazer a não ser atacar israel e aí a coisa toda toma outro rumo.
Haverão baixas americanas? Claro que sim! Mas se quiserem eles destroem toda a infraestrutura e a capacidade militar iraniana em 1 semana.
Comentários de experts informam ser o Irã capaz de destruir Israel , sem necessidade de armas nucleares , seria um ataque de mísseis com poderosas Bombas Clusters em grande número .
“Comentários de experts informam ser o Irã capaz de destruir Israel , sem necessidade de armas nucleares , seria um ataque de mísseis com poderosas Bombas Clusters em grande número ”
Utilizando o mesmo argumento dos russófilos e esquerdistas de modo geral: então porque os iranianos não fazem isso?
Pelo mesmo motivo que os EUA não riscam do mapa os desafetos… Já que eles “podem”
Os EUA não utilizam esse discurso contra país nenhum. É o Irã que insistentemente promete riscar Israel do mapa.
Os EUA no máximo diz que se for atacado se dá o direito de reagir com força igual ou superior.
Concordo com a diferença nos discursos nos dois países, mas as ações dos EUA simplesmente não são compatíveis com o que é falado.
Exato, Bosco.
se eles fizerem isso serão excluídos do mapa……
Bosco,
Tem adjetivos demais neste texto curto.
Estou acostumado com sua expertise bastante substantiva.
Nunca entendi essa retórica de alguns líderes iranianos que falam em destruir o Estado de Israel.
De todo modo, ese pensamento não é homogêneo.
Antes da revolução o Irã era, talvez, o país mais pro ocidente da Região, talvez superado pelo Líbano nesse quesito.
De todo modo, Israel é uma potência nuclear e os iranianos sabem disso.
Bosco, eu coloquei o território iraniano justamente para colocar a dificuldade em atingir alvos específicos, não em termos de invasão.
Atacar Israel é uma possibilidade, não uma certeza. Prefiro que não aconteça.
O Irã possui 23 mini-submarinos classe Ghadir que embora limitados podem compor uma respeitável alcatéia contra uma frota atacante no pequeno Mar Vermelho, que limita a dispersão naval.
Não sei se possuem mísseis antinavio a partir de aeronaves.
Delfim,
Os EUA têm bombardeiros (cerca de 200) e mísseis Tomahawk (cerca de 5000) e partindo do Golfo os caças dos porta-aviões podem atingir 80% do território iraniano, além de ter pelo menos 15 bases aeronavais na região de onde podem partir aeronaves americanas.
Os iranianos têm que ficar de ouvido em pé nos seus radinhos de pilha e telefones celulares. A hora que eles começarem a estalar e perderem o sinal é indicativo que a interferência dos EC-130H começou e o ataque é iminente.
Ter é uma coisa Bosco, está disponível é outra, não esqueça dos 9 B1 disponível numa quantidade de mais de 60….
EUA não vao fazer nada com o Irã, guerra custa caro, e creio que ninguém quer gastar outros trilhões para guerrear e ocupar nenhum país, ainda mais agora com a China no “cangote” americano…
Vai rolar mais umas sanções para variar…
vc esquece que existe corrupção, o dinheiro está na mão dos politicos, eles só conseguem roubar quando movimentam, dinheiro na conta do governo não da pra roubar, agora na guerra a robalheira rola solta. a questão não é gastar o dinheiro, é roubar o dinheiro.
Ou menos. Se resolverem mandar bala pra valer nao havera muita coisa funcionando depois de 48h.
Bosco, Ontem assiti ao filme do Oliver Stone, Snowden. Em certo momento, o mentor do Snowden na comunidade de inteligência, Corbyn, diz que não o mandará para o Iraque, como Snowden esperava, deixando-o desapontado. – “Daqui há algum tempo o Iraque será um buraco no meio do nada do qual ninguém se lembrará. Não vou arriscar uma mente brilhante como a sua por petróleo e areia (ele falou oil and sand e não sou bom tradutor). As verdadeiras ameaças para este país serão: China, Rússia e Irã”. Não sei se o diálogo é real ou uma criação dos roteiristas ou… Read more »
Claudio, Só pra deixar clara a minha posição, eu não fiz pouco caso do Irã em relação à sua capacidade de interferência eletrônica ou guerra cibernética. Muito pelo contrário. Eu até acho que a possibilidade maior do RQ-170 capturado o tenha sido por atividade cibernética iraniana. Eu só acho que o Irã, por mais bem preparado que esteja, não tem como se defender de forma efetiva de um ataque americano. Claro que haveria perdas americanas mas não há como o Irã se defender efetivamente e ao cabo de duas ou no máximo três semanas os EUA estabeleceriam supremacia aérea sobre… Read more »
creio q o prazo para se obter a supremacia aerea seria mais curto no maximo 1 semana…
Sou um fã declarado do Greenwald, do Stone, do Assange e do Snowden.
Segundo boatos da comunidade de Inteligência, o Irã pode ter conseguido ogivas nucleares da URSS no mercado paralelo e as mesma podem ser integradas nos misseis fabricados localmente.
Também há boatos de que se os iranianos usarem armas nucleares eles serão riscados do mapa.
Isso todo mundo sabe! O problema é Israel…e digo mais…olhe para as pesquisas eleitorais americanas e veja que o eleitor americano não é mais aquele que eu e você conhecemos na década de 80 e 90. Os EUA são uma democracia.
Agora os EUA são uma Democracia????????????? Sugiro refazer as aulas de historia sobre os EUA, vou lhe poupar um pouco da historia, pode começar desde 4 de julho de 1776…
Caro RIcardo. Uma democracia moderna é caracterizada pelo 1) Estado de Direito, 2) Eleições livres e periódicas, 3) Separação de Poderes 4) Soberania popular, 5) defesa dos direitos humanos. Os EUA foram a primeira república constitucional fundada nas ideias iluministas. Hoje, os EUA são muito mais complexos que eram 200 anos atras, mas é preciso reconhecer que o Estado de Direito é respeitado, há uma clara divisão de poderes, eles têm eleições periódicas e garantia da livre expressão, e já uma ampla defesa dos direitos humanos. Infelizmente, eles ainda têm (como o Brasil) uma herança escravocrata forte em sua cultura,… Read more »
KKK BOA!
Olá Bosco. Acho improvável que o Irã tenha armas nucleares. Caso tivessem, eles teriam feito como a Coreia do Norte e detonado um artefato em um teste subterrâneo como recado para a comunidade internacional. Lembro do filme “Dr Strangelove”, para ter valor dissuasório é necessário que seu inimigo saiba que elas existem e poderiam ser acionadas como retaliação. Por outro lado, é possível que o Irâ tenha estoques de armas químicas similares ao sarin. Eles tem uma infraestrutura e tecnologia para esse tipo de elaboração química. O Irã possui uma usina nuclear para produção de eletricidade, o que justifica o… Read more »
Camargoer,
Também não creio. Só fiz uma resposta bem humorada ao Gabriel.
Por que você julga necessário que o Iran teste armas nucleares ?? Os testes nucleares necessários para o Iran foram feitos na Coréia do Norte na presença de vários cientistas nucleares iranianos !! Sou capaz de apostar que o que os norte coreanos dominam os iranianos também dominam e que muito material nuclear pode ter sido levado de forma oculta para o Iran ao longo desses vários anos de colaboração !!
CRSOV,
Armas nucleares são dispositivos dissuasivos. Foram feitas para não serem usadas.
Se os iranianos têm e não divulgam eles são birutas. Se têm e pretendem utilizá-las eles são suicidas.
Resposta objetiva e simples! E é bem por ai mesmo.
Bosco é uma infantilidade sua achar que dissuasão é uma palavra que que exista e funcione para os clérigos iranianos e seu séquito de seguidores ultra radicais !! Da mesma forma essa linha de raciocínio que você adotou pode servir para Israel que nunca testou uma arma nuclear de forma oficial e no entanto até em Plutão sabem que Israel tem várias armas nucleares e termo nucleares !!
Caro CRSOV. Israel tem o apoio explícito dos EUA. União Soviética, Inglaterra, China, França, Índia, Paquistão, Coréia do Norte (creio que nessa ordem) detonaram seus dispositivos nucleares para informar a comunidade internacional da existência de armas nucleares em seus arsenais que poderiam ser usadas em retaliação a ataque. Israel teria problemas para explicar a origem se seu arsenal nuclear (é óbvio que seus dispositivos nucleares, ou ao menos a carga nuclear, foi fornecida pelos EUA. Como explicar para a comunidade internacional que os EUA forneceram centenas de quilogramas de plutônio ilegalmente para Israel?). O Irã sobre ameaças dos EUA e… Read more »
Camargoer que ataque Israel fez ao Iran ?? Pelo que sei apenas a sabotagem com o vírus Stuxtnet em 2010 !! Ou então aquela suposta operação em uma suposta instalação nuclear iraniana no coração de Tehran onde o Bibi mostrou um suposto dossiê de todo o Programa Militar Nuclear do Iran desde o início !! Ou então a invasão de um drone Hermes 450 ao espaço aéreo iraniano que foi contida por uma das baterias THOR que abateu o drone !! O assassinato de cientistas nucleares iranianos !! Fora isso nada a relatar de ataque direto de Israel ao Iran… Read more »
Caro CSOV. Você tem razão. Errei quanto ao ataque ao reator no IRAQUE. Confiei na memória mas deveria ter checado antes. De qualquer modo, os outros argumentos ainda são válidos. Os potenciais inimigos precisam ter certeza da existência de uma bomba atômica detonável. No caso de Israel, o problema foi a origem do combustível nuclear, provavelmente fornecido pelos EUA. Caso isso fosse confirmado, seria muito complicado os EUA terem fornecido plutônio fornecido para Israel mas terem negado à Inglaterra e França.
Também há boatos de que se os americanos usarem armas nucleares, serão riscados do mapa. Já ouviu falar em alguma coisa chamada
Rússia? Satan2, conhece? de “mísseis tsunâmicos” eu sei que você já ouviu falar, porque você que inventou essa terminologia.
Em qual parte da discussão entra um ataque nuclear contra a Rússia?
O Irã fica perto da Rússia e ela não gostaria nada de sentir radiação nuclear nas suas fronteiras. Ataquem o Irã com armas nucleares e os EUA terão que se ver com a Rússia.
Bá, nick, seus comentários nem merecem resposta….
100, “Torpedos Tsunâmicos”. E não fui eu que inventou essa terminologia. As propagandas russas dizem que o torpedo é capaz de criar ondas de 500 metros de altura, causando verdadeiros tsunamis. Eu só adaptei. Quanto ao Satan 2, ainda não está operacional. Vamos falar só de coisa que existe de fato hoje senão a gente se perde no raciocínio. De qualquer forma , mesmo quando ele estiver operacional, não há nada de fantástico em um ICBM de 220 t de combustível líquido capaz de levar MIRVs (fui dar uma olhada e já escreveram que ele pode levar até 24 MIRVs… Read more »
Gente delirando.
Liga não, o pessoal se empolga mesmo, a verdade é que não vai ter guerra nenhuma, tem eleição ano que vem nos EUA, e tudo que o Trump não quer de jeito nenhum é ver o preço do petróleo explodir nesse momento crucial para ele.
Junior,
Realmente no caso dos EUA contra o Irã não seria realmente uma guerra. Guerra é quando os dois lados entram em combate. Quando um lado ataca e o outro tenta se defender não é realmente uma guerra.
É igual quando um valentão bate num magricela. Não se pode dizer que está havendo uma luta e sim um espancamento.
*Não estou dizendo que vai acontecer. Estou dizendo como eu acho que seria caso aconteça.
Sim, eu concordo, se acontecer alguma coisa, será um ataque que nem aconteceu na Síria, não vislumbro algo como a guerra do Iraque por exemplo, isso não interessa ao Trump, ainda mais nesse momento
O Irã está blefando.
Um governo corrupto e incompetente precisa manter esse discurso de vitimização, assim mantém a população ao lado deles via fervor patriótico em defesa da nação contra o “imperialista” ianque.
Trump é um grande jogador e tem as melhores cartas na mão, irá pagar pra ver até onde eles irão com esse blefe.
kkkkkkkkkkkkkkkk
Não estão delirando, é só o vergonhoso passa pano de sempre.
O costume está tão entranhado que não deve nem ruborizar mais.
Respostas ideológicas de orgulho ferido! São armas dissuasivas. Há ganhadores em um mundo destruído e radioativo ?
Faria um grande estrago sobre uma frota por perto. Lógico que depois viria uma grande retaliação. Ninguém ganha com isso.
se fosse verdade o isnu e mossad já saberiam…
Eua tá virando freguês ja com seus drones, aceita bosquinho, que vergonha! E se houver ataque punitivo os eua sabem que não é a siria, o Iran tem total capacidade de retaliar, e tudo que os eua não querem é atacar alguem que pode reagir hahahahaha
“Iran tem total capacidade de retaliar”
Mordendo o dedo mindinho do pé no seu pescoço…
Só para lembrar que o Irã é freguês dos EUA.
Alessandro,
Quer dizer que de acordo com seu entendimento as duas vezes que os drones americanos importunaram o Irã eles foram abatidos? rsss
Será que os EUA não faz isso diariamente há 20 anos?
É que das milhares de missões realizadas a turma do Kings só conhece duas… As outras “”1.500″” missões bem sucedidas não ocorreram porque não tem provas na internet….
dizer que houveram 7 ou 9000 missões, isso sim é especulação, os fatos são que, os drones foram abatidos, e para quem se lembra, um drone iraniano já sobrevoou um porta aviões americano sem ser descoberto… faz alguns anos, não consegui postar o link
Não disse 7 ou 9.000, disse milhares porque eles espionam o Irã com drones o tempo todo. Não apenas o Irã, assim como outros países.
Não tem segredo nenhum nisso.
Ter uma aeronave abatida sem saber quantas missões ela fez ou quantas horas ela esteve em combate também gera um número que não significa nada.
Kkkkkk, Bosco, pessoal acha que a inteligencia militar americana eh pre-mirim. Nao lembram que jogam esse jogo ha mais de meio seculo com maestria. E antes que falem de vietna e outras buxas, lembro da RoE.
Bosco, só pra deixar esclarecido, esse Alessandro não sou eu, é uma cópia iraniana mal feita rsrs…
O Irã mordeu a isca, provavelmente virão ataque de retaliação, vamos aguardar….
Não é preciso imaginar os detalhes desse missel, mas, com velocidade dele, será difícil pará-lo. Se estava fora dos limites territoriais do Irã, porque fizeram esse ataque? Estranho. Agora, aguenta a retaliação, como, ninguém sabe, mas, virá.
provavelmente concerteza algo irá acontecer.
Trump postou no twitter “Iran made a very big mistake!”
Estranho os EUA admitirem que o Drone mais caro e sofisticado do mundo foi abatido com essa “””facilidade””””. Normalmente eles negam essas coisas até o fim dizendo que foi uma falha técnica ou acidente.
Mas não é um grande feito derrubar este drone. Ele é enorme: O wingspan dele é de pouco menos de 40 metros (o do Gripen, para comparar é de pouco menos de 9 metros), voa mais lento do que um avião de passageiro normal, e não é stealth.
O que é caro nele é o recheio eletrônico, mas como alvo, não é diferente do que derrubar um avião comercial.
Ao menos no GlobalHawk é anunciado um sistema de alerta e defesa eletrônica bastante avançado para evitar esse tipo de incidente. Tem pouca informação sobre isso na internet, acho que por uma questão segredo militar.
Não sei exatamente sobre essa versão para poder falar muito.
Mas falei também pelo tamanho do prejuízo que foi esse abate.
É melhor a USNavy pedir desculpas e não causar um efeito bola de neve. A USAF vive fazendo isso perto da Rússia, com aviões tripulados ou não, sem maiores problemas. Hoje mesmo o fez. Mas eles sempre deixam o transpoder ligado.
Esse drone da marinha estava com transporder desligado e não há como provar por terceiros que estava de fato em espaço aéreo internacional. Fora que aquela região é bem compacta por assim dizer. Na velocidade de cruzeiro desse drone, há poucos segundos de margem entre estar dentro ou fora de um espaço aéreo.
Acha que a USNay poder pedir desculpas?
Às vezes é bom engolir o orgulho para evitar piores desdobramentos. Mas quanto a sua pergunta, é improvável que o façam.
O Irã tem vários modelos de armamento AA nacionais que são cópias de mísseis americanos dos anos 70/80, mísseis russos, canhões antiaéreos russos e até cópias de mísseis chineses. Fabricam lá e possuem em quantidade. O Irã tem pouca tecnologia mas o que eles tem eles usam. Sobre os Mísseis Balísticos a precisão deles dispensa comentários, na guerra civil Síria tem um vídeo deles acertando alvos perto de Damasco com mísseis balísticos lançados do território persa. Acertaram um edifício que estava sendo filmado por um drone, uma precisão de quase 200m² a mais de 500km de distancia… Se os USA… Read more »
CEP de 200m é longe de ser impressionante. O Peacekeeper que é um projeto com 4 décadas tinha alcance de 14mil km e CEP de 40 metros.
Passar vergonha em que? se os EUA forem para guerra vão encher o Mar vermelho, Mar Mediterrâneo, Mar Negro de navios aegis, vão fazer um escudo pra proteger a OTAN e Israel, porém Israel ia sofrer, a Arábia Saudita ia parar junto dos EAU, os EUA estão muito longe, e com um monte sistema anti-mísseis, não seria atingido.
Os EUA testaram e viram que funciona a defesa iraniana!
Sérgio,
Você tem alguma informação reservada de quantas vezes eles penetraram e não foram molestados.
A partir desse incidente isolado chegar a essa conclusão é um equívoco.
E se daqui a pouco os americanos divulgarem que já fizeram o mesmo percurso mais de 100 vezes, com a mesma aeronave e nunca foram molestados?