Horas após os últimos mísseis e drones iranianos serem derrubados por Israel, os EUA e várias outras nações, altos funcionários americanos forneceram mais detalhes sobre como uma defesa em camadas de aeronaves de caça, destróieres da Marinha dos EUA e sistemas de defesa aérea proporcionaram uma defesa quase completa do ataque aéreo sem precedentes vindo do Irã.

O Irã lançou mais de 300 mísseis e drones de ataque — tanto de dentro de suas fronteiras quanto de locais no Iraque, Síria e Iêmen — em direção a Israel. O total incluiu mais de 100 mísseis balísticos de médio alcance, mais de 30 mísseis de cruzeiro de ataque terrestre e mais de 170 drones de ataque. A grande maioria das ameaças, particularmente os mísseis balísticos, foi derrotada pelas forças israelenses.

Três altos funcionários dos EUA, em um briefing de 14 de abril, delinearam a resposta americana. Boeing F-15Es dos Esquadrões de Caça 494 e 335 abateram mais de 70 dos drones, com a participação de Boeing F/A-18 Super Hornets do USS Dwight D. Eisenhower.

Os destróieres de mísseis guiados USS Arleigh Burke (DDG-51) e USS Carney (DDG-64) abateram entre quatro e seis mísseis balísticos. Além disso, uma bateria Patriot do Exército dos EUA perto de Erbil, Iraque, abateu um míssil balístico.

O Comando Central dos EUA e o Comando Europeu dos EUA aumentaram as forças na região antes do ataque antecipado. Isso incluiu o desdobramento de um destróier de mísseis guiados adicional, que foi aprovado pelo Presidente Joe Biden em 10 de abril. Altos funcionários da defesa e da administração disseram que o ataque iraniano estava no “limite superior” do que era esperado.

Oficiais israelenses divulgaram poucos detalhes operacionais, mas mostraram vídeos de aeronaves F-35I, F-15E e F-16 e equipes retornando de missões de defesa aérea no início de 14 de abril. Os caças israelenses abateram todos os drones de ataque restantes antes de entrarem no espaço aéreo israelense, disse um porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF).

Os esforços defensivos combinados permitiram que apenas cerca de 1% da barragem de mísseis iranianos passasse, resultando em danos menores à infraestrutura na Base Aérea de Nevatim no deserto do Negev, pouco povoado, disse o porta-voz da IDF.

O Secretário de Defesa britânico Grant Schapps disse em uma declaração nas redes sociais que o Reino Unido enviou aeronaves adicionais da Força Aérea Real para a região antes do ataque. Essas aeronaves interceptaram e destruíram vários drones de ataque unidirecionais, disse ele.

Um alto funcionário da administração também destacou o envolvimento do exército francês, embora nenhum detalhe adicional tenha sido divulgado.

O governo da Jordânia, em uma declaração de 14 de abril, disse que alvejou alguns dos drones e mísseis à medida que entravam no espaço aéreo do reino em um ato de autodefesa.

FONTE Aviation Week

Subscribe
Notify of
guest

190 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo M

A narrativa de que o Irã estaria a fazer uma mera resposta formal, sabendo que não geraria danos a Israel diante das defesas aéreas parece cair por terra. Quem quer fazer ataque “pra inglês ver”, como propaganda interna, não usa mais de 100 mísseis balísticos e tenta saturar as defesas inimigas com munições mais baratas.

JuggerBR

Eles avisaram todo mundo com antecedência, se quisessem realmente causar dano, enviariam muito mais mísseis, esses drones aí eram super lentos, zero chance de não serem abatidos antes de causar qualquer dano… Dizem que o Hezbollah tem 15 mil foguetes/mísseis/drones estocados, imagine então o Irã? Duvido que a coisa cresça mais do que já ocorreu, ao menos até acabar o conflito em Gaza.

profyler

avisando ou nao, nao teria qualquer chance contra o iron dome. Esses drones iranianos sao simplesmente lentos demais e faceis de serem acertados com defesa anti aerea…

Bispo

Três ou mais ondas de ataque similares , com intervalos de poucos minutos..,teríamos a peneira de ferro.

Seria impossível rearmar o mesmo.

Last edited 13 dias atrás by Bispo
Eduardo Neves

Na verdade com a ajuda de centenas de caças dos EUA, França, Inglaterra, Jordânia e outros, assim fica mais fácil…

Mateus

Um drone desse do Irã voa a 180km/h e um F-15 a mais de mil km/h. Você realmente acha que se a coisa fosse séria haveria segunda onda?

Assim que a primeira onda fosse lançada contra Israel os F-15 iriam até o Irã e acabariam com tudo.

Felipe

Mísseis anti-aereos não são infinitos

Bigliazzi

Os de misseis de ataque são infinitos?…

CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS

Não, mas se eu for atacar uma base aérea defendida por 100 mísseis, eu lançaria 100 drones e 20 mísseis. Drones na frente para saturar as defesas e mísseis para realmente causar estrago no alvo.
Mas, mesmo sendo um ataque leve para inglês ver, serviu a seu propósito, agora os iranianos já tem ideia de como são as defesas e srael e já devem está calibrando suas armas e já sabem que a Jordânia tem que rodar primeiro.

leonidas

Eu gosto muito da Internet, mesmo tendo que ler coisas assim…

joao

Exatamente, e quando estiverem acabando, vão nos lançadores, sua logística e C2…. ou mesmo antes.

Eduardo Neves

O objetivo desses drones é fazer sangrar a defesa aérea inimiga, seja por saturação no ataque ou destruindo os estoque de defesa antiaérea do inimigo, sem contar a questão econômica pois ele é mais barato do que um míssil do iron Dome…

Fernando

é…. Os Ucranianos que o digam.

CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS

Tem chance sim se usar mais drones que os iron dome tem de mísseis de defesa. Mandaram só 170 drones e quase o mesmo numero de mísseis, sendo que se sabe que esses drones são bem mais baratos que os mísseis e sua vantagem e justamente ataque em massa para serem abatidos mesmo até o defensor ficar sem munição.

Renato

Também acredito que o recado foi dado, o Irã impôs uma “multa” financeira a Israel e de quebra um recado explicito de que, caso a queira, tem condições de saturar a defesa aérea com um enxame de drones alvo para em seguida enviar uma chuva de mísseis e drones mais poderosos.

SmokingSnake 🐍

Já vi que refinarias e poços de petróleo no Irã vão explodir, Israel não vai deixar barato esse prejuízo financeiro.

comenteiro

Aí o preço do petróleo também explode…

Bigliazzi

Os Árabes iriam adorar… não se esqueça que o Irã é Persa… Arábia Saudita, Iraque, Kuwait, Qatar iriam se refastelar com a falta de produção do Irã… não é por aí que o bicho pega, o preço do petróleo sobe mais desce…… só que enquanto um lado trabalha com exercito regular o outro lado usa a escoria dos terroristas para bagunçar a situação. Sábado a noite o Irã deixou claro que segue a linha russa da ineficiência e do emprego de estratégias patéticas… foi risível… o contragolpe só não aconteceu na segunda pois os USA não deixaram.

Renato

Duas duvidas, primeiro: você acredita que o Irã atacou com 100% da capacidade dos seu mísseis pois queria mesmo era destruir metade de Israel afinal quer uma guerra total incluindo aí EUA? Segundo: Muito bacana seu raciocínio do petróleo, agora explica pra nós por onde esse pessoal vai escoar essa produção toda? Por avião ou por um túnel atravessando embaixo do mar vermelho?

C G

Se eu estivesse perto daquelas usinas nucleares para fins “””pacíficos””” eu estaria bem preocupado!
O Irã tem direito a um programa nuclear?
Sim!
Israel tem direito a fazer um ataque preventivo apos esse evento?
Sim tbm, vai ficar esperando de boca aberta o algoz produzir uma bomba?!

comenteiro

Olho por olho e no fim todo mundo fica banguela. Já dizia o Antiquado Testamento.

Charle

israel também tem o direito de destruir uma embaixada como o fez?

Realista

Só não esquece oque aconteceu com as refinarias da AS e graças a quem .

Mauro Cambuquira

Segundo o que li, essa interceptação, custou nada menos que 1 bilhão de dólares. Guerra hoje em dia não é pra qualquer país não.

comenteiro

Mas gira a economia. Isso é que no fundo importa.

Bigliazzi

Quanto vale “01 Vida”???

Renato B.

Infelizmente o valor depende da nacionalidade e da classe social

Fawcett

Independente dos custos do Iron Dome este é um dinheiro bem gasto. Israel conseguirá repor o que foi gasto sem grandes problemas. Prejuízo mesmo ficou com o Irã, que perdeu diplomatas e militares experientes, e este é um ativo muito mais difícil de repor que artilharia antiaérea.

Boaco

O Irã pode ter um milhão de foguetes/ mísseis/drones mas o que conta é quantos têm alcance para chegar em Israel.

Bigliazzi

Alguns iam demorar horas… chega a ser risível… patético… foram abatidos a cusparadas… hahaha

Neural

Todos chegam até o shahed-136 que é o drone mais pé de boi do Irã, e foi usado nesse ataque

Bosco

Não tenho. E você? Tem?

Boaco

Os iranianos não queriam causar dano?
Essa é a sua percepção?
Temos que saber a percepção de Israel.

Demolidor

Bosco o ataque do Irã foi semelhante ao que o Irã fez contra os EUA durante o governo Trump, o próprio Irã avisou o momento do ataque tirando o efeito surpresa e utilizaram drones lentos fáceis de interceptar em de mísseis balísticos.(No ataque contra os EUA usaram mísseis balísticos)

Se fosse ataque surpresa e em massa de mísseis balísticos o tempo de reação para os Israelenses seria muito curto e eles não teriam a ajuda dos EUA os caças não conseguem ajudar e abater um míssel balístico hipersonico, a pressão sobre o Iron dome e Arrow seria muito maior.

Bosco

Demolidor, Como diz o velho e sábio “Jack”. Vamos por parte. Primeiro , que o Irã não precisava avisar nada já que desde o ataque à embaixada os israelenses já esperavam um ataque. Segundo, o Iron Dome não tem capacidade de defesa contra mísseis balísticos de médio alcance (MRBM). Os sistemas operados por Israel com essa capacidade são o Patriot e o Arrow 2 e 3. Há possibilidade dos EUA ter transferido uma bateria THAAD para Israel, mas isso não está confirmado. E há informações que navios Aegis americanos possam ter interceptado alguns mísseis balísticos com os interceptadores SM-6 e… Read more »

sergio 02

Eles avisaram quem ????
olha vou dispara 130 drones
30 misses de cruzeiro
mais de 100 balisticos
ate onde eu sei foram os radares americanos Israelenses, e dos demais paises da região que detectaram os lancamentos.
eles avisaram a quem , exclareça pór favor.

joao

Dizem, né? kkkkk

Chris

Imagino que fizeram um ataque real, até para testar as defesas de Israel… Diante dos armamentos que possuem.

Mas, com um único ataque, evidentemente a intenção do Irã foi mais política !

Boaco

Você acha que os israelenses acham natural o país deles ser utilizado para teste?
Se foi teste ou não creio que Israel levou a sério.

comenteiro

Acho que ninguém gosta de virar campo de provas de armas, como Guernica, mas poucos tem chance de responder a altura. Esse é o caso de Israel.

Demolidor

Mas foi Israel que atacou primeiro desta vez, os países que são atacados tem direito de retaliar.(Apesar que eu não concordo muito com isso)

Bosco

Se você entender que foi Israel que atacou primeiro, tudo bem, mas o fato do país atacado primeiro ter direito de revidar ( eu concordo 100%) não retira a possibilidade do país que atacou primeiro de revidar. rsss
O mundo não é um lugar justo. rsss

Bigliazzi

e passar vergonha…

Rodrigo Maçolla

Sim e infelizmente tem pessoas aqui no Brasil comprando esta Narrativa… Espero que entendam agora que não foi um ataque para “inglês ver”. e Israel de certa forma já começou a retaliar logo depois do inicio dosataques, enviando mensagens via SMS a celulares em Teerã se passando pelo próprio Governo do IRÃ com a mensagem de que havia sido declarado guerra oficialmene a Israel e que as pessoas deviam ir aos mercados comprar comida e água para estocar.

sergio 02

Exatamente, mais de 100 misses Balisticos não e resposta formal pra ninguem, e outra, foram diasparados em ondas primeiro os drones, algumas horas depois foi lançado os misses de cruzeiro, quase uma hora e meia depois os misses balisticos, exatamente igual os Russos fazem, os primeiros drones e misses de cruzeiro abrem caminho nas defesas do inimigo para os misses balisticos que vem logo atraz, não teve nada de inocente nisso, imagine se 10 ou 20 deses misses conseguem passar levando ogivas de quase uma tonelada, a destruição e baixas que eles cauzariam em solo israelense, esse ataque não tem… Read more »

CRISTIANO DE AQUINO CAMPOS

Eu achei usar a metade dos meios usados em drones baratos de saturação meio sem sentido. Eu usaria pelo menos 4 vezes mais drones para saturar as defesas anti-aereas em relação aos mísseis de cruzeiro e balísticos.
Tipo, usaram 100 mísseis, eu teria lançado 400 drones e não Como foi, meio a meio.

Carlos Crispim

Não li em nenhum lugar que seria uma narrativa do Irã, pra mim o ataque foi pra valer, só que para causar algum dano de verdade teriam que usar o triplo de mísseis , incluindo aviões de ataque, só que o Irã não tem esse poder, fizeram o que puderam.

Bueno

Um belo treino para as defesas de Israel e EUA, facilitaram os Jogos de Guerras para um futuro ataque aos persas.
O Galente poderia fazer um simulado deste para nossa elegria

Last edited 14 dias atrás by Bueno
O Simpson

A defesa persa deve ser fraca, mas não vejo esses drones serem usados como defesa. Legal que eles tem mísseis e precisão e o brasil?

Bigliazzi

Qual a relação do Brasil nesse ato de agressão do Irã???

O vingador com cérebro

Pífio o ataque do Irã kkkkkk

Lopes

Pífio ataque que precisou de Israel e mais 3 países pra defender .

Bosco

Sim! Pífio!
Seria arrasador se apesar da defesa israelense contar com 3 países para ajudar os objetivos dos iranianos tivessem sido atingidos e pelo visto , não foram.
A isso se dá o nome de “pífio”

Bosco

170 Shahed custam cerca de 8 milhões de dólares.
30 mísseis de cruzeiro custam pelo menos uns 60 milhões de dólares
120 mísseis balísticos MRBM custam algo em torno de 700 milhões de dólares.
Total da minha conta de padaria só relativo ao custo do material descartável: 768 milhões de dólares. Nada mal tendo em vista os resultados; conseguiram arranhar uma pista de pouso no deserto.
Mas já sei, o objetivo dos aiatolás jogadores de dama hexadimensional era só fazer Israel gastar munição. Ok!

JHF

Caro, por ese preço eu não duvido que vc compra desde aqui, e paga em dólar. Mas o Irã paga em moeda nacional e quanto? Muito fácil estimar o maior preço possível ou encontrado em negócios anteriores ou, estimativas de especialistas ocidentais. Só do preço estar estimado em dólar já dá uma ideia do errada que está a estimativa.

Bosco

JHF,
O que sei é que o PIB iraniano é divulgado em dólar.
E eu fui até bem conservador. Um MRBM no Ocidente não sairia por menos de 20 milhões de dólares a unidade.
Só para ter uma ideia , o futuro IRCPS com 3000 km de alcance que será lançado pelo destroier Zumwalt tem previsão de custar 40 milhões de dólares a unidade. Preço de um caça de 4ªG.
Mas claro, pode ser que lá no Irã mísseis MRBM de 23 toneladas brotem do chão como por milagre. Vai saber.

Bigliazzi

Quanto vale “01 vida”???

Bosco

“Vc falou, falou, mas não respondeu o questionamento, quanto foi o gasto da pequena coalizão formada por Israel, Jordânia, EUA, França e UK?”
Você não me fez esse questionamento mas se fez já te adianto que não faço a mínima ideia. Não sou eu que agora vem com narrativas de relação custo/benefício mas antes do ataque previa que o Irã iria devastar Israel com um ataque arrasador e indefensável.

Bosco

Você mistura as coisas. Quer contraditar minha percepção que o ataque foi pífio (baseado nos resultados tendo em vista as armas empregadas) e põe no meio convocação do CS , bibi (??) levado para um bunker, 4 países para ajudar a derrubar drones, velocidade do drone… Falou tudo menos provar seu ponto. Que o resultado foi espetacular. E ainda vem com essa história de custo de míssil que foi desenvolvido tendo em vista ser utilizado para cumprir as funções que cumpriram. Diferente do desempenho dos mísseis russos. E só para sua informação, não há nenhuma fonte que afirme que cada… Read more »

Leonardo

EDITADO:
COMENTARISTA EXPULSO.

Last edited 13 dias atrás by Leonardo
Bosco

O Demolidor postou esse vídeo aqui em baixo. O que vi foram dois ao que parece “mísseis” atingido o solo e explodindo bem distantes atrás de prédios. O vídeo é manipulado e repetitivo e mostra a mesma cena várias vezes. Esse vídeo é compatível com a informação israelense e não tem porque eu duvidar delas. Quanto a utilizar drones que fazem 200 km por hora, eles parece estarem fazendo muito sucesso com o cliente Putin. Sem falar que são excelentes para confundir as defesas e com isso aumentar a probabilidade que mísseis cruise passem. Claro, são ineficazes em relação a… Read more »

Demolidor

O vídeo não é manipulado, é apenas um replay porque o ataque foi rápido. Eu tenho outros vídeos mostrando outros mísseis, foram em torno 15 mísseis que atingiram os alvos em Israel, alguns vídeos mostram bastante dano após o ataque. Mas você está tentando minimizar o vídeo porque não consegue ganhar no argumento, foi uma derrota moral para Israel porquê a defesa aérea que era o orgulho do país foi atravessada. Poderia ter sido apenas 1 míssel que já teria sido uma vergonha para Israel.(Imagina 15 então). Graças a Deus eu não sou fã boy de nenhum pais porque por… Read more »

Last edited 13 dias atrás by Demolidor
Boaco

Eu sou fã old man dos ucranianos e dos israelenses. Com orgulho.
Se vc tem a percepção de que 95% de sucesso de um sistema de defesa é vergonhoso ou é desonesto ou ignorante sobre o tema.
Seja qual for o caso evitarei discutir contigo tendo em vista ser absolutamente perda de tempo.
Boa sorte.

Demolidor

Bem contraditório apoiar os Israelenses e Ucranianos ao mesmo tempo, eu não sou fã de nenhum país além do país que eu nasci, e nunca defenderei ou passarei pano para um país que atacou outro

E realmente foi uma derrota para Israel, porque o Irã pode realizar ataques bem maiores do que esse, tanto que Israel até o momento não respondeu ao ataque e provavelmente nem vai responder com nenhum bombardeio contra o Irã.

Os Iranianos miraram as bases aéreas Israelenses e atingiram as bases então eles atingiram o objetivo deles.

Last edited 13 dias atrás by Demolidor
Leonardo

EDITADO:
COMENTARISTA EXPULSO.

Bigliazzi

Também achei risível, um verdadeiro “tiro ao pato”… alguns drones levariam horas para chegar em Israel… patético…

Maurício.

“Pífio ataque que precisou de Israel e mais 3 países pra defender.”

Acho que foi 4 países que ajudaram na defesa de Israel abatendo drones e mísseis, EUA, UK, Jordânia e França, dizem que a Arábia Saudita também poderia ter ajudado no abate de drones e mísseis, mas por enquanto nada foi confirmado, e levando em conta o histórico saudita na defesa contra drones, eu não colocaria muita fé que eles abateram alguma coisa…

Realista

Todos esses 4 países que você citou já confirmaram que ajudou .

Israel sozinho se bobear apanha até pro Hezbolla KKKKKK ..

Plinio Jr

Pergunta para a turma do Hamas o que eles estão passando por lá …e o Hezbollah é o próximo a passar apuros ….

Caerthal

Também acho que o ataque deve ser levado muito a serio. Pela grande capacidade de produzir munições de menor performance existe o risco real de se esgotar a capacidade de defesa efetiva de Israel pelo volume.

Daí a minha convicção que Israel vai acabar fazendo um ataque pesado à infraestrutura do Irã (usinas de energia, portos, oleodutos, refinarias). Imagino que nesse momento França, UK e USA estão segurando a resposta de Israel.

No One

Discordo, o ataque não foi tão pífio, apenas foi barrado por uma excelente rede de defesa complexa e estratificada, que pode contar sob sistemas como ARROW-2/3, David Sling’s e Iron Dome, além dos sistemas navais e caças aliados … não é brincadeira furar uma defesa dessa . Só para ter um metro de comparação, entre o 22 e o 29 de março a Rússia agrediu a Ucrânia com 150 mísseis balísticos e de cruzeiro, além de 240 drones kamikaze… Isso em praticamente uma semana, contra um território que está colado a sua fronteira. Então, tirando as devidas diferenças, é possível… Read more »

Boaco

No one,
O ataque do ponto de vista militar foi pífio tendo em vista a densa e competente defesa esperada.
Um ataque tem que ser capaz de penetrar as defesas e estas têm que ser avaliadas pelos serviços de inteligência na fase de planejamento de missão.
A chance foi essa. Os iranianos não terão outra.

Carlos Gonzaga

Caro mestre Bosco. Realmente sinto em ter que discordar mas eu não considero o ataque persa pífio. Considerá-lo pífio é desvalorizar a qualidade do esforço defensivo que foi muito eficaz e minimizou os resultados do ataque. Atenciosamente

Boaco

Por esse ponto de vista “voto com o relator”

rfeng

Os sistemas de defesa estão completamente vazios de misseis, gastaram uma enormidade e em uma guerra total iam segurar três, cinco, dez ataques e depois, o recado foi dado a vulnerabilidade existe o domínio esta passando e é preciso reformular todas as estratégias de defesa.

Bosco

Mas e aí?
Cadê o desfecho?
Os israelenses ficaram sem codições de defesa, acabaram-se os mísseis interceptadores e os iranianos estão esperando o quê?

Last edited 14 dias atrás by Bosco
Jack

Prezado Bosco, acredito que há muita coisa relacionada a geopolitica e interesses de estados que nós (eu) simples humanos nem desconfiamos. Penso também que Israel já havia se preparado para as retaliações do Irã. E que o Irã sozinho não ameaça a exitencia de Israel. Agora que a Rússia não é mais um grande exportador de gás para a europa (alguém irá tomar esse espaço)…quem irá tomar seu lugar! Tudo isso é especulação porem há os campos de gás no litoral de Gaza.

Alonso 2

Sim, o jogo é eliminar gaza e enriquecer a Alemanha. De onde vem as bombas que atacam gaza?

Caerthal

Uma coisa é uma reserva de gás de importância regional. Outra bem diferente é uma reserva gigante.

RPiletti

Custo estimado para o ocidente deste ataque: de 1 a 1,3 bi de Bidens.

Bigliazzi

Custo de perder o combate???

RPiletti

Não constava na matéria.

Caerthal

Sim, a estratégia de ficar na defesa é inviável no longo prazo. Isso coloca o regime de Teera em imediato risco.

Gavião

Sabem o que me ocorreu agora. Pensei no Kim Jong-un, que neste momento deve estar muuiiito preocupado, ao saber que os EUA (e aliados) tem uma efetiva defesa anti-aerea contra mísseis balísticos, já que todo o esforço bélico daquela criatura, sempre foi este.

Antônio

Deve ser um bom fornecedor, afinal a outra coreia também vende armas. Viva o livre mercado.

Last edited 14 dias atrás by Antônio
Demolidor

Mas o Irã usou poucos mísseis balísticos no ataque a grande maioria foram drones e mísseis de cruzeiro (e que foram interceptados).

Os mísseis balísticos não achei nenhuma fonte falando que os Israelenses conseguiram abater eles.

Fernando "Nunão" De Martini

Foi o contrário. Mais mísseis balísticos (mais de 100) e menos mísseis de cruzeiro (cerca de 30).

Bigliazzi

O Irã tem centenas de milhares de misseis balísticos???

Bigliazzi

Esse Jong é outro patético… tá mal esse nosso mundinho…. que fase.

Carvalho2008

Uma boa dúvida que tenho….

Qual a altitude de voo destes drones? Estariam assim alto? Imagino uma certa complicacao escolher o local para abate-los sem sujeitar muitos destroços na área urbana…

Será que usaram também o armamento padrão de defesa aérea na configuração dos caças?

Carvalho2008

Uma outra coisa que ocorreu,….

Nestas terras de ninguém…um esquadrão ou dois de caças terem de baixar altitude, será que um dia não poderão ser vitimados por emboscadas com Manpads? penso o quanto é perigoso reduzir altitude para pegar o máximo possível de drones, em que de qualquer forma tem.um percurso nele programado e aí um bolsão de pé de chinelo que possa sacar manpads de maletas….sei lá…complicado…

Antônio

4000 mil

JHF

Isso seria a altitude máxima que a vaca pode alcançar, mas a internet está cheia delas voando a 30m de altura pelo Iraque. Penso que uma das estratégias das vacas voadoras seja pairar a baixa altitude para evadir radar de terra e confundir ao máximo radar de interceptador.

Alonso 2

A Torre 22 (base rua) foi atacada em janeiro na Jordânia. Breve vai sobrar pra base francesa.

Paulo Sollo

Obviamente que estes drones foram lançados para serem alvos. Foram 170 drones e 130 mísseis. Estimativas de custos em defesa por um militar israelense de 1,3 bilhão de dólares. Agora imaginem um ataque com 2 mil drones ou mais e 300, 500 mísseis ou mais. Num ataque contínuo com enxames de drones e mísseis sendo lançados às centenas sem parar é tecnicamente impossível interceptar tudo, tanto pela quantidade quanto pela diminuição dos estoques de armas. E os custos vão à dezenas de bilhões. Está claro que foi uma ação comedida. Um direito de resposta ao ataque ao consulado. Israel já… Read more »

comenteiro

Nem sempre os danos são materiais. Os ataques terroristas matam no varejo, mas o medo que causas é no atacado. Acho que os iranianos devem ter achado que essa chuva de bombas valeu a pena.

JHF

Existe a possibilidade do fator eleição nos States ter um efeito de trégua temporária. Depois das eleições (independentemente de quem for eleito) vai rolar uma (tentativa de) violência explicita. O Israel e seu atual governo nunca foram comedidos e sempre passaram a linha combatendo árabes a sua volta.

Paulo Sollo

A declaração do Pentágono: “Não estamos interessados ​​num conflito com o Irã. Se Israel decidir retaliar contra o Irã depende deles. Nosso foco é defender Israel e proteger as forças dos EUA na região”. Não é uma questão apenas de eleições. Atualmente não é mais possível levar a cabo uma guerra semelhante à do Iraque. Não dá para fazer uma coalizão como aquela porque não haverá países suficientes interessados e grana suficiente para gastar numa guerra desta proporção. Segundo seus próprios dados, os eua gastaram 2 trilhões de dólares na guerra do Iraque, mais 2 trilhões no Afeganistão e atualmente… Read more »

Last edited 13 dias atrás by Paulo Sollo
JHF

Eu concordo com quase tudo que vc coloca. Mas o real problema aqui é o Bibi e sua necessidade de guerra para se manter a frente do atual governo. E eu não imaginei nada do tipo “arrasar o Irã” como a invasão do Iraque. Estou mais para golpes na infra de energia e petróleo, no centro de energia nuclear e o que mais aparecer no trajeto. Isso não vai ser fácil e para isso precisa da convivência da Jordânia e o Iraque (no mínimo) e de reabastecimento em algum lugar no meio do caminho se for usar seus flama tes… Read more »

Bosco

Nossa. Seu relato fez minha imaginação voar.
Eu estou aqui imaginando Israel ser atacado e ficar de braços cruzados sem utilizar suas armas nucleares vendo seu país ser atacado por 8000 drones kamikazes, 15000 drones “isca”, 2600 mísseis de cruzeiro , 1680 mísseis balísticos e 835 mísseis hipersônicos por dia e tendo que gastar 48 bilhões de dólares por dia.
Uau! Vai ser bíblico.
Cara! Você matou a charada.

comenteiro

Se tivermos uma guerra nuclear, com certeza voltaremos aos tempos da Bíblia.

Rinaldo Nery

Do Velho Testamento…

Bosco

rsss
Sempre é possível colher algo de bom de qualquer desgraça. Eu por exemplo quero viver mais uns 800 anos.

comenteiro

O problema é que as coisas são como uma loteria. Uma guerra nuclear total joga o pessoal na idade do Bronze e alguém pode dar o azar de cair na tribo de Hamor e terminar como eles. Nem todo mundo pode ter a sorte de ser uma rainha de Sabá.

Rinaldo Nery

Ou Sodoma e Gomorra.

Antônio

Irã deve estar comprando armamento também? De onde virão?

comenteiro

Daqui que não deve ser.

Antônio

População de Jordânia está cobrando o Rei. Não gostaram da interferência pró Netanyahu,. assim nos outros países tambem

Caerthal

O papel do Rei é defender o Reino. Se fosse para ser popular, dar entrevistas eles teriam um presidente.

Ao fim e a cabo, depois que for apresentada a destruição do Irã a população da Jordânia irá cair em si.

Comenteiro

O problema é que a história já mostrou que os reis também podem ser depostos e muitas vezes de maneira violenta. Nessa região muita gente se equilibra em uma verdadeira corda bamba.

Bigliazzi

Sim, adoraram os misseis a cruzar pelos céus do Pais, com o risco de cair na Jordânia… o Rei devia ter sido inepto e deixado os caras na pior, nem ligando para os misseis que colocaram o seu Pais em risco. Isso é ser um Rei… que os seus súditos morram pela mão pesada dos Persas, que o Domo da Rocha em Jerusalém corra perigo… que o mundo se exploda… sim os Jordanianos adoraram o ataque dos Persas…

cipinha

É interessante como um país como Israel que tem um problema com um país com o qual não faz fronteira, não tem um NAe, dependendo assim da boa vontade de seus vizinhos para alcançar seu inimigo

Fawcett

Este ataque iraniano teve mais spoliers vasadas que a contraofensiva ucraniana do ano passado. O Irã fez de tudo para que a informação vazasse com antecedência para que grande parte dos drones e misseis fossem abatidos, garantindo assim danos mínimos à Israel. Nesta troca de tapas o Irã saiu em desvantagem pois perdeu diplomatas e militares experientes, que são ativos muito mais difíceis de repor que artilharia antiaérea. Resta saber qual será a resposta israelense: se ela for em menor intensidade que o ataque à embaixada a tendência é da crise desescalar, mas se for igual ou mais danosa o… Read more »

O Simpson

https://www.aljarida.com/article/59549

As opções do Aiatolá!? check.

JPonte

Espetacular é única a capacidade de defesa aérea de Israel ; basta comparar a defesa aérea russa – ucraniana ….. não sei se a defesa
Aérea americana apresentaria o mesmo grau de eficiência se submetido ao mesmo grau de stress .
O ataque de Israel será algo criativo , novo eles estão aguardando a anos este momento , bom não duvidar da capacidade dos israelenses em surpreender .

Tutor

Considerando os custos da hora de voo e dos armamentos utilizados para abater os drones, creio que seria mais barato deixar esses drones capengas do Irã acertar o alvo e reconstruir depois kkkkk

comenteiro

Quem morrer dificilmente será reconstruído.

Scudafax

O ataque iraniano foi muito eficiente e impressionante. A eficiência não se deve a quantos projéteis atingiram o alvo, mas ao mostrar que possui capacidade de ataque devastador e preciso, caso não fosse o sistema em múltiplas camadas de defesa, somado às centenas de aeronaves despachadas para abater os drones e mísseis, vários alvos em Israel estariam em chamas. Outro aspecto, ao menos 4 mísseis balísticos atingiram Nevatim, mesmo com David Sling, Arrow 2 e 3, e F-35 e F-15.

Atacar embaixada iraniana é coisa que Israel vai pensar duas vezes a partir disto.

Bosco

Só a Rússia, o Irã , a CN e a China é que conseguem atingir nível de proficiência de 100% nos seus sistemas bélicos.
O Ocidente , incluindo Israel, atingem algo próximo só de 99%.

Scudafax

Como eu trabalho e penso com fatos, fiquei confuso com os dados que apresentou acima. Pode indicar as fontes? Também pode definir o conceito de “proficiência em sistemas bélicos “? Por fim, sugiro remover vieses em qualquer análise “técnica “, de modo a não incorrer em erros ou reduzir seu espaço de probabilidades.

Bosco

“Como eu trabalho e penso com fatos, “ ” A eficiência não se deve a quantos projéteis atingiram o alvo, mas ao mostrar que possui capacidade de ataque devastador e preciso, caso não fosse o sistema em múltiplas camadas de defesa, somado às centenas de aeronaves despachadas para abater os drones e mísseis, vários alvos em Israel estariam em chamas.” Meu amigo , você trabalha com fatos? Como você dissocia o sistema de defesa do sistema ofensivo? Que negócio é esse de dizer que “caso não fosse o sistema em múltiplas camadas de defesa somado às centenas de aeronaves despachadas para abater… Read more »

Scudafax

1) Sistema defensivo, por definição, é segregado de um sistema ofensivo. Salienta-se novamente: o esforço de defesa empreendido por Israel e aliados obteve relativo sucesso, contudo, é sustentável? São produzidos 500 mísseis de Patriots no mundo todo por ano, ao custo de milhões de dólares a unidade. Por analogia, podemos assumir de maneira conservadora quantidade equivalente de interceptadores israelenses anti balísticos produzidos anualmente.

2)O segundo ponto é que ter atingir com precisão um alvo a 1200 km de distância, como Nevatim, é um feito que o Brasil, por exemplo, não é capaz.

Demolidor

Pelo que eu vi o Irã usou poucos mísseis balísticos que são a arma mais poderosa deles, a grande maioria foram drones lentos e fáceis de interceptar e o ataque foi avisado pelo próprio Irã não teve o elemento surpresa.

Grande parte dos drones quase 1/3 foi abatido pelos EUA.

Fica claro que o Irã tem poder para fazer grande estrago se usar seus mísseis balísticos em grande quantidade.

Fernando "Nunão" De Martini

A informação divulgada é que foram aproximadamente 170 drones, 30 mísseis de cruzeiro e 120 mísseis balísticos.

Eu não diria que 120 mísseis balísticos é pouco.

Bosco

Sem dúvida os iranianos apostaram nos drones para confundir as defesas de modo a permitir que alguns mísseis de cruzeiro passassem. Já em relação aos mísseis balísticos não há como utilizar os drones para confundir a defesa . Os sistemas voltados para a defesa contra mísseis balísticos e hipersônicos não são os mesmos voltados para a detecção de drones e mísseis de cruzeiro subsônicos. Só para ilustrar: Sistemas voltados para a defesa contra mísseis balísticos de médio alcance (MRBM) e hipersônicos, operados por Israel: 1- Patriot: *45 km 2- Arrow II: 40 km 3- Arrow III: 500 km *Alcance contra… Read more »

Last edited 13 dias atrás by Bosco
Demolidor

Foram poucos mísseis balísticos pelo tamanho do estoque do Irã ele tem um estoque de milhares de mísseis o ataque poderia ter um volume muito maior.

Mas o custo para Israel foi bem alto, é muito mais carro os mísseis usados pelos caças dos EUA e pela defesa de Israel do que os drones de baixo custo de Israel.

Bosco

Você tem alguma fonte que cita quantos mísseis balísticos de médio alcance (acima de 1000 km) o Irã tem? Gostaria de ver.

Demolidor

Eu já tinha visto em um site de notícias que o Irã possuía estoque de 3000 mísseis balísticos com capacidade de atingir Israel, mas não ne recordo em que site eu vi isso, e também não sei se a informação está correta.(Eu acredito que não deve chegar nesta quantidade toda).

Leandro Costa

Se chegar à 300 é muito, na minha opinião. E quase que com certeza passam a maior parte do tempo desmontados, bem guardadinhos.

Demolidor

Eu consegui uma informação que realmente são 3 mil mísseis balísticos mas não fala quantos são capazes de alcançar Israel.(eu também chutaria que é uma pequena parte, porque se for a maioria o Irã poderia causar um grande estrago em Israel).

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2024/04/14/ataque-do-ir-demonstra-capacidade-de-msseis-balsticos.ghtml

Last edited 13 dias atrás by Demolidor
Bosco

Pois é , Demolidor. Ter 3000 mísseis balísticos não é difícil. O que pega é ter 3000 mísseis com pelo menos 1000 km de alcance, capaz de ser lançado da fronteira de Irã e atingir Israel. Não há nenhuma possibilidade de um país hoje no mundo (incluindo a China) ter 3000 MRBM. Só pra você ter uma ideia os americanos (USA e USN) querem ter apenas uns 300 hipersônicos LRHW/IRCPS com 3000 km de alcance e nada mais, e isso ao longo de vários anos. Como comparação cada míssil iraniano capaz de atingir Israel pesa mais de 23 toneladas. É… Read more »

Leandro Costa

Eu não consigo ver a matéria. Está atrás de um paywall. Mas eu não acho que o número real chegue nem perto de 3000. Seria gastar dinheiro à toa. À menos que eles ainda tenham remanescentes de mais de décadas atrás. Lembro que eles tinham um míssil balístico diretamente baseado nos antigos Scud. Mísseis desses são caros demais, grandes, e com ogivas convencionais sua capacidade bélica realista é bem limitada. Para piorar a situação, eles não trazem qualquer vantagem ao Irã, à não ser uma vantagem em propaganda, e uma desvantagem, já que muita gente vai associar esses mísseis ao… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

A sua emenda ficou pior que o soneto.
Você escreveu que “a grande maioria” foi drones, não uma comparação com o estoque de cada arma. O número de mísseis balísticos disparado não foi tão menor que o de drones (o de mísseis de cruzeiro sim)
Nesse raciocínio que agora você resolveu emendar, de comparar com estoque, então seriam pouquíssimos drones e não “a maioria”, dado que o estoque de drones é maior que o de mísseis balísticos.

Demolidor

Com um arsenal de 3 mil mísseis balísticos o Irã lançou apenas uma pequena parte do que ele possui, 120 mísseis não é nada perto de um arsenal de 3 mil.(Não tenho a informação de quantos destes 3 mil podem atingir Israel).

Demolidor

Você tem alguma informação de quantos mísseis balísticos foram abatidos, eu vi vídeos com uma quantidade bem grande de mísseis atingindo as bases de Israel.

Fernando "Nunão" De Martini

O que é “uma quantidade bem grande” que atingiu?

Se você não consegue precisar essa quantidade, por que eu teria que informar a quantidade precisa dos abatidos? Nessa linha de debate, só me restaria responder “uma quantidade bem grande” também.

Demolidor

Existem diversos vídeos de impacto dos mísseis balísticos mostrando bastante dano e incêndios nas bases aéreas atingidas em Israel, mas não existe informação de quantos mísseis foram abatidos, o governo de Israel diz que os danos foram mínimos.

Só temos informações da quantidade de drones abatidos.

Last edited 13 dias atrás by Demolidor
Fernando "Nunão" De Martini

Ok.
Existem diversos vídeos de mísseis balísticos sendo atingidos, mostrando bastante dano neles ao caírem, formando riscos de incêndios no céu.

Demolidor

Você vai publicar os vídeos do ataque a base de neguev que estão circulando na internet?

Como este vídeo por exemplo https://youtu.be/fN08qokxSoI?si=ht3JFjW_kwjO2Crm

Last edited 13 dias atrás by Demolidor
Bosco

Demolidor,
Esse vídeo é editado e fica repetindo a mesma imagem.
Ele parece mostrar que duas “ogivas” (veículos de reentrada) passaram. Outras foram interceptadas.
Do jeito que está fica parecendo que foram vários mísseis que atingiram o solo.

Demolidor

Este video está cortado ele mostra apenas dois mísseis, mas existem outros vídeos com imagens do ataque.

Veja estes outros vídeos do ataque iraniano

https://youtube.com/shorts/nUeWK9S764k?si=8DiiKX-G6ZsWJdWn

https://youtu.be/ZdJNRIxmdKI?si=RPRKUxqsD4c6bvS1

Last edited 13 dias atrás by Demolidor
Bosco

São o mesmo fato vistos por ângulos diferentes e igualmente repetitivos.

Bosco

Israel também já avisou que vai atacar o Irã. Vamos ver como os iranianos se saem já avisados com grande antecedência.

Demolidor

Se Israel atacar o Irã novamente vai parecer que Israel está provocando uma guerra com o Irã, e a imagem do país vai ficar pior ainda

Israel atacou primeiro o Irã então o Irã tinha direito de se defender.

Bosco

Mas Demolidor, Israel não atacou o Irã nunca. Israel atacou uma embaixada do Irã na Síria que não é a mesma coisa de atacar o território iraniano.
Se Israel não revidar lá vira a casa da mãe joana.

Demolidor

Embaixada é considerado território estrangeiro é a mesma coisa de atacar o território do próprio pais.

Bosco

Um país tem que respeitar as convenções internacionais relativas ao status de embaixadas em seu próprio país e dos quais tem relação diplomática.
Israel não mantém relações diplomáticas nem com o Irã e nem com a Síria (país onde estava instalada o “anexo” da embaixada iraniano).
Para todos os efeitos práticos Israel destruiu um órgão do governo iraniano na Síria. Então, na verdade, ele atacou mesmo foi a Síria.

Last edited 13 dias atrás by Bosco
Demolidor

É uma posição bem radical, e quase como se tivesse tentado justificar um ataque militar Israelense.(Que é injustificável, exatamente igual o ataque do Hamas é injustificável).

Não importa que Israel não tenha relações diplomáticas com o Irã porque a embaixada é considerado território iraniano para o governo do Irã.

Igual uma embaixada Brasileira vai ser considerado território Brasileiro e dentro dela seguir as leis Brasileiras em qualquer parte do mundo que ela esteja instalada.

Last edited 13 dias atrás by Demolidor
Carvalho2008

Mais ou menos, mestre Bosco…nas convenções, são como se fosse sim…foi um ato israelense calculado e propositadamente…complicado isto aí….alguém imagina a Rússia destruindo embaixadas ocidentais na Ucrânia….??Se o fizer, seria o prenúncio da WWIII

Demolidor

Exatamente, não se ataca a embaixada de um país estrangeiro Israel estava tentando provocar o Irã para uma guerra.

Eu não sou fã boy de nenhum país, nenhum ataque militar é justificável.(E quando um país tem o direito de se defender porque foi atacado, independente de que país seja, não podemos ficar passando pano para o país que atacou, porque gostamos de país A ou B).

O Irã tinha o direito de responder porque foi atacado mas na minha opinião deveria ter ignorado Israel, porque era exatamente oque Israel queria que o Irã respondesse.

Fernando

Desculpe, mas sob a legislação internacional, uma embaixada é territorio do pais que a exerce.

Leandro Costa

Demolidor, eu andei pensando nesse quesito de ‘estragos’ que poderiam ser causados por misseis balísticos. Eu realmente não sei qual o tamanho da ogiva de um mísseis desse (Bosco, KD tu com essa info, bicho?), mas qual o estrago real que fariam? Qual foi o estrago real causado pela chuva de V-2’s sobre a Inglaterra? Qual o estrago causado pela campanha de bombardeio estratégico aliada na Europa Ocupada/Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, que incluiu bombardeio de área e por aí vai? Qual o nível de destruição e qual impacto que houve na máquina de guerra Alemã e por quanto… Read more »

Demolidor

Eu concordo, o Irã não teria capacidade de sustentar uma campanha por um longo período contra os EUA e Israel.

A capacidade dos mísseis Iranianos é apenas dissuasória para mostrar que eles podem causar estrago, mas a chance do Irã ganhar uma guerra é zero.

Leandro Costa

Mas aí não faria muito sentido também. A capacidade dissuasória do Irã é econômica, em conseguir influenciar os preços de combustíveis ao redor do Mundo (e que pode acabar impactando alguém que tenha ‘boas’ relações com o Irã), e via proxies em campanhas de terror. Ninguém quer invadir o Irã físicamente. Ninguém é maluco à esse ponto.

Mas se a campanha de terror já está em andamento e os mísseis não atingem seus alvos… então, sobra o quê?

Demolidor

Realmente o petróleo é o maior arma do Irã, mas eu discordo de você que os mísseis erram os alvos, os vídeos publicados na internet mostra bastante dano em Israel.

Last edited 13 dias atrás by Demolidor
Leandro Costa

Os danos em Israel, se houveram, foram ínfimos. E o mais interessante é que parece que a população civil nem sentiu nada. Caso houvesse teriam inúmeros videos circulando com os estragos em Israel. No Mundo conectado de hoje é bem difícil esconder esse tipo de coisa. Para efeito de comparação, lá em 1991, Saddam Hussein disparou alguns mísseis Scud em direção à Israel. Os poucos que passaram causaram bem mais danos do que esses de agora, e foram televisionados para o Mundo inteiro ver e gerou a grande caçada aos Scud que desviou um bom número de aeronaves da coalizão,… Read more »

Demolidor

Mas tem bastante vídeo circulando do ataque, da base em neguev tem bastante vídeo, vc consegue ver o impacto de vários mísseis e muitas explosões e fogo.

https://youtu.be/fN08qokxSoI?si=w5Gjxlr3kmLuCNP7

Last edited 13 dias atrás by Demolidor
Fernando

As chances do Vietnã tambem eram zero. E vimos o que aconteceu.

Bosco

A ogiva do MRBM Sejjil iraniano pesa 750 kg. Incluindo o material explosivo.
Só de curiosidade, a ogiva do V-2 pesava 1 t e mais de 1400 caíram em Londres em cerca de 3 meses.

Leandro Costa

Era o que eu precisava! Obrigado por mais essa Bosco. Algo como uma Mk. 84 e meia ou algo assim, se não me engano. Acho que as ogivas dos Scud eram maiores até.

Bosco

Mk-83 e meia.
rsss

Bosco

Os israelenses divulgaram que os iranianos jogaram 60 t em “ogivas” sobre Israel com esses mais de 350 “objetos”.
Só de curiosidade, um ataque com 10 B-2 lançam 300 toneladas de ferro e fogo sobre o inimigo.
Por isso eu sempre disse que “míssil” sozinho não ganha guerra nenhuma. O que ganha guerra é bomba e bota. O míssil só serve para possibilitar que esses dois “bês” atuem.

Last edited 13 dias atrás by Bosco
Carvalho2008

Bomba e bota não….artilharia e bota….

Na guerra do golfo , somente 20% dos explosivos entregues foi via aérea….o resto é artilharia mesmo….e quando a artilharia chega….

Já dá força aérea, os B52 fizeram apenas 3% das surtidas, mas entregaram 30% das bombas da força aérea

Last edited 13 dias atrás by carvalho2008
Carvalho2008

Estrago com ogiva convencional é sempre pontual….

Demolidor

Uma grande surpresa nesse ataque foi que o Irã mirou apenas alvos militares de grande importância e que estavam bem defendidos( e mesmo bem defendidos o Irã conseguiu causar danos), e não atacou nenhum alvo civil.

Leandro Costa

O Irã liberou o BDA para vermos os danos? Como eles fazem o BDA?

Bosco

Se dos 350 “objetos” enviados pelo Irã apenas 3 (ou que sejam 9) passaram, como você afirma que  o Irã mirou apenas alvos militares de grande importância?

Leonardo

EDITADO:
COMENTARISTA EXPULSO.

Jorgemateus77

Engraçado que o preço de cada míssil deve ser umas 10x o do drone

Demolidor

Ou mais

Bigliazzi

O Irã é Persa… não é Arabe.

Marc

O que tem de gente não sabe nada de história e geografia, ou apenas tem preconceito contra arabes. Acredito que foram 170 foguetes lançados, não sei se eram mísseis balisticos. Mas os de cruzeiro conseguiram acertar ou mirar os alvos militares… Mesmo com gps alterado. Tenho dúvidas das imagens que usam de defesa antiaérea sobre Jerusalém ou sobre a mesquita do morro do templo. Penso que Israel faz ou arma algumas cenas para a mídia e população apoiar. Agora falam em covas num hospital.

Last edited 13 dias atrás by Marc
Demolidor

Tem bastante vídeo circulando do ataque a base em neguev, mas a mídia não mostra estes vídeos eles só colocam imagens do Iron Dome abatem drones e tentam criar uma falsa narrativa que foi uma vitória israelense.(Oque não é verdade, porque foi uma derrota moral para Israel porque uma importante base militar conseguiu ser atingida)

https://youtube.com/shorts/nUeWK9S764k?si=8DiiKX-G6ZsWJdWn

Last edited 13 dias atrás by Demolidor
Neural

Queria ver o ataque de uns 1000 shaheds-136 em várias ondas, a munição do iron dome ia acabar, aposto que destruiriam muita coisa

Last edited 13 dias atrás by Neural
Bosco

Já que sonhar não custa nada vou entrar na brincadeira.
Eu queria ver a defesa de 1000 lançadores de mísseis Tamir (efetor do Iron Dome) somando 20 mil mísseis contra esses 1000 Shahed. Aposto que nenhuma “motosserra voadora” passaria.

Neural

15 impactos no total. Provou que não é 100% um ataque maciço passa e vai fazer estrago. Iranianos foram generosos mirando pista de base aerea e hangar blindado. Na próxima vão mirar usinas nucleares e pode ser feia a coisa

Last edited 13 dias atrás by Neural
Demolidor

Eu não tinha essa informação, foi bastante coisa então, com tanto sistema antiaéreo e sofrer 15 impactos é muita coisa.

E eles disseram que interceptaram 99% kkkkkkkk foi bem menos que 99% kkkkkk

Last edited 13 dias atrás by Demolidor
Orivaldo

Vocês inventam a informação e acreditam. Está enganando a si próprio

Neural

Só na base de Neguev foram 7 impactos e houveram impactos em outros dois alvos. Tudo confirmado com. Vídeo até os israelenses fizeram vídeo mostrando o reparo do buraco na pista de decolagem

Leandro Costa

De acordo com eles houveram 5 impactos. Todos em Nevatim e a base nunca deixou de operar. Desconheço outros impactos ainda.

Orivaldo

Tudo verdade, coitado de Israel agora

Bosco

Rsss
O Neural cita um dado , não mostra a fonte, e o Demolidor já assume como verdade. rsss
Parece jogo amistoso de tênis.

Bernardo99

Fugindo um pouco do tema, hoje o governo federal cortou 280 milhões do ministério da defesa. Esses cortes atingiram diversos projetos em andamento como o programa gripen. É o menor orçamento em 10 anos e ainda tem gente sonhando com 100 gripens,nae,2 lote de riachuelo,fragatas além das Tamandaré. Realmente defesa nesse país não é levada a seria do que adianta transferência de tecnologia não tem recursos para usá-la no futuro?

Demolidor

Neste caso eu até concordo com uma redução no orçamento devido oque ocorreu no Brasil nos últimos anos, acredito que primeiro o governo deveria estudar alguma forma de dificultar o uso do exército de forma política de direita ou esquerda.

Satyricon

Eu acho…

Que o Oriente Médio INTEIRO hoje é diferente de ontem.

O que impede o Irãn de fazer o mesmo com a Arábia Saudita?
Ou os UAE?
Ou o Catar?

A repercussão desse ataque está apenas começando…

Comenteiro

É mesmo. Você tem um bom ponto aí. Parece que o equilíbrio tenso da região está prestes a ser rompido.

Carvalho2008

Minhas considerações são: 1 Israel testou Irã e procurava trazer EUA ao conflito. O Irã já teve generais mortos por americanos e o Irã não havia revidado. Foi um teste e muito provocativo 2 Irã pagou para ver, e dimensionou um ataque sob medida. Limitado , sem levas de ataques subsequentes 3 A defesa israelense foi primorosa como sempre. Mas não imune. Psicologicamente, o povo estava acostumado aos foguetes do Hamas sempre abatidos. Embora percentualmente eficaz, a palavra sempre não coube….e é esta a memória que fica ao israelense…o alvo foi atingido e as cabeças não estão seguras. 4 Usar… Read more »

Flávio

O negócio foi muito mal sucedido. Tanto q ainda falam dele. Mas a grande imprensa esta6escondendo o principal. O Iron Dorme abateu o trenó do papai Noel tb por engano.

curisco

Israel gastou 30x mais para derrubar estes drones de quinta.

e é aquela… Irã precisava mostrar para público interno que não deixou passar barato o ataque na Síria

Gavião

A essas alturas Kim Jong un deve estar muito preocupado, pois descobriu que seus “buscapés” não vão servir para muita coisa.