UAV Okhotnik-B Hunter-B estacionado junto a outras aeronaves

Imagem de satélite divulgada na Internet mostra o drone de combate (UCAV) russo Okhotnik-B (Hunter-B) ao lado de caças Su-57, Su-35, Su-34 e MiG-29. Ao lado do drone também aparecem armas e equipamentos que poderão ser usados na aeronave.

O Okhotnik também conhecido como S-70 está programado para completar seu primeiro voo em 2019, com entregas marcadas para 2020.

O UCAV Hunter, que está sendo desenvolvido desde 2012, tem peso estimado em 20 toneladas e velocidade subsônica, e poderá carregar um amplo leque de armas e sensores, dependendo da missão.

Presume-se que o drone irá operar em conjunto com os caças furtivos Su-57 para penetrar as defesas aéreas inimigas.

Desenho esquemático de como pode ser a configuração interna do Okhotnik-B
No detalhe da cauda, um Su-57 operando com o UCAV Okhotnik-B

Subscribe
Notify of
guest

120 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Silas

Fizeram até pose pra foto!!! Pura espionagem!!!

Chris

Uns 2 dias atrás… 4 TU-95 e 2 SU-35 tbem fizeram pose pra fotos… Qdo foram interceptados por 4 F-22… Próximos da costa do Alaska ! Heheh

Antoniokings

F-22 não combinam com SU-35 e os americanos sabem muito bem disso.
E de mameira bem amarga.

JPC3

Excluindo as dezenas de voos que o F-22 fez sem o Su-35 e S-400 nem saberem que ele estava lá…………..

Brunow Basillio

JPC3
E como vc sabe que oF-22 eles fizeram estes vôos?
Vcs caem nas provocações, depois reclamam do nível dos comentários…

Brunow Basillio

JPC3 Esta mesma mídia e outras ocidentais disseram a algum tempo atrás que a Rússia tinha cancelado o Su-57, Idem para o Armata também.. Como vc quer que eu acredite nisso ? De alguns tempos pra cá só acredito em algo oficial dito ou pela autoridades Russas ou americanas, mesmo assim vou analisar os fatos para ter uma opinião.. Pense bem na sua cabeça…Que tamanho é a Síria? Quantos radares e sistemas de guerra eletrônica, AWACs, caças etc, russos operam naquela região ? Vc acha mesmo que os americanos iriam expor seu melhor caça furtivo de forma discreta (sem adereços… Read more »

JPC3

Colega. Duas fontes dizendo que o avião voou lá com sucesso. Se você quer dizer que é mentira sem saber e sem prova nenhuma aí é fica difícil. Então vou chegar e dizer que todas as qualidades do equipamento russo são mentiras da mídia e dos militares comprados deles???? E depois exigir provas de quem discorda de mim??? Então não tem porque ter blogs. Impossível ser detectado??? Não sei, mas não existe ao menos um projeto de caça no mundo que não seja stealth…. Só os russos tem 4 ou 5, os chineses 6 ou 7. Ta aí o Drone… Read more »

Brunow Basillio

“Duas fontes dizendo que o avião voou lá com sucesso. JáSe você quer dizer que é mentira sem saber e sem prova nenhuma aí é fica difícil” Que ele vôou todo mundo sabe, mas se estava com algum “acessório” que anulava sua furtividade só americanos e russos sabem.. A maior prova é a fala dos envolvidos, não a mídia, pois até ler que o Su-57 bombardeou americano na Síria eu já li em algumas mídias da região… Não estou negando que ele vôou, mas que ele usava a furtividade nas missões, pois os americanos não o exporia assim.. Também não… Read more »

Evgeniy (RF).

Bruno Basilio

O SU-57 voou para a Síria através do Irã, na sombra do avião do líder da IL-76 ou TU-204. Eles não eram visíveis.
Material de absorção de rádio eles não são cobertos. Especificamente americanos, ninguém bombardeou.
Americanos e judeus simplesmente não conseguiam rastrear a presença do SU-57 no ar, através do radar. Se eles foram vistos através do radar, eles foram confundidos com o SU-35 ou o SU-34. Desde que eles não foram revestidos com material de absorção de rádio (RPM).
Às vezes é bem simples.

JPC3

Talvez os radares não funcionem como vocês pensam e esses números divulgados são especificações máximas em condições ideais contra alvos cooperativos.

Chris

Parei de ler em “acredito nas autoridades russas”…

Eles nem tiveram nada haver com a Crimeia… Imagina… Até o monte de fotos de satélites foram Photoshop… kkk

JPC3
JPC3

Botei outro link que deve aparecer mais tarde por causa da moderação.

New

Americanos não fazem propaganda, quando diz que tem, e porque a tecnologia já está ultrapassada. Russo vive de propaganda e precisa vender arma, já que além do gás e o segundo produto de exportação. Entendeu?

MIlton dos Santos

A Rússia é maior exportador de gás, segundo em petróleo, segundo em armas, primeiro em trigo, primeiro em energia nuclear e outros.

Pampapoker

Tu sabe da última do Alasca….tem Tu95 e su35 sento escoltado por F22…conclusão o que acontece lá, acontece aqui..a guerra fria continua

Antoniokings

O que é evidente.
Quando o avião é detectado no radar próximo de seu território, recebe escolta.
Foi o que aconteceu no Alasca e na Síria.
É simples.

JPC3

Vai postar o link do radar russo que rastreou o F-22 e guiou o sukoi???

Antoniokings

Aí já é demais, né?
Está pensando que eu sou quem?
Putin? Shoigu? Lavrov?

JPC3

Você mesmo está admitindo que não leu isso em lugar nenhum e não sabe o que está dizendo.

sergio

“Fizeram até pose pra foto!!! Pura espionagem!!!”
Acho que queriam mesmo serem espionados….parece que não estavam preocupados que fossem vistos juntos pois fizeram uma “exposição” de várias plataformas e versões diferentes.
Muito estranho.

Silas

eu estava sendo irônico.. rs

Ivan

Apenas o jogo sendo jogado.

Evgeniy (RF).

Isto não é um jogo ou espionagem, esta é uma apresentação para o comandante em chefe durante sua visita a Akhtubinsk.

Ivan

Caro Evgeniy, . É o jogo. O jogo do poder, que os romancistas chamam até de jogo dos tronos, que é jogado desde sempre. . Espionagem é apenas um elemento, passando por tantos outros como coleta e análise de informações públicas, imagens, demonstrações de força, apresentações indiscretas de sons e imagens, vazamentos seletivos de informações, entre outras tantas peças soltas e interligadas. . Apresentação interna que, obviamente, vazaria para o mundo. Nada demais, o jogo sendo jogado. . Entretanto, se o objetivo era impressionar pelo porte avantajado do drone de combate (UCAV) russo Okhotnik-B – ou Hunter-B -, devo confessar… Read more »

Evgeniy (RF).

Não, oficialmente o drone ainda não voou. Deve voar em breve.

Raziel

Que é um plágio bizarro do design do B-2 Spirit. Ou seja, os americanos continuam impondo o ritmo da música e da dança.

Antoniokings

É. E vão dançar.

Coutinho

Não necessariamente imposição ou plagio. Utilizar um modelo que já provou ser eficiente economiza tempo em um projeto. Essa forma de diamante foi usada no projeto do F-117 e depois no B-2 justamente por sua eficiência em refletir os sinais de radar para longe dos emissores. Como diz o Nonato, não precisa reinventar a roda.

Airacobra

Cópia por cópia ta mais pra cópia do Horten Ho IX, na verdade todos são copias do alemão

Victor Filipe

Menininho grandinho em… vai ser causador de dores de cabeça

Nilton L Junior

Problema vitaminado.

Coutinho

Imagino esse drone sendo usado como plataforma lançadora de misseis, assim como os projetos F-6D Missiler e o B-1R que os americanos conceberam mas que foram cancelados.

RENAN

Será que a Rússia já domina a tecnologia de vôo em formação com drones, onde o mesmo tem a capacidade de combate automática, sem a necessidade de receber ordens dos pilotos humanos.
E apto a se sacrificar para salvar a aeronave SU57, caso necessário.

Se for algo semelhante a isto é uma bela capacidade operacional.

Gostaria que o Brasil investisse pesado para ter sua fábrica de drones via satélite.

Antoniokings

China e Rússia estão muito avançadas nas áreas de drones e inteligência artificial.
Recentemente, foi publicado que os aviões de ataque Su-25 já estão utilizando inteligência artificial no processo de definição de alvos.

Merlin

É necessário ter muito cuidado quando se refere a serviços de Inteligência Artificial. Existem muitas aplicações, que são tratadas como tal, e na verdade são Bot’s que executam tarefas de forma automatizada. Não digo que este seja o caso mas, basicamente, uma “ferramenta” só pode ser tratada como IA quando é desenvolvida para uma função e, ao longo do tempo, vai aprendendo e se adaptando ao cenário para o qual foi projetada. Esta situação não envolve só recursos. Envolve tempo, pesquisa e desenvolvimento e o principal, muito conhecimento acadêmico. Não sei se a Russia já tem algo tão estável para… Read more »

Jacinto

É verdade que sob o guarda chuva da chamada “inteligencia artificial” estão colocando qualquer coisa. Em verdade, o que a maioria das pessoas aqui considera inteligência artificial, na verdade é muito mais uma questão de engenharia de controle do que de inteligência artificial. Vôo autônomo de drones, disparo autônomo de armas, seleção automática de alvos… nada disso, a rigor, é inteligência artificial no sentido mais restrito do termo.

Raziel

Exatamente, cara. Como minha área é Engenharia Eletrônica e automação sei exatamente do que você está falando.

Antoniokings

Em qualquer área de atuação humana, chegar no topo é muito mais fácil que manter-se lá.
E é o que está ocorrendo agora.
Se não fosse assim, teríamos, até hoje, o Império Romano, o Império Mongol e outros.
E vida que segue.

Nilton L Junior

De onde vem essa análise loco que os Russos estão 25 atrás em relação a AI, vai dizer também que eles vão para o espaço em balão?

Carlos Gallani

Na outra que seja algo sem utilidade mas duvido que vá tão longe a nível de automação!

Carlos Campos

Ainda não sabemos. Porém os caças modernos ja usam inteligência artificial para diminuir i trabalho dos pilotos. Acredito que os EUA estão na vanguarda pois drones armados eles já tem monte. Asdim como os de espionagem. Que voam no espaço aereo inimigo sem precisar estsr o tempo todo guiado por um humano

sub urbano

Acho que nesse tipo de coisa todo mundo tá praticamente no mesmo nível… Nos anos 80 era diferente, a tecnologia ocidental em automação estava bem a frente devido ao pontapé inicial na tecnologia de circuitos integrados. Hoje um smartphone chinês montado em Manaus tem uma capacidade de processamento 1 milhão de vezes maior que o computador de bordo da nave Buran por exemplo.

Jacinto

A capacidade de um UCAV voar autonomamente já existe. O X-47B, o Dassault Neuron estão ai para demonstrar isso. A capacidade de identificar alvos e selecionar os prioritários também já existem – como mostra o LRASM; e a capacidade de um sistema engajar uma ameaça autonomamente, sem comando humano, também já existe – como o CIWS Phalanx. A rigor, hj existe já tecnologia para criar sistema baseados em inteligência artificial. Isso não é feito por conta o paradoxo “skynet”: armas com inteligência artificial podem escapar ao controle humano e iniciar uma guerra por acidente. Pelo menos por enquanto a tecnologia… Read more »

Bosco

Senhores,
Vocês esqueceram dos RQ-170 e RQ-180? Já estão operacionais há anos.

RENAN

Imagino um drone desse saído da base com 50 alvos pré selecionados, com a missão principal de proteger o avião tripulado, e ao se aproximar do campo de batalha realizar bilhões de cálculos escolhendo dentro do envelope dos 50 alvos quais tem maior chance de serem eliminados naquele momento. Para então atacar, e o piloto do caça podendo a qualquer momento priorizar um ou outro alvo para o drone.
Caso necessário o drone se aproxima da aeronave tripulada para atrair ameaças como mísseis e outras coisas servindo de escudo.

Jacinto

Renan, A questão da inteligência artificial é justamente a capacidade de um sistema aprender e adaptar-se sem a necessidade de comandos humanos. Um sistema com 50 alvos pre-selecionados não precisa de inteligencia artificial porque a parte da “inteligência” já foi feita por quem inseriu os 50 alvos; o melhor meio para executar isso é mero cálculo e isso computadores fazem com facilidade. Um verdadeiro desafio para AI seria simplesmente lançar o drone: ele teria de fazer a rota sozinho, otimizando-a para encontrar os alvos sozinhos, eleger os alvos prioritários sozinho e decidir, sozinho o que fazer com os alvos. Mas… Read more »

Raziel

Isso é AI, o resto é automação.

Diego

“Gostaria que o Brasil investisse pesado para ter sua fábrica de drones via satélite.”
Gostaria que tivéssemos satélites rsrs

Gustavo

A Rússia é MUITO forte na inteligencia artificial… e na IA ligada a armamentos talvez eles estejam pouco a frente do resto. Então, eu acredito que isso já é plenamente possível por lá.

Caiochelo

Ninguém está a frente dos americanos,eles sempre estão a pelo menos um passo a frente qndo no está a anos luz a frente!Até hj o f22 raptor é o melhor caça de combate aéreo desparado na frente dos caças russos e de todos os outros!

AlexByrth

Bom, vc já deve saber que os principais simuladores de combate (DCS, War Thunder, World of Airplanes, IL-2, Rise of Flight) etc. são russos, então…

Defensor da liberdade

Já joguei World of Warplanes e não tem essa de avião russo ser melhor que os outros não, meu BF-109 F dava um couro em qualquer outro avião, fosse russo, americano, japonês, britânico, etc. O negócio era saber usar a máquina mesmo. Minha média era 8 abates para cada 2 perdas.

100nick-Elã

“Quem dominar a inteligência artificial, dominará o mundo”. – Vladimir Putin

Tallguiese

Ou visse versa

Antoniokings

Chineses e russos sabem muito bem disso.
Isto posto, estão bem na dianteira deste processo.

Carlos Gallani

vc sabe que “dianteira” vai na frente né?

Antoniokings

Tem cachorro que fica correndo atrás do rabo.
O rabo está sempre na frente, mas o cão não sai do lugar.
Tipo o programa do F-35.
Roda, roda, gasta bilhões, trilhões e não sai do lugar.
Ou seja, os EUA estão gastando rios de dinheiro em um conceito de guerra aérea que logo estará ultrapassado.
E pior. Com um projeto deficiente.
Russos e chineses estão buscando outras alternativas.
Por isso estão na dianteira.

Pampapoker

Como eu gostaria de ganhar 0,005 das vendas desse projeto deficiente…

Antoniokings

Basta comprar ações da L.M.
Está ganhando rios de dinheiro do Governo americano e dos coitados dos contribuintes.

Nilton L Junior

Ora o que esta esperando? é só você querer.

JPC3

O Kings critica tanto o F-35 e só não sabe explicar porque os russos e chineses copiam.

JPC3

Fala que stealth é inútil e agora teve que mudar o discurso por causa da foto de um drone russo…..

Antoniokings

De novo?!?!?!?!
Já expliquei isso 1.000 vezes.
Russos já conseguem detectar aviões stealth, basta ver a foto do F-22.
Americanos ainda não possuem essa tecnologia de detecção. Por isso, stealth ainda são eficientes contra eles.
Sem contar outros países menores, com menos recursos, que podem ser alvos desses aviões com mais facilidade.

Victor Filipe

Ah pelo amor de deus, pare de repetir essa baboseira fica feio para você. vamos aprender também que a partir do momento em que uma aeronave intercepta outra ela pode registrar imagens em um Sensor FLIR e isso não vai dizer nada. Sensores FLIR são sistemas secundários de curto alcance que tem sua efetividade abalada pela condição climática. ou seja tem que estar bem perto. se um F-5 tiver sensor FLIR e colar em um F-22 ele pode registrar imagens do F-22, mas isso não quer dizer que ele é capaz de abater o F-22 a qualquer distancia ou quando… Read more »

JPC3

A foto é visual por isso o argumento não serve.

Não adianta repetir e repetir asneiras, não é possível um blog inteiro fazendo piada com seus comentários e você não pare para refletir um segundo cara.

Foto é uma coisa radar é outra.

E já te explicaram diversas vezes que os americanos possuem as mesmas tecnologias inclusive em aeronaves.

Jacinto

Até porque os radares que detectam os caças stealth em virtude do efeito da ressonância são os que operam na Banda L ou UHF. São frequências de radar que são utilizadas em radares de busca desde a 2ª Guerra por conta de sua sensibilidade – embora impreciso para efeitos de direção de tiro. Aqui no Brasil usamos a Banda-L no controle de tráfego aéreo e salvo engano meu quem fornecia os radares em Banda-L era Omnisys cuja sede fica em São Bernardo do Campo. (Talvez o mais correto seria dizer que a sede fica em Paris)…

JPC3

E o erro é meu, que não consigo ser tolerante com desonestidade por causa de ideologia.

Felipe Morais

Dianteira = “o ponto mais à frente, a vanguarda, o primeiro lugar”.

Por que estão na dianteira? No ocidente não há nada similar ou superior? Se possível tecnicamente (o que duvido muito), nos explique aí em que aspectos China e Rússia estão “na dianteira deste processo”?

jagderband#44

Não faça pergunta difícil. Dá tela azul.

Chris

Acho que ele andou assistindo muito filme americano…

Pedro

Sabiam que o satelite iria fotografar e fizeram questão disso.

Gilmar

Certamente pedro.
Essas aeronaves nessa disposição e ainda com o armamento bem visíveis, foram colocados aí para serem vistos por todos os satélites espiões do Ocidente.
Essa imagem permite fazer uma comparação bem precisa do tamanho do drone com relação às outras aeronaves.
O bicho é realmente imponente.

Raziel

Um plágio do design do B-2 Spirit. Só isso já demonstra quem está ditando o jogo. Americanos são cínicos e por isso continuam sendo a potência mais influente do planeta. Tudo o que os outros tentam é superá-los.

Felipe

E o B-2 é um design original por acaso? Não seria plagio do Horten HO 229 nazista?

Bosco

Felipe,
O conceito de asa voadora é mais antigo que o HO 229. Mas fique a vontade em não pesquisar e continuar com seus “pré-conceitos”.

Pedro

Se vc olhar o F-15 de cima ele é muito parecido com o Mig-25. E ai, plagio americano? Problemas semelhantes podem dar respostas semelhantes. E outra, esse UAV russo lembra muito mais o Me-163 Komet que o B-2.

Joli le Chat

Drones de combate poderiam manobrar a uns 15g sem problemas? Afinal, não tem piloto para limitar as acelerações…

BILL27

nem sempre a limitação de g se resume ao piloto e sim a resistencia da aeronave

Carlos Campos

Defendo o Brasil desenvolver um drone furtivo com tecnologia do gripen. MB e EB e Fab ganhariam muito. O custo de comprar um navio é maior wue um drone. Eke percorre mais espaço. Eke da uma capacidade oth enorme. Para a FABseriam um complemento enorme. Parabéns aos russos.

Meireles

Acho que esse drone está incluído no pacote dos 36 caças secretamente, por que na entrevista os pilotos brasileiros falaram em ter uma noção situacional da área de combate onde está o inimigo antes de chegarem ao local de combate, o drone voa na frente e faz todo o reconhecimento da área de combate e passa pros pilotos, também acho que esse foi um dos fatores essenciais na decisão da escolha do FX2, esse foi o grande trunfo da SAAB pra vencer a forte concorrência.

Felipe Morais

kkkkkkk quem dera Meireles.

Mas isso não existe. O Neuron ainda é uma aeronave experimental e tenha certeza que se o Brasil entrasse no seleto rol de participantes do projeto, o custo do FX2 iria lá pro céu. Especialmente em um projeto liderado por franceses.

Essa questão da noção situacional provavelmente se referia a uma operação junto a Awacs ou ao próprio radar do gripen ou a integração com outros meios já operacionais.

Andre

Tinham que colocar a opção dar gargalhadas além de positivo e negativo.

kkkkkkkkk

Munhoz

Parece mais fácil fazer o drone do que o bombardeiro, tanto os europeus quanto os russos construíram drones stealth antes mesmo de lançar um projeto de bombardeiro ?

Carlos Campos

Galante qual seria esse avião o Neuron?

Carlos Gallani

“O Brasil não comporta um evento deste porte!”

sub urbano

Para isso o Proletariado precisa tomar o poder e fazer do Brasil um país de todos.

Marcelo Mariano,

Vixe Maria ! Enquanto eu besta estava aqui distraído lendo a Trilogia, o SUB descobriu que o PROLETARIADO tomou o poder em algum país por aí e fez dele um país de todos !!! Que país é esse mesmo ? Pergunto porque isso é um caso absolutamente único na História !!! KKKKKK

Felipe Morais

kkkkkkkkk Como bem disse o Medina…”que onda”.

JPC3

“””Para isso o Proletariado precisa tomar o poder e fazer do Brasil um país de todos.”””

Sim, todos pobres…

MIlton dos Santos

Está de sacanagem?

Corcel

Parece que a capacidade de armas desse drone não é tão grande,pode ser que os russos não devem usa-lo pra um ataque convencional.

Виктор из России

O vôo espacial do Buran ocorreu em 15 de novembro de 1988. O veículo de lançamento de energia, lançado a partir do local 110 do cosmódromo de Baikonur, colocou o navio em órbita próxima da Terra. O vôo durou 205 minutos, período durante o qual o navio fez duas órbitas ao redor da Terra, após o que pousou no aeródromo Jubilee do Cosmódromo de Baikonur.
O voo teve lugar no modo automático, utilizando um computador de bordo e software de bordo.
Foi quando a Rússia aprendeu a lançar drones.

Andre vedoze

“colocou o navio em órbita próxima da Terra”????? Ah esses russos

Eduardo dos Anjos

Só vc não entendeu que trata-se de um russo que usou um translate para poder se comunicar conosco…

Виктор из России

Assim é. obrigada)

MCX

Mig-29, Su-34, Su-35, Su-57 e Okhotnik-B com seus possíveis armamentos todos alinhados, ou é muita coincidência ou os russos estavam gravando propaganda para sua força aérea. Kkkkkkk

Munhoz

Que briga vai ser !

Uns vão falar que presta outros que a Rússia tá na frente !

Agora o que interessa é quem tirou a foto ?

Ao que parece é a princípio uma propaganda ou uma base de teste devido a variedade de aviões.

João Ramos

Se trata de uma base onde são realizados testes em aeronaves

JPC3

Certamente, se for desenvolvido até o final, será uma boa plataforma, possivelmente com algumas surpresas para os ocidentais. Porém, por enquanto, só se tem algumas fotos, não dá para concluir muito.

Antunes 1980

Fico imaginando se a Rússia de hoje tivesse a verba da antiga união soviética.
Daria uma dor de cabeça danada no ocidente.
Sobre a atuação conjunta de drones armados, acredito que nenhum país europeu ainda tenha colocado isto em prática.
O drone russo é stealth?

Evgeniy (RF).

É “invisível”.

Arariboia

Provavelmente foi nós dias/semana que Putin estava fazem uma visita as fabricas e centros de teste das forcas russas. Aparentemente estão os SU-30SM*,SU-34*,SU-35 e MIG-29KUB com suas armados com novas capacidades e armas.
Esses dois estão pra terem suas novas versões apresentadas esse ano.

ScudB

Exato.
14 de Maio , Akhtubinsk , 929o Centro Estatal de Voos e Testes. Transferido de Zhukovskij.

Evgeniy (RF).

Esquema depreciado. Há mais recentes, do mesmo autor (embora todos esses esquemas sejam amadores):
https://s8.uploads.ru/t/9y0tV.jpg

Evgeniy (RF).

Aqui está outra foto de satélite de lá:
comment image

Evgeniy (RF).

Eu adicionarei de mim mesmo. Na Rússia, o desenvolvimento do seu “Predetor” analógico, chamado “Orion”, está sendo completado. Segundo rumores, já é usado na Síria, inclusive para greves contra posições militantes.

https://youtu.be/D923vB3127k

Evgeniy (RF).

E aparelho ainda maior “Altair \ Altius”:
https://youtu.be/7W3mS3KE9hY

Jorge Dias

Eu já acho que tudo é uma grande propaganda ,para que seus países aliados encomendem e façam uma grande compra.em caso de uma guerra com os EUA eles só usariam mísseis e a primeira coisa a ser destruída seriam os satélites

elton

Será que a operação conjunta de drone/caça tem como um dos objetivos avaliar a plena substituição do segundo pelo primeiro, na função primordial de superioridade aérea? Ou seja, com a tecnologia atual o que seria melhor? Piloto em campo ou piloto remoto neste tipo de missão?

Fred

Interessante todo o debate sobre inteligência artificial e suas utilizações no campo bélico. Vou só lembrar uma coisa, inconvenientemente. Sistemas baseados em IA e a própria informática não existiriam sem o campo da FILOSOFIA lógica formal. De Aristóteles pra cá a coisa avançou muito e segue avançando teoricamente. A lógica para consistente está aí pra dar “ferramentas lógicas” para a IA. ÓBVIO, que a lógica matemática, e os programadores de software sabem da importância da filosofia pro seu campo de trabalho. Só quem não sabe do valor da filosofia é este governo cretino. Que chama astrólogo de filósofo e cancela… Read more »

Vinicius Momesso

Me desculpe, mas com apenas U$$46 bi, não se faz isso somado ao mesmo tempo que se trava uma guerra que consome muitos recursos com é a da Síria. Acredito que muito mais dinheiro é investido por “debaixo dos panos”. Qualquer país com esse orçamento, “quebraria” em pouco tempo.

Marquês de São Vicente

Parabéns aos russos, pois, mesmo sendo notório o estado de sucateamento de parte de suas forças ainda encontram disposição (e recursos) na árdua tentativa de se manterem relevantes. Heróico.

TJLopes

Ué, mas, segundo os entendidos anti-ocidente, stealth não é coisa do passado?

Coutinho

É que segundo eles, os Russos e Chineses tem radares capazes de localizar os aviões stealth ocidentais, mas o Ocidente não tem essa capacidade.

Rafa_Positronn

P…

e olhe que o PAK FA é enorme

então a capacidade de carga deste drone deve ser respeitável viu

só posso dar os parabens aos russos

espero para ver dados mais concretos

Negrão

Já houve vários casos de se deixarem “maquetes” nas bases para criar falsas impressões, o que ou quem nos garante que não é mais um caso?

Thiipe

Eu acho bem chato, o fato de que parte dos participantes do fórum debatem mais idelogia (Pró EUA x Pró Rússia) do que a matéria do post. Não que a discussão de F-22 vs Su-57 não seja vantajosa (além de divertida), porque é, além de ser um dos intuitos do portal. Mas extremismo é ruim para ambos os lados, e está cada vez mais difícil filtra-los nos comentários. Voltando ao assunto do post, achei bem interessante a combinação de caça furtivo + drone de combate, hoje os EUA não possuem um projeto do tipo, não pelo menos nesta escala, correto?… Read more »