Caças F-22 dos EUA interceptaram seis aviões militares russos na costa do Alasca na segunda-feira (21/05), informou o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte.

As aeronaves russas permaneceram no espaço aéreo internacional e não houve incidentes. No primeiro momento, dois caças F-22 interceptaram dois bombardeiros Tupolev Tu-95.

Mais tarde, dois outros caças F-22 interceptaram mais dois Tu-95 e dois caças Su-35. Um avião de alerta aéreo antecipado (AEW) E-3 dos EUA também estava na área de monitoramento do espaço aéreo.

“Em nenhum momento as aeronaves entraram no espaço aéreo soberano dos Estados Unidos ou do Canadá”, informou o NORAD em um comunicado.

O Ministério da Defesa da Rússia confirmou o incidente em um tuíte, dizendo que os bombardeiros Tu-95 “realizaram missões agendadas sobre as águas neutras dos mares de Chukotka, Bering e Okhotsk, bem como ao longo da costa oeste do Alasca e da costa norte do Ilhas Aleutas.

Em certas etapas da rota, as aeronaves russas eram escoltadas por jatos de combate F-22 da USAF. O tempo total de voo excedeu 12 horas.”

Subscribe
Notify of
guest

84 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Apenas patrulhamento de rotina.

M.@.K

Concordo em partes com você. Acho que não é nenhum patrulhamento de ROTINA e sim um teste de aferição da resposta de prontidão do alerta aéreo dos EUA. É o velho jogo de gato e rato.

Chris

Os russos (E hoje, os chineses) vivem aprontando dessas… Para testar o tempo de resposta das defesas “inimigas” !

Japão já até cansou de por seus caças no ar.

E os americanos, provavelmente, quiseram dar uma bela resposta, enviando logo os F-22 !

Munhoz

Os F 22 fazem são os caças que fazem a interceptação naquela aérea, foi o F 22 porque tinha quer ser, não tem um motivo especial !

Chris

A presença dos F-22 la, ja é especial… Falamos de Russia ! E tbem existem F-16 por la… Bem mais baratos de operar, não ?

Chris

Esses encontros aconteceram por 2 dias seguidos (20 e 21). No 2o dia, alem dos 4 F-22… Os EUA mandaram até o E-3 e KC-135 para reabastecimento.

DENYS

Com avião Pré-história. PIB da Califórnia é maior da Rússia.

Ricardo

Você parou em 1990

José

Pelo visto e pelo dito quem parou foi vc!
Os maiores pibs:USA,China,Japão,Alemanha,e se fosse um país a Califórnia.

André Macedo

Nossa, o PIB diz muito, o Brasil por exemplo tem um dos maiores PIBs do mundo e é um paraíso e potência militar, que inveja daquele país!

Fernando Turatti

Na verdade, diz muito sim. Em geral os países com melhores forças armadas são os com os maiores PIBs, contudo, existem outros fatores importantes onde a California isoladamente também levaria vantagem, uma vez que seu pib Per Capita é absurdamente alto e problemas sociais bem pequenos se comparados com a Russia, por exemplo. “ah mas o Brasil….” o Brasil é um país POBRE, tal como a Rússia, a diferença é que aqui jogamos dinheiro fora de maneiras menos produtivas até do que investimento militar. A Rússia se aproveita e consegue manter seu nível militar graças a dois fatores primordiais: 1-… Read more »

Brunow Basillio

“A Rússia tira dos setores vitais para população” Então como se explica que lá o numero de assassinatos é dez vezes menos do que aqui ? Por que a educação lá está bem a frente da nossa? Por que lá tem dez vezes mais médicos em grupo de 100 mil/h do que aqui ? Por que lá o IDH é maior do que aqui? Por que lá o desemprego fica em torno de 3,6% etc… Parece que não estão tirando tanto assim da população, é só vc dar uma olhada quanto emprega o setor de defesa russo, vai ver que… Read more »

Lucas

De q adianta pib se a Rússia com um míssel hipertônico ( q os EUA já disseram não ter como derrubar ) acabaria com a Califórnia inteira kkkkkk

José

Diz sim,vc é que não sabe!
Se vc não sabe,o pib é a riqueza produzida pela nação.
Sem riqueza,recursos não pode haver o desenvolvimento, porém se alguém é rico e emprega mal ou desperdiça os recursos/riqueza,é outra história.Para ter forças armadas, bem armadas e infra estrutura é necessário recursos e a sua aplicação judiciosa.
Moral da história:pode-se ter riqueza e ser atrasado,porém não pode ser desenvolvido sem recursos/riquezas!

Antonio Palhares

José.
O que conta aí é a capacidade de Estados Unidos e Russia se destruírem mutuamente em caso de guerra entre os dois. Resumindo, a capacidade que ambos tem de mandar o outro para o saco.

Munhoz

Denys, o PIB Russo nominal é pequeno no entanto por paridade de poder de compra é quase do tamanho da Alemanha ! O gasto militar russo também tem que ser avaliado mais profundamente, os 60 bilhões que dizem gastar é somente para a manutenção e aquisição enquanto nos outros países inclui salario e custeio, como nos EUA, Alemanha, França, Brasil etc Os equipamentos também são exportados em dólar mas são comprados pelo governo russo em rublo a um preço quase de custo, sendo assim o gasto militar russo por paridade de poder de compra seria equivalente a uns 160 bilhões… Read more »

Evgeniy (RF).

“Porque vc acha que os países europeus e os EUA estão preocupados ?”

Porque não é necessário provocar. E não fique preocupado. E ao mesmo tempo ainda tem analistas e diplomatas normais.

Aladaf

Achei curioso o comentario. Por paridade e poder de compra o PiB Brasileiro tb eh quase do tamanho do da Alemanha. Qual a relacao disso com a discussao dos gastos com defesa? A Russia eh uma pais irrelevante do ponto de vista economico tal qual o Brasil. So tem alguma influencia geopolitica porque eh uma potencia nuclear e eh muito desenvolvida tecnicamente no setor de defesa. Como economia nao significa nada e nao manda nada. Como diria alguem, se fosse um executivo numa empresa nem delegacao para definir a marca de cafe teria.

Munhoz

Os B 52 também são antigos !

Fabio Jeffer

Eu imagino que esses encontros servem para aumentar a biblioteca eletrônica de csda um dos lados

JPC3

Até certo ponto, eles evitam usar certas capacidades eletrônicas que ficam reservadas apenas para situações de guerra real.

Victor Filipe

prova disso é os F-22 sempre aparecerem com os tanques de combustíveis subalares oque aumenta e muito o RCS deles.

Marcos R.

Notando que os F22 não estão em configuração totalmente discreta, usando grandes tanques auxiliares para aumentar sua visibilidade radar.

Brunow Basillio

Os “grandes tanques” não é para aumentar a visibilidade radar, mas o alcance mesmo…..

Salim

No caso, serve para os dois, aumentar RCS e autonomia. Valido pra treinar pilotos.
Em caso real muda quase tudo, do perfil vôo Russo a abordagem caças Americanos.

Marcos R.

Se fosse em combate eles seriam ejetados antes da aproximação.

Doug385

Alijados. Notar que são tanques supersônicos. Provável que a aeronave tenha chegado à área aproveitando-se de sua capacidade de cruzeiro supersônico.

Victor Filipe

Nossa senhora os F-22 devem ter tirado fotos. Com certeza agora está provado que os F-22 derrubam os Su-35 e Tu-95 com a mão amarrada nas costas (segundo a lógica distorcida dos nossos amigos vermelhos)

Cristiano de Aquino Campos

Essas interceptações sempre aconteceram e sempre vão acontecer de ambos os lados. Não signifiva que só ocorreram porque era o F-22.

Victor Filipe

Tu não entendeu oque eu quis dizer. kkkkkkk tudo bem, o pessoal vai pegar.

Antoniokings

Quando os radares russos detectaram o F-22 na Síria, mandaram o Su-35 interceptar.
Quando os radares americanos detectaram o Su-35 no Alasca, mandaram o F-22 interceptar.
Tudo normal.

JPC3

E você tem um link confiável para mostrar que os F-22 foram rastreados por um radar russo e depois interceptados pelos sukhois???

Porque na matéria que saiu aqui os Sukhois só chegaram depois do F-22 ter feito contato visual com outras aeronaves russas.

José

E aquela¨estoria¨:os russos mentem e acreditam em suas mentiras.A claque vermelhinha submissa espalham a mentira.

JPC3

Aqui não fala em Su-35 mas fala que os F-22 se aproximaram a menos de 2 milhas dos Su-30 sem serem detectados. Nem por AWACS, S-400 ou Su-35.

https://drive.google.com/file/d/18shc1ncUFg-PTxt6tgDGDHT3Cd7O81ty/view?fbclid=IwAR2dsG77CwdTvJb4cIroSi4AyAr32gsIxSJXBiKDVeiOR3vly_0HUs1pMrs

Marcos R.

Os F22 que estavam em modo discreto, só liberando flares ao redor de aviões russos(ironic mode on).

Chris

Antonio… O Victor mandou um recado pra vc, presta bem atenção…

Kemen

Sinceramente, não entendi, desculpe minha ignorância. Quem derrubou quem no espaço aéreo livre?

Mosczynski

Texto interessante a respeito do F-22 e uma pequena indicação que os EUA não arrasam o Irã porque não querem:

https://nationalinterest.org/blog/buzz/we-now-know-f-22-raptor-flew-under-iranian-air-force-f-4-phantom-59522

Brunow Basillio

Tu-95 o urso velho, se não me engano ele detém o recorde da aeronave que mais permaneceu no ar, parece que o tempo foi superior a 45 horas…

Brunow Basillio

Pelo que li aqui não é de um Vesna, mas de um avião solar Suíço, Pouco mais de quatro dias…

Confundir sobre o tipo de recorde dos Ursos..
“Em julho de 2010, dois bombardeiros estratégicos russos Tu-95MS estabeleceram um recorde mundial de voo sem escala para uma aeronave da classe, quando passaram mais de 43 horas no ar. Os bombardeiros voaram pelos oceanos Atlântico, Ártico e Pacífico e pelo Mar do Japão, cobrindo um total de mais de 30.000 km com quatro reabastecimentos em pleno ar. “

MadMax666

Cessna 172 fazendo propaganda do Hacienda Hotel, 64 dias e uns quebrados no ar. Esta no saguao do McCarran Airport em Las Vegas

Jacinto

Com um desses (Cessna 172) um filandês foi da Finlândia até a Praça Vermelha em Moscou sem ser interceptado…

Antoniokings

Com essa lição, os russos ficaram bem mais espertos.
Agora, detectam tudo.
Até F-22.

Rui Chapéu

Pergunta:

Esses motores do Tu-95 tem manutenção pior ou melhor do que um de um B-52 por exemplo?

E esses motores são da mesma época da fabricação dos Tu-95 ou já são motores mais novos?

Nilton L Junior

Segundo a Beriev empresa que moderniza os TU-95MS, o pacote de atualização contempla motores, aviônicos e hardpoints para mísseis KH-101

Marcelo Andrade

São os turbohélices mais potentes já construídos. O TU-95 chega na mesma velocidade do B-52 que é propulsado por 8 motores, 900 km/h. Acho fantásticas!!!

Flamenguista

A Rússia utiliza essa tática para, entre outras coisas, cronometrar o tempo de reação da força aérea americana. Realmente eu não sei se esses encontros são úteis para as aeronaves se “escutarem” umas as outras.

Antunes 1980

Como ocorre diariamente na Síria, os F-22 chegam sem serem detectados.
O susto que os russos devem passar, é hilário.

Antoniokings

Dizem que o piloto do SU-35 que interceptou o F-22 quase morreu de rir.
E o piloto do F-22 quase morreu de verdade.

Chris

Caro Antonio… Pq o governo russo entao está comprando mais SU-57… Se o stealth ja era… Como vc sugere?

Alias… Se o SU-57 é tão bom… Pq os turcos fingiram que nem viram a proposta russa, e tão implorando pelos F-35 ?

Vinicius Momesso

Até agora a única foto disponível e justamento do HUD de um Su-35 travando um F-22. Manda aí uma foto do contrário.

Ricardo Bigliazzi

Vinicius, você omite parte da historia… esse mesmo F-22 quebrou toda a doutrina, ao se aproximar brincando furtivamente de um SU-34 e tirar um sarrinho dos assustados russos, só depois disso os SU-35 se aperceberam do que aconteceu e encaudaram o F-22. Uma coisa que ninguém contou é o esporro que esses caras do SU-35 devem ter tomado porque foram incapazes de ver o F-22 chegando. Na vida real o SU-34 estaria no chão e o F-22 com uma marca de abate registrada em sua fuselagem. A bem da verdade, se fosse vida real, o Su-34 estaria no chão e… Read more »

Antoniokings

Essa é a versão hollywoodiana do fato, né?

Chris

Que isso… Os americanos adoram gastar bilhões em aviões de mentira !

Ja imaginou ? Uma USAF cheia deles ?

Eles nem iam se certificar se o S-400 realmente os detectam ! Imagina…

E são tão bons… Que ainda enganam todos os outros países que estão comprando o avião.

Certa é a Russia… Que não consegue vender seu “stealth” pra ninguém !

Antoniokings

Americanos são mestres no quesito ‘expectativa x realidade’.

O maior exemplo foi a Guerra do Vietnã.
Expectativa: Maior força aérea do Mundo. Milhares de hiper-mega-blaster aviões.
Realidade: Milhares de aviões abatidos e guerra perdida.

No caso de um conflito com Rússia ou China, não preciso dizer qual seria o resultado, né?

Ricardo Bigliazzi

A versão dos Russos é qual? Verdadeira??? Menos Kings… menos!

José

Não perca o seu tempo desmistificando os mitos vermelho,pois o seu alto grau de bloqueio mental não permite isso,eles são refratários à verdade que não lhes interessam,é como explicar para um pombo!
As aeronaves F-35 de Israel,já entraram na Síria e não foram detectadas pelos sistemas de defesa sírio e russo.

Antoniokings

Claro que ninguém viu.
Nem você.
Afinal, são invisíveis.

Chris

Se fosse vida real… O F-22 nem chegaria perto deles e a única notícia que se teria é que os russos desapareceram do mapa.

Nilton L Junior

Não faz assim que os manos se dessesperam.

Victor Filipe

Primeiro você tem que aprender a diferença entre uma foto tirada do HUD e outra tirada do sensor FLIR. são duas coisas distintas. Segundo vamos aprender também que a partir do momento em que uma aeronave intercepta outra ela pode registrar imagens em um Sensor FLIR e isso não vai dizer nada. Sensores FLIR são sistemas secundários de curto alcance que tem sua efetividade abalada pela condição climática. ou seja tem que estar bem perto. se um F-5 tiver sensor FLIR e colar em um F-22 ele pode registrar imagens do F-22, mas isso não quer dizer que ele é… Read more »

Rafael

Não acho!! já teve ocorrências de os SU-35 botarem os F-22 para correrem ou em outro caso, quando os SU -57 estavam lá eles darem um susto nos F-22. Tudo é jogo de desinformação…

Victor Filipe

Nunca vi nenhuma noticia de encontro entre Su-57 e F-22

Nilton L Junior

Esse ministério Russo esta muito nutella com esse post de incidente para uma situação normal de patrulha dos TUSU.
Faltou a foto do SU-35 … vai ver estava atras do F-22.

Chris

Ha fotos que mostram os SU-35 tbem

Curioso

Acho que os Russos não devem ter se assustado tanto assim com a interceptação. Já era de se esperar, tendo em vista que, estavam voando próximo terreno do Tio Sam em aeronaves nem um pouco discretas. Essas faíscas desses encontros são propositais para tentar projetar poder, intimidar, desestabilizar, etc. Para que mais os caras atravessam oceano? Não é só para dar uma volta e admirar a paisagem, ainda mais em bombardeiros. Ambos os lados sabem que este tipo de coisa não dá em nada, alem de bate papo via radio. Eles fazem isso um com o outro, simplesmente porque podem.… Read more »

TeoB

Sinceramente chega a ser chato esse clubismo! parece o grupe de whatsapp do meu futebol de quarta-feira…
gostava mais quando se discutia as capacidades técnicas, as táticas, a pintura mias bonita, o avião mais feio, curiosidades, contexto histórico e geo policito das situações. enfim, esse negocio de o meu lado é melhor já encheu.

Sergio Cozini

Concordo, mas o F-22 é superior… rs….

Maurício Vaz

Concordo, mas o F-22 é liinduu s2

Guina

É cada um querendo puxar sardinha para a própria brasa. Parecem crianças mas são marmanjos de cara barbada fazendo isso. Engraçado, porque na hora de dizer que “essa geração está um lixo”, estufam o peito, mas se perguntar quem criou essa geração, dá pra entender bem as causas.

Rogério Loureiro

Falou tudo.

Kemen

Esses vôos são feitos para mapear o alcance e atualizar a localização aproximada dos radares terrestres, bem como estimativas do tempo de reação, ambos fazem isso, os russos e os norte americanos, a OTAN no cenário europeu também faz e os russos também.

Alexandre

Creio que em outra circunstância, o f22 estaria tendo muito trabalho em localizar misseis cruises com pouca assinatura radar lancados pelos tupoleves que já estariam em rota de retorno a muito tempo e os su 35 estariam muito mais preocupados com a aviação da Inglaterra!

Chris

F-22 virou avião radar agora ?

Inglaterra ? Erraram feio de endereço entao.

PauloSollo

Absolutamente emblemática a foto com o Mastodontski e o Raptor. A pré-história e a mais avançada modernidade da aviação militar lado a lado.

Marcelo

e os B-52 são o que? Brontossauros? se a manutenção estiver em dia e bem feita funcionam como se estivessem novos, comentário fraco.

PACRF

Não dá para negar que esse TU-95 é muito esquisito.

Flanker

Segundo o MD russo, a missão excedeu as 12 horas de duração….Tu-95 voa mais que esse tempo, se precisar, mas e os Su-35? Ou não escoltaram os Tu-95 todo o tempo? Se escoltaram todo o tempo, cadê o avião reabastecedor?

nonato

Está confuso porque primeiro o Alaska fica muito próximo da Rússia.
Não se sabe por onde os outros voaram 12 h. Se dentro da Rússia, se fora, se antes ou depois desse encontro.
Só sabemos desse encontro.
Se foi patrulhamento onde seria?
No oceano Pacífico?

Walfrido Strobel

Como o Alaska está a 100 km da Rússia nada mais natural que ocorram estes encontros.

Giovani

O F-22 eh lindo, design limpo, imponente.

Rene Dos Reis

Bela foto, da pra imaginar as rajadas de cliques de ambos os lados.

Carlos Eduardo Broglio Gasperin

Será que seria mais barato desenvolver uma versão de ataque ou mesmo multifunção do F-22 ao invés de um projeto novo como o F-35?

Marcelo Andrade

Museu de novidades! Quem tem a coleção “Aviões de Guerra” vai ver um monte de fotos iguais a esta, só muda o avião interceptador, que na época eram F-4 Phantom e F-15A!