Cientistas chineses criaram um avião hipersônico que atinge velocidades de 6 mil km/h, cinco vezes mais rápido do que a velocidade do som. A aeronave é capaz de atravessar o mundo em três horas.

Os pesquisadores da Academia de Ciências da China, liderados pelo cientista Cui Kai, dizem que o avião em questão vai de Beijing até Nova York em duas horas, enquanto aviões convencionais demoram até 14 horas para isso.

Chamado I-plane, o avião é um modelo biplano parecido com aeronaves usadas durante a Primeira Guerra Mundial. Ele conta com duas camadas de asas que reduzem turbulência e cria mais sustentação. Ele também consegue transportar mais carga do que outras aeronaves hipersônicas.

Os pesquisadores publicaram um artigo na revista científica Physics, Mechanics and Astronomy com alguns detalhes sobre a aeronave. Em um teste feito em um túnel de vento, uma versão reduzida do avião atingiu 8,6 mil km/h de velocidade.

O I-plane não é o primeiro projeto de avião hipersônico. A empresa aeronáutica Boeing também está desenvolvendo um avião com as mesmas características que seria capaz de ir do Brasil ao Japão em três horas. Por enquanto, não há previsão para a aeronave ser usada na aviação comercial.

FONTE:Olhar Digital /COLABOROU: Marcelo P

Subscribe
Notify of
guest

88 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Costa

No dia que esse desejo se tornar realidade e fizer o voo inaugural eu comento por enquanto e tufo muito conceitual apenas

Tutti Fonseca

Adoro as reportagens sobre o assunto. Gostaria, no entanto, que viessem com mais detalhes. Tipo: como está sendo construído, material usado, quando fizer o vôo por onde passará. Sei que alguns detalhes não podem ser liberados, mas que se aproximasse, já seria legal.

WVJ

Falei uns meses atrás e ratifico: China passou pra outro estágio onde não fica mais escondendo seu desenvolvimento. Agora vão fazer questão de mostrar tudo que fizerem, mesmo que ainda tenham nada de concreto, vão mostrar como parte de sua politica de mostrar todos os músculos, primeira forma de dissuasão, e, principalmente, impressionar países periféricos.

JPC3

“””Cientistas chineses criaram um avião hipersônico que atinge velocidades de 6 mil km/h,”””

Criaram?

Brunow Basillio

Li esta matéria em outro site , e estava o mesmo título..
“Pensei, caramba criaram algo tão evolutivo e ninguém ficou sabendo kkkk”

Brunow Basillio

Mas em matéria de China isso não é impossível, eles tem os dois itens mais importante para se “criar” ( ou copiar) dinheiro e vontade … Hoje estava vendo uma matéria numa mídia asiática , sobre o estaleiro de Dalian , ( aonde esta sendo construído o próximo PA chinês) falava da capacidade que este estaleiro adquiriu nos últimos anos , e mostrava 4 Type 52D sendo construída ao mesmo tempo , só que a capacidade não é só quatro mas sim dez unidades , já pensou um estaleiro que pode construir dez destróiers de 7,5 TN ao mesmo tempo… Read more »

AfterBurner

Se você buscar pelo paper de onde surgiu essa “notícia” vai ver que o negócio é um conceito. Não tem nada criado.

Matheus

Triste ver o que se tornou o que era o principal blog de aviação brasileiro….

smichtt

Desculpe Matheus, mas não entendi o que você quis dizer. Dado o fato de apenas dois comentários terem sido postados antes do seu nesta matéria, você acha que as matérias que os editores nos brindam baixaram de nível? Ou talvez seriam os comentários que estão num nível, digamos, mais “low”? Não interprete como crítica; fiquei curioso para saber o que pensa. Eu, como leigo, gosto da política dos editores em oferecer o dia-a-dia da aviação militar em seus aspectos eminentemente técnicos e eventualmente colocando alguma reportagem mais propriamente política ( o que é inevitável, dado o caráter do assunto), mas… Read more »

Cronauer

Fé na China pessoal!!!!
e não vamos esquecer de alimentar o dragão!!!!

Oráculo

Não conseguem nem criar turbinas decentes para seus caças, tendo que comprar as mesmas da Russia, e vem com papo de Pequin-NY em duas horas.

Esses Chinas estão andando muito com os Russos.
É cada forçada na amizade…

Pangloss

Devem ter contratado o pessoal do marketing do regime iraniano.

Marcelo Bardo

Boa! kkkkkkkkkkk

William Munny

Oráculo, os chinas “não conseguem nem criar turbinas decentes para seus caças” mas já estão mandando foguetes ao espaço e talvez até pra lua. Queria eu que o Brasil estivesse nessa “pindaíba”… kkkkk

Johnny Walker

Devo lembrá-lo que os americanos somente conseguiram criar sua turbina a partir da tecnologia e cientistas alemãs.

Bruno Rocha

Lendas da Segunda Guerra, igual ao “avião stealth” nazistas.

Quatzy

JPC3 24 de dezembro de 2018 at 12:29>>>>>>,
Criaram em nível de pesquisa e desenvolvimento. ” Em um teste feito em um túnel de vento, uma versão reduzida do avião atingiu 8,6 mil km/h de velocidade”. O próximo passo é criar protótipos, motor e avançar nas pesquisas.
Tudo é questão de interpretação de texto..
Parece que pessoal tem ciúmes quando a notícia de desenvolvimento tecnológico é de origem da China ou da Rússia.

JPC3

Criar um modelo de túnel de vento é muito diferente de criar uma aeronave ou mesmo um protótipo.

Escrevi “”criaram?” porque pode demorar uns 15 ou 20 anos para uma aeronave conseguir cruzar o planeta em poucas horas como diz o texto. Isso ser for viável economicamente.

Ainda não criaram nada além de um modelo de testes. Pelo pouco que diz a matéria criaram tanto quanto os russos, americanos e europeus.

JPC3

Diversas revistas lançavam matérias iguais à essa na década de 1990, a diferença é que no lugar de chineses eram americanos e europeus.

Hoje, depois de 20 anos, ainda não vimos nada.

Dodo

Justamente, a diferença é que a 20 anos eram americanos e europeus….. hoje temos a China, a mesma que constrói em 10 anos 100 navios de guerra e que planeja lançar uma missão tripulada a lua em até 5 anos

JPC3

Para lua os EUA já foram há décadas e nem por isso tem aeronaves hipersônicas.

Também, ter dinheiro para fazer 10 navios por ano não significa que ultrapassaram a Boeing e a Airbus em tecnologia aeronáutica.

Por enquanto é só um modelo.

Até não duvido que consigam criar este avião, mas pode demorar 20 ou 30 anos para se tornar operacional.

No momento eles ainda não competem com a Boeing nem em aviões convencionais.

Diogo araujo

eu digitei sputinik?

Carlos Campos

Bom os EUA já tem aeronaves assim, o Brasil tá patinando com o 14-X.

Dodo

Que aeronaves assi. os eua( ou qualquer pais atualmente) tem ? Só existem aviões conceitos e modelos.

Carlos Campos

NASA X-43 pelo que sei é o mais antigo, atualmente os EUA estão na dianteira do voo hipersônico, ninguém domina a tecnologia totalmente. nada impede que outro país o superem

BENJAMIM MENDES JUNIOR

Eles não criaram nada. Tudo é apenas conceito e o teste em túnel de vento no máximo prova que um objeto maciço com a forma descrita aguentou essa velocidade, mas em escala real ele não sera maciço reduzindo sua resistência, não poderá decolar e acelerar até atingir essa velocidade e mesmo que o fizessem como resfriar a nave para que suas partes esternas não derretam com temperaturas que passam facilmente de 400 graus?

ALDO GHISOLFI

Matheus:
Não entendi teu comentário.
Sempre existe a possibilidade de usares a porta da casa, aberta para tua serventia, penso eu.
Digo isso pq para mim o blog continua sendo o mehor de todos e, honestamente, não gostei do que postastes. Enfim…

Bispo

Penso que para “viajar” a mach 4 por 02 horas e não derreter um avião teria que estar a uns 40km de altura… quem sabe em 2040.

Bispo

Avião Hipersônico Chinês sobrevoando o Ceará. https://youtu.be/OLeMl5Irgj4

Guizmo

I-plane? ?

Alfredo RCS

Tomara que nao solte pecinhas em velocidades hipersonicas…

José Carlos David

Nos anos 40 esses aviões já existiam…nas revistas em quadrinhos!

Cabeça Fraca

“Na luta pelo progresso, só vale o sucesso.”

Santos Dumont

Mikhail Bakunin

“Depois da tempestade vem a ambulância”
Clarice Lispector

Baschera

Napoleão Bonaparte teria dito, antes de invadir a Russia:
_“Deixemos a China dormir seu sono, pois quando ela acordar o mundo tremerá”_

Feliz Natal.

Sds.

Antoniokings

E parece que já acordou.

Alfredo RCS

Quando o povo chines acordar, o PC tremerá….

MBP77

Bem observado, Alfredo.
Sds.

Tiago Silva

A China faz o que nós não fazemos, criaram nos últimos 40 anos uma capacidade industrial e educacional voltada para o crescimento econômico e que deixa o mundo de boca aberta. Cada um de nós tem a sua opinião quanto a isso, mas muitos os argumentos usados aqui são: “Ah eles copiaram”, sim a China é conhecida mundialmente por ser uma copiadora nata de vários produtos mas para chegarem a tal ponto precisaram estudar e muito porque engenharia inversa não é nada simples. “É tudo Xing Ling”, será? As vezes ficamos baseados naqueles produtos de má qualidade que chegavam aos… Read more »

MGNVS

Tiago Silva
24 de dezembro de 2018 at 18:07

Concordo plenamente, seu comentário foi perfeito e imparcial.

Aqui na Trilogia tem uns fanboys puxa-sacos dos EUA que estragam as postagens. É só sair alguma materia sobre a Russia ou China e la vem os fanboys pró-EUA estragar os comentarios com ideologia barata.
O bom disso é que esses fanboys nao tem credibilidade alguma, é só nem dar moral para os comentarios deles.

Paulo Costa

tem razao sobre os fanboys pró-EUA mas critique tambem os fanboys pró-Russia e os fanboys pró-china tambem

Diga que todos esses comentários com ideologia barata. desses fanboys nao tem credibilidade alguma

so assim seu comentario tem valor imparcial

MGNVS

Paulo Costa 25 de dezembro de 2018 at 10:00 Paulo, se ja leu outros comentarios meus entao vc sabe que eu critico tanto os fanboys puxa-sacos dos EUA/Israel qnto os russofilos e chinamaniacos. A diferenca é que os fanboys puxa-sacos dos EUA/Israel sao muito mais nocivos aqui na Trilogia pois sempre criticam qualquer material de outro país e nao só da Russia e China. Falam mal do Gripen, falam mal do Rafale, falam mal de tudo que nao é americano, falam mal ate do Brasil e poluem o site com baboseira ideologica. Em relacao aos russofilos, bem, eles acreditam em… Read more »

Alfredo RCS

O mundo fica mais de “boca aberta” quando a china passa por cima de seus cidadaos altamente educados e produtivos com seus tanques de guerra…tentando abafar e censurar qualquer realidade interna que desminta a propaganda oficial. Nem o poderoso google resistiu, pois teve que aceitar a maquina de censura estatal a qual nao sobrevive com a liberdade de seus suditos…E tem gente, tipo presidente presidiario, presidenta ré, etc. que cantam odes à um dos regimes mais crueis da historia contemporanea…A escola sem partido deverá mudar a dissonância cognitiva imposta ao cerebro dos alunos doutrinados no sustema educacional…do Brasil é claro,… Read more »

Leonel Matos

Atravessar o mundo em 3 horas?o planeta tem cerca de 50000km a aeronave voa a 6000 algo nessas contas está mal

Anibal

A terra tem 40.000 km de circunferência. Logo, ao percorrer 20.000km, você chega a qualquer lugar do planeta, desde que você comece sua viagem na direção correta. 20.000 / 6.000km/h = 3,33 horas. Seriam 3 horas e 20 minutos. O “erro” é de apenas 20 minutos.

Tomcat4.0

Galera zuando geral quando aparecem as modernas e sonhadoras invenções dia chineses, mas quando começarem a aparecer na real os frutos desses estudos e tal só poderemos aplaudir e babar.
Enquanto lá se tem vontade e atitude( e dindin bancando) por aqui se tem ………

Luiz Antonio

Nada contra inovações, mas algo que vem de um cientista de nome “Cui Kai”? Entendi direito? Esquisito mas….

JT8D

Kkkkkkk
É de cair o …. da ….

Nicolas_RS

Mais fácil a galinha criar dente, como já li em alguns comentários nesta matéria mesmo, não conseguem nem clonar um 747 ou motor russo, imagina criar um avião desses, sem contar os problemas com outros aviões, como o J-15 e o J-20.

Ricardo Bigliazzi

Tem algumas matérias que me lembram quando os Portugueses falaram que iriam enviar uma nave tripulada para colonizar o Sol. Na hora eles foram questionados por toda a comunidade cientifica perguntando como eles conseguiriam fazer isso… resposta: “Iremos a noite” Criar no papel é muito fácil, aqui mesmo na UFABC em São Bernardo a Turma de Engenharia Espacial (meu filho faz parte) “criaram” um avião que voará a mais de 18.000km/hora e ninguém sequer deu uma nota de rodapé de noticia. Obs.: pelo menos a minha fantasia é mais grandiosa Obs.: Ninguém na face da Terra está mais interessado em… Read more »

Ricardo Bigliazzi

“Engenharia Aeroespacial”

Ricardo Bigliazzi

Tunel de vento??? 8.000km/h???

Não seria melhor a matéria dizer que os supercomputadores chineses através de estudos em CFD conseguiram emular o avião a mais de 8.000km/h? Pelo menos essa mentira soaria mais verdadeira.

André

Também, olha a fonte dessa coisa, que não dá para chamar de notícia. O UOL/folha de spo é o sputinick brasileiro.

Ou os caras viajaram forte na tradução ou inventaram qualquer idiotice para fazer clickbait. Por se tratar do grupo Folha acredito que seja pura invenção.

Mas o que eu realmente não entendo é a trilogia usando esse tipo de fonte para suas notícias.

Antoniokings

Radares quânticos. Reatores de fusão. Aviões hipersônicos.
É a ciência chinesa avançando sob o comando do Estado chinês.

Nilton L Junior

A g0ib3ir4 deles pelo menos não vê j3uis né

Antoniokings

Era melhor que fosse jabuticabeira. Só tem no Brasil.

Ricardo Bigliazzi

Outra mentira, vai pesquisar sobre jabuticabas, cada uma por aqui…

Ricardo Bigliazzi

“Reator de Fusão”!!! Espero que um dia a humanidade consiga isso. Pelo menos o nosso problema de energia estaria resolvido. Agora vamos a historia por completo. https://www.efe.com/efe/brasil/mundo/reator-experimental-de-fus-o-alcan-a-100-milh-es-graus-na-china/50000243-3812374 “Estes avanços contribuirão para a construção do Reator Experimental Termonuclear Internacional (ITER, na sigla em inglês), um projeto desenvolvido no sul da França e no qual colaboram 35 países, entre eles China, Estados Unidos e Rússia, assim como a União Europeia.” Caro Rei, garganteia, porém conta toda a verdade. De mentiras já basta os últimos 16 anos aqui no Brasil. “O desafio atual da comunidade científica é o de prolongar o máximo possível… Read more »

Antoniokings

Reator experimental de fusão alcança 100 milhões de graus na China

EFE Pequim 14 nov 2018

Um reator nuclear experimental, situado na cidade de Hefei, no leste da China, conseguiu alcançar uma temperatura do plasma de mais de 100 milhões de graus Celsius, quase sete vezes maior que a do núcleo do Sol, nível necessário para, em condições estáveis, conseguir a fusão do núcleo dos átomos.

https://www.efe.com/efe/brasil/mundo/reator-experimental-de-fus-o-alcan-a-100-milh-es-graus-na-china/50000243-3812374

Kiu

A mídia do governo chinês é o maior mentirosa da face da terra. Ela também divulgou o trem bala que ande em baixo do mar por 2000 mil km a hora.

Paulo Costa

Os países que buscam dominar essa tecnologia são hoje os Estados Unidos, Brasil, Japão, Austrália, Rússia,França e China.

A china pode levar vantagem nessa corrida e que por ser mais pratico um regime comunista So basta vontade politica do dirigente dominante e nao tem que se importar com orçamento, congresso, leis, regras, patentes nem nada disso…e ninguém questiona

horatio nelson

minha vida vai passar longe dessa porcaria ai…nem a pau voo nesse trambolho,boa sorte aos martires…

Dr.Telêmaco

Quando os EUA divulgam pesquisas de um conceito de tecnologia futurista: “que nação! enxergam décadas à frente! é isso, investir pesado em pesquisa! a chave do futuro! sonhar é o primeiro passo! nunca chegaremos a esse nível! somos silvícolas! que inveja!”
Quando a China ou Rússia divulgam pesquisas de um conceito de tecnologia futurista: “piada! sputnice! baixou o nível do site! xing ling e ópio dá nisso! indústria de maquetes! solta pecinha! comunas e sua indústria de propaganda! nunca serão!”.
As coerências.

Antoniokings

Deixe rolar, Dr. Telêmaco.
Quem está muito nervoso não é Putin nem o Jinping.

JT8D

Parece que você não entendeu. Vou desenhar então:
Todos os comentários negativos se referiram ao uso do verbo “criaram”, pois obviamente trata-se de um conceito e não de algo concreto, como o texto leva a crer. Ninguém está criticando a sua pátria, fique tranquilo

Ricardo Bigliazzi

JT8D, não adianta, interpretação de texto literalmente não é o forte do Rei…

Antoniokings

O que vc não está entendo é que a China está pesquisando, desenvolvimento e ao final, produzindo.
Com muito estudo, pesquisa e verbas governamentais.
Não por outra estão decolando para conquistar e manter o posto de maior potência do Mundo.
E pelo seu porte geográfico, seus recursos naturais, suas gigantesca população e economia, as maiores do Mundo, teremos a primeira ‘hiperpotência’ da Humanidade.

Antoniokings

Na verdade a China, em tempos mais antigos, já teve esse posto de maiores população e economia, juntamente com potência militar.
Evidentemente sem o alcance global que agora tem, mas, para a época, eles iam bem longe.

André

Não se esqueça do “parecido com aeronaves utilizadas na primeira guerra”. Ou a arte não tem qualquer relação com a aeronave em estudos pela China ou o genial “jornalista” não tem qualquer ideia de como eram os aviões durante a primeira guerra.

SmokingSnake ?

Acontece que a única coisa que existe é uma miniatura no túnel de vento e a matéria fala como se já pudesse comprar a passagem e voar. De uma miniatura no túnel de vento para uma versão real, com passageiros e propulsão tem uma baita diferença.

Recentemente estava rolando pela internet uma foto de alta resolução de xangai dizendo que tinha sido tirada de satélite quântico quando na verdade foi tirada de cima de um prédio. Para ver o nível de mentira desses chineses.

Cabeça Fraca

SmokingSnake ? 25 de dezembro de 2018 at 19:02

Recentemente estava rolando pela internet uma foto de alta resolução de xangai dizendo que tinha sido tirada de satélite quântico quando na verdade foi tirada de cima de um prédio. Para ver o nível de mentira desses chineses.”

O próprio eua espalham pela net estes fakes news para denegrir e difamar seus concorrentes mundo afora…eles mesmos plantam estas farsas para depois “desmascara-las” e expor seus alvos como mentirosos ou farsantes…vale tudo na guerra de informação e na guerra cultural para conquistar mentes e corações…

Mikhail Bakunin

É verdade esse bilete

Antoniokings

Criação dos estúdios Disney. kkkkkkkk

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Como esses americanos yankess imperialistas são maus! Nossa!

WFonseca

Cabeça Fraca, pelo menos seu pseudônimo é honesto! Já é alguma coisa!

Carlos Alberto Soares

Nota

Ex Ministro da Aeronáutica TB Mauro Gandra faleceu ontem as 20:10 hs.

Exerceu essa função no Governo FHC.

Delfim

Fazer se faz… dar retorno é outro papo. O Concorde que o diga.
O espaço a ser ocupado por combustível e motores, fora o formato da fuselagem e asas, tornará mínimo o número de passageiros, resultando em valores de passagens astronômicos.
Objetivo é levar o máximo de passageiros pelo menor custo possível.

Delfim

E este bicho é inspirado no Su-47, caso não tenham reparado.

Cabeça Fraca

“MGNVS 25 de dezembro de 2018 at 4:03 Aqui na Trilogia tem uns fanboys puxa-sacos dos EUA que estragam as postagens. É só sair alguma materia sobre a Russia ou China e la vem os fanboys pró-EUA estragar os comentarios com ideologia barata. O bom disso é que esses fanboys nao tem credibilidade alguma, é só nem dar moral para os comentarios deles.” É sempre o mesmo argumento ad nauseaum…os eua nunca fazem nada de ruim ou de errado!…se fizeram era porque era o certo a fazer e mimimi…engraçado esse pessoal…tudo o que é contra os eua é mentira ou… Read more »

MGNVS

Cabeça Fraca – 25 de dezembro de 2018 at 20:09 Cabeça Fraca Os russofilos que acreditam em noticias do Sputinik e os china-maníacos tbm estragam bastante os comentarios. A diferenca é que os fanboys puxa-sacos dos EUA/Israel sao muito mais nocivos aqui na Trilogia pois eles sempre criticam qualquer material de outro país e nao só da Russia e China. Falam mal do Gripen, falam mal do Rafale, falam mal de tudo que nao é norte-americano, falam mal ate do Brasil e poluem o site com baboseira ideologica. E agora esses puxa-sacos dos EUA estao ainda mais felizes porque elegeram… Read more »

JT8D

O nome disso é democracia. Aceita que dói menos

Flanker

A matéria forçou a barra. Por enquanto, não passa de teste com modelo em escala, em um túnel de vento. Só isso! O resto é invenção de quem escreveu o texto. Isso quer dizer que os chineses não vão conseguir fazer daqui 10, 15 anos? Poderão,; desde que tenham capacidade para tal. Testes com aeronave hipersônica em túnel de vento até o Brasil faz! Quanto ao reator de 100 milhões de graus, fico curioso como eles fizeram para resfriar esse reator ….e de qual material ele é feito? Qual o material existente no planeta aguenta uma temperatura dessas? Um pouquinho… Read more »

Mauricio_Silva

Olá.
É uma pesquisa em andamento. Resultará num aparelho viável? Não dá para afirmar. Nem que sem, nem que não.
Uma coisa é certa: tecnologia e desenvolvimento tecnológico não são “propriedade exclusiva” de ninguém; nem de país/cultura, nem de pessoas/”raças”.
SDS.

andrepoa2002

Conceito é conceito… Cada um cria o seu. O brasil não tem um mockup de uma aeronave hipersônica? Agora por em prática é outro assunto.

JT8D

Mas essa maquete é socialista, ou seja, é politicamente correta e do bem

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Digamos que o título deveria ser “aeronave idealizada” na China… Não duvido que os chineses consigam fazê-lo, embora isso signifique uns bons 20 anos de desenvolvimento, e algumas dezenas de bilhões de dólares. Eles são capazes, já provaram isto. No entanto, a China é um país sabidamente pobre em recursos naturais, apesar de seu grande território. E sua população é muito grande e cresce vegetativamente. E sua economia é baseada na exportação de manufaturados, especialmente para o Ocidente. Não há risco algum de revolução que retire a ditadura comunista do poder, no entanto, o resto do mundo pode se fartar… Read more »

andrepoa2002

Alias, uma atualizada de a quantas anda o X-14 viria a calhar.