Míssil R-77

Míssil R-77

Míssil R-77
Míssil ar-ar R-77, apelidado de Amraamski, por ser equivalente ao AMRAAM dos EUA

De acordo com o informativo indiano The Print, a Força Aérea da Índia (IAF) encomendou mais mísseis da Rússia no valor de US$ 700 milhões . O pedido inclui cerca de 300 mísseis ar-ar de curto alcance R-73 e 400 mísseis guiados ar-ar de médio alcance, do mesmo míssil RVV-AE que foi exposto durante o recente combate aéreo entre Índia e Paquistão.

O R-77 é o equivalente russo do míssil de médio alcance AIM-120 AMRAAM dos EUA.

Esses mísseis são projetados para armar as aeronaves MiG e Sukhoi feitas na Rússia.

O pedido, destinado a aumentar a capacidade da IAF, também de acordo com a Russian Tactical Missiles Corporation, desenvolvedora e produtora da maioria dos mísseis ar-ar russos, o alcance do R-73 é de 30 km. O alcance da sua última versão, a RVV-MD, é de 40 km.

É o mesmo caso do R-77, que pode atingir alvos a uma distância de até 80 km, enquanto sua versão mais recente, o RVV-SD, pode ir até 110 km.

A Rússia oferece atualmente a seus parceiros globalmente mísseis de curto alcance RVV-MD, mísseis ar-ar RVV-SD de médio alcance, mísseis ar-ar RVV-BD de longo alcance e  mísseis ar-ar de médio alcance RVV-AE (R-77).

Integrar outros mísseis – por exemplo, os mísseis ar-ar israelenses Derby – ao Su-30 exigirá permissão da Rússia, disseram as fontes.

“A Rússia e a Índia podem implementar em conjunto o programa de modernização dos mísseis ar-ar da IAF. Todos os requisitos da Força Aérea podem ser discutidos e atendidos. O trabalho pode começar assim que possível após a solicitação formal”, acrescentaram as fontes.

Em 26 de fevereiro de 2019, a Força Aérea da Índia realizou um ataque aéreo em Balakot. Aviões de guerra indianos atravessaram a fronteira de fato na região disputada da Caxemira e lançaram bombas nas proximidades da cidade de Balakot, na província de Khyber Pakhtunkhwa, no Paquistão.

Buscador do míssil Vympel-R-77
Buscador do míssil Vympel-R-77
Flanker lançando um míssil R-77

COLABOROU: Rustam Bogaudinov

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alessandro

Ue, e aquele pessoal que falava que a india migrou pro derby pq o RVV não prestava? Como ficam eles? Hahahahaha outra fake news que cai por terra

Humberto

Não fui eu que falei isto, mas o próprio artigo já dá uma pista
“Integrar outros mísseis – por exemplo, os mísseis ar-ar israelenses Derby – ao Su-30 exigirá permissão da Rússia, disseram as fontes.”
Então de repente não é tão fake news.
No mais, foca claro que não são só os malvados gringos que colocam areia no caminhãozinho dos outros..

João Borges Queiroz Júnior

Creio que a permissão da Rússia não seria problema, ainda mais pra Índia. Afinal, o Su-30MKI já é recheado com aviônicos franceses e subsistemas israelenses.

JPC3

O problema da permissão é que outros países teriam maior acesso à eletrônica dos caças feita na Rússia. Isso se já não tiveram. Talvez não queiram os israelenses conhecendo ainda mais os radares deles.

Outro ponto seria: Por que a Rússia vai ajudar a Índia a comprar mísseis dos concorrentes?

Mas pagando o suficiente eles podem permitir, quem sabe…

Alessandro

Os russos geralmente nao são nada chatos nessas permissoes

Brunow Basillio

Pois é Alessandro, igual aquela notícia que a Rússia tinha cancelado o Su-57….
O Brasileiro curte muito um “chutomêtro ou Boatometro”…
Mas tudo isso é torcida, baseado em ideologias…

nonato

Ainda bem que temos pessoas “isentas”.

Alessandro

Sim Bruno, ou aquela noticia fake dos Ka-52 com problemas no Egito, o Egito usou o credito americano pra comprar 10 apaches, e algumas mentes não perdem a chance de inventar fake falando q estão insatisfeitos com o Jamor, a russia diz q vai mudar o cronograma do Su-57, e as mesmas mentes inventam que cancelaram, (quero deixar claro que quando digo “mentes” me refiro as materias vindas de canais dos eua, nd a ver com o blog aqui). Mas tem gente que leva a serio noticias como essas…..

Alessandro

Kamov* corretor chato! Kk

Gustavo

hahahahah exatamente!

Victor Filipe

Eu nunca vi de uma só vez, uma encomenda tão grande de misseis ar-ar Para completar o texto (e evitar comentários como o de pessoas que afirmaram que o Meteor é de curto alcance) O AIM-120C-5 está para o R-77 assim como o AIM-120C-7 está para o R-77-1 digo isso unica e exclusivamente se referindo ao alcance, já que o recheio dos misseis é completamente diferente. ambos são misseis de médio alcance sendo que: AIM-120C-5 e R-77 tem cerca de 80km de alcance e o AIM-120C-7 e R-77-1 tem cerca de 110km de alcance em alcance ambos os modelos são… Read more »

Gabriel Luis da Silva

Minha nossa, teve alguém que disse que o Meteor era de curto alcance? Meu Deus!

Só a ZNE do Meteor tem o mesmo alcance que o R-77-1, imagine o que o R-77-1 seria kkkkkk.

Victor Filipe

Sim, teve, e ele ainda discutiu com quase todos os comentaristas e ainda achava que tinha razão.

Brunow Basillio

Ainda tem o novo K-77, creio que será o míssil ar ar russo de maior alcance, excluindo é claro os que seria usado contra “plataformas” maiores , o R-37M e o KS-172..

Victor Filipe

Aham. A versão do AIM-120 mais próxima dele é a D. Como não foram citados eu não coloquei. Mas sim, o K-77 tem um alcance bem maior 180km +- salvo engano.

Bosco

Eu estava agora num site russo lendo sobre os mísseis ar-ar de ultra longo alcance como o PL-15, o R37 e o KS172. Os russos são muito viscerais. Nós latinos somos conhecidos por sermos sentimentais mas os russos ganham de nós de lavada. Os textos “técnicos” deles são recheados de adjetivos, verdadeiramente histriônicos e o pior é que relatam a reação do “inimigo” com a maior desenvoltura. Eles elogiam o produto deles e não demoram em dizer que os americanos estão apavorados. Que logo que souberam da existência de tal míssil com tal capacidade eles (os americanos) entraram em pânico.… Read more »

PauloSollo

Esta necessidade desesperada de querer demonstrar uma superioridade irreal, esta necessidade de tentar vender uma realidade fantasiosa é um indicativo de que na verdade eles devem estar dem distantes disto.
É um comportamento infantil.

Evgeniy (RF).

Bosco, você lê um artigo absolutamente não profissional de um site que não é especializado em tópicos técnico-militares. E sim, depois que o F-117 foi derrubado na Iugoslávia, a retirada laudatória para os aviões “invisíveis” não enfraquece, para dizer o mínimo, mas só aumenta, o que é bastante engraçado. Pois se você levar em conta a retórica dos fãs dos “invisíveis”, o cálculo que controlava o complexo “arqueológico” C-125 só poderia ver o F-117 visualmente. Mas a realidade acabou por ser diferente. Ninguém na Rússia é uma realidade “furtiva”. não desacredita. No SU-57 é bastante aplicável quase uma gama completa… Read more »

Alessandro

Interessante Bosco, eu tbm acompanho blogs e foruns russos, e noto coisas ao contrario de você, eu acho que a diferença é, q tu ve aquilo que quer…..

Bosco

Alessandro,
Fique a vontade para me dar um exemplo de propaganda megalomaníaca e histriônica dos americanos sobre os equipamentos militares americanos, onde eles tecem comparação com os equipamentos russos e chineses e relatam a reação deles.

César

Uma criança que lê o texto de outra acreditará piamente na infantilidade da sua realidade.

Augusto L

O c-5 tem 105 km de alcance.
O C-7 120 km.

Kemen

Parece que a India gosta desses misseis e tudo indica que são bons, todavia se examinarmos com detalhe a micro eletrônica utilizada pelos russos não é tão “micro” assim.

Ricardo

A India comprou 700 mísseis novos. E aqui soltamos fogos com a compra de 100.

Victor Filipe

A questão é a total diferença entre misseis. o único míssil dessa compra que devem ser “comparado” com o Meteor dessa é o R-77 e ainda assim seria uma comparação injusta com o míssil Russo. o meteor tem mais que o dobro do alcance que o míssil russo e é mais moderno eletronicamente. ele está em um outro patamar. fora que: A índia tem mais de 240 Su-30 e quase 70 MiG-29 ambas as aeronaves usam o R-77. faça as contas, coloque 4 deles em cada aeronave e verá que os 400 não cobre todas elas. As compras são proporcionais.… Read more »

Sequim

Compare nossa vizinhança com a deles: se tivéssemos Paquistão (inimigo declarado) e China (potência em ascensão e expansionista) também compraríamos mísseis às pencas.

Antoniokings

Esqueça de uma vez por todas essa desavença entre China e Índia.
A China, a Índia e a Rússia estão para anunciar um grande acordo de cooperação em diversas áreas.
E justamente para isolar de vez a política protecionista dos EUA.
Não fique sonhando.

Sequim

Antonio… estou apenas relatando fatos. Quanto a esse acordo, quando e se for anunciado, veremos a cor que esse gato terá.

Fabio Mayer

Para entender porque o número 7 vezes maior, basta comparar o tamanho das forças aéreas pelo número de aeronaves de combate.

Luís Henrique

A Índia possui quase 300 Su-30 Mki e quase 150 MiG-29.

Para 36 Gripen, 100 Metros está de bom tamanho.

Fabio

Que comparação….o cenário operacional e totalmente diferente…a aquisição de 100 missel meteor e mais do que suficiente para FAB.

Alexandre Fontoura

Natural que a compra de 100 mísseis Meteor pela FAB seja comemorada. Dentro dos padrões de aquisições deste tipo de arma na América Latina, é algo acima do comum. Principalmente se tratando de uma arma com a qualidade do Meteor. Não significa que no futuro outros lotes não possam vir a ser adquiridos.

Willber Rodrigues

A quantidade é grande, mas se for pensar em quantos cacas a Índia tem, talvez ainda assim não dê pra armar a todos.

JPC3

Serão somados aos que eles ainda tem dentro da validade.

JPC3

Imaginem, futuramente modernizam os MKIs com AESAs de última geração russas e na primeira semana tem engenheiros israelenses aprendendo como o radar funciona para instalar os Derby….

Certo os russos se não permitirem.

Nostra

Your understanding of missile integration is flawed , the is no requirement of Israeli access to SU30MKI radar , it is handled by Indians solely.

Integration and certification is done by Indians both SW and HW if required , Israelis will limit themselves with their own system at their end to ensure compatibility as per requirements within the restricted need to know limits , rest will be handled by the Indians including the sensitive ones.

PauloSollo

Este buscador do R-77 se parece com as placas de circuitos eletrônicos de equipamentos dos anos 70. Será que tem alguma válvula escondida alí dentro? Rs…

nonato

Não. Só transistores, capacitores, resistores, bobinas, potenciômetros.
E circuitos integrados amplificadores de RF, osciloscópios, reatores de impedância variável…

Oséias

Como dizem, não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta. Mesmo que o missíl russo seja pior que o Aim-120 e o Meteor, os indianos precisam variar os fornecedores. A FAB, guardada as devidas proporções, também deveria ter um segundo BVR para o gripen, israelense ou em parceria com os sul africanos, para não ficar nas mãos de um só fornecedor.

Davi

Acho que a segunda opção será o A Darter

JT8D

O A Darter não é BVR

Alexandre Fontoura

O A-Darter é WVR e a FAB já tem o a segunda opção para ele, na forma do Diehl IRIST-T, um excelente míssil WVR, que coloco entre os três melhores do mercado, ao lado do R73 russo e do AIM9X americano. Como segunda opção ao MBDA Meteor, como arma BVR, eu colocaria o i-Derby, ou Derby ER, versão mais avançada do Derby que a FAB usa. Só que, enquanto o atual Derby tem alcance na faixa de 50km, o i-Derby chega aos 100km.

RENAN

Sei que não tem como comparar o meteor a está compra mas em termos de capacidade de sustentar treinamento e volume de surtidas em uma guerra onde a economia pesa muito para definir o vendedor
Vamos aos preços.

100 meteor= 200M€ *4,31= 862MR$ / 100 = 8,62 milhões de reais por míssel.

700 mísseis russos= 700M$*3,85= 2695MR$/700= 3,85 milhões de reais por míssel.

Espero que a FAB compre mísseis mais baratos para com bate próximo a 80 km e mísseis ainda mais baratos para combates de 30 a 50Km.

JPC3

Colocar R-73 e Meteor na mesma comparação é complicado.

nonato

Mesmo assim está muito caro.
Cobrar um milhão de dólares por um Tomahawk com 1.000 km de alcance tudo bem, mas por um pequeno míssil ar-ar, que já é disparado em alta velocidade.
Mísseis ar ar costumam ser muito baratos em comparação a mísseis de cruzeiro.
Tanto é que mísseis ar ar existem aos milhares, diferentes de mísseis de cruzeiro que poucos países têm.

Bosco
RENAN

Obrigado pelo POST mas você acredita que um míssel seja efetivo lançado a 300 ou 400 km de distância?

Eu duvido

nonato

Por que não seria?
Para mim a única diferença é ter um tanque maior para voar mais distante.
Quanto a atingir o alvo acredito que seja guiado pelo awacs ou pelo radar do próprio míssil, não há porque não atingir.
E se a velocidade for elevada fica mais difícil o alvo se evadir.

Bosco

Nonato, Um míssil ar-ar , mesmo esses grandalhões, tem um seeker de curto alcance. Ele tem que se aproximar muito do alvo para trancar seu seeker radar nele. Sendo muito otimista, um míssil ar-ar com 400 km de alcance teria que chegar a cerca de 30 a 40 km para poder trancar num alvo do tamanho de um AWACS, que se move a 900 km/h. E mesmo que um míssil desses atinja Mach 5 ou 6 (2 km/s) essa velocidade ocorre nos segundos iniciais quando ele sobe para grandes altitudes implementando uma trajetória parabólica onde é guiado por um sistema… Read more »

Bosco

Renan, Pois é! A gente fica na dúvida. Os mesmo que desacreditam nos stealths americanos e na prevalência do combate BVR e acham que tudo se resolve com caças supermanobráveis com mísseis de curto alcance e dogfight com canhões são os que se inebriam com esses super mísseis ar-ar russos. Criticam o Amraam que em combate real a no máximo a 50 km teve rendimento de 80% contra caças que não tinham ECM mas acreditam piamente que esses mísseis lograrão êxito contra um AWACS (escoltado por caças) a 400 km de distância num voo que demora mais de 8 minutos… Read more »

RENAN

Bosco exatamente
É muito tempo para traça medidas contra o agressor e seu míssel.
Tem milhares de ações que podem ser tomadas.

Resumindo
Se for um alvo estático em terra ou no mar concordo que o míssel terá êxito.
Agora , um alvo que se mova a 900 km/h é ruim de ter 20% de sucesso

Nostra

My sources tell me Indians have opted for the K77M 200 km range AESA seeker based BVRAAM.

I cannot verify it though

Anyways yesterday IAF had flight tested a new Russian AAM from SU30MKI, though they did not mention which one.