Mais um Mirage espetado

    750
    24

    Avião de caça supersônico é instalado em praça de Ondina (Salvador)

    Monumento Mirage situado na Praça Orugan - foto Correio

    Quem passa pela avenida Oceânica ganhou um motivo a mais para apreciar a beleza do local. Desde esta segunda-feira (17), um avião de caça Mirage III está instalado na Praça Orugan, inaugurada em janeiro deste ano, em Ondina. A inauguração do Monumento Mirage esrá feita nesta segunda-feira (20), às 18h, pelo comandante da Base Aérea de Salvador, tenente-coronel Marcello Lobão Schiavo. Participam da solenidade o prefeito ACM Neto e o secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota.

    Segundo a Aeronáutica, a aeronave, que podia alcançar até 2.350 Km/h e mede aproximadamente 15 metros de comprimento, ficava sediada na Base Aérea de Anápolis, no interior de Goiás. Ela cumpriu mais de 67 mil horas de voo em defesa da soberania do espaço aéreo brasileiro, em especial na defesa do Planalto Central, por meio de missões de interceptação na proteção da capital federal.

    A ideia do monumento é destacar a importância histórica do caça, que operava desde 1972 no Brasil e foi desativado em 2005. “Este monumento em Salvador, que enaltece a história da aeronave, é de suma importância para preservar a história da Força Aérea Brasileira (FAB)”, lembrou o capitão Vicente Celino, responsável pela comunicação social da Aeronáutica em Salvador.

    A comerciária de Belo Horizonte Cristina Weuler, 57 anos, não escondeu a surpresa ao passear pelo local, nesta segunda-feira, e parou para tirar uma foto. “Achei bem legal, parece que ele está fazendo uma manobra. Em BH você não vê esse tipo de coisa na rua”, ressaltou. Já para a doméstica Nilzete Cardoso, 42, o monumento vai alegrar a filha de nove anos. “Vou trazer minha menina, ela adora essas coisas e eu acho importante mostrar pra ela coisas que fortaleçam nossa identidade”, afirmou.

    A Praça Orugan foi inaugurada no inicio do ano, em uma área de cerca de três mil metros quadrados, com jardins, ciclovia, piso tátil e baia para ônibus.

    FONTE/FOTO: Correio24h

    Para ver matérias aqui no Poder Aéreo sobre outros Mirage III espetados pelo Brasil clique nos links abaixo.