Avião de caça supersônico é instalado em praça de Ondina (Salvador)

Monumento Mirage situado na Praça Orugan - foto Correio

Quem passa pela avenida Oceânica ganhou um motivo a mais para apreciar a beleza do local. Desde esta segunda-feira (17), um avião de caça Mirage III está instalado na Praça Orugan, inaugurada em janeiro deste ano, em Ondina. A inauguração do Monumento Mirage esrá feita nesta segunda-feira (20), às 18h, pelo comandante da Base Aérea de Salvador, tenente-coronel Marcello Lobão Schiavo. Participam da solenidade o prefeito ACM Neto e o secretário municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota.

Segundo a Aeronáutica, a aeronave, que podia alcançar até 2.350 Km/h e mede aproximadamente 15 metros de comprimento, ficava sediada na Base Aérea de Anápolis, no interior de Goiás. Ela cumpriu mais de 67 mil horas de voo em defesa da soberania do espaço aéreo brasileiro, em especial na defesa do Planalto Central, por meio de missões de interceptação na proteção da capital federal.

A ideia do monumento é destacar a importância histórica do caça, que operava desde 1972 no Brasil e foi desativado em 2005. “Este monumento em Salvador, que enaltece a história da aeronave, é de suma importância para preservar a história da Força Aérea Brasileira (FAB)”, lembrou o capitão Vicente Celino, responsável pela comunicação social da Aeronáutica em Salvador.

A comerciária de Belo Horizonte Cristina Weuler, 57 anos, não escondeu a surpresa ao passear pelo local, nesta segunda-feira, e parou para tirar uma foto. “Achei bem legal, parece que ele está fazendo uma manobra. Em BH você não vê esse tipo de coisa na rua”, ressaltou. Já para a doméstica Nilzete Cardoso, 42, o monumento vai alegrar a filha de nove anos. “Vou trazer minha menina, ela adora essas coisas e eu acho importante mostrar pra ela coisas que fortaleçam nossa identidade”, afirmou.

A Praça Orugan foi inaugurada no inicio do ano, em uma área de cerca de três mil metros quadrados, com jardins, ciclovia, piso tátil e baia para ônibus.

FONTE/FOTO: Correio24h

Para ver matérias aqui no Poder Aéreo sobre outros Mirage III espetados pelo Brasil clique nos links abaixo.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andrei

se fosse biologia diria se tratar de uma coleção entomológica e nossas velhas borboletinha kkkk…

Marcos

A verdade:
A aviação de caça da FAB está sendo espetada.
Faz tempo!

Moriah

Praça Orugan, me lembrou outro Dassault, o Ouragan. 🙂

Leandro Moreira

Muito legal, parabens Guilherme! Gostaria de um desses aqui em Curitiba.

Leandro Moreira

Obrigado ao poder aereo tbm!!!!

Márcio

O nome do Capitão da Comunicação Social da Base Aérea de Salvador, na verdade é “Celino” e não “Celina”! Abs

Furlan

Semana passada chegou um Xavante também doado pela FAB para ser espetado em uma praça pública em Maringá no Paraná. Já estão começando as obras na praça e logo logo ele será ‘espetado’ por aqui

Delfim

Eu diria que está empalada.

Bardini

Tanta universidade pra dissecar um bicho desses, e os caras preferem empalhar…

Sds.

Marcos

Concordo com vc Bardini…é por isso que este pais não é, e nunca será um pais sério…porque não basta receber a tecnologia de outros paises…como no caso do gripen….”transferencia de tecnologia” porque, ninguem vai te dar, por dinheiro nenhum o “pulo de gato”…

Fábio CDC

Ótimo. Melhor assim do que virar entulho e ocupar espaço em Anápolis.

IG

Na cidade de Rio Preto interior de São Paulo tem um AT-26,muito Bonito.

Luiz

Boa Bardini. Dissecar copiar aprimorar. Pelo tempo que estiveram aqui. Só faltou quem desse a ordem.

Sds.

DougR

Vi no facebook uma sugestão que acho válida para os aposentados Mirage III, manter ao menos uma unidade em operação, como fazem as Forças Aéreas de outros países. Bem como manter em perfeito estado e de forma estática em um museu alguma(s) outras unidades. Isso deveria ser quase como lei, eu seria um que não perderia tal exposição, mesmo que fosse cobrado um valor para tal. Vale lembrar, que um país sem história, não é um país, e preservar tais relíquias da melhor maneira possível (espetar, ainda mais em praça pública não parece ser a melhor forma, pois quem garante… Read more »

Claudio Donitz

Off-topic:

Formal farewell for Argentine Malvinas Mirage aircraft, after 40 years servisse

h t t p : / / en.mercopress.com/2015/08/17/formal-farewell-for-argentine-malvinas-mirage-aircraft-after-40-years-service

carlos victor

acredito que os mirage possam ser comprados por algum brasileiro…
o problema dos F-5 comprados por aquele coronel brasileiro (se não me engano) é por causa de uma lei americana que determina que “usuario final” de qualquer artigo militar americano deve ser cidadão americano,mas o mirage não veio dos EUA nem tem tecnologia de lá…

Luciano Meron

Este eu vou poder visitar e bater fotos!

Amaral dos Santos

Que avião lindo!!!! Mirage é D+++++++++++

Wellington Góes

Outro dia (20/05), passando por Anápolis, indo de Brasília para Goiânia, resolvi visitar a BAAN e fotografar o monumento feito com o Mirage 4915, ficou muito bonito.

Celso

Tem um Mirage III biplace no museu asas de um sonho (TAM) em Sao Carlos interior de SP em perfeitas condicoes…..vale a pena visitar.

Mario Augusto

Quando vierem ao Rio de Janeiro passem pela Ilha do Governador. Lá, todos os amantes da aviação ficarão encantados. Terão a oportunidade de ver em algumas instalações da Aeronaltica, ao redor da Estrada do Galeão, vários exemplares em exposição. De cara verão um AMX em praça pública, depois um Xavante em seu pedestal, um lindo exemplar de F5 no pátio de uma unidade militar e, na saída da Base aérea do Galeão, outro F5-F a cinco metros do solo, como se estivesse fazendo um lindo vôo rasante.
Dá para ficar impressionado.

Marcelo Tadeu

DougR, No Museu Aerosespacial do RJ temos 2 Miragens, um Mirage III e um 2000. no Museu Asas de UM Sonho da TAM tem um tb. Na base Aérea de Anápolis conservaram em um hangar um Mirage III nas cores exatas de como eles chegaram em 1973. Mario Augusto, Sou Carioca tb e o F-5B, em frente ao portão da Segunda Força Aérea é realmente impressionante. Quanto ao AMX que vc se refere é o da Praça do Avião, na verdade é uma estátua, não é um avião verdadeiro, antes havia ali um Gloster Meteor, este sim, uma celula verdadeira.… Read more »

Thiago Campos

Recentemente outro foi “espetado” em frente a vila dos sargentos aqui em Anapolis….