Começa o exercício Artic Challenge 2015, que vai até 4 de junho

10

Artic Challenge Exercise - ACE 2015 - caças Gripen - foto Forças Armadas Suecas

Missões ocorrem no Norte da Europa, a partir da Suécia, Finlândia e Noruega e evolvem, além das forças aéreas desses três países, aeronaves da Suíça, do Reino Unido, França, Alemanha, Estados Unidos e Holanda

Em nota divulgada nesta segunda-feira, 25 de maio, a Suécia informou o início do exercício Artic Challenge (desafio ártico), também conhecido pela sigla ACE (Artic Challenge Exercise). As missões no Norte da Europa, a partir da Suécia, Finlândia e Noruega, começaram hoje e vão até 4 de junho. Além das forças aéreas desses três países, participam aeronaves das forças da Suíça (F-18 Hornet), Reino Unido (Hawk 2000, Tornado, DA-20 e Voyager), França (Mirage 2000), Alemanha (Typhoon e MRTT), Estados Unidos (F-16) e Holanda (KCD-10), segundo notas suecas divulgadas anteriormente.

Já a Suécia participa com caças JAS-39 Gripen dos esquadrões 211, 212 e 171, um avião de alerta antecipado ASC 890 (Saab 340 AEW&C) e um reabastecedor C-130T. A Finlândia está no exercício com seus caças F-18 e a Noruega com o F-16. Além disso, a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) participa com dois aviões AWACS.

Artic Challenge Exercise - ACE 2015 - F-18 Hornet da Suíça - foto 2 Forças Armadas Suecas

A participação sueca começou às 9h da manhã (hora local), com a decolagem de caças Saab Gripen, no exercício que ocorre pela segunda vez sob o acordo-quadro da cooperação nórdica e envolve cerca de 3600 pessoas e 115 aeronaves. O cenário é uma operação de paz sob o mandato da ONU (Organização das Nações Unidas), e o exercício é programado para execução a cada dois anos. Nesta edição, as missões não envolverão áreas de tiro da Suécia.

Artic Challenge Exercise - ACE 2015 - caças Gripen - foto 2 Forças Armadas Suecas

FOTOS: Forças Armadas Suecas

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Pamplona

Off toppic:

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/05/video-mostra-ultimas-imagens-de-helicoptero-que-caiu-com-filho-de-alckmin.html

Pergunta de quem carece de conhecimento técnico na área:

O helicóptero em questão é da mesma família das “Kombis Voadoras”?

Questiono porque na reportagem levanta-se a possibilidade de problemas no rotor de cauda terem ocasionado a queda.

Sds.

Claudio Moreno

Boa tarde Senhores!

Ótima oportunidade para a SAAB demonstrar do que os Gripen são capazes…especialmente aos finlandeses e suiços.

CM

Marcelo Pamplona

Nunão; De antemão, agradeço pelos esclarecimentos. Aproveito a oportunidade para perguntar por que, vira e mexe, me dá a clara impressão que você está de mal humor? Ok, a minha postagem não tem nada a ver com o assunto do tópico, como você deixou claro no último parágrafo da sua resposta, mas veja que tomei o cuidado de perguntar inserindo um cabeçalho, como vários dos outros frequentadores o fazem e com a maior educação possível. Lamento se as minhas perguntas são muito primárias, mas careço do conhecimento e/ou vivência na área. Ademais, se não for de bom tom perguntar sobre… Read more »

rommelqe

Entendo que os pilotos trainée da FAB terão acesso aos exercícios e que será uma ótima oportunidade para aprofundar o nosso conhecimento a respeito dos Gripens e da operação das demais forças aéreas.
Assim espero!

Marcelo Pamplona

Nunão;

Rsrsrs… desculpe, mas era a impressão que eu tinha de suas respostas, na maioria da vezes.

Mas agora, com o seu devido esclarecimento, já entendi que não é o caso.

Desculpe-me pela impressão incorreta a seu respeito, tenho grande respeito pelo trabalho que você, Poggio e Galante e demais colunistas realizam aqui e na revista física.

São como “pregadores no deserto”, mas que não se calam ou desanimam e, aos poucos, vão aumentando o seu público. Autêntico, louvável e incansável trabalho de formigas.

Abraço.

Marcos Gilbert

Pergunta: será que vamos receber convite para participar desses exercícios depois que tivermos os JAS-Gripen?

Abraços em especial ao Marcelo Pamplona a quem conheço do SSAA a mais de 5 ou 6 anos

Felipe Morais

Será mesmo Rommelqe? Tomara que participem mesmo, ótima oportunidade de aprender com quem entende.

Marcelo Pamplona

Marcos Gilbert;

Agradeço pelos cumprimentos e os retorno a ti, nobre colega.

Mas acho, só acho, que você está me confundindo com algum homônimo.

SSAA? Confesso que desconheço tal sigla.

Sds.