domingo, fevereiro 28, 2021

Gripen para o Brasil

Caças F-15, F-16, F-18, Gripen eTyphoon no Artic Challenge 2013

Destaques

Defesa aérea da Sérvia atingiu outro F-117 durante a Operation Allied Force

A história de como um jato de ataque stealth F-117 Nighthawk da Força Aérea dos Estados Unidos foi abatido...

HENSOLDT: Sistemas antidrone e de proteção de áreas críticas e estratégicas

Nos últimos anos, a venda de drones cresceu muito no mundo. Esses objetos voadores, cada vez mais comuns em...

FAB coordena Operação Escudo Antiaéreo

Operação aconteceu de forma conjunta entre a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira No período...
Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

Gripen sueco e F-18 finlandês no Artic Challenge 2013 - foto Força Aérea Sueca

No mês de setembro, entre os dias 13 e 26, caças das forças aéreas da Suécia, Finlândia, Noruega, Inglaterra e Estados Unidos participaram do exercício Artic Challenge 2013.

Segundo nota da RAF (Força Aérea Real britânica), ao longo de duas semanas do final de setembro seus caças Typhoon participaram com sucesso do exercício, organizado pela Noruega, Suécia e Finlândia. Foram desdobrados oito caças Eurofighter Typhoon Tranche 2 do Esquadrão 6, baseado em Leuchars.

Eurofighter Typhoon no exercício Artic Challenge - foto 3 RAFNeste ano, a RAF e a USAF (Força Aérea dos EUA) foram convidadas a tomar parte do Artic Challenge 2013, levando seus caças Typhoon e F-15, respectivamente.

Os jatos da RAF operaram a partir da base que abriga a Ala 21 Norrbotten da Força Aérea Sueca, baseada próximo à cidade de Lulea. Já os F-15C e F-15E da USAF operaram respectivamente a partir de Ørland e Bodø, na Noruega.

Um dos mapas do exercício Artic Challenge 2013 - imagem Força Aérea Sueca

O exercício Artic Challenge proporciona, segundo nota da RAF, uma excelente oportunidade para planejar, executar e avaliar grandes engajamentos de forças numa ampla e irrestrita área de treinamento, com grande variedade de cenários.

F-15C em rota para o Artic Challenge 2013 - foto USAF

F-15E no Artic Challenge 2013 - foto USAF

No caso do Esquadrão 6 da RAF, o exercício permite também trabalhar junto a um país não-pertencente à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), assim como operar seus caças em condições climáticas diferentes.

Outros caças que aparecem participando do exercício, as fotos desta matéria, são F-15C e F-15E da USAF, F-18C da Finlândia, F-16AM da Noruega e Gripen da Suécia (além de um Gripen que aparece em segundo plano na pista da Base Aérea de Kallax, na Suécia, junto a Typhoons que estão taxiando).

F-16AM da Noruega no Artic Challenge 2013 - foto USAF

F-18C da Finlândia no Artic Challenge 2013 - foto USAF

Eurofighter Typhoon no exercício Artic Challenge - foto 2 RAF

FONTES / FOTOS: RAF, USAF e blog das Forças Armadas da Suécia (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de originais em inglês)

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Advertisement -

Combates Aéreos

Promessa e realidade: o combate ar-ar BVR

Lt Col Patrick Higby, USAF - Virginia Military Institute (2005) Introdução A promessa do combate aéreo além do alcance visual (BVR)...
- Advertisement -
- Advertisement -