Home Aviação de Caça Lion Effort 2015: mais fotos do exercício do Gripen na base tcheca...

Lion Effort 2015: mais fotos do exercício do Gripen na base tcheca de Caslav

875
23

Lion Effort 2015 - Gripen sueco linha voo - foto via Base Aérea Caslav Rep Tcheca

A Base Aérea de Caslav, na República Tcheca, está abrigando os caças Gripen suecos, tchecos e húngaros participantes do exercício Lion Effort 2015. A base divulgou nos últimos dias dezenas de fotos das operações desta terceira edição deste evento trienal, que reúne operadores do caça Gripen. Selecionamos mais de 20 delas para os leitores do Poder Aéreo, dentre as quais várias foram tiradas no “spotters day” (dia dos fotógrafos de aviação).

Lion Effort 2015 - Gripen tcheco pintura Tiger Meet - foto via Base Aérea Caslav Rep Tcheca Lion Effort 2015 - Gripen tcheco pintura Tiger Meet - foto 2 via Base Aérea Caslav Rep Tcheca Lion Effort 2015 - Gripen tcheco e jato espetado - foto via Base Aérea Caslav Rep Tcheca Lion Effort 2015 - Gripen tcheco e hungaro - foto via Base Aérea Caslav Rep Tcheca Lion Effort 2015 - Gripen tcheco e hungaro - foto 3 via Base Aérea Caslav Rep Tcheca

 

Lion Effort 2015 - spotters day - foto via Base Aérea Caslav Rep Tcheca

Podem ser vistos tanto os caças Gripen dos três países mencionados acima (a Tailândia, outra operadora do caça, mandou apenas pessoal, e a África do Sul espera participar da edição 2018 em seu próprio território) quanto outras aeronaves participantes, como os caças leves L-159, aviões de transporte C-295 e helicópteros de ataque Mi-24, além de sistemas terrestres.

Lion Effort 2015 - L-159 tcheco linha voo - foto via Base Aérea Caslav Rep Tcheca Lion Effort 2015 - L-159 tcheco - foto via Base Aérea Caslav Rep Tcheca Lion Effort 2015 - L-159 e Gripen tchecos - foto via Base Aérea Caslav Rep Tcheca

 

Lion Effort 2015 - Mi-24 tcheco - foto via Base Aérea Caslav Rep Tcheca

Lion Effort 2015 - C-295 tcheco - foto via Base Aérea Caslav Rep Tcheca Lion Effort 2015 - foto via Base Aérea Caslav Rep Tcheca Lion Effort 2015 - foto 2 via Base Aérea Caslav Rep Tcheca Lion Effort 2015 - auditório - foto via Base Aérea Caslav Rep Tcheca

O exercício ocorre entre os dias 11 e 24 de maio, e também conta com a participação de caças F-16 da Polônia e Eurofighter da Alemanha, operando a partir de suas próprias bases aéreas (os jatos Gripen operam a partir de Caslav).

Lion Effort 2015 - Gripen tcheco e hungaro - foto 2 via Base Aérea Caslav Rep Tcheca Lion Effort 2015 - Gripen tcheco - foto via Base Aérea Caslav Rep Tcheca Lion Effort 2015 - Gripen sueco voo - foto via Base Aérea Caslav Rep Tcheca Lion Effort 2015 - Gripen sueco taxi - foto via Base Aérea Caslav Rep Tcheca Lion Effort 2015 - Gripen sueco linha voo - foto 2 via Base Aérea Caslav Rep Tcheca Lion Effort 2015 - Gripen sueco - foto via Base Aérea Caslav Rep Tcheca Lion Effort 2015 - Gripen sueco - foto 2 via Base Aérea Caslav Rep Tcheca Lion Effort 2015 - Gripen linha voo - foto via Base Aérea Caslav Rep Tcheca Lion Effort 2015 - Gripen linha voo - foto 2 via Base Aérea Caslav Rep Tcheca Lion Effort 2015 - Gripen hungaro - foto via Base Aérea Caslav Rep Tcheca

Para saber mais sobre esta edição do Lion Effort e sobre a edição anterior, de 2012 (realizada na Suécia), clique nos links da lista a seguir.

FOTOS: Base Aérea de Caslav

VEJA TAMBÉM:

23
Deixe um comentário

avatar
20 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
Roberto SantanaIväny JuniorFernando "Nunão" De MartiniCarcará 01Clésio Luiz Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Gardusi
Visitante
Gardusi

Na terceira fota, abaixo do canard, parece que o avião foi metralhado. O que são aqueles “furos”?

Marcelo
Visitante
Member
Marcelo

bem observado! Será que seria isso:

http://www.2badesivos.com.br/318-Furo-de-Bala/prod-161942/

🙂

Claudio Moreno
Visitante
Member
Claudio Moreno

Boa tarde Editores!

Senhores mas que bela cobertura essa a que vocês estão realizando. Parabêns pela exibição das fotos.

Particularmente eu acho muito elegante e funcional o LIFT checo L-159.

Penso que também seria uma boa opção à FAB.

CM

Clésio Luiz
Visitante
Active Member
Clésio Luiz

O L-39 com pintura da Breitling é o mais bonito da família, na minha opinião.

Iväny Junior
Visitante
Member

Essa pintura de cockpit no dorso é peso pra o oponente em dogfighter.

Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana

Essas pinturas falsas de canopy, mais propriamente dizendo, na parte inferior da aeronave, devem ser muito eficazes no combate aproximado. Porque um avião de caça não pode fazer manobras prolongadas de ‘g’ negativo, como curvas. O piloto inimigo sabendo disso quando vê seu oponente e distingue seu “canopy” de certa forma pode antecipar o movimento do inimigo, julgando o próximo movimento de direção que seria normal para um avião de combate (sob ‘g’ positivo), mas é nessa hora que o artifício funciona, e o oponente toma um direcionamento totalmente inesperado e considerado impossível pelo inimigo. Um engodo simples, mas que… Read more »

Iväny Junior
Visitante
Member

Nunão

Lendo o sentido 4 do priberam, dorso pode significar o lado posterior, embaixo ou “oposto a frente”.
O canopy deve ser a superfície de atenção, portanto, frente de visada do oponente.

A lingua portuguesa tem dessas coisas…

dor·so |ô|
(latim dorsum, -i)
substantivo masculino

1. Parte posterior do busto do homem. = COSTAS

2. Parte superior do corpo dos quadrúpedes. = LOMBO

3. [Figurado] Parte superior, geralmente plana ou convexa, de uma parte do corpo (ex.: dorso da língua, dorso da mão).

4. Parte ou lado posterior (ex.: dorso da página).

5. Lombada de um livro.
Plural: dorsos |ô|.

http://www.priberam.pt/dlpo/dorso

Saudações.

Iväny Junior
Visitante
Member

Nunão

O jargão é interessante, porque segundo a “lógica” do português, dorso é relativo a uma superfície convexa. Já em relação a coisas e objetos é relativo a uma superfície côncava.

Enfim. Todo mundo entendeu. 😛

Carcará 01
Visitante
Member
Carcará 01

Meu amigos.

Pra quem ainda sonha com Gripen, Sub, PROSUPER, Heli de Ataque e outras iguarias, sugiro ler com atenção um trecho que pesquei da coluna Painel da Folha de hoje:

“Fique à vontade
Joaquim Levy (Fazenda) foi ao Ministério da Defesa nesta sexta-feira para uma conversa com Jaques Wagner sobre os investimentos da pasta.

Dor de cabeça
As notícias não devem ter sido boas: após a audiência, a portas fechadas, Wagner pediu duas Aspirinas a seus auxiliares.”

Vem coisa pesadíssima logo a frente…

Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana

Prezado De Martini,

Faz pouco tempo, assistimos uma reportagem sobre o Gripen, feita la na Suecia, nela o reporter parecia estar na fabrica da aeronave. Numa das cenas, um ou mais Gripen em manutencao ou mesmo em linha de producao, nao sei ao certo.

Gostaria de saber, se hoje, no atual momento, existem aeronaves na linha de producao, todas as encomendas ja foram entregues?

Iväny Junior
Visitante
Member

Roberto Santana

Me intrometendo na conversa, se não me engano, recentemente foi entregue o ultimo Gripen C da força sueca. Porém, com os melhoramentos no radar do caça, a Saab provavelmente não vai fechar a linha de montagem e já deu a entender que pode fabricar um Gripen C com aviônica, sensores e armamentos do NG/E.

Saudações.

Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana

Obrigado Fernando De Martini, obrigado Ivany Junior.

Sim, a produção segue.

Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana

“Alto, porém veloz.” Esse é um jargão na aviação, acho que não muito conhecido, que ironiza a situação de aproximações e pousos feitos com alguma deficiência de planejamento e julgamento. Uma aeronave pode cruzar a cabeceira da pista acima da velocidade correta ou pode também cruzar com a velocidade correta, mas bem acima da altura de cruzamento da cabeceira. A expressão brinca com as duas situações quase que impossíveis de acontecer ao mesmo tempo… O acidente do Gripen parece ser pelo menos parte do caso. Vendo as fotos dá para notar que a aeronave “varou” a pista, se acidentou além… Read more »

Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana
Roberto Santana
Visitante
Roberto Santana

Boa pesquisa De Martini,

Se o sujeito não faz operacionalmente parte do esquadrão, não existe razão nenhuma para ele voar, em especial nesses exercícios.

Podia ter sido pior.