As fotos, divulgadas pelo site das Forças Armadas Suecas, mostram duas mulheres pilotos de caça que voaram o Gripen no recente exercício Lion Effort 2012. São a sueca Anna Dellham e a sul-africana Cathrine Labuschagne, que compartilham a paixão de voar a aeronave.

Cathrine já voa o Gripen desde 2010, e Anna desde 2011, e ambas atraíram o interessa da mídia no exercício que terminou na semana passada. Mal se conheceram, e o primeiro assunto foi o voo nos caças: “Nós imediatamente começamos a conversar sobre as características de voo do Gripen, e como é boa a experiência que temos quando vamos o caça”, disse Anna.

Ambas já traziam na bagagem a experiência de voar outras aeronaves. A sueca Anna já acumulava aproximadamente 800 horas no Viggen, enquanto a sul-africana havia voado o Hawk. Mas o preferido de ambas é, sem dúvida, o Gripen. Anna disse: “Nós temos basicamente a mesma ideia da aeronave. Ambas gostamos muito, por exemplo, do sistema de controle de voo muito capaz, que provê uma soberba manobrabilidade ao Gripen.”

Cathrine enfatiza que não há muita diferença em ser piloto de caça, entre um país e outro: “Há apenas pequenas diferenças no modo de trabalhar. Se você visitar uma divisão de voo, vai encontrar os mesmos tipos de pessoas perseguindo o mesmo objetivo, além da mesma camaradagem, esteja você na Suécia ou na África do Sul.” Anna complementa: “Esse trabalho é simplesmente sensacional.” E Cathrine arremata: “Esse trabalho me desafia como pessoa todos os dias. É um trabalho fantástico para qualquer um com paixão pelo voo. A cor da pele ou o gênero não fazem diferença.”

FONTE / FOTOS: Forças Armadas da Suécia

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

bem, acho que ainda está para aparecer uma piloto de caça realmente bonita. O ambiente muito masculino não deve ajudar.

No entanto, nada mal…e gostei do leãozinho de pelúcia também. Meu filho de 4 anos iria gostar…

Hamadjr

O Nunão, faz uma enquete ai, coloca as nossas gatas da FAB para ver se elas não dão um banho nas duas Lioa

asbueno

Muitos aqui irão se lembrar de uma piloto belga de F-16, não? Karin van ….

LuppusFurius

….São boas mesmo, pois pilotar um caça com coturnos Luis XV
não deve ser fácil.