Home Combates Aéreos Começou o exercício multinacional de operadores do Gripen, o Lion Effort 2015

Começou o exercício multinacional de operadores do Gripen, o Lion Effort 2015

553
0

Saab Gripen - foto Min Def República Tcheca

Nesta edição que vai até 24 de maio, o exercício que ocorre a cada três anos é realizado na República Tcheca

Entre os dias 11 e 24 de maio, a Base Aérea de Čáslav na República Tcheca é o palco para o exercício Lion Effort 2015, que reúne operadores do caça sueco Saab Gripen. O exercício é realizado a cada três anos. Além dos jatos da Força Aérea da República Tcheca, também participam os caças da Suécia e da Hungria, além de representantes da Força Aérea Real Tailandesa. Esta edição conta também com a participação de caças F-16 da Polônia e Eurofighter da Alemanha, operando a partir de suas próprias bases aéreas, conforme informado por nota da Saab.

Falando em Eurofighter, vale lembrar que em março deste ano quatro caças Typhoon britânicos realizaram treinamentos de combate ar-ar com jatos Gripen tchecos a partir de Čáslav, durante dois dias (13 e 16/3), com engajamentos 1×1 e 2×2. Na ocasião, os jatos da RAF (Força Aérea Real Britânica) vieram da Base Aérea de Coningsby, e nota do Ministério da Defesa da República Tcheca (acompanhada de fotos como esta abaixo)  já informava sobre a nova oportunidade de operações com o Eurofighter, desta vez da Alemanha, no exercício que começou agora.

Typhoons e Gripens - foto Min Def Republica Tcheca

Outras aeronaves tchecas no Lion Effort 2015 – Os tchecos também operarão os caças leves L-159, assim como aviões de transporte CASA, helicópteros de ataque Mi-24 e de transporte Mi-171. O exercício também conta com a assistência de plataformas AWACS (sistema de controle e alerta aeroembarcado) da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que operarão a partir da Polônia.

L-159 e F-16 no Baltic Eye - foto MD República Tcheca

A nota da Saab divulgou alguns eventos importantes que ocorrerão em Čáslav durante o exercício:

  • 14 de maio – “spotters day” (dia dos fotógrafos de aeronaves)
  • 21 de maio – dia para visitantes VIP, com participação do chefe do Estado-Maior, general Josef Bečvář, e comandantes de forças aéreas parceiras e aliadas
  • 22 de maio – celebração dos 10 anos de operação do Gripen na Força Aérea da República Tcheca, com presença de comandantes e outros convidadeos importantes
  • 23 de maio – dia de “portões abertos”, incluindo show aéreo

Os aviões envolvidos no Lion Effort 2015 realizam treinamento de táticas, técnicas e procedimentos ar-ar com vistas à cooperação e operação conjunta. A primeira edição do Lion Effort ocorreu na Hungria em 2009, seguida da Suécia em 2012. A África do Sul está decidindo se abrigará a quarta edição em 2018.

Saab Gripen - foto 2 Min Def República Tcheca

 

Gripen da República Tcheca - foto AFB Caslav

 

Gripen - foto 2 Min Def República Tcheca

FOTOS (em caráter meramente ilustrativo): Ministério da Defesa da República Tcheca

VEJA TAMBÉM:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of