Rafale no Tiger Meet 2015: o ‘tigre monstro’ verde do esquadrão Provence

4

Rafale Monster Tiger do esq Provence participa do Tiger Meet 2015 - foto 2 Força Aérea Francesa

Segundo nota divulgada pela Força Aérea Francesa, desde o dia 4 de maio e até esta sexta-feira, dia 15, o Esquadrão de Caça 1/7 Provence participa do exercício “Tiger Meet 2015” da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) na Base Aérea de Konya, na Turquia.

O esquadrão, equipado com o caça Dassault Rafale, enviou quatro jatos para esta que é a 51ª edição do exercício que reúne anualmente os esquadrões da chamada “Associação Tigre da OTAN” (NATO Tiger Association – NTA). O encontro envolve uma competição que vai além das pontuações nas operações aéreas (que chegam a reunir 20 aeronaves em voo ao mesmo tempo nas missões), premiando também as pinturas alusivas a tigres que adornam parte dos aviões participantes.

Rafale Monster Tiger do esq Provence participa do Tiger Meet 2015 - foto 3 Força Aérea Francesa

Cinco países participam desta 51ª edição: França, Polônia, Suíça, Itália e Turquia, esta última hospedando o exercício, e os voos incluem caças F-16, F-18, Rafale, jatos de alerta aéreo antecipado e controle (AWACS) entre outras aeronaves. São realizados treinamentos ar-ar, ar-solo, participação em missões COMAO (Composite Air Operations, que reúnem vários aviões em missões de objetivos múltiplos).

Capitão da reserva Regis Rocca e Rafale Monster Tiger - foto Força Aéra FrancesaPara a premiação de melhor pintura, um dos caças franceses foi pintado num pronunciado tom de verde, o que incluiu tanques de combustível com a inscrição “Monster Tiger” (tigre monstro). A pintura foi inspirada na série de filmes “Transformers” e é de autoria do capitão da reserva Régis Rocca, da Base Aérea de 113 Saint-Dizier, onde está baseado o esquadrão. Rocca trabalha como designer gráfico no setor privado e já realizou pinturas para o Tiger Meet tanto para o Provence quanto para o esquadrão 1/12 Cambresis. Devido a essas contribuições, ele recebeu a patente de capitão da reserva, em fevereiro deste ano.

O esquadrão 1/7 Provence herdou as tradições do 1/12 Cambresis, equipado com o Mirage 2000C e dissolvido em março de 2012, e que foi um dos membros fundadores da Associação Tigre da OTAN (NTA). Trata-se da terceira vez que o Provence participa do encontro.

Rafale Monster Tiger do esq Provence participa do Tiger Meet 2015 - foto 3 Força Aérea Francesa

FOTOS: Força Aérea Francesa

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

avião bonito, mas pintura feia…acho que este ano não vão levar…

Marcelo

Esse Typhoon ficou bacana.

Pergunta: Essas pinturas comemorativas são facilmente removíveis? Em caso da aeronave precisar ir para “guerra”, dá para removaer rapidamente?