Treinamento na RAF e RN: Tucano dará lugar a T-6C, mas Phenom 100 substituirá King Air

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Phenom 100

Phenom 100 - imagem Embraer

Segundo reportagem publicada hoje (24/10) no site Flightglobal, o Ministério da Defesa do Reino Unido deverá substituir seus treinadores de asa fixa por três novos modelos, após a seleção da oferta da parceria Affinity (KBR/Elbit Systems) no programa MFTS (Military Flying Training System). Com o novo programa, o treinamento elementar na RAF (Força Aérea Real Britânica) e RN (Marinha Real Britânica) será realizado com o Grob Aircraft G120TP, o básico com o Beechcraft T-6C e o multimotor com o Embraer Phenom 100, embora não tenha sido ainda revelada a quantidade de cada tipo.

T-6C - foto Beechcraft

Os novos aviões substituirão em suas funções o Grob G115 Tutor, o Shorts Tucano T1 e o Beechcraft King Air 200 (sendo que estes últimos operam por leasing). Segundo o site Flightglobal, a frota de cada modelo é, respectivamente, de 119, 38 e 8 aeronaves, sendo que o Grob G115 é fornecido pela Babcock. Os novos G120TP deverão operar nas bases da RAF de Barkston Heath e Cranwell, enquanto os T-6C operarão em Valley e os Phenom 100 em Cranwell.

Grob 120TP - foto Grob Aircraft

O treinamento avançado a jato da RAF é feito com uma frota de 28 aviões Hawk 128 da BAE Systems, em Valley, e atualmente a Aviação Naval da RN treina seus observadores em quatro aeronaves King Air 350, segundo a reportagem.

FONTE: Flightglobal (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

FOTOS: Embraer, Beechcraft e Grob Aircraft

NOTA DO EDITOR: o título original do site Flightglobal destacou o T-6C como principal item da renovação do sistema de treinamento britânico.

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leejunior22

Faz sentido.

O T-6C é uma aeronave com custo-benefício melhor para realizar apenas treinamento do que o Super-Tucano.

Carlos

“……Elbit’s avionics equip Embraer’s EMB-314 Super Tucano, and Elbit delivered the training center external link for Israel’s King Air B200 Tzofits.”

Yes.

Shalon

leejunior22

Nunão,

Veja que não discordo contigo. O Shorts Tucano já sente a idade e o Super-Tucano, apesar de ter equipamentos da Elbit, está um “pouco acima” no que diz respeito de requisitos de missão.

Faz sentido escolherem o T-6C, foi isso que disse.

A Embraer não tem um sucessor específico para o Tucano.

O ST cumpre a missão de treinamento básico, mas não é o melhor custo-benefício.

Fico feliz que a Embraer, entretanto, não perdeu espaço, pois treinará os futuros pilotos de transporte da RAF e RN com o Phenom 100.

Brasil!

Guilherme Poggio

Achei uma boa escolha. Na sua categoria, o T-6 é um excelente avião. O verdadeiro sucessor do Tucaninho.

Renato.B

Mas confesso que me surpreende um pouco a ausência de interesse da Embraer em fazer uma atualização dos
T-27. Suponho que ainda existe mercado e eles tem “capacidade instalada” para isso.