Home Tecnologia Spitfires? Não, são os Tucanos da RAF

Spitfires? Não, são os Tucanos da RAF

1219
69

O Tucano foi selecionado em 1985 pela Royal Air Force para substituir os aviões Jet Provost na formação básica de seus pilotos. O Jet Provost tinha entrado em serviço em 1955.
Setenta por cento mais barato de operar do que o Jet Provost, o Tucano utilizado pela RAF difere da versão originalmente desenvolvida pela Embraer, e utilizada por muitas forças aéreas em todo o globo. A principal diferença é o motor – a RAF escolhendo um turboélice Garrett, no lugar do Pratt & Whitney normal. Com o aumento da performance resultante, surgiram alguns problemas que causaram um certo  atraso na entrada em serviço do Tucano. Outras mudanças incluíram uma cabine do piloto com esquema semelhante ao do treinador à jato Hawk e o reforço da célula.
Assim que os problemas iniciais foram resolvidos, o Tucano entrou em serviço em 1989.
A introdução do Tucano permitiu à RAF racionalizar seu currículo de formação básica, voando aeronaves com duas vezes o alcance do Jet Provost, permitindo que duas saídas possam ser feitas antes que se necessite de reabastecimento. Outra vantagem do Tucano é a sua capacidade de subir a 15.000 pés em apenas 6 minutos, bem mais rápido que os 15 minutos do Jet Provost.
O Tucano britânico foi produzido sob licença no Reino Unido pela Short Brothers e chegou a ser exportado para o Quênia e o Kuwait.

69
Deixe um comentário

avatar
69 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
19 Comment authors
Simeon NicolauTucano é retirado de serviço na Força Aérea Francesa « Aviação Notícias, Aviation News ReleasesMauricio R.Geometra exporta peças do Tucano para InglaterraArno Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Baqueiro
Visitante
Luciano Baqueiro

Gostaria de saber se esse híbrido resolveu realmente todos os seus problemas, isto é qual a situação operacional dele hoje e o qual é a opinião que os pilotos ingleses tem dele atualmente ?

Luciano Baqueiro
Visitante
Luciano Baqueiro

Gostaria de saber se esse híbrido resolveu realmente todos os seus problemas, isto é qual a situação operacional dele hoje e o qual é a opinião que os pilotos ingleses tem dele atualmente ?

paulo costa
Visitante
paulo costa

Os Tucanos da RAF tem 1200shp,ao inves de 750shp dos nossos,
alem de varias modificações.Recentemente foi iniciado um
estudo,para atualizar os aparelhos,o nosso Tucano fazendo historia por la…Na França eles usam o Tucano,e o Xingu,bimotor da Embraer..

paulo costa
Visitante
paulo costa

Os Tucanos da RAF tem 1200shp,ao inves de 750shp dos nossos,
alem de varias modificações.Recentemente foi iniciado um
estudo,para atualizar os aparelhos,o nosso Tucano fazendo historia por la…Na França eles usam o Tucano,e o Xingu,bimotor da Embraer..

Nunão
Visitante
Nunão

Para os plastimodelistas leitores do Blog que eventualmente não saibam, há um kit da airfix na escala 1:72 que voltou a ser vendido por aqui há alguns anos. Comprei e, com um pouco de lixa e mudanças nas pás das hélices, escapes etc, transformei num AT-27 do 1º/3ºGAV que até que ficou razoável (muito melhor do que kits de resina, de qualquer maneira). Dá um certo trabalho mas vale a pena.

E é claro, para os fãs do Shorts Tucano, não precisa mexer nada…

Nunão
Visitante
Nunão

Para os plastimodelistas leitores do Blog que eventualmente não saibam, há um kit da airfix na escala 1:72 que voltou a ser vendido por aqui há alguns anos. Comprei e, com um pouco de lixa e mudanças nas pás das hélices, escapes etc, transformei num AT-27 do 1º/3ºGAV que até que ficou razoável (muito melhor do que kits de resina, de qualquer maneira). Dá um certo trabalho mas vale a pena.

E é claro, para os fãs do Shorts Tucano, não precisa mexer nada…

joao
Visitante
joao

Nunao,qual e o website do airfix com esse Tucano?

joao
Visitante
joao

Nunao,qual e o website do airfix com esse Tucano?

Hornet
Visitante
Hornet

Será que a RAF não se interessaria pelo Super Tucano também, mais pra frente? Pra substituir os Tucanos deles…Seria uma boa exportar o Super Tucano pros súditos da Rainha…ao menos os EUA não iam encher as paciências com os tais vetos costumeiros…ou será que iam, até pros ingleses? Acho que não, né?…

abraços a todos

Hornet
Visitante
Hornet

Será que a RAF não se interessaria pelo Super Tucano também, mais pra frente? Pra substituir os Tucanos deles…Seria uma boa exportar o Super Tucano pros súditos da Rainha…ao menos os EUA não iam encher as paciências com os tais vetos costumeiros…ou será que iam, até pros ingleses? Acho que não, né?…

abraços a todos

Fábio Max
Visitante

Bela pintura!

Fábio Max
Visitante

Bela pintura!

pablo
Visitante
pablo

alguem tem noticias das concorrencias que o super tucano esta disputando no mercado externo ??
ach que ele perdeu na Turkia para o aviao suico…
o Iraque disse que queria comprar alguns super tucanos…
com certeza o tio sam nao vai liberar o S. Tucano para o Equador…
seria vantajoso o S. Tucano ter capacidade de REVO ou seria inviavel ??

pablo
Visitante
pablo

alguem tem noticias das concorrencias que o super tucano esta disputando no mercado externo ??
ach que ele perdeu na Turkia para o aviao suico…
o Iraque disse que queria comprar alguns super tucanos…
com certeza o tio sam nao vai liberar o S. Tucano para o Equador…
seria vantajoso o S. Tucano ter capacidade de REVO ou seria inviavel ??

Nunão
Visitante
Nunão

João, o site oficial da airfix é http://www.airfix.com
Mas há pouco tempo pesquisei no site e não achei mais o Shorts Tucano T1 no catálogo.

E o site da loja onde comprei, a htc modelismo, está em manutenção: http://www.htc.com.br/

Mas na página em manutenção tem um telefone, de qualquer forma…

Mas se você digitar no google algo como Shorts Tucano T1 airfix kit vai aparecer alguns links.

Nunão
Visitante
Nunão

João, o site oficial da airfix é http://www.airfix.com
Mas há pouco tempo pesquisei no site e não achei mais o Shorts Tucano T1 no catálogo.

E o site da loja onde comprei, a htc modelismo, está em manutenção: http://www.htc.com.br/

Mas na página em manutenção tem um telefone, de qualquer forma…

Mas se você digitar no google algo como Shorts Tucano T1 airfix kit vai aparecer alguns links.

Douglas
Visitante
Douglas

O mercado norte americano é receptivo a produtos brasileiros. A Taurus vende armas como nunca por lá. A Embraer tem lá sua principal fonte de renda. sobre vendas maiores para os militares, falta a nós mais lobby pra mostrar as qualidades de nossos produtos.
Espero que isso entre no cálculo quando selecionarem o FX. Me custa crer que vamos passar a ser mercado cativo da industria francesa. Ora seremos repositorio de projetos antigos de helos, ora salvadores do equilibrio orçamentário de projetos caríssimos que como do caça Rafale. E o que a França compra do Brasil nessas áreas?

Douglas
Visitante
Douglas

O mercado norte americano é receptivo a produtos brasileiros. A Taurus vende armas como nunca por lá. A Embraer tem lá sua principal fonte de renda. sobre vendas maiores para os militares, falta a nós mais lobby pra mostrar as qualidades de nossos produtos.
Espero que isso entre no cálculo quando selecionarem o FX. Me custa crer que vamos passar a ser mercado cativo da industria francesa. Ora seremos repositorio de projetos antigos de helos, ora salvadores do equilibrio orçamentário de projetos caríssimos que como do caça Rafale. E o que a França compra do Brasil nessas áreas?

nunao
Visitante
nunao

A França comprou Tucanos. Foi contrapartida à compra dos Fennec e Pantera para a Aviação do Exército.

nunao
Visitante
nunao

A França comprou Tucanos. Foi contrapartida à compra dos Fennec e Pantera para a Aviação do Exército.

nunao
Visitante
nunao

Esqueci, comprou alguns Xingus também.

nunao
Visitante
nunao

Esqueci, comprou alguns Xingus também.

Magick One
Visitante
Magick One

O projetista do Tucano (Sr. Zé Kovacs), foi trabalhar lá nos E.U.A, desenvolvendo uma aeronave similar ao Tucano, o “Tucano” hoje é a melhor opção contra guerrilha, insurgentes e outros do tipo. A Blackwater Worldwide, teve interesse na compra dos aviões e os americanos ao invés de comprar resolveram produzir lá, talvez com perspectiva de boas vendas aos militares norteamericanos.

Magick One
Visitante
Magick One

O projetista do Tucano (Sr. Zé Kovacs), foi trabalhar lá nos E.U.A, desenvolvendo uma aeronave similar ao Tucano, o “Tucano” hoje é a melhor opção contra guerrilha, insurgentes e outros do tipo. A Blackwater Worldwide, teve interesse na compra dos aviões e os americanos ao invés de comprar resolveram produzir lá, talvez com perspectiva de boas vendas aos militares norteamericanos.

Magick One
Visitante
Magick One

Alias, o Sr. Kovacs (cujo conhecimento não deve ter nenhum valor estratégico) depois de dispensado pela Embraer, produzia aeronaves no quintal de sua casa.

Magick One
Visitante
Magick One

Alias, o Sr. Kovacs (cujo conhecimento não deve ter nenhum valor estratégico) depois de dispensado pela Embraer, produzia aeronaves no quintal de sua casa.

Radical_Nato
Visitante
Radical_Nato

Put´s!!

Radical_Nato
Visitante
Radical_Nato

Put´s!!

Walderson
Visitante
Walderson

Parabéns pelos comentários, Mauro. Poxa, Douglas, não tenho como concordar contigo, não. De bonzinho, os EUA não têm nada. O que eles puderem fazer para nos boicotar, eles farão. Tenho certeza que se tivéssemos mantido o Su no FX-2 – sem contar com as informações prestadas pelos russos, que dizem serem bastante evasivas – iria rolar um tremendo boicote, inclusive à EMBRAER. O Brasil fez bem em tirar os russos do páreo. É a política. Infelizmente a vida é assim. Só para vc saber, a França usa os helicópteros que vc diz serem velhos no Afeganistão e no seu novo… Read more »

Walderson
Visitante
Walderson

Parabéns pelos comentários, Mauro. Poxa, Douglas, não tenho como concordar contigo, não. De bonzinho, os EUA não têm nada. O que eles puderem fazer para nos boicotar, eles farão. Tenho certeza que se tivéssemos mantido o Su no FX-2 – sem contar com as informações prestadas pelos russos, que dizem serem bastante evasivas – iria rolar um tremendo boicote, inclusive à EMBRAER. O Brasil fez bem em tirar os russos do páreo. É a política. Infelizmente a vida é assim. Só para vc saber, a França usa os helicópteros que vc diz serem velhos no Afeganistão e no seu novo… Read more »

Paulo Costa
Visitante
Paulo Costa

Compraram ate o Ximango,tem uma foto com as insignias da
força aerea deles…

Paulo Costa
Visitante
Paulo Costa

Compraram ate o Ximango,tem uma foto com as insignias da
força aerea deles…

Douglas
Visitante
Douglas

Tudo fruto de anti americanismo de cachorrinhos. A questão é que a FAB tem que ter o melhor aviaõ dentro das melhores condições possíveis contemplando os melhores interesses comerciais também. Não é isso que vige aqui na cabecinha do Mauro e de outros. Me digam quantos Tucanos voam na França? qual a importancia do mercado frances? mas a visão é de que a frança é boazinha, que nos cederá tec. a custo baixíssimo, pois somos pais “amigo”, enquanto que os EUA são uns grandes canalhas. O que vejo na prática e repito é que os franceses estão empurrando da forma… Read more »

Douglas
Visitante
Douglas

Tudo fruto de anti americanismo de cachorrinhos. A questão é que a FAB tem que ter o melhor aviaõ dentro das melhores condições possíveis contemplando os melhores interesses comerciais também. Não é isso que vige aqui na cabecinha do Mauro e de outros. Me digam quantos Tucanos voam na França? qual a importancia do mercado frances? mas a visão é de que a frança é boazinha, que nos cederá tec. a custo baixíssimo, pois somos pais “amigo”, enquanto que os EUA são uns grandes canalhas. O que vejo na prática e repito é que os franceses estão empurrando da forma… Read more »

joao
Visitante
joao

Nunão,muito obrigado. Realmente,eu tambem nao achei o Tucano. Sds.

joao
Visitante
joao

Nunão,muito obrigado. Realmente,eu tambem nao achei o Tucano. Sds.

Ozawa
Visitante
Ozawa

Magick One, se não estou equivocado, a “Blackwater Worldwide” presta serviços de segurança privada para o Departamento de Defesa Americano, e adquiriu, junto à Embraer, 1 exemplar do modelo A29 Super Tucano. Cogita-se, como exemplar de teste, para eventual aquisição do modelo para criação da guarda nacional aérea do Iraque, voltada para contra-insurgência operada por pilotos da Blackwater.

Ozawa
Visitante
Ozawa

Magick One, se não estou equivocado, a “Blackwater Worldwide” presta serviços de segurança privada para o Departamento de Defesa Americano, e adquiriu, junto à Embraer, 1 exemplar do modelo A29 Super Tucano. Cogita-se, como exemplar de teste, para eventual aquisição do modelo para criação da guarda nacional aérea do Iraque, voltada para contra-insurgência operada por pilotos da Blackwater.

Nunão
Visitante
Nunão

João, tenta o telefone. Abs!

Nunão
Visitante
Nunão

João, tenta o telefone. Abs!

Nunão
Visitante
Nunão

Douglas, a polêmica é boa, mas só quero ressaltar que o fato de que os franceses já compraram aviões brasileiros para sua força aérea (Tucano e Xingu) é só um detalhe da conversa. O que importa pra mim é que a FAB em primeiro lugar consiga o melhor caça para operar pelos próximos 30 anos, com eficiência. Se isso efetivamente pudesse ter mais peso que a questão política, pouco me importaria se o caça fosse fornecido pelos diabólicos norte-americanos, pelos pérfidos franceses ou pelos nórdicos suecos, desde que fosse o caça que a FAB, somando A+B decidisse que é o… Read more »

Nunão
Visitante
Nunão

Douglas, a polêmica é boa, mas só quero ressaltar que o fato de que os franceses já compraram aviões brasileiros para sua força aérea (Tucano e Xingu) é só um detalhe da conversa. O que importa pra mim é que a FAB em primeiro lugar consiga o melhor caça para operar pelos próximos 30 anos, com eficiência. Se isso efetivamente pudesse ter mais peso que a questão política, pouco me importaria se o caça fosse fornecido pelos diabólicos norte-americanos, pelos pérfidos franceses ou pelos nórdicos suecos, desde que fosse o caça que a FAB, somando A+B decidisse que é o… Read more »

nunao
Visitante
nunao

PEÇO AOS FREQÜENTADORES DO BLOG PARA MODERAREM A LINGUAGEM E NÃO SE OFENDEREM MUTUAMENTE.

Mauro, todos já percebemos que você e Douglas têm freqüentes disputas de opiniões e isso é extremamente positivo, desde que mantido nos limites da cordialidade. Nada contra aguardarmos novos capítulos dessa disputa, afinal o Blog também serve para isso, e queremos que ambos continuem comentando e participando, mas vamos procurar manter o bom nível. Ninguém precisa ser ofendido aqui.

Atenciosamente,
Nunão

nunao
Visitante
nunao

PEÇO AOS FREQÜENTADORES DO BLOG PARA MODERAREM A LINGUAGEM E NÃO SE OFENDEREM MUTUAMENTE.

Mauro, todos já percebemos que você e Douglas têm freqüentes disputas de opiniões e isso é extremamente positivo, desde que mantido nos limites da cordialidade. Nada contra aguardarmos novos capítulos dessa disputa, afinal o Blog também serve para isso, e queremos que ambos continuem comentando e participando, mas vamos procurar manter o bom nível. Ninguém precisa ser ofendido aqui.

Atenciosamente,
Nunão

Francisco M. Xavier
Visitante
Francisco M. Xavier

Pois é…, alguém aqui no blog postou sobre o F-20, que bateu o F-16A em quase tudo que era importante num vetor de superioridade aérea – na concorrencia que tiveram – que teria sido uma boa idéia o Brasil tentar reavivar este projeto, comprando os papéis da Northrop e linkando parcerias comerciais e estratégicas para tal… seria isto viável? li, a época da concorrencia, que o F-20 (protótipo) era uma máquina perfeita! praticamente acabada! de grande performanse. Poderia só ser produzido, com avionica atual, motor novo, radar AESA, seria muito caro? será que não teria vez no parque da FAB?… Read more »

Francisco M. Xavier
Visitante
Francisco M. Xavier

Pois é…, alguém aqui no blog postou sobre o F-20, que bateu o F-16A em quase tudo que era importante num vetor de superioridade aérea – na concorrencia que tiveram – que teria sido uma boa idéia o Brasil tentar reavivar este projeto, comprando os papéis da Northrop e linkando parcerias comerciais e estratégicas para tal… seria isto viável? li, a época da concorrencia, que o F-20 (protótipo) era uma máquina perfeita! praticamente acabada! de grande performanse. Poderia só ser produzido, com avionica atual, motor novo, radar AESA, seria muito caro? será que não teria vez no parque da FAB?… Read more »

Francisco M. Xavier
Visitante
Francisco M. Xavier

Ah, quando questionei aos colegas sobre o F-20, não é para relacionar com o FX-2 não, seria, na verdade uma análise de viabilidade reavivar um projeto que deixou sequelas na USAF.
Francisco

Francisco M. Xavier
Visitante
Francisco M. Xavier

Ah, quando questionei aos colegas sobre o F-20, não é para relacionar com o FX-2 não, seria, na verdade uma análise de viabilidade reavivar um projeto que deixou sequelas na USAF.
Francisco

Henrique
Visitante
Henrique

Interessante como os equipamentos projetados ou fabricados no Brasil possuem alta qualidade. Se não fosse a sabotagem interna e externa a qual deixou falir a Engesa, seríamos hoje uma potência industrial na área de defesa aérea e terrestre.
Só os “estrategistas” brasileiros é que não conseguem ver a importância de valorizar a indústria nacional…. nisto os americanos são efetivos, principalmente na área militar!!
Abraço.

Henrique
Visitante
Henrique

Interessante como os equipamentos projetados ou fabricados no Brasil possuem alta qualidade. Se não fosse a sabotagem interna e externa a qual deixou falir a Engesa, seríamos hoje uma potência industrial na área de defesa aérea e terrestre.
Só os “estrategistas” brasileiros é que não conseguem ver a importância de valorizar a indústria nacional…. nisto os americanos são efetivos, principalmente na área militar!!
Abraço.