Caças Mirage 2000 franceses, operando na Polônia, interceptaram aviões russos em dois dias seguidos

5

caça Mirage 2000 francês em Malbork - Polônia - foto 2 Min Def França

Na terça-feira, 15 de julho, o Ministério da Defesa da França divulgou nota sobre interceptações de aviões russos realizadas em dois dias seguidos, por parte do destacamento de caças Mirage 2000 da Força Aérea Francesa desdobrados na Base Aérea de Malbork, na Polônia, em proveito da defesa aérea dos países Bálticos por parte da OTAN (Organização do Tratado do Altântico Norte).

As missões ocorreram nos dias 7 e 8 de julho. No dia 7, o alerta foi dado às 12h30, e sete minutos mais tarde os caças Mirage 2000 decolavam para identificar uma aeronave que voava sobre o Mar Báltico e entrou no espaço aéreo dos países Bálticos sem plano ou autorização de voo. Às 12h50, os caças interceptaram a aeronave ao norte da Polônia e o identificaram como um IL-20 russo, de reconhecimento. Após as verificações de praxe, os caças voltaram à base.

No dia 8 de julho, ocorreu praticamente uma repetição da missão do dia anterior, quando caças Mirage 2000, após voltar de um voo de treinamento estavam sendo reconfigurados para a missão de interceptação. Três minutos após o alerta, os caças decolaram e novamente interceptaram um IL-20 russo, no mesmo setor do dia anterior. A aeronave foi escoltada até o limite da zona.

caça Mirage 2000 francês em Malbork - Polônia - foto Min Def França

Desde 6 de maio a França mantém um destacamento de quatro aviões de caça (os primeiros foram do tipo Rafale) em Malbork, atendendo a uma demanda da OTAN, que além das missões de permanência operacional (alerta), realizam treinamentos com aeronaves polonesas.

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Alberto Soares

Esse Adolf de Leningrado não se remenda mesmo.

Carlos Alberto Soares
eparro

Seria algum tipo de “medição” do estado de prontidão e tempo de reação?

Reinaldo Deprera

Carlos, a alcunha para o Putin que tu deu diz tudo que penso sobre ele.

Putin 666

Save Ferris!

Iväny Junior

O último delta limpo. Belo, e ainda interessante se não fosse abandonado pela dassault como segmento de entrada, acredito que ainda teria muito mercado, em que pese o rafale ser bastante superior, inclusive em custos.