Troca de guarda francesa na Polônia: chega o Mirage, volta o Rafale

5

caças Rafale na Polônia são substituídos por Mirage - foto Min Def França

O Ministério da Defesa da França informou em nota publicada na quarta-feira, 4 de junho, sobre a troca do contingente de caças em operação na Base Aérea de Malbork, na Polônia, realizada no dia anterior. Os caças Rafale,  desdobrados na Polônia desde 28 de abril, foram substituídos por dois caças Mirage 2000-5 da Base Aérea de Luxeuil e dois Mirage 2000C da Base Aérea de Orange.

A nota destacou que os quatro Mirage 2000, que pousaram na base em 2 de junho, são empregados em defesa aérea, utilizam mísseis ar-ar e são dotados de grande autonomia, sendo capazes de assumir a missão de alerta tanto quanto o Rafale.

caças Rafale na Polônia são substituídos por Mirage - foto 3 Min Def França

caças Rafale na Polônia são substituídos por Mirage - foto 4 Min Def França

A missão do contingente francês, de quatro aeronaves e uma centena de militares, continua dupla: cumprir missões de treinamento de policiamento aéreo da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) com suas contrapartes polonesas e participar, sob demanda da OTAN, da missão de vigilância do espaço aéreo dos países bálticos, em alertas 24 horas / 7 dias por semana.

Para saber mais sobre esse desdobramento francês e assuntos relacionados, no contexto da resposta da OTAN à crise da Ucrânia com a Rússia, clique nos links a seguir.

caças Rafale na Polônia são substituídos por Mirage - foto 2 Min Def França

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da França (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Iväny Junior

Mirage 2000c tão capaz quanto o Rafale? Aaaaah…

http://youtu.be/vh2jxprKr2Y

Jean-Marc Jardino

Para esse tpo de missão, de patrulhamento e treinamento, sim o Mirage 2000 é tao bom qto o Rafale. Vejam os americanos que desdobram os velhos caças F 16 para as mesmas funções, do que caças muito modernos.

andreas

Não sei se sou eu apenas a ter essa impressão, mas essa troca não foi feliz por 2 motivos (para mim é claro): 1. Do que adianta a Dassault dizer que o Rafale é a 7ª maravilha do mundo, e o MD francês me soltar essa nota de que os Mirages 2000 são “capazes de assumir a missão de alerta tanto quanto o Rafale”?? Eu sei a diferença, é para alerta, mas para o público leigo, pode ficar a dúvida, não? 2. E os Rafales sairem da Polônia bem na semana em que os F-16 aparecem por lá?!?!? O pessoal… Read more »

Guilherme Poggio

Seguindo a mesmo linha de raciocínio do Nunão, eu diria que a Força Aérea Francesa passa por mais uma entre várias mudanças.

E durante esse período de transição, Rafales e Mirages conviverão lado a lado e serão deslocados para lá e para cá igualmente.

Em alguns momento veremos Mirages e em outros Rafales nas mais diferentes tarefas e nos mais distantes locais.