Mirage 2000-C francês colide com L-39 Albatros da Lituânia, em treinamento

0

Nesta terça-feira, 30 de agosto, o Ministério da Defesa da França divulgou nota sobre acidente ocorrido nesta manhã, na Lituânia, durante um treinamento comum realizdo com dois caças Mirage 2000-C franceses e um jato L-39 biposto lituano. Um dos caças Mirage colidiu com o jato de treinamento da Lituânia. A tripulação do L-39, composta de dois pilotos, perdeu o controle da aeronave e se ejetou. Ambos estão a salvo.

O caça francês conseguiu pousar na base de Siuliai, e o piloto nada sofreu. Uma investigação deverá determinar as circunstâncias do acidente.

Os caças franceses Mirage 2000-C, que normalmente operam da base aérea 115 de Orange, na França, estão desdobrados desde o mês de abril na Lituânia, como parte de um rodízio de países da OTAN para proteger o espaço aéreo dos três países bálticos (Lituânia, Estônia e Letônia).

A BBC News noticiou que, segundo a OTAN, o L-39 caiu em uma área rural, sem cauxar danos a civis. Também informou, a partir de realatos da mídia loca, que os dois pilotos lituanos ejetados pousaram no lago Rekyva, na região de Siuliai. Sobre o Mirage 2000-C francês, a BBC informou que o caça foi levemente danificado.

O Primeiro Ministro LituanoAndrius Kubilius disse a jornalistas que uma investigação foi iniciada, e que “apenas podemos dizer, com alívio, que mortes foram evitadas. Infelizmente, incidentes como esse acontecem às vezes.”

FONTES: Ministério da Defesa da França e BBC News

FOTO: Força Aérea Francesa

Colaborou: DrCockroach

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments