Home Noticiário Internacional Voa quinto protótipo do PAK FA

Voa quinto protótipo do PAK FA

369
12

Voa quinto protótipo do PAK-FA

A Sukhoi anunciou hoje que completou o primeiro voo de seu quinto protótipo do caça stealth T-50/PAK FA em Komsomolsk-on-Amur.

A aeronave movida pelos motores NPO Saturn 117 voou por 50 minutos e conduziu testes de estabilidade e do sistema de propulsão, disse a Sukhoi, acrescentando o relato do piloto de que o sistema da aeronave demonstrou um desempenho confiável.

Depois de completar os primeiros voos de teste, a aeronave irá se juntar a outras quatro aeronaves T-50/PAK FA para mais testes no centro de testes de voo da Rússia, nos arredores de Moscou, em Zhukovsky, disse a empresa.

O T-50/PAK FA voou pela primeira vez em 29 de Janeiro de 2010, e as cinco aeronaves iniciais já completaram mais de 450 voos, segundo a Sukhoi.

Abaixo segue o vídeo do primeiro voo do quinto protótipo:

FONTE: Flightglobal / VÍDEO: RT News

VEJA TAMBÉM:

12
Deixe um comentário

avatar
11 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
9 Comment authors
HamadjrEdgarJonerPenguinNick Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Marcos
Visitante
Member
Marcos

O avião é realmente bonito. E só!

O F-35 deve estar quase no 100º e segue cheio de problemas e sem soluções. Esse dai então…

Clésio Luiz
Visitante
Member
Clésio Luiz

O F-35 está no centésimo porque tem gente que estuda, mas não aprende com os erros do passado. A USAF já tinha se queimado nos anos 50 com essa prática de “ir ajeitando as coisas na linha de produção”.

Mas não estamos mais numa época de bonança e verbas sem fim. Se os EUA fosse mesmo um país de lei como dizem, muita gente estaria na cadeia por causa desse contrato vergonhoso do programa JSF.

Mayuan
Visitante
Mayuan

Realmente é apenas bonito. Bonito e bom de verdade é o F-5.

champs
Visitante
champs

Edgar,

Se para o Brasil a entrega fosse em 10 a 15 anos estaria excelente, um caça de 5ª geração entre 2023 a 2025, para uma Força Aérea que não tem nem um de 4,5ª, esta longe de ser um prazo ruim.

Em relação a ele já esta no quinto protótipo não quer dizer que estão muito avançados no programa, talvez estejam dentro do prazo, mas faltam tecnologias essenciais para desenvolver, o que quer dizer mais recursos.

Eu acredito que os russos o tornarão operacional antes de 2020, mas que algumas tecnologias só estejam prontas depois, principalmente os novos motores.

Nick
Visitante
Member
Nick

É capaz do SU-50 estar mais pronto que o F-35 em 2020. 🙂

De qualquer forma, acredito que a FAB deveria sim entrar nessa, mesmo que com entregas a partir de 2023. Até lá qualquer caça em forma de leasing supre as necessidades enquanto os F-5EM vão dando baixa.

[]’s

Mayuan
Visitante
Mayuan

Apesar de achar o Sukhoi uma aeronave com um potencial enorme, principalmente se considerarmos o que temos e o preço que o F-35 deve atingir, acho que mais seguro, mais interessante e politicamente mais vantajoso seria o trio Gripen pra já (por leasing), Gripen E pra logo e FS-2020 pra quando estiver desenvolvido.

Como foi muito bem lembrado pelo Edgar, o aporte financeiro que a Sukhoi demandaria é algo que nem o PT quer agora nem o PSDB vai querer no futuro.

Penguin
Visitante
Penguin

Off topic…por falar em novas aeronaves…

Parliamentary Documents Reveal Beginning Of Taranis Test Flights

http://www.aviationweek.com/Article.aspx?id=/article-xml/awx_10_25_2013_p0-630512.xml

Joner
Visitante
Joner

Os russos estão no caminho certo, com passos firmes e com inrvalos aceitáveis, esse caça vai custar uma fração do F-35, e mesmo estando atrás no que diz respeito a eletrônica embarcada (ao menos é o que dizem, pois ninguém viu o caça por dentro), é uma bela aeronave.
E essa bela aeronave tem em seu futuro apenas dois oponentes a altura, sem contar os Drones, mas ai é assunto para outra hora.
Não vejo a hora de ver esse T-50 disparando suas armas.

Abs.

Hamadjr
Visitante
Member
Hamadjr

Caro Clesio os EUA é um pais de lei como é o nosso, o problema é que em se tratando de indústria bélica os interesses estão acima do ordenamento jurídico, sobre o F-35 eles estão apreendendo mesmo com erros, já os Russos gradativamente vão testando seu modelo e até aonde é possível se saber, estão na fase de testes então o caminho deve ser gradual e como bem lembrou o Joner o que o ocidente sabe sobre este caça é aquilo que os Russos liberam ou também o que a imaginação possa criar.