sexta-feira, junho 24, 2022

Gripen para o Brasil

Fotos do primeiro voo do PAK FA, o caça de 5ª geração russo

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

PAK FA 1

O tão esperado caça de 5ª geração da Rússia fez seu primeiro voo de 45 minutos hoje, depois do adiamento de 24h, devido às péssimas condições de tempo.

O porta-voz da Sukhoi, Olga Kayukova, disse que a performance do avião foi soberba, atingindo todas as expectativas.

A Russia vem desenvolvendo o PAK FA desde 1990. Oficiais da Força Aérea dizem que o caça “stealth” deve entrar em serviço em 2015. O Sukhoi PAK FA / T-50 foi projetado para competir com o F-22 Raptor e tem certa semelhança com este.

A Índia, que tem uma longa história de compra de equipamentos russos, é o único parceiro da Rússia no projeto. A Hindustan Aeronautics Ltd (HAL) vai participar com 25% do projeto e desenvolvimento. Será desenvolvida uma versão biplace especialmente para a Índia.

PAK FA 3

PAK FA 2

SAIBA MAIS:

Previous articleVoa o primeiro PAK-FA
Next articleO F-X2 e o PAK-FA
- Advertisement -

70 Comments

Subscribe
Notify of
guest
70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
massa

Ainda vai demorar anos ate poder ser operacional…
Desenho muito similar de um projeto americano.

th98

a primeira foto a partir da direita é muito bonita.
algém ja comparou com o f 22?

Vovódka Abduzida

FOOOOOOOOOORA F-X2ZINHO!!!!!!!!!!!!! FOOOOOORA GRIPADINHO, BICUDINHO E VEINHO QUE COM O PAKFAZINHO DO MEU PAVELZINHO NAO TEM MAIS LUGAR NO CEU PRA AVIAOZINHO!!!!!!!!!!! VIVA O FX3ZAO DO MEU PAVELZAO !!!!!!!!!!!!!

Invincible

E o Urso levantou…

Vovódka Abduzida

AGORA E´ PAKFAZAO DO MEU PAVELZAO!!!!!

Hudson

Vamos compre alguns Mig 29 e investir no T50 Pak.

Vovódka Abduzida

E ele ainda tem um verrugao no alto do narizao quem nem a vovo´ veia aqui!!!!!!! Aviao de bicao pra colocar radarzao e nao aviao bicudinho pra botar radarzinho!!!! E nem gripadinho nem veinho!!!!!

Foooooooooora FX2zinho de franceizinho suecinho e americaninho pra paizinho!!!!!!!!!!!!!! Viiiiiiiiva o Pakfazao pro Brasilzaaaaooooo!!!!

Ivan 2

Um dos momentos mais esperado para nós entusiasta! Incrível… agora acabaram todas as dúvidas!!! Que pena não ter a bandeirinha do Brasil na fuselagem!
Mas para mim, é marcante alguns aspectos dos desenhos Russos no avião!

Ivan 2

Já foi para fundo de tela do PC!!!! hehehe!!!!

alfredo.araujo

Lindo !!
Um cruzamento perfeito de Su-27 com F-22 !!

Humberto

Vamos por partes.
Se o Brasil não quis entrar no SU que já é um avião que está voando alguém acha que o PAK tem alguma chance na FAB? No mais, como foi dito, vai demorar anos para ser operacional (se isto acontecer).
O Brasil perdeu o bonde para o PAK quado o SU foi desclassificado no FX-2, se algum dia formos discutir com eles uma compra, vai ser uma compra de Prateleira como diz o Jobim, ou seja, fora do discurso atual ou algum governo futuro vai querer ser parceiro estratégico dos russos para receber TT irrestrita..
[]

Zago

O Único problema é q as saidas das turbinas quebraram o visual stealth do caça.
Mas mesmo assim é mto bonito, e deve ter toda a robuste de um genuino caça russo!

Tá ai senhoes governantes “brasilianos” poderiamos ter entrado nesse programa e nao dependeriamos do FX da vida….enfim, no brasil as coisas sempre sao mais complicadas para o povo, e mais simples para a corrupção dos nossos governantes.

Lecen

Confesso que fiquei com vontade de vê-lo nas cores brasileiras…

Miguel

Parece uma mistura de su-27, su-47 e mig-1.44

GERSON VICTORIO

Pois eh…a FAB prefere o Gripen…e bla, bla, bla…..

th98

ja ja aparecem as mais variadas montagens

Soldier

Parabéns aos editores do Blog!

Mais uma vez voces nos surpreendem e já vou fazer a minha inscrição na trilogia do blog. Estava justamente esperando do T-50 – protótipo – voar.

Lindo avião. Normal comparar o seu desenho com o F22. Afinal ja compararam o Su27 com o F15…

jsilva

Pelo menos na corcunda ele puxou a família Su-27/30/35. Humberto acho que pelo fato de só existir 5ª geração nos EUA com F-22 e F-35, o PAK-FA agora que todos viram que existe, ou seja, que já saiu da prancheta, tem grande possibilidades de conseguir parceiros de outros países se o problema for dinheiro para desenvolvê-lo. Não sei se para 2015 mas até 2017/2018 ele provavelmente estará operacional. E quem se dispor a entrar com dinheiro ainda tem vaga nesse projeto, talvez nos mesmos moldes do F-35, apenas com parcial ou pouca transferências de tecnologia. Dúvido que a Rússia recuse… Read more »

LBacelar

To boquiaberto…

agora cade os suecófilos e americanófilos que viviam dizendo que PAKFA não voaria nem tão cedo????

Parabéns aos russos e indianos que com todas as limitações orçamentárias conseguiram fazer voar mais um caça de 5ª geração

Alexandre Galante

Só posso dizer uma coisa àqueles que falavam que o PAK-FA não voaria: CHUPA QUE É DE UVA! 🙂

Tik

@Zago… se não me falha a memória, o prototipo utiliza as turbinas do SU-35BM, pois são confiáveis e já estão maduras… a turbina do PAK-FA ainda não foi finalizada.

me corrijam se falei bobagem.

[]´s

andrekid

Ele parece um pouco com o YF-23. Vcs não acham? Não estou dizendo q foi copia
hahaha
Abraços

GERSON VICTORIO

Zago…Os russos estão estudando configurações do bocal da saída dos gases…

comment image

comment image

abraços

Gerson

jsilva

LBacelar e Alexandre Galante,

Não se preocupem não que a próxima conversa dos que insistem em dúvidar da capacidade russa será a de que nunca serão operacionais.

Ivan 2

O modelo ainda é um protótipo, deve evoluir muito até chegar o modelo final! Quem lembra do primeiro Su-27? Um patão feio! Os primeiros protótipos do F-22 também não eram bonitinho não! Assim como os F-35 tem evoluido suas linhas para ficar mais “bonitinhos”.

Abraços,

Giordani RS

É um cruzamento de F-22 com Su-27! com certeza o bocal dos motores não serão estes na versão de produção. Aqueles bocais me lembram o caso da deriva do F-102, ou seja, feito as pressas para concluir o cronograma…essa máquina vai mudar muito antes de entrar em produção e se assemelhará cada vez mais com o YF-23…

Felipe Cps

Hehehehe, a Véia Vovódka e o Welington devem estar que nem papai novo quando vê a primeira vez o filhinho, ahahahaha… 🙂 Parabéns aos dois pelo “bebê novo”… Realmente trata-se de uma aeronave linda. Na verdade, achei que as concepções que rolaram pela net (eu trouxe uma delas pro Aéreo, uma que tinha a tomada de ar em cima das asas) ficaram muito abaixo do seu desenho final. Ficou lindo, em minha opinião muito mais belo que o F-22. Com certeza deve estar “tocando o horror” na USAF e no Pentágono numa hora dessas, rsrsrs. Bom, muito bom, competição é… Read more »

Tairusiano

Bom dia a todos

Nossa um belissimo avião isso me faz lembrar do Su no F-x2
eh acho ke essa bocada nos perdemos. Pelo menos isso prova ke o urso não eh mais o mesmo mais ainda naum perdeu todas as suas garras

abs

marcos adriano

que pena brasil!!assinaram acordo com russia,nao mas entraram!!poderia ter-lo fabricado no brasil!!seria fantastico!!mi35 nos entregaram no prazo!!nao seria compra de´pratelera!!que falta de visaõ de futuro para fab!!parem de gastar dinheiro do povo no não interessa para povo!!é brincadeira fx2 demorar dez anos para se decidir!!defesa é estrategico para pais!!tenho esperança que nossas autoridades acordem vejam que caça para fab de quinta geraçao pak50numa versao ocidental!!rusia tem equimamentos que brasil poderia adquirir s300 defesa aerea,svhal torpedo!!dinheiro compra que vc quizer dos russos!!isso é negocio!!

sr.ricardo

Ficou bonito, preferia um desenho mas origianl como o do Su-47 mas fazer o que . . . .
Gostei especialmente da deriva pequena e do motor (aparentemente) de vetoração tridimencional ao invés daquele “pico-de-pato” do F-22

Antes que digam que é uma cópia do Raptor:
“Requerimentos semelhantes podem produzir aviões semelhantes.”

Ivan 2

A END prevê o desenvolvimento ou a parceria no desenvolvimento de um caça de 5° G, alguém tem idéia de quando e com quais os potenciais parceiros?

Mauricio R.

É a tal história, necessidades semelhantes levam a soluções semelhantes. A 1ª impressão é a de que foram na cola da tecnologia americana, c/ algumas simplificações pelo menos na forma. Alinharam tdas as superficies e em relação aos Flankers anteriores aproveitaram o espaço entre as entradas de ar e rebaixaram a fuselagem dianteira p/ entre as asas. Ao contrário do F-22 e do F-18E/F chanfraram as tomadas de ar somente em um plano Falta ver como ocultaram a face do compressor primário da turbina, se tem porta-bombas, se há serrilhamento nas tampas, etc… Pessoalmente ficou assim c/ cara de um… Read more »

germa

SE o fx-2 for atrapalhar a campanha da Dilma não teremos novos caças.

daí…

SE o proximo presedente não for a Dilma.
SE o brasil resolver que é um “player” global,que agora joga no time dos ricos, defensor do atlantico sul,aspirante ao CS; Acredito que tem espaço para um projeto dessa magnitude.

até defendo, quem sabe o Fx-2(seja quem for) como low e o T-50 com hi.

Agora, a minha pegunta é mais complexa.
alguém tem idéai da saúde da MiG,IL,Tupolev,Yakovlev??

Ivan

Belíssima aeronave, ou melhor, Belonave… Interessante é a parte traseira da fuselagem, notadamente a montagem dos motores. Há uma distânica grante entre eles, no estilo do saudoso F-14 Tomcat, mas também dos Su-27 Flankers, que deve deixar muito espaço entre os motores para combustível ou mesmo bomb bay, quem sabe. Outro ponto é que a visão por trás do PAK-FA não deve ser muito furtiva, considerando a exposição dos exaustores da turbina naquele formato, bem estilo Flanker. Outro ponto que se confirma é que com o F-22 Raptor já operacional e a entrada em operação dos PAK-FA e F-35 Lightning… Read more »

FLY

Acho que os russos também estão usando materiais compostos que absorvem radiação nos bucais de exaustão como o F-35, é o único jeito, já que essa exaustão grande e redonda so atapalha o RCS. Mas comparar esse ao F-22 ainda não sei. Esse ainda me parece pouco furtivo. Está na hora dos russos estudarem uma urbina mais compacta, essa não deu muito certo. Vejam! o avião já é um colosso de grande, tem turbinas monstruosas e seus misseis também seram grandes. Vamos esperar mais uns 5 anos para ver se esse prototipo evolui e fica mais com cara de “mau”… Read more »

Getulio - São Paulo

O nosso programa FX-2 de aquisição de caças está sendo tão rápido que estamos sendo alcançados pelo PAK-FA. Penso que a esta altura é melhor cancelar o FX-2, o que agradará a gregos e a troianos.

RJ

Achei o avião feio. É pouco esguio, e os bocais de entrada do motor têm um desenho muito quadrado.
Aparentemente têm uma dependência muito grande entre o ângulo de visada e a furtividade.
Alguém têm notícias sobre os aviônicos do bichinho?

Nick

Fora Rafale! Bem vindos PAKFA!

O design lembra tanto seu predecessor SU-27, como os Sthealths Americanos(F-22 e F23). Já comentários que ele possuiu uma bombbay secundário nas asas para armazenar pequenos misseis que seriam atirados para trás, alias no estilo do FireFox… 🙂
Mesmo que esses ae viessem só para montar na Embraer, e custassem a mesma coisa que o Rafale, ae SIM eu apoiaria sem restrições essa PARCERIA!!

[]’s

Campanha Fora Rafale Bemvindo PAKFA agora 😀 que venha o FX-3!

jsilva

Ivan em 29 jan, 2010 às 10:03,

Perfeito, o meu raciocínio é esse também, mas só lembrando que no nosso cenário a 4,5ª geração vai durar bem mais que 20 anos.

Um abç.

FLY

germa em 29 jan, 2010 às 10:02

Estão quase falidas. Há alguns boatos de que a MiG (é assim que se escreve) está pretedendo o mercado civil, como a Sukhoi ja fez com o seu novo jato. Estão migrando para nichos onde a Embraer trabalha.

É melhor abrirmos o olho, pos para essas empresas se salvarem de uma futura falencia, vão entrar no mercado civil e deixa o militar para o segundo plano.

Fuzila

Também achei estranho os exaustores da turbina, parece ser uma solução provisória para por o primeiro protótipo voando dentro do cronograma …

Se eu não me engano o que o amigo Tik falou foi noticiado mesmo: ” O protótipo utiliza as turbinas do SU-35BM, pois são confiáveis e já estão maduras… a turbina do PAK-FA ainda não foi finalizada.”

Alguém sabe de algo?

FLY

Gente, porfavor…. Não havia chance te transferência de tecnologia sensivel da russia parao Brasil, por isso a FAB não colocou o Su-30 (bela nave) na ultima lista (no pódium). O Brasil não vai ter T.T. de ninguem. Os EUA não passam pois tem medo do brasil vaza-las para a China. A Rùssia tem medo de vasarmos para os EUA Europa então nem se fala. Não temos chances nem com o Rafale. Isso é culpa do Brasil. O Brasil é tão bonsinho que tem vários amigos, mas nenhum é nosso melhor amigo para nos passar a T.T. dos nossos sonhos. Vocês… Read more »

Getulio - São Paulo

Vamos ver se o LULA compra esse aí “por fora” na troca por carne de frango com os russos. é melhor comprar na prateleira do que esperar estas supostas transferencias de tecnologia. Só se aprende fazendo. como nós compramos os crocodilos MI-35 já um certo pézinho nosso na russia. Quem sabe.

MA

Acho que esse prototipo ainda passará por várias modificações, por conta da turbina como foi comentado pelo felipe e eu duvido que todos os sistemas já estejam testados e definidos.

Mas algo interessante é que esse modelo não tem cabide externo de armas. Então se continuar assim não será um “meio-stealth” aparentemente.

Ivan

“jsilva em 29 jan, 2010 às 10:25” J Silva, Vc tem razão. Nosso cenário na América Latina vai de geração 4,5 por vinte anos, talvez mais, considerando apenas os atores locais. Contudo há dois fatores que devemos considerar: Primeiro – quando atores externos entrarem em algum Teatro de Operarações (TO) da América Latina, como ficamos? Impossível? Lembra a Inglaterra nas Malvinas (mesmo considerando a arbitrariedade da Junta Militar Argentina)? Segundo – quando o Brasil, que está crescendo com erros e acertos, se apresentar em um TO externo, como Força de Paz ou simplesmente força? Impossível? Lembra de Suez, Equador/Peru, Angola… Read more »

Bosco

Configuração de cauda tradicional, sem canards, bastante parecido com o F-22.
Como é de praxe nos projetos da Sukhoi parece ter um radar de cauda e um IRST e o afastamento dos motores (com TVN 3D ??) sugere que tem um compartimento interno de armas maior do que o do F-22 (???).

Sem dúvida pode ser detectado por um IRST a 150 km e por um radar de baixa frequência a 500 km. Irão cair feito moscas. rrsrsrs..

“Pau que dá em Chico dá em Francisco”. rsrss
Agora é a minha vez.rsrsrs..

Alexandre Galante

Hahahaha… boa Bosco!

Caipira

A Rússia senhores, ainda é a Rússia, com seus defeitos e qualidades…

Thiago

Turbinas fixas como às de um MIG ou móveis como à de um Su-30 ?

dumont

De frente tem um jeitão de concorde não? Sobre o “fora FX2”, acho que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Se não houver FX2 creio que a próproa existencia fa FA pode começar a ser questionada. Os F5 tem o seu lugar mas não podem responder como vetor principal de nossa defesa aérea. Outra coisa que temos que pensar é o seguinte: Suecos e franceses não vão se mexer? Quem sabe um pouco de história sabe que vão… É claro que o F35 é a solução mais facil mas acho que por ali (Suécia e França)… Read more »

Últimas Notícias

VÍDEO: Colaboração Real 4 – Episódio 15 – O Comando de Preparo

A implementação de um sistema como o Gripen Brasileiro, gera um grande desafio para os profissionais que conduzem esse...
- Advertisement -
- Advertisement -