A Sukhoi informou nesta quinta-feira, 3 de março, que o segundo protótipo de seu caça furtivo de quinta geração, o PAK FA, realizou seu primeiro voo. A aeronave, sob o comando do piloto de testes Sergey Bogdan, realizou um voo com duração de 44 minutos. Segundo o informe, o voo foi bem sucedido, em conformidade com o planejado, tendo sido testadas a estabilidade e os sistemas de avaliação de desempenho dos motores.

Segundo a Sukhoi, os ensaios do programa PAK FA prosseguem em conformidade com o programa. Clique nas imagens acima para ampliar e observar detalhes da aeronave.

FONTE / FOTOS: Sukhoi

COLABOROU: Nick

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner

Como eu seempre disse, a Mãe Rússia está correndo !

Mas o motor não é o Saturn Liulka ? porque querem testá-lo de novo ??

Roberto F Santana

Essa aeronave é tão bem pensada e projetada, que as comportas do trem de pouso são feitas para dar estabilidade em baixas velocidades.
Tal idéia levou o abandono da necessidade de aletas inferiores, comuns em certos caças.As portas da bequilha, ou o “nosewheel” se fecham tolmente ajudando o fluxo de ar a correr de maneira suave na parte inferior.

Vader

Me pergunto como os russos cumprirão sua promessa de fazer uma versão naval desse avião…

Wagner

A Foto 2 é muito sugestiva: uma velha igreja ortodoxa ( presumo que seja velha, algumas escaparam das dinamites do Stalin) e um moderníssimo caça pousando. É mesmo a cara da Mãe Rússia, a união entre passado e futuro. É o que faz falta as vezes no Brasil, um passado mais… efetivo… Vader Está previsto, mas até onde eu sei, não no Programa que vai até 2020, até lá, o Kuznetsov vai ficar nas docas ( sai em 2017) e os novos Mig 29 versão naval irão substituir os Su 33. Nem sei o que tem que fazer para navalizar… Read more »

Vader

Wagner disse:
3 de março de 2011 às 13:25

Hehehe, boa Wagner, rsrs…

Me parece que caça naval não pode usar paraquedas de frenagem… 🙂

O T-50 me parece muito grande, muito baixo (centro de gravidade) e muito frágil (quando comparado com outros caças navais, como o F/A-18E e o próprio MiG-29 e Su-33) para operação naval.

Mas claro, posso estar enganado.

Sds.

Nick

Que é uma bela aeronave ninguém pode negar. E vai voar bem com certeza. Talvez não seja tão sofisticado quanto o F-35, mas poderá compensar isso com um preço menor (maior quantidade produzida).
Mas se o combater ficar no WVR, apostaria minhas fichas no T-50. Gostaria de ve-lo nas cores da FAB. Aliás qualquer aeronave nova nas cores da FAB.

[]’s

Mauricio R.

Os Su-27/-30/-33/-34 e o T-50, estão orfãos; seu criador Mikhail Simonov faleceu:

Sukhoi’s Mikhail Simonov, who designed the Su-27 Flanker and unlocked the export market for the Soviet Union’s most prized weapons systems, died earlier today in Russia. He was 81.

(http://www.flightglobal.com/blogs/the-dewline/2011/03/mikhail-simonov-father-of-the.html)

Antes dos Flankers, Simonov liderou as campanhas de ensaios de voo do Fencer e do Frogfoot.