Durante um voo de ensaios o protótipo do caça russo Sukhoi PAK FA quebrou a barreira do som pela primeira vez.

O evento ocorreu na semana passada em um local de testes próximo de Komsomolsk-on-Amur (Sibéria). Embora a velocidade final não tenha sido divulgada, acredita-se que a aeronave tenha capacidade “supercruise” e uma velocidade final superior a Mach 2.

A campanha de testes continuará pelo menos até o ano que vem, quando o Ministério da Defesa russo deve encomendar dez aeronaves de pré-produção em 2013. Espera-se a produção comercial da aeronave para 2015.

Para Mikhail Pogosyan, diretor da Sukhoi, estima que o mercado para o PAK FA será de mil aeronaves nas próximas quatro décadas, sendo 200 exemplares para a Rússia.

FONTE: defenseweb.com

LEIA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Que coisa deprimente. Primeiro vôo supersônico só agora? No tempo que homens eram dignos desse nome, os protótipos faziam mach 1 no primeiro voo. (pelo menos era assim nos anos 50)

Agora é esperar até o MAKS 2011 em agosto para ver se eles vão exibir essa belezinha em vôo. Já fizeram uma demonstração acrobática para o manda chuva lá, não é possível que não façam um demo no MAKS.

Renato Oliveira

Clésio, nos idos de antigamente, a chance de uma pane de software derrubar um avião eram quase nulas, hoje em dia não é mais assim. O piloto também não é bobo de desobedecer ordens e ser demitido assim que pousar.

O F-35 nem tem que demonstrar tantas performances e o programa já está atrasado, agora imagina se os pilotos inventassem moda a cada voo…

Clésio Luiz

Eu compreendo que as aeronaves atuais são incomparavelmente mais complexas que as de antigamente, estava apenas tirando onda com os russos.

E foram apenas um ou dois caças dos anos 50 que romperam mach 1 no primeiro voo, e mesmo assim provavelmente para efeitos de publicidade.