Caças ‘cansados’ representam metade da frota de F-5 da FAB

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Apelidados de “Aggressors”, os F-5 comprados no final da década de 1980 deverão ser os primeiros a dar baixa

 

dia da aviacao de caca 2013 elemento de F-5 - foto 4 poggio
Um elemento de F-5EM sobre a pista da BASC. O exemplar em segundo plano é um F-5 do lote “Aggressors”. Ele pode ser facilmente distinguido dos F-5 originais da FAB (em primeiro plano) pela ausência da extensão na frente da deriva. Clique na imagem para ampliar. FOTO: G. Poggio

vinheta-exclusivoAutoridades da FAB já anunciaram que os primeiros F-5EM serão desativados em quatro anos. Não se sabe exatamente quantos e tudo depende de vários fatores, incluindo o número de horas que estas aeronaves voarão nos próximos anos e quando ocorrerão os períodos das grandes inspeções de parque (IRAN). Mas o que se sabe é que este será o “começo do fim” para os F-5 na FAB.

A FAB conta atualmente com 43 caças F-5E modernizados, além de 3 do modelo F, biposto. Destes, boa parte é composta dos remanescentes de um lote de 26 aeronaves usadas adquiridas no final da década de 1980 (22 do tipo monoposto e 4 do modelo biposto) com o propósito de repor perdas e aumentar a frota de 36 jatos F-5E (mais 6 F-5B) adquiridos novos e que haviam entrado em serviço em meados da década anterior. Ainda que algumas perdas por atrito tenham ocorrido entre os jatos desse segundo lote desde que foram adquiridos, a proporção dessas aeronaves na frota atual da FAB corresponde a praticamente metade do total.

Embora as aeronaves deste lote tenham menos “tempo de casa”, elas são mais antigas e foram empregadas de forma mais intensa. São elas as candidatas principais para deixarem as linhas de voo em 2017.

Como se sabe, estes jatos pertenciam à USAF e voavam nos esquadrões 425 TFS, 64 AS e 65 AS. O primeiro ficava baseado em Williams e os dois últimos em Nellis, ambos no estado do Arizona. A 425 TFS era uma unidade de formação de pilotos de F-5 e as outras duas eram unidades do tipo “Aggressors”.

Independentemente de qual unidades estes caças pertenciam anteriormente, sabe-se que os pilotos norte-americanos não tinham piedade dos aviões. Eles exigiam sempre o máximo dela em performance. E isto incluía manobras onde a aceleração da gravidade (o famoso “G”) chegava aos limites suportados pela aeronave. Tudo isso contribuía para o desgaste prematuro das células.

Quando a USAF resolveu se desfazer dos F-5, os Fuzileiros Navais e a Marinha dos EUA selecionaram as aeronaves que estavam em melhores condições. O que sobrou teve dois destinos: parte foi armazenada em Davis-Monthan e parte foi vendida para países aliados dos EUA. Dentre eles estava o Brasil.

Quando os aviões chegaram ao Brasil e os técnicos da FAB tiveram a chance de avaliar as células melhor e ficou claro para a comunidade do F-5 que aqueles aviões mal podiam voar. Mas graças ao trabalho intenso, principalmente do PAMA-SP, os aviões foram recuperados em um processo quase artesanal, voltaram a voar e praticar o combate como os demais. E, mais recentemente, passaram pelos trabalhos de modernização para o padrão “F-5M”, na Embraer, juntamente com os F-5 do lote original (exceto os F-5B, que deram baixa na década de 1990, substituídos pelos F-5F).

PAMA-SP 2012 - F-5EM 4856 em exposição - foto Nunão - Poder Aéreo
O F-5E mais antigo do mundo faz parte da frota da FAB: trata-se do F-5EM 4856, que recentemente completou 40 anos de seu primeiro voo, e que foi adquirido no lote dos “ex-Aggressor” no final da década de 1980. Na foto, a aeronave quando se encontrava no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) para um novo período de inspeções. FOTO: Fernando “Nunão” De Martini

 

Não é segredo que aquelas aeronaves que deverão ser descarregadas em 2017 virão basicamente do lote dos “Aggressors”. Mas a pergunta que se faz é: em qual quantidade? Conforme mostrado acima, o número de células “Aggressor” representa hoje cerca de 50% da frota atual. É uma fração muito significativa do inventário da FAB, principalmente se considerarmos que a Embraer está modernizando somente 11 F-5 (oito modelos F-5E e três F-5F) que pertenciam à Jordânia.

Se a FAB decidir por aposentar metade dos “Aggressors” em 2017, eles poderiam ser substituídos pelos “Jordanianos” na base de um por um (considerando que o processo de modernização deles seja encerrado até lá). Mas qualquer coisa além disso significará que a FAB terá uma redução da quantidade de caças  em seu inventário (que já é pequeno).

PAMA-SP 2012 - células de F-5E e F ex-Jordânia com pintura primer - foto 2 Nunão - Poder Aéreo
Células de caças F-5E (monoposto) e F-5F (biposto) comprados da Jordânia e que passaram por processo de inspeções, revisões e reparos no PAMA-SP, aguardando entrega à Embraer para modernização ao padrão F-5M. Clique para ampliar. FOTO: Fernando “Nunão” De Martini

 

Na verdade, considerando toda a primeira linha da FAB, a redução de caças deverá começar ainda este ano com a desativação dos Mirage 2000, caso seja seguido o planejamento original, que consta até mesmo no nosso Livro Branco de Defesa. Realmente tudo indica que o período de “entressafra” na caça será longo e agonizante até uma nova aeronave (F-X2?) entre em ação.

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Edgar

Não é de hoje que alertamos isso por aqui…

http://www.aereo.jor.br/2009/01/28/crise-economica-e-f-x2/

eduardo pereira

Poxa vida Poggio será que ninguém (com poder político e influência ) pode tomar partido pela FAB e tentar salva-la desta quase extinçao que se aproxima?
Apenas te-la para transportar carga ( também com os futuros kc-390 ) é sacanagem, tantos pilotos,qualificados e dignos de caças no estado da arte voando caças recauxutados e prestes a perder até estes , é decepcionante .
Deus abençoe que cheguem logo os SH (muuuuuito bem vindos )novos e principalmente uns usados como tampoes pra esperar a safra novinha .

Edgar

Eduardo, infelizmente no nosso país a bola só quica se a outra mão estiver “cumprimentando” e “agradecendo” um “cumpanhêro”.

Roberto Bozzo

12 Mirage em 2013
22 F5 a partir de 2017

então este FX2 mal cobre estas desativações… e o Saito ainda tem credibilidade com a presidenta ??? Só ser for como pessoa, pois como comandante da FAB não é…. se tivesse esta “credibilidade” teria coragem de chegar e pedir uma definição imediata para o bem do país e da força e não ficar quieto vendo a situação chegar a este ponto.
Desculpem o desabafo mas cansa só ver notícia ruim e este governo a 11 anos destruindo meu país e suas instituições.

Vader

Prezado Poggio, excelente matéria, parabéns O FX2 de fato não cobre toda aviação de caça brasileira. Mas o FX2 tem uma opção de até 120 aeronaves. Aliás, na minha modesta e precária visão a FAB não precisa de 10 esquadrões (120 aeronaves, sendo 12 por esquadrão) de caça. Até porque não possui isso hoje, e é bem discutível se terá algum dia. Precisava apenas de 6, nas seguintes localidades: – Anápolis, Campo Grande, Santa Maria, Rio de Janeiro, Natal e Manaus. Total FAB: 72 aeronaves. Mas a aviação naval da Marinha também precisava de caças, operando de bases no litoral,… Read more »

eduardo pereira

Nossa possibilidade de mudança está proxima( eleiçoes de 2014), ao menos algumas poucas coisas sempre mudam após uma eleiçao nao é? Me lembro de muitos anos atrás (ja estou no 3,4 p/3,5) quando meu pai me levou pra ver um show aéreo c/ Esq. da Fumaça, caças F-5 em rasantes pela pista do aeroclube além de formação com o kc-135,bacana, gostaria muito de levar meus filhos pra verem o mesmo com caças atuais em demonstraçao ( a Esq. Fumaça ja se atualizou com o A-29 ) aqui em BH nao se vê muito avioes de combate voando . Tomara que… Read more »

Darkman

Lamentável essa situação da FAB.
Fico impressionado com essa situação caótica que se encontra a FAB.
Caso não saia o anúncio dos caças este ano as coisas vão se complicar !!!
Políticos brasileiros são uns b_____.

EDITADO

eduardo pereira

Muito bem colocado lord Vader, em se tratando de nosso investimento(repasse) anual de verbas pra manter cada força ,esta quantidade enxuta de 6 esquadroes cai como uma luva ( também os 48 da MB). Bem colocado, e ,aproveitando, Poggio, meus cumprimentos pela excelente matéria,objetiva e bem explicada ( de facil entendimento para menos entendidos do assunto como eu) e extendo a todos ae do PA,PN e Forte. To aguardando ancioso pela próxima ediçao da revista !!

Roberto Bozzo

Vader, eu já acho 120 caças para a FAB pouco tendo em vista a imensidão do território brasileiro, a enorme fronteira norte/noroeste ficaria desprotegida (não considero os ST). Se deslocar as unidades de Anápolis para cobrir a região em Porto Velho(RO), por exemplo, deixaríamos a capital sem proteção, além do tempo de desdobramento até o local que seria significativo. Não vejo a FAB nos dando proteção contra nossos vizinhos, nenhum deles, pois mesmo em coalizão não tem capacidade de enfrentamento conosco, mas vejo como possibilidade, o uso de territórios vizinhos como uma forma de chegar ao nosso território. Quanto a… Read more »

André

Faço minhas as palavras do eduardo pereira, especialmente quanto à objetividade da matéria, sem que com isso se perdesse conteúdo.

No mais, pelo visto, a aviação de caça da FAB entrará em processo de hibernação, o que talvez somente não ocorra, ao menos não totalmente, se ainda este ano seja anunciado o vencedor do FX-2.

Sds a todos!

cristiano.gr

Não foi nós que botamos aquela cambada que vive em Brasília. Eu não elegi governador, nem presidente, apenas deputado estadual o qual me decepcionei um pouco pelas bandeiras que levantou após eleito. Enxergo nos eleitores nordestinos boa parte da culpa nos corruptos eleitos no país, pois lá tem muito mais políticos eleitos por micro estados e estes têm grande “puder” no Congresso e no “guverno”. Se não fosse permitida a reeleição do Legislativo o Brasil seria uns 30 anos evoluído para melhor. Voltando aos caças, é uma vergonha essa situação, como os brigadeiros aguentam isso calados? Sugiro um grande motim… Read more »

Marcos

Vader:

Eu incluiria ai Cachimbo, que hoje não conta com nada, sequer existe, mas para dar uma cobertura completa ao território brasileiro, deveria ali existir uma Base Aérea.

Darkman

Pois é Poggio tem horas que não dá pra aguentar e sai umas dessas, acabei sendo editado.
Agora é esperar um aposição do governo, mas já sabendo que vai vim cortes no orçamento e ainda outras medidas podemos ficar sem o anuncio do FX2.
Claro e evidente que se trata de uma desculpa descabida, pq sabemos que o pagamento não será de imediato e sim depois de 1 ano então temos tempo para se organizar e prevê o pagamento dos caças.

Enfim vamos ver se chegaremos no talo mesmo com nosso caça.

Marcos

Além de um navio torto, temos então um caça torto. Muito bom!
O primeiro por incompetência, má gestão e politicagem. O segundo por uso mesmo.

Galeão Cumbica

Olhando esta foto, nao precebi um bicudo maior que o outro, o F5EM não deveria ter um bicão maior? Acompanhando a pintura e a sonda, parecem ser os dois do mesmo tamanho. E so pra não dizer que eu não falei das flores, vou dar minha cornetada tb. Tamos ai na palhaçada dos hoteis cobrando 400% mais do que o normal, realmente não da pra levar o pais a sério, imagina onde vai parar a imagem do país, e a Globo quando vai falar dos manifestantes do Brasil chama-os de vandalos e quando vai falar da Turquia chama os de… Read more »

cristiano.gr

Cometi um grande erro em meu comentário anterior, devido ao texto ser comprido e mudar as frases durante a escrita. No 4º parágrafo leia-se: “Como um país pode gastar ridiculamente mais de R$ 500.000.000.000,00 (isso mesmo, mais de Quinhentos Bilhões de Reais) em obras eleitoreiras e hiperfaturadas com materiais de má qualidade e que extrapolam os prazos de entrega e, ainda, gasta mais de 5 Bi de Reais em estádios para um evento de 20 e poucos jogos que pode atrair menos da metade de 1 mi de turistas e não pode gastar 10 bilhões de Reais para comprar equipamento… Read more »

Almeida

Vader, discordo que a MB possua uma aviação de caça praticamente do mesmo tamanho que a da FAB. No máximo um esquadrão mesmo, para manter alguma proficiência. Já quanto ao número de esquadrões da FAB e suas localizações, concordo contigo. Mas aumentaria o número de aeronaves por esquadrão de 12 para 20, para manter a capacidade do esquadrão em sua área de proteção quando do envio de destacamentos para outras localidades mais remotas ou ainda missões no exterior. Total: 120 caças. O FX-2 poderia vir em 3 lotes: 36 pra ontem pra cobrir 3 bases/esquadrões, substituindo os Mirage 2000 e… Read more »

Galeão Cumbica

Milord,

se vc ja teria uma base no Rio de Janeiro, pq alocar mais 12 caças em São Pedro da Aldeia, não é too close?

Pq não em Çantos!!!?

sds
GC

Fernando "Nunão" De Martini

“Galeão Cumbica disse: 13 de junho de 2013 às 13:43 Olhando esta foto, nao precebi um bicudo maior que o outro, o F5EM não deveria ter um bicão maior? Acompanhando a pintura e a sonda, parecem ser os dois do mesmo tamanho.” Galeão, os “bicos” (ou melhor, narizes) do F-5E e F-5F à frente da cabine são iguais em tamanho, diferindo apenas no arranjo dos canhões (dois no F-5E que caíram para um no F-5EM e um no F-5F que caiu para nenhum no F-5FM). O que muda é o comprimento total dos caças, já que o F-5F tem pouco… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Ah, ia esquecendo: Suponho que você esteja falando da foto das células ex-Jordânia, onde em primeiro plano está um F-5E e em segundo plano um F-5F (e dá para distinguir pelo suporte que divide o espaço da cabine, de maior comprimento, em duas partes no caso do F-5F). Se você estiver falando da foto de abertura, trata-se de dois F-5EM, com “bicos” de tamanho exatamente igual. O que muda, para distinguir os lotes originais, é a aleta dorsal. Além disso, não há diferença no comprimento do “bico” entre um F-5E, não modernizado, e um F-5EM. O que muda é o… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“Galeão Cumbica disse: 13 de junho de 2013 às 13:50 (Editar) Milord, se vc ja teria uma base no Rio de Janeiro, pq alocar mais 12 caças em São Pedro da Aldeia, não é too close? Pq não em Çantos!!!?” Não sei o que o Vader acha, mas posso dar meu pitaco: não vejo nenhum problema em ter dois esquadrões de caças F-X2 (um da Marinha e outro da FAB) no Rio de Janeiro. Pelo contrário. A Marinha deve ajudar na defesa de seus próprios ativos no Rio, como arsenal, base entre diversos outros, além da defesa de sua própria… Read more »

Galeão Cumbica

Nunao obrigado pela aula, mas acho que ja li que estes narizes se diferiam por causa do acrescimo de um radar, vou dar uma procurada.
Sobre santos eu mencionei por causa do nosso presal, mas como vc ja deu o pitaco e se baseou nos ativos da marinha que estao na sua maoria la na baia de guanabara, concordo 100%.

Sds
GC

Galeão Cumbica

Nunao
Ja achei so foi clicar no link que vc enviou os M sao 33 cm maiores no bico.

Sds
GC

Galeão Cumbica

Agora eu entendi nao houve mudanca no bico o radar foi deslocado pra tras! Ufa. Antes tarde di que nunca!

Sds
GC

Guizmo

Eu não vou ficar mais conjecturando onde alocar aviões que nem existem ainda…..deixa sair esse contrato que eu penso

juarezmartinez

E vejo os colegas falando em “comprar” 72, 120, ou seja o número que for. O problema não é comprar, vai ser OPERAR, com o orçamento de custeio atual e o tamanho físico da força. Na minha modesta opinião deve haver primeiro uma redução, seguida de uma racionalização de estrutura física(bases, comandos, instituições de pesquisa, e parques de manutenção) e em seguida uma padronização de meios e de vetores, desde o automóvel administrativo,a pickup, o caminhão de transporte até os vetores, sem isto meus amigos podemos até comprar, mas logo ali vamos ter enfeites de hangar por falta de manutenção.… Read more »

Observador

A matéria (excelente) está nos dando a agenda do desaparecimento da aviação de caça brasileira: – 2013: todos os Mirage 2000; – 2017: metade dos F-5; – 2020/2025?: o restante dos F-5 originais. Em mais uma década, a FAB não terá aviões supersônicos suficientes para formar um esquadrão, talvez com exceção dos “novos” F-5 jordanianos. O problema da saída de serviço destes aviões inclusive inviabiliza a escolha do vetor francês para o FX-2, se não estou enganado: como a Dassault produz apenas 11 aviões por ano e precisa atender as encomendas da França (e provavelmente da Índia), não haverá tempo… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“O problema da saída de serviço destes aviões inclusive inviabiliza a escolha do vetor francês para o FX-2, se não estou enganado: como a Dassault produz apenas 11 aviões por ano” Observador, Havendo encomendas externas, a Dassault e seus fornecedores podem aumentar a cadência de produção, sem problemas. Aliás, com um único problema: isso tem que ser feito com uns três anos de antecedência, mais ou menos (como você supôs quando falou de haver tempo útil). O que não é muito diferente de qualquer outra linha de produção, pois essa depende de itens que precisam ser produzidos antes, e aumento… Read more »

Ia esquecendo de destacar um link importante. Como já mostramos aqui no Poder Aéreo, adiamentos do F-X2 só aumentam a “bola de neve” da necessidade de mais caças, e acabam tornando quase imprescindível algum “tampão” para quebrar o galho nos próximos anos, desde que isso não seja apenas algo para “empurrar a bola de neve com a barriga”:

http://www.aereo.jor.br/2012/12/12/presidenta-nao-deixe-a-bola-de-neve-do-f-x-triplicar-de-tamanho-outra-vez/

Observador

Fernando “Nunão” De Martini disse: 13 de junho de 2013 às 20:21 Mesmo que se dobre a produção anual (para 22 aeronaves), o que como você bem colocou não pode ser feito de uma hora para outra, ainda assim não haveria tempo útil para produzir 34 aviões em quatro anos para o Brasil, considerando a opção indiana. Primeiro porque mesmo que houvesse um “sim” para o Rafale, as negociações durariam mais um ano. Então, esqueçamos a produção do Rafale de 2013 e 2014. Na verdade, levaria ainda mais tempo. A própria Índia, se realmente comprar o avião, só receberá o… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Observador, Não é necessário produzir todas as aeronaves do F-X2 para o Brasil num prazo de 4 anos. Bastam entregas de meia dúzia por ano, se tanto, desde que uma decisão não continue se arrastando. Senão, aí nem vai ser o caso de esperar produzir: vai ter que comprar já pronto! Quanto à Índia, não se preocupe. Bastaria adquirir as “sobras” do contrato indiano. Sobrariam das entregas anuais indianas (dentro da cadência de 11 Rafale por ano) 4 aviões mais ou menos, nas contas dos franceses, que ficariam ainda mais felizes se ao invés do tesouro francês ter que pagá-los,… Read more »

juarezmartinez

Se, vejam bem “se” a Boeing realmente for a escolhida, a Navy abre mão de suas opções na linha de produção da Boeing para entregar até 12 células em um prazo curtíssimo.

Grande abraço

ivanildotavares

juarezmartinez disse:
14 de junho de 2013 às 8:01

Verdade, Juarez?

Então fechei de vez com o Super Hornet. Sou “Vespão” desde criancinha.

Abraços
GUPPY

Wagner

Bom, adoro nossos F 5, de um jeito ou de outro. Ainda é um vetor respeitável, como caça secundário. Ele é ágil e barato.

Com os Hornet, ele ainda terá um papel interessante.

Tomara que coloquem os aposentados de exposição pelo país todo.

Como posso me identificar como brasileiro, com uma FAB sem F 5 s ??

kkkkkkkkkkkk !!

🙂

Baschera

Conforme o Livro Branco de Defesa da França (edição 2013), que considera como fato o acordo de venda dos Rafale para a Índia, as entregas a Força Aérea Francesa do modelo cairiam para apenas quatro unidades por ano,a partir de 2015.

Sds.

Fernando "Nunão" De Martini

De fato, Baschera. Está em post um pouco mais embaixo deste. Sete unidades para a Índia, quatro para a França por ano, mas é a partir de 2016, segundo o jornal Les Echos.

Observador

Fernando “Nunão” De Martini disse: 13 de junho de 2013 às 23:49 Bom, tudo bem que serão aviões bem mais capazes, mas numericamente, considerando a substituição “um para um” acho complicado as linhas de produção do Rafale e Gripen darem conta de fornecer 34 aviões até 2017. Particularmente, vejo o Gripen como a opção mais barata e por isto mais acessível para a FAB, inclusive com a incorporação dos gripen A/B estocados para substituir os bicudos. Porém, considerando o avião que é e a escala em que é produzido, a melhor opção é mesmo o SH, mesmo que mais caro.… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Mas esse é o ponto, Observador, não vejo necessidade de se fornecer 34 aviões até 2017 (para substituir os F-2000 e os F-5 mais “cansados”). Lembrando que no ano de 2017 teoricamente começariam as desativações de cerca de 20 jatos F-5EM “ex-aggressor” da frota, não significando que de um minuto para outro todos eles deixassem de voar. Provavelmente alguns darão baixa em 2017, outros no ano seguinte, e mais alguns pouco depois. E parte, provavelmente, será compensada pela chegada dos “ex-Jordânia” após passarem pela modernização, que já começou. Seria preciso, isso sim, fornecer uma parcela desse total por volta de… Read more »

Edgar

Nunão, a esta hora a Boeing já falou com o comando de operações aeronavais da US Navy e nossos 12 SHs “tampão” já estão sendo selecionados para o GDA.

Deus me ouça.

Observador

Fernando “Nunão” De Martini disse:
14 de junho de 2013 às 14:21

Este é o ponto. A falta de decisão levou ao atual quadro, o qual tem tudo para ser piorado e muito, com o adiamento da decisão para depois das eleições presidenciais em 2014.

Espero me enganar e isto não acontecer, mas o que mais tivemos foram adiamentos baseados num rosário infindável de desculpas.

Só faltou usarem a eleição do novo Papa para adiar.

Mayuan

Sinceramente? Não ficaria nada chateado se um furacão varresse um base militar em dia da reunião da aviação de caça. Os militares se salvariam todos mas das aereonaves alinhadas na pista, só carcaça pra o Musal.

Acho que só assim pra aparelharem a FAB novamente.