Burnier: primeiros F-5 darão baixa em 2017, F-X2 não pode ser mais postergado

16

A decisão do Brasil em escolher qual será o próximo caça da FAB (programa F-X2) ficou para 2012 sendo que o tenente brigadeiro do ar Gilberto Antonio Saboya Burnier, comandante do COMGAR, projeta a definição do vencedor para o primeiro trimestre do próximo ano.

Segundo ele, não há mais tempo para postergar a decisão, que já foi adiada diversas vezes. O comandante avisa que a Força Aérea Brasileira precisa de uma nova aeronave entrando em serviço em 2017 e se a decisão for adiada será um grande risco.

A data de 2017 é crítica, porque este será o ano em que os primeiros F-5 modernizados deixarão o serviço ativo. A Embraer ainda está em processo de atualização de algumas células de F-5.

Uma das novas nuances na competição parece ser o interesse brasileiro em que o caça escolhido tenha interoperabilidade adequada quando estiver operando com as forças, segundo um funcionário da indústria aeroespacial. Que poderia refletir as observações feitas pelo Brasil durante a campanha aérea da Otan na Líbia, onde Estados não pertencentes à aliança contribuíram com equipamentos aéreos.

Na luta pela F-X2 estão o F/A-18E/F da Boeing, o Dassault Rafale, e o Saab Gripen.

FONTE: Aviation Week / COLABOROU: Justin Case

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
LuppusFurius

Em 2012 ?!?!
Igual o Jobim em 2011….2010…..a compra do Rafale em 2009….!!!!
Mas eu não me assusto , em 2022 no último dia da administração do Molusco Apedeuta, ele irá assinar a compra de 36 mirage 2000 recauchutados…..
Agora falando sério, notaram que foi depois que o nosso Ex…disse ter escolhido o Rafale ninguém mais o quiz?!!, ÔÔÔ oito pés-frios^….

Dario

Está na hora de uma postura mais firme dos generais 4 estrelas para mudar de forma democrática a situação.

Nick

Já ficou claro, que haverá um apagão dos caças, se não houver um anúncio até o começo de 2012.

Agora, uma solução de contigência tem que estar pronta para ser acionada em 1/4/2012 (não é pegadinha). Não escolheu? Não anunciou? Não nada? Já deixa tudo engatilhado para os Falcons do deserto (os de Nevada, não os B60) ou os Gripens da Caverna.

[]’s

jacubao

Ao que parece iremos voltar aos anos 60, período em que a FAB ficou sem caças, se safando com os vestusos T-33.
Tamos f…

Ricardo Cascaldi

Me faça rir Molusco!

Molusco diz: Brasil POTÊNCIA!

Sem caças, sem grana, sem seriedade. Romário para Presidente! Depois do _______que ele deu nos caras da FIFA ele até ganhou minha confiança!

Abraço!

EDITADO

Alfredo Araujo

jacubao disse:

A29 nos Jambocks e Pampas ?
husdauhasduhsa

asbueno

De um modo ou de outro tudo já foi escrito neste blog sobre a necessidade e importância da compra dos futuros-talvez-quem-sabe caças que irão substituir nossa fraturada espinha dorsal de primeira linha. Há componentes políticos e econômicos com uma grande interface de interesses péssoais-partidários-empresariais. Pois bem, nada de novo levando isto em consideração. A questão é: o que se pensa de fato para o país na área militar? Quais os planos reais do GF? Sim, há uma crise financeira global em crescimento, mas isso não risca os planos. Não é necessário divulgar à mídia os meandros desses (fictícios) planos. Deveriam… Read more »

Corsario137

Vamos adotar o modelo neo-zelandês e desistir de ter aviação de caça?
Trasformaram uma simples compra de armamento, tão comum em todos os países, em um cavalo de batalha sem fim. O constrangimento é geral, até o Brigadeiro do COMGAR vem a imprensa fazer um apelo.

Mauricio R.

Com o devido respeito, mas o “tiozinho” da foto, ainda pilota???
Se afirmativo, estou bege!!!
Bem dizer o que???
Depois de 2 governos FHC, 2 desgovernos do Apedeuta e onze meses mto esforçados de Dna Dilma, eis que alguém “de dentro”, finalmente faz um gesto quase desesperado, procurando alguma compreensão; que pelo amor de Deus leve a alguma solução.
Pois o que está aí, a partir de 2017, vai começar a deixar de existir.

Justin Case

Amigos, boa noite. Dubai International Air Chiefs Conference opened 12 November 2011 Dubai – Dubai International Air Chiefs Conference (DIAC) opened today at the Jumeirah Beach Hotel Conference Hall in Dubai. The event is held under the patronage of His Highness Shaikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, Vice President and Prime Minister of the UAE, and Ruler of Dubai, and with special support of the UAE Air Force and Air Defense…The third Plenary Session was chaired by INEGMA Director of Research and Consultancy Dr. Theodore Karasik, featured three speakers as well. Chief of the Air Staff of the French Air… Read more »

Edgar

Eu sinceramente acho que o sr. Brigadeiro está reclamando de barriga cheia. Afinal, ele tem à sua disposiçao 99 Super Tucanos prontos para defender nosso país de qualquer ameaça. Basta a FAB espalhá-los entre o GAvs, deixar 12 no GDA e nossa defesa aérea está armada. Creio que esta é a solução, uma vez que esse é o único avião construído por aqui e é o que a FAB poderá comprar sozinha e em boa quantidade. Nossos políticos estão de parabéns. Certamente a sociedade mundial entraria em colapso se eles dessem aulas de como governar para as outras nações do… Read more »

Darkman

A necessidade já é conhecida faz tempos, mas não importa muito aos políticos, sim pq essa vontade independe de partido, todos não se importam com as necessidades das nossas Forças. Corremos o risco de ter novamente tampões, tendo em vista a visita do Brig. Saito a Saab e vendo o Gripen. Qdo resolverem realmente comprar algo novo esses caças do FX2 já terão sua capacidade abaixo do esperado e aí mas uns 30 anos, para se obter novos caças. Espero estar completamente errado e que no inicio de 2012 possa ser anunciado o vencedor. Aguardamos os próximos capítulos da novela… Read more »

jacubao

99 ST para defender o Brasil?????
Isso é piada do ilustre dep Tiririca?????
Acho que sim, né?

LuppusFurius

É piada mesmo, né , Jacubão…
Prá que tanto ST ?!?……..uns 36 já tá bom…….ê sobra…..aposenta logo os F5, os A-1 os F-2000 ……e pronto.Defesa com 36 ST…..Beleza….
E daí sobra prô GTE uns dois A380 e seis 767…para transportar nossa.
” Eliti Pensanti”

Fernando "Nunão" De Martini

Na foto, parece que o brigadeiro está dizendo para o “Fox” modernizado:

– “Guenta” aí, meu velho…