Home Aviação de Caça PAMA-SP 2012: venha dar os parabéns, pessoalmente, a esse F-5 ‘quarentão’

PAMA-SP 2012: venha dar os parabéns, pessoalmente, a esse F-5 ‘quarentão’

454
1

Já falamos outras vezes do FAB 4856, que é o primeiro F-5E produzido pela Northrop, nos Estados Unidos. Já dissemos em matéria especial que em 11 de agosto de 1972 (ou seja, há pouco mais de 40 anos) esse F-5E fez o seu primeiro voo, iniciando o programa de ensaios dessa nova versão do F-5, em Edwards. Com a matrícula norte-americana 71-1417, ele já havia sido apresentado nas instalações Hawthorne em 23 de junho daquele ano, como mostra a foto abaixo.

Depois, o caça serviu em esquadrões “aggressor” e acabou sendo comprado pela Força Aérea Brasileira (FAB) usado, no final dos anos 1980. Essa história você pode conferir com mais detalhes nos links ao final desta matéria. Porque o importante é avisar que, se você é paulistano ou está em visita à cidade neste final de semana, poderá dar os parabéns pessoalmente a esse quarentão.

A foto do alto desta matéria, além das imagens imediatamente acima e abaixo, mostram o 4856 em exposição estática dentro do Hangar 3 do PAMA-SP, que neste sábado e domingo (22 e 23 de setembro) abre para o público no “Fim de Semana Aéreo”. Como não vimos este exemplar no ano passado em manutenção, tudo indica que acabou de chegar ao PAMA-SP para iniciar sua manutenção nível parque, devendo ficar alguns meses sob os cuidados da organização. E, depois, voltar para mais uma fase operativa, acumulando mais horas de voo num novo ciclo.

Venha dar os parabéns a essa aeronave ao mesmo tempo histórica e operativa que, modernizada ao padrão “Mike”, faz parte da espinha dorsal da Aviação de Caça da FAB. Veja mais sobre o “Fim de Semana Aéreo” também nos links a seguir.

1 COMMENT

  1. Vai ter bolo ???

    A FAB deveria convidar sua excelência a Rainha da Sucata para vir e apagar as 40 velinhas do F-5 forever 4856…… 🙁

    Sds.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here