segunda-feira, maio 23, 2022

Gripen para o Brasil

Avião da Unasul ficará pronto em três anos

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

maquete treinador basico da UNASUL

vinheta-clipping-aereoBogotá – O avião militar de treinamento básico e primário, que está sendo desenvolvido em conjunto pelos países que integram a União de Nações Sul-Americanas (Unasul), ficará pronto até 2016, disse hoje (16) o vice-ministro argentino da Defesa, Alfredo Waldo Forti, durante a abertura da 8ª Reunião da Instância Executiva do Conselho de Defesa do grupo em Lima, no Peru.

“Avançamos no tema e um esquema de trabalho foi estabelecido e aprovado pelos ministros. Todos os países que têm recursos próprios estão se oferecendo para fabricar diferentes partes da aeronave. É um avião de uso futuro”, declarou Forti à Agência Andina.

O avião será batizado de Unasul 1 e, segundo o vice-ministro, estará disponível para venda aos países membros, em 2017. Os testes serão coordenados pela Argentina. O custo do avião ainda não foi anunciado. Segundo Forti, o principal modelo terá nove horas de autonomia de voo.

Em um primeiro momento, o avião deverá atender à demanda das Forças Armadas dos países da Unasul, mas depois poderá ser comercializado com outras nações. O estatuto de criação do comitê consultivo que vai supervisionar a montagem do avião foi firmado em abril do ano passado, durante a Feira Internacional de Defesa e Segurança, no Rio de Janeiro.

assinatura formacao do comite consultivo do treinador da UNASUL

FONTE: Agência Brasil (reportagem de Leandra Felipe, com informações da Agência Andina, a Agência pública peruana de Informações)

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aldoghisolfi

Oxalá nosso MinDef não seja bolivariano ao extremo de querer levar o aviãozinho para a AFA nem distribuir nos aeroclubes.

Certamente vai ser inferior ao T-23.

aldoghisolfi

Salve Nunão! Eu me referi ao T-23 mesmo, pois ponderei bem as características do Universal e fiquei pensando se o UNASUL poderia ser melhor do que ele. Claro, pensei a diferença de idade dos projetos e me dei conta de que o UNASUL seria mais vantajoso apenas quanto quanto ao material -composites, suponho- e ao motor. Não considerei o fator assento ejetável pois, pelo tamanhinho do treinador nem sei aonde vão colocar os assentos. Penso que essa questão somada à grande autonomia, vai acabar sendo um problema de peso e espaço para o aviãozinho. No mais, concordo com tudo o… Read more »

Justin Case

Amigos, boa noite. Tanto T-23 como T-25 são aviões da década de 1960, projetados e fabricados em um país com pouquíssima tradição aeronáutica (naquela época). Estamos em 2013, iniciando um projeto cinquenta anos depois. Mesmo que a missão do treinador primário não tenha mudado quase nada; e a do treinador básico tenha evoluído na área de navegação e instrumentação, a comparação com aqueles aviões me parece imprópria. Qualquer “coisa” que se projete hoje certamente será melhor do que T-23 ou T-25. Acho que deveríamos verificar o que está sendo desenvolvido e produzido lá no primeiro mundo, para fazer a comparação.… Read more »

Justin Case

Amigos,

Outro aspecto que vale a pena debater são as vantagens e desvantagensde posicionar aluno e instrutor “em tandem” ou “lado a lado”.
A opção IA-74 UNASUR da FADEA é “em tandem”.
A mim parece que a tendência mundial ainda continua a ser “lado a lado” para o treinador primário (inicial) e “em tandem” para o treinador básico.
Estaria também superado o conceito de avião de asa alta, convencional ou triciclo?
O que acham?
Abraços,

Justin

Marcos

A aeronave em questão ficará pronta até 2016, ou seja, daqui a três anos. O Tucano ficou pronto em apenas um ano. Nesse quesito, o treinador bolivo cucaracho já está em desvantagem. Uma referência para essa aeronave é o Grob 120, que tem versões com motor a pistão e turbo hélice, além dos assentos ejetáveis. Ficam algumas questões em aberto: a tal fábrica de aviões em Santa Catarina, que se propõe a ser um substituto ao Universal. Há também uma carta de intenções entre a Embraer e a Índia para o desenvolvimento conjunto de uma aeronave de treinamento militar, se… Read more »

HMS TIRELESS

Esse é a porcaria do bolivarianismo. Ao invés de investirem pesado no excelente projeto nacional K-51Pilgrim do mago Joseph Kovacs, preferem enterrar nosso dinheiro com esse projeto fajuto apenas para agradar a rainha louca dos pampas.

Almeida

Tô com o HMS Tireless, acho RIDÍCULO participarmos de um projeto multinacional com nações problemáticas e sem tradição aeronáutica quando temos em casa um projeto de primeiríssima linha praticamente pronto!

http://www.novaercraft.com.br/english/TXc.html

Puro ideologismo bolivariano retrógrado! Fazendo “diplomacia”, leia-se comprando amizades e favores excusos, com nosso dinheiro!

aldoghisolfi

Nunão: “Eu me referi ao T-23 mesmo, pois ponderei bem as características do Universal e fiquei pensando se o UNASUL poderia ser melhor do que ele.” Referistes a este parágrafo? Quis dizer que, antes de postar, busquei relembrar o Universal e achei que, como dissestes, ele perderia para o UNASUL apenas no quesito motorização. Depois de ler, fui ao Uirapuru e firmei a posição que reportei. Não confundi o T-23 com o T-25, talvez tenha soltado uma redação confusa. Outra coisa que me levou ao T-23 é o fato de que o UNASUL deve ser um bi-place bem apertado, ao… Read more »

Justin Case

Amigos, Outro aspecto muito estranho é essa opção do UNASUR com motor a pistão e assentos em tandem. Esses motores de cilindros opostos obrigam o avião a ter largura maior do que a necessária para a cabine com assentos em tandem. Em consequência, em vez de “vestirem” o avião para aproveitar uma das vantagens do tandem (visibilidade frontal e lateral), os pilotos parecem afundados numa banheira. Vão ter que se mexer na cabine ou inclinar a aeronave para olhar para o setor lateral baixo. A versão com motor turboélice parece mais adequada para o uso de assentos em tandem. Abraços,… Read more »

Justin Case

Off topic:
Plane crash in Turkey, Adana city
A plane crashed in a airshow in Turkey, Adana city. Turkish journalist-pilot dead in this crash…

http://www.liveleak.com/view?i=754_1368964536#g1DHRSxdrv8UBb4B.99

Mauricio R.

Nem tanto ao mar, nem tanto a terra, aonde é que diz que esse homebuilt da Novaer é essa excelência tda???
Já voou pelo menos???
Por outro lado o MD não pode comprometer a capacidade de treinamento da FAB, embarcando nessa aventura.
Os argentinos não projetam nada de novo faz mto tempo, então mais parece que estão enpurrando uma necessidade deles, p/ o restante do continente pagar a conta.
Tdas as possibilidades tem que obrigatóriamente serem examinadas e avaliadas.
Qnto a Índia, vão voar PC-7.

aldoghisolfi

O UNASUR tem assentos em tandem?

aldoghisolfi

Fiquei com vergonha de ter perguntado se o UNASUR era um biplace em tandem e fui no site dele checar…

Realmente, zero possibilidade de comparar com o T-23! Fui enganado pelo dibujo lá de cima que, sem dúvida alguma parece um homebuilt como disse o Mauricio R.

A excelência toda está prevista no folder do avião. Teoria que, dificilmente vai permitir uma comparação vantajosa com o T-27.

aldoghisolfi

Melhorou.

O UNASUR seria um treinador primário.

O T-27 foi citado várias vezes como uma plataforma ideal para a transição do piloto convencional para jato. Será que o UNASUR terá esse cacife? Pelo que li, acho que não.

Continuo esperando que possamos, nós mesmos, colocar o substituto do T-27 na AFA (A-29).

Sem muita pretensão, não gosto dos produtos argentinos, são bem inferiores aos nossos; acho que o UNASUR seria um excelente produto (mudando de idéia) para uma excelente formação de piloto primário privado.

Control

Senhores

Infelizmente, esta “parceria” lembra muito outra da década de 80 que levou ao grande negócio da compra dos Aeroboero e o desastre do CBA 123.
É bom rezarem (os religiosos) para que um milagre aconteça e não se repita o fato; com nós, pobres contribuintes pagando o auxilio de nossos iluminados líderes a seus amigos argentinos.

Sds

aldoghisolfi

Control: bem lembrado!

juarezmartinez

Este “troço” está sendo tocado a revelia do Comaer, vai ser mais m____________ a la EC 725 e cia Ltda. A FAB já tinha bem focado o precisa, mas gente não sabe, não conhece mais uma vez vai escolher o que nunca operou, vai ser o Aero Boero II Jason vive.

Grande abraço

EDITADO. SUBSTITUA PALAVRAS DE BAIXO CALÃO POR OUTRAS EXPRESSÕES MAIS APROPRIADAS.

O MODERADOR

Mauricio R.

Eí, que tal isso como “plano B”:

Reciclar o “Gurí”.

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