Home Indústria Aeroespacial Saab recebe segundo pedido para desenvolvimento do Gripen E

Saab recebe segundo pedido para desenvolvimento do Gripen E

224
8

Gripen NG de frente - foto Saab

Com a nova encomenda de desenvolvimento, este se torna mais custo-efetivo, segundo a empresa

A Saab divulgou nota nesta sexta-feira, 22 de março, sobre nova encomenda feita pela FMV (Administração Sueca de Defesa) relacionada ao desenvolvimento do Gripen E, que é o nome da versão operacional da nova geração do Gripen.

Esta encomenda segue-se à que foi anunciada em 15 de fevereiro de 2003 com o valor de 10,7 bilhões de coroas suecas (1,65 bilhão de dólares)  incluindo desenvolvimento e modificações do Gripen E para a Suécia e a possível encomenda de exemplares novos do Gripen E para a Suíça no período 2013-2026.

Gripen na linha de produção - foto 3 Saab

A encomenda anunciada nesta sexta-feira, no contexto do acordo com a FMV t0rnado público em 15 de fevereiro, também tem valor de 10,7 bilhões de coroas suecas / 1,65 bilhão de dólares, e engloga operações no período 2015-2023. As atividades incluem trabalhos de definição e desenvolvimento assim como adaptação de equipamentos de teste e avaliação, simuladores e “rigs”.
O valor total de possíveis encomendas, dentro do acordo, pode chegar a 47,2 bilhões de coroas suecas (cerca de 7,28 bilhões de dólares), dos quais 13,2 bilhões de coroas (aproximadamente 2 bilhões de dólares) foram agora recebidos. Novos pedidos dentro do acordo são esperados para 2013 e 2014.

Gripen NG para F-X2 - cockpit - imagem via apresentação Saab em Brasília 6mar2013Segundo o diretor executivo (CEO) da Saab, Håkan Buskhe, trata-se de “uma encomenda estrategicamente importante e de grande significado tanto para a Saab como empresa quanto para o Gripen como um sistema. O Gripen é um dos mais modernos sistemas de avião de caça e por meio desse pedido de desenvolvimento, além da esperada encomenda de modificação da Suécia, temos uma forte vantagem competitiva, neste momento em que ampliamos nossos esforços no mercado de exportação.”

O sistema Gripen é hoje utilizado como avião de caça por cinco países e também pela Força Aérea Real britânica (RAF), para treinamento de pilotos de provas.

Lennart Sindahl, chefe da área de negócios aeronáuticos da Saab, acrescentou: “Agora temos encomendas da FMV para o desenvolvimento completo do Gripen E, o que torna possível para nós, além da FMV e nossos parceiros, trabalharmos de maneira bastante custo-efetiva. Nos nossos programas civis, no projeto Neuron e no programa do Gripen Demo, nós sitematicamente desenvolvemos e testamos uma metodologia para desenvolvimento de sistemas de aeronaves, passo a passo, o que nos torna particularmente efetivos na nossa indústria, num nível global.”

Como foi tornado público em 15 de fevereiro, outros itens do acordo com a FMV incluem: para a Suécia, possíveis encomendas de modificação de 60 jatos Gripen C para Gripen E, com as primeiras entregas à Suécia em 2018; equipamentos específicos de missão e apoio, além de manutenção, para o Gripen E à Suécia, com entregas iniciais em 2018, e; entrega de 22 aeronaves Gripen E totalmente novas, e equipamentos relacionados, à Suíça, caso este país adquira o Gripen E.

Gripen E nas cores da Força Aérea Suíça - ilustração Saab

O acordo inclui o direito à FMV – condicional a certos pré-requisitos – de realizar cancelamentos no todo ou em parte. Nesse caso, a Saab tem o direito de compensações pelos custos em que tenha incorrido e pelos custos de descontinuação. O acordo também inclui seções regulando as condições no caso da Suíça decidir não adquirir o Gripen E.

FONTE / IMAGENS: Saab (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest
8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos
Marcos
7 anos atrás

off topic

Voa terceiro protótipo do Embraer Legacy 500, porém sem fotinho, sem videozinho, sem nadica de nada.

Não sei qual o “brema” com o pessoal de marketing da Embraer.

virgilio
virgilio
7 anos atrás

Oh os colegas vão me perdoa mas vou continuar fazendo meu lóbi individual pelo Gripen..

E que venha o Gripen.

Gilberto Rezende
Gilberto Rezende
7 anos atrás

Sou eu que sou BURRO ou este é mais um release MANDRAKE da área de marketing da SAAB ??? Se o primeiro acordo valia 10,7 bilhões de coroas suecas, cobria de 2013 a 2026 e incluía a reforma de 60 Gripens suecos e a fabricação de 22 para a Suíça… O que será pago com o MESMO VALOR de 10,7 bilhões de coroas suecas, num sub-período de 2015 a 2023 e não está ligado a NADA substancial no texto ??? Só “As atividades incluem trabalhos de definição e desenvolvimento assim como adaptação de equipamentos de teste e avaliação, simuladores e… Read more »

Gilberto Rezende
Gilberto Rezende
7 anos atrás

Ou seja eu entendi DIREITO este valor já está incluído no total anunciado não são recursos extras como a notícia dá a entender… Já existe um valor aprovado e este “novo contrato” é um contrato de formalização e liberação de uma PARCELA dos recursos do contrato de fornecimento original. Só que o texto traduzido ou na versão em inglês induz o leitor desatento ou entusiasta do Gripen a sensação de um NOVO CONTRATO que não existe… Ou como o vosso título induz o pensar de um SEGUNDO contrato de desenvolvimento que na verdade é a segunda parcela de liberação do… Read more »

Gilberto Rezende
Gilberto Rezende
7 anos atrás

Quantificando…

21,4 SEK de 47,2 SEK

IGUAL a pouco mais de 45% do total contratado já liberado.