Caças Mirage da França e Eurofighter da Itália exercitam interceptação

0

caças Eurofighter da Força Aérea Italiana - foto Força Aérea Francesa

Na última quarta-feira, 27 de fevereiro, a Força Aérea Francesa divulgou nota sobre exercício conjunto realizado entre  caças franceses e italianos. Trata-se do exercício transfronteiriço franco-italiano APEX, desde a Itália até o sul da França, realizado no dia 14 do mesmo mês.

Uma aeronave Piaggio P180 Avanti da Força Aérea Italiana simulou um avião comercial proveniente da África, entrando em “silêncio rádio” próximo ao norte do território italiano, sendo assim interceptado por dois jatos Eurofighter da “Permanência Operacional” (PO) da Itália.

caças Mirage 2000C - foto Força Aérea Francesa

Próximo à fronteira francesa, a responsabilidade foi assumida pela central nacional de operações aéreas (CNOA) de Lyon-Mont Verdun, levando à decolagem da PO francesa. Um caça Mirage 2000 C decolou da Base Aérea 115 de Orange e interceptou o P180 até a base aérea 125 de Istres.

Esse tipo de exercício serve para coordenar a transferência de autoridade no domínio da segurança aérea, conforme diversos acordos transfronteiriços.

FONTE / FOTOS: Força Aérea Francesa

NOTA DO EDITOR: os caças Mirage 2000 C continuam na primeira linha da Força Aérea Francesa, mesmo com suas limitações em radar e armamento em relação a aeronaves mais modernas como o Rafale e a versão Mirage 2000-5. Mas o tempo de serviço da versão C (que também equipa o 1º GDA da FAB) está se aproximando do fim e, em breve, deveremos ver as últimas notícias relativas ao emprego dos Mirage 2000 C nesse tipo de exercício. Para mais detalhes, veja os links a seguir.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments