Resultados de pesquisa realizada com eleitores holandeses, divulgada na terça-feira (21 de agosto) pelo Dutch News, mostra que a maioria dos entrevistados quer que a Holanda abandone os planos de adquirir o caça F-35. A ampliação dos cortes em Defesa, e em especial a não aquisição do caça de quinta geração norte-americano, estão entre as principais sugestões de eleitores holandeses para o governo daquele país economizar dinheiro. A pesquisa foi feita pelo “Clingendael foreign policy institute”.

Esse resultado surge praticamente na mesma semana em que, pela primeira vez, foi revelado que o primeiro caça F-35 destinado à Holanda iniciou seus testes de voo nos EUA. O Parlamento Holandês deixou a decisão sobre ir em frente ou não com o programa de aquisição do caça para o próximo governo (nota do editor: vale lembrar que as eleições holandesas estão próximas – serão em setembro).

Mais da metade dos 1.500 entrevistados também quer que a Holanda corte ajuda de desenvolvimento e gastos com a União Europeia. O atual governo já está fazendo cortes de 4 bilhões de euros em defesa e reduzindo o contingente das Forças Armadas para 12.000 integrantes.

FONTE: Dutch News

FOTO: Lockheed Martin

NOTA DO EDITOR: aproveitando o assunto, o Poder Aéreo faz duas perguntas: será que algum instituto de pesquisa, aqui no Brasil, já fez ou pensou em fazer uma pesquisa do gênero entre eleitores brasileiros, perguntando se eles querem ou não cortes de Defesa ou o cancelamento do F-X2? Será que esse assunto teria a mesma relevância por aqui?

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Black Hawk

poxa nunao!!
nem brinca com isso!!
se sem a nossa opniao eles ja nao compram nada,imagina com um prebicito??
grande parte da populaçao brasileira prefere ver a FaB a marinha e exercito sem nada de novo,mas que o bolsa familia e bolsa escola(sei la mais o oque) com um valor maior!!
tipo seria tipo assim:
ou compramos equipamentos militares ou aumentamos o valor do bolsa familia…
99% do povo vai votar no bolsa familia….
os outros 1% serao de nos entusiastas que querem nosso pais pelo menos capas de sustentar uma guerra por duas horas!!!
rsrsrs

Black Hawk

mas serio qual seria o resultado?
alquem se arisca?

asbueno

Eu diria que o plebiscito diria não à compra de caças: contra argumentos à compra: educação, saúde… Isso seria correto se as verbas fossem concorrentes, coisa que não não. Em tempo: se o $$$ de nosso impostos fosse gasto de forma, digamos, correta, “sobraria” $$$ para muita coisa.

cristiano.gr

Regra geral da gramática: Impostos gastos de forma correta e Brasil não combinam na mesma frase. Amigos, saibam que o Brasil é o único país integrante da ONU que paga salário aos vereadores. Outra sem-vergonhice é a quantidade de acessores de cada deputado: 11 para estadual, ganhando R$3.500,00 e para federal é muito mais, sem fazer nada e nem comparecer a sede dos legislativos (60% do salário fica mesmo é com os deputados). Um chefe de gabinete de um corrup… opa deputado, ganha mais que um general. O maior disperdício e rombo de dinheiro do país está no Congresso Nacional.… Read more »

marciomacedo

Uma coisa, porém, é verdade: no governo passado o debate sobre qual avião comprar para a FAB ganhou uma certa popularidade.

Fabio ASC

Caro Editor, somaria as suas duas perguntas uma terceira: Vocês sabem o que é FX-2?

Edu Nicácio

Resposta rápida da “direita”:

“Não precisamos de forças armadas; não temos inimigos. Em caso de guerra, o Tio Sam virá ao nosso socorro”.

Resposta rápida de “esquerda”:

“Os militares não precisam de armas. Com esse dinheiro, faz-se a reforma agrária!!! A luta continua, companheiros”.

Ou seja, estamos fu….

Black Hawk

edu se falou pouco mais falou bonito!!!
caraca e isso ai mesmo!!!
nesse paif putênfia nao tem grana pra comprar equipamentos pra nossas forças armadas,mas tem pra aumentar o salarios de politicos todo ano…
poxa deputado federal ganhar quase 22 mil reais mes e ainda 14° salario ajuda de gabinete e passagems e tudo mais…
to louco…
esse pais nao e serio…

Marcos

Caro Editor:

Por favor, não dê essas idéias por aqui. Vai que o povão inveta de pedir um Phanton F-5.

Marcos

Falando sério: se eles não querem os F-35, mandem para cá.

champs

cristiano.gr disse: 22 de agosto de 2012 às 19:45 ” Os governos petistas têm batido recordes em número de pessoal, o inchaço do governo é enorme.” Isso não corresponde com a realidade, é uma lenda urbana da direita, acredite o Governo Federal não é inchado, os números estão dentro da média, talvez até um pouco menor que o necessário, estou me referindo a servidores efetivos aprovados através de concurso público, os números de cargos em comissão sim são exagerados, que exercem funções de chefia sem precisar ser servidor efetivo, muito maiores que em países desenvolvidos como EUA e Inglaterra. Felizmente… Read more »

Vader

Tudo depende da pergunta.

Acredito que se se fizer uma pesquisa com uma pergunta simples como esta, todo mundo responderia que sim:

“Você acha que a Força Aérea deve ter aviões de caça modernos para proteger o espaço aéreo e o território brasileiro?”

Tenho certeza que nove em dez pessoas responderiam que sim.

maxi47

Com a população alienada que temos é mais provável saberem o que vai passar nas novelas de um certo canal de tv,do que o significa o FX-2 e muito menos a sua importância para a nação.

Vassili

Maxi47,

Vc acha isso??????? eu tenho é certeza………. e faz tempo……..

E olha que os F-xs tupiniquins tb são uma novela, só que mexicana né….. num acaba nunca rsrsrsrsrsss…….

abraços.

Vassili

Nunão,

Se uma pesquisa desse gênero fosse feita aqui no Brasil, aposto como as duas respostas mas faladas seriam……….

1ª) F-X?????? o que é isso moço????????

2ª) Defesa?????? pra quê, sendo que o Brasil é amigo de todo mundo. Deveríamos é pegar a “dinheirama” toda deles e ampliar o bolsa família.

Eis minha opnião.

abraços.

Ricardo Santos

Acredito que não iria dar em nada!! E se desse, teríamos que engolir o famoso phanton f-5!!

edcreek

Olá,

O problema é que o dinheiro some de qualquer jeito, seja na compra de um caça, numa ponte para 15 mil veiculos dia no sertão nordestino, ou na cueca de algum deputado, senador ou presidente(ou será calçinha?), já que o dinheiro vai “sumir”, que seja num caça…

Abraços,

Soyuz

Acho que seria desnecessário qualquer consulta popular no Brasil com esta finalidade. Dinheiro há e foi empregado em compras militares. Projeto Submarino Nuclear: 8,765 bilhões de dólares contratados, DCN e Odebrecht Projeto EC-725: 2,65 bilhões de dólares contratados, Helibras / EADS Projeto KC-390: 1,4 bilhões de dólares contratados, Embraer Eventualmente existe hoje (agosto de 2012) um pé no freio da crise internacional, mas nos últimos 6 anos no Brasil houve muito dinheiro gasto com compras militares. Então perguntar ao eleitor se ele concorda em gastar mais com defesa é chover no molhado. O que temos que discutir é este modelo… Read more »

Mauricio R.

“Dinheiro há e foi empregado em compras militares.

Projeto Submarino Nuclear: 8,765 bilhões de dólares contratados, DCN e Odebrecht
Projeto EC-725: 2,65 bilhões de dólares contratados, Helibras / EADS
Projeto KC-390: 1,4 bilhões de dólares contratados, Embraer”

Mas estes são os maus exemplos, de dinheiro público empregado em compras militares.!!!

Edu Nicácio

“os números de cargos em comissão sim são exagerados, que exercem funções de chefia sem precisar ser servidor efetivo, muito maiores que em países desenvolvidos como EUA e Inglaterra” Segundo a revista época, são 90.000 cargos de confiança na administração federal no Brasil, por volta de 9.000 nos EUA e cerca de 300 no Reino Unido. Por aí, vê-se o tamanho do descalabro que poderia ser resolvido com uma reforma administrativa que prevesse a provisão de cargos de chefia, direção, etc, através de concurso interno e mediante análise de títulos/qualificação. Mas não: é melhor colocar algum “cumpanhero”, algum “cupincha” que… Read more »

asbueno

$$$$ Bakery account $$$$

————————————

90.000 * 3000 (salário médio chutado) = 270.000.000

[duzentos e setenta milhões / mês]

Vezes 12 = 3.240.000.000 [3 bilhões e um quarto / ano]

É, é um dinheirinho bom…

Vader

Três mil???? Quáquáquáquáquáquáquá…

asbueno

Não faz diferença se a média será trÊs mil, nove mil ou 15 mil.

Considere 15 mil.

Será a conta final multiplicada por cinco = 16.200.000.000 / ano

Edu Nicácio

Com a Lei de Acesso a informação, vi que existe uma Assistente Administrativa que ganha 15 mil LIMPOS, livres de INSS e IR, na Prefeitura de São Paulo. Um cargo em comissão, cuja única exigência é ter ensino médio completo, para um salário de 15 mil LIVRES!!!

Esse não é um país sério… E viva os 60% de toda arrecadação para pagar salários de servidores!

champs

Edu Nicácio disse:
24 de agosto de 2012 às 14:22

Exatamente Edu, não justifica ter um número de cargos tão acima de democracias desenvolvidas, uma lei que obrigasse que 50% dos cargos em chefia, direção,etc… fosse preenchido por servidores de carreira já reduziria bastante esta fonte para os políticos.